Mantendo os eventos seguros

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Keeping events safe and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎magyar • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎shqip • ‎русский • ‎українська • ‎العربية • ‎مصرى • ‎中文
O folheto "Manutenção de eventos seguros" em formato PDF. Sua capa mostra um grupo de voluntários da Wikimania 2014 fazendo uma selfie.
Esta página também está disponível como um documento PDF para download.

Este kit de recursos é um resumo curto e facilmente acessível de algumas práticas recomendadas que podem ser úteis quando você está organizando um evento. Não se destina a ser um recurso definitivo, mas deve fornecer aconselhamento e orientação ao lidar com questões de segurança em eventos.

Políticas Espaciais Amigáveis

Uma Política de Espaço Amigável é uma política implementada em eventos e aplicada pelos organizadores do evento. Ele especifica um conjunto de diretrizes que os participantes devem seguir para promover experiências sem assédio no evento.

Geralmente, a política proíbe o assédio dos participantes, bem como outros comportamentos inadequados nos eventos da Wikimedia. A definição de assédio é definida na política, assim como os passos a seguir caso alguém contrarie a política em um evento da Wikimedia. Para espaços e eventos técnicos, o Código Técnico de Conduta também se aplica.

Uma Política de Espaço Amigável para eventos da Wikimedia está disponível no Meta-Wiki. Os grupos podem usá-lo como estão ou adaptá-lo. A versão final deve ser compartilhada com os participantes.

Por que é necessária uma Política de Espaço Amigável?

Um dos princípios fundamentais do movimento Wikimedia é a abertura e inclusão. Isso só pode ser alcançado se os participantes de atividades de movimento se sentirem seguros. A Política de Espaço Amigável é projetada para definir explicitamente o que constitui um comportamento inadequado e, por sua vez, para permitir que os organizadores de eventos tomem medidas para impedir ou interromper comportamentos que façam com que outras pessoas se sintam inseguras ou indesejáveis.

O que a política define como assédio?

O assédio inclui, mas não se limita a comentários verbais ofensivos relacionados a gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, deficiência, aparência física, idade, raça, etnia, afiliação política, nacionalidade ou religião. O assédio também inclui imagens sexuais em espaços públicos, intimidação deliberada, perseguição, perseguição indesejada, fotografia ou registro de assédio, interrupção constante de eventos, contato físico inadequado e atenção sexual indesejada.

Quem deve denunciar as violações?

Se um participante testemunhar algo que acredita ser contrário à Política do Espaço Amigável, há alguns cursos de ação que eles podem tomar. Estes são abordados em detalhes na seção “Ação” deste kit. Essas informações devem ser explicadas claramente aos participantes quando eles chegarem (por exemplo, na apresentação de abertura e nos cartazes ao redor do local).

Se os participantes se sentirem seguros ao fazê-lo, dizer a uma pessoa para parar imediatamente o comportamento pode ser a melhor ação em situações não violentas.

Preparando-se para um evento seguro

Esta página fornece uma lista de verificação para preparar os procedimentos de segurança do evento. Essa lista não pode cobrir tudo - abrange apenas o essencial.

Bem antes do evento

  • Publique a Política de Espaço Amigável do evento em a página do evento antes de o evento começar. Link para ele em todas as comunicações de eventos, como durante o processo de registro online.
    • É uma boa ideia "imprimir cartazes" resumindo a política e exibi-los pelo local.

Pouco antes do evento

  • Designe pelo menos duas pessoas para responder às violações do Espaço Amigável. Os pontos de contato devem saber como contatar os serviços de emergência locais, funcionários da Fundação Wikimedia ou outras autoridades, conforme necessário. Faça uma breve descrição das diretrizes. Para pequenos eventos, isso pode precisar ser você.
  • Certifique-se de que aqueles designados para responder a incidentes sejam fáceis de reconhecer, por exemplo, através de crachás ou camisetas especiais, para que possam ser facilmente localizados.
  • Colete números de contato importantes tais como serviços médicos locais, hotéis e empresas de táxi. Divulgue-os conforme necessário no evento.
  • Verifique com o local do evento para que você conheça a equipe local e os procedimentos de segurança e para que eles saibam seus planos.
  • Esteja preparado para explicar por que a Política de Espaço Amigável (e, se aplicável, o Código de Conduta) é importante.

No evento

  • Durante a abertura do evento, lembrar os participantes da Política do Espaço Amigável e seu compromisso de aderir à política. Aponte os organizadores do evento que responderão às reclamações do Espaço Amigável, bem como quaisquer pôsteres relevantes ou páginas wiki.

Lidando com um incidente

Esta é uma lista de verificação para as etapas a serem tomadas se alguém chamar a atenção para um incidente. Isso serve como guia - sinta-se à vontade para adaptá-lo às suas necessidades.

Primeiras ações

  • Se houver uma ameaça à segurança, chamar a segurança ou a polícia imediatamente.
  • Ajude a pessoa a fazer o relatório sentir-se seguro. Encontre um lugar confortável, quieto e pelo menos semi-privado para falar com eles.
    • Pergunte à pessoa se gostaria que um amigo ou colega de confiança estivesse presente durante a conversa.
  • Ouça ativamente. Siga os conselhos na seção “Como usar o relatório” para obter melhores práticas ao falar com os envolvidos.
  • Tome notas. Isso fornece um registro para ações futuras, caso elas sejam tomadas. Coisas importantes para gravar incluem:
    • Hora e local do(s) incidente(s)
    • Nomes de pessoas imediatamente afetadas
    • Nomes de possíveis testemunhas
    • Detalhes do que aconteceu

Consulte a pessoa que faz o relatório em ações que eles gostariam de fazer. Seja cauteloso em fazer promessas antes de terminar sua análise da situação.

Depois que o relatório é levado

  • Determinar que ação precisa ser tomada e 'informe' ao repórter o que você está fazendo. (Veja a seção “Agindo” para mais informações sobre como fazer isso.)
  • Acompanhamento. Veja "Acompanhamento" para mais detalhes sobre o que fazer depois de receber um relatório de Espaços Amigáveis.

Fazendo o relatório

Ao fazer um relato, seu trabalho não é determinar a validade do incidente relatado. Documente claramente a situação conforme a pessoa a descreve. Seja um ouvinte que não julgue - as pessoas com uma forte presença de escuta empática são mais adequadas para receber relatórios. Faça anotações enquanto ouve ou anote os detalhes o mais rápido possível.

Antes de fazer o relatório, confirme se a pessoa entende o processo de relato.

Revise as ações que serão tomadas se a pessoa fizer um relatório.

Quero ter certeza de que você sabe quem terá acesso a um relatório, se você fizer um.
Você será consultado antes que outras ações sejam tomadas.
(Esclareça que a atividade ilegal será informada às autoridades.)

Estabeleça expectativas razoáveis sobre que tipo de proteção e apoio a pessoa receberá depois de fazer o relatório.

Use o espelhamento e esclarecendo as perguntas para ter certeza de que você está entendendo corretamente a história.

O incidente aconteceu assim que você entrou na sala. Eu entendi certo?
Você se lembra de mais alguma coisa que foi dito?

Evite fazer comentários interpretativos como:

"Isso não faz sentido para mim"; "Tem certeza que eles disseram isso?"; "Isso parece fora do personagem para essa pessoa"

Peça à pessoa que analise o que você escreveu para a exatidão antes de finalizar o relatório.

Reconheça suas emoções e ofereça apoio.

Eu sei que essa experiência foi perturbadora e estressante.
Parece que você está tendo dificuldades. Existe alguém que gostaria de estar presente enquanto faz este relatório?

Assegure ao participante que você ouviu a queixa e agirá.

Dê um prazo para as próximas etapas. Você não precisa se comprometer com o que será feito. Veja “Agindo” para exemplos do que você pode fazer dependendo da situação.

Obrigado por denunciar isso. Nós vamos usá-lo para tomar as ações apropriadas, assim que pudermos.

Agindo

Ter uma Política de Espaço Amigável é um ótimo primeiro passo para manter um evento seguro. Para ser totalmente eficaz, no entanto, é necessário que os organizadores saibam como lidar com ameaças à segurança de eventos.
  1. Exercer civilidade. Trate os outros com gentileza e respeito. Tópicos sensíveis que são mais propensos a causar ofensa (ou seja, religião, política, nacionalidade, etc.) devem ser tratados com mais diplomacia e cuidado.
  2. Seja atencioso com os limites físicos. Os limites variam de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Use sensibilidade extra em relação aos espaços físicos dos outros. Peça permissão ao invés de assumir que os outros estão confortáveis com o toque, incluindo abraços bem-intencionados, beijos nas bochechas, etc.
  3. Seja um aliado. Se você testemunhar ou testemunhar alguém fazendo um comentário prejudicial, lembre à pessoa sobre a política do Espaço Amigável e peça a ela, gentilmente mas com firmeza, que pare. Tenha em mente que, em alguns casos, as pessoas podem não perceber que suas ações ou palavras são prejudiciais. Considere maneiras de apoiar o destinatário do comentário, conforme apropriado.
  4. Informar organizadores de eventos. Informe a equipe do evento o mais rápido possível depois de testemunhar um incidente para que ele possa tomar as medidas apropriadas imediatamente. A intervenção precoce pode impedir a escalada de comportamento.
Nível de gravidade Descrição Exemplos O que os organizadores devem fazer quando um incidente é relatado?
Baixo Comentários feitos que não direcionam diretamente uma pessoa ou pessoas específicas, mas causam ofensa. A ofensa parece não ser intencional ou talvez nem seja compreendida pelo falante. Um participante do público faz uma série de comentários descontentes em uma apresentação.

Um participante entra nos espaços físicos dos outros, tornando-os desconfortáveis.

Relembre os envolvidos da Política do Espaço Amigável. Explique por que certas ações ou palavras podem deixar os outros desconfortáveis. Essa interação deve ser respeitosa, com uma suposição de que a ofensa não foi planejada.
Médio Comentários feitos com intenção de ofender ou atacar outros participantes. Comportamento considerado antissocial ou injustificado, ou que já tenha sido advertido no passado. Um participante confronta agressivamente outro participante sobre sua edição e continua após ser instruído a parar.

Um participante continua a tirar fotografias de pessoas sem consentimento após ser solicitado a parar.

Indivíduos que violarem a Política do Espaço Amigável em várias ocasiões podem ser educados e explicitamente instruídos a sair. Se a pessoa se recusar ou se tornar agressiva, entre em contato com a segurança do local ou com a polícia.
Máxima O comportamento é direcionado e tem uma grande chance de resultar em danos físicos ou mentais à pessoa visada. O comportamento viola leis aplicáveis ou é um padrão repetido de preocupações do Espaço Amigável que resultaram em avisos anteriores. Um participante repetidamente toca outro participante de forma inadequada.

Uma pessoa proibida tenta entrar no local.

O participante deve ser solicitado firmemente a deixar o evento. Se eles se recusarem, entre em contato com a segurança do local ou com a polícia - não se coloque em perigo.

Se um relatório for feito, ele deve ser escalado para a equipe da Fundação Wikimedia e se aplicável, para a aplicação da lei local.


Acompanhamento

Se ocorrer um incidente no seu evento, é valioso, após o evento, que todos os envolvidos façam uma breve revisão de como ele foi tratado. Aqui estão algumas sugestões de como acompanhar.

Avalie como todos os incidentes foram tratados.

Dependendo do tamanho do seu grupo de usuários ou capítulo, você deve escrever um relatório de incidentes contendo informações como:

  • O que aconteceu
  • Quem estava envolvido
  • Que ação foi tomada
  • Qual foi o resultado

Aprenda com a experiência.

Defina um tempo para aqueles que lidaram com os incidentes discutirem o que aconteceu ou apenas fazer anotações para sua própria avaliação.

  • O que foi bem?
  • O que poderia ter sido feito melhor?
  • Havia alguma ferramenta ou recursos que você acha que teria ajudado?
    • Existem estes e você pode organizá-los da próxima vez?
    • Você precisa sugerir que eles sejam criados?
  • Se você não está confiante em organizar mais eventos - o que você precisa para recuperar essa confiança?

Compartilhe o relatório.

Se o incidente resultou em um relatório, por favor, passe-o ao seu Oficial do Programa de Subsídios ou ao seu contato da Wikimedia Foundation. Se você não tiver um, envie um e-mail para a equipe de Suporte e Segurança em ca@wikimedia.org. Fornecer essas informações à FundaçãoWikimedia ajudará a projetar melhores práticas e recursos para os organizadores de eventos.

Se o incidente ocorreu em um evento técnico, como um hackathon, encaminhe seu relatório para o Comitê Técnico do Código de Conduta.