Movement Strategy/Recommendations/Innovate in Free Knowledge/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Innovate in Free Knowledge and the translation is 89% complete.
Inovar no conhecimento livre

O quê?

A brief video recording about this recommendation

Nós exploraremos continuamente e expandiremos a gama de projetos de conhecimento livre para permanecermos relevantes e atendermos à nossa visão do Movimento de dar acesso à soma dos conhecimentos humanos. Incentivaremos as pessoas a experimentarem e criarem novos projetos ou políticas para preencherem lacunas na equidade de conhecimento.

Inovaremos em diferentes formatos de conteúdo, desenvolveremos novas funcionalidades de software para projetos Wikimedia, integraremos melhor várias ferramentas na experiência de edição, estabeleceremos parcerias com outros projetos de conhecimento livre e melhoraremos nossas políticas para que incluam domínios mais diversos de conhecimento e forneçam conhecimento como um serviço para todos.

Alterações e ações

  • Consultar comunidades e especialistas para identificar políticas em projetos Wikimedia que representem barreiras de acessibilidade a conteúdos relacionados a comunidades subrepresentadas (por exemplo, notabilidade).
  • Criar caminhos para novos projetos, criar novas funcionalidades ou incentivar as comunidades a criarem novas políticas que abordem essas barreiras. O objetivo é permitir que a inclusão e a preservação de todas as formas de conhecimento humano em todos os contextos socioculturais (por exemplo: incentivar o refinamento dos critérios de confiabilidade para fornecer diretrizes para identificação de fontes confiáveis de recursos de conhecimento oral ou não ocidental, incentivar a garantia de que os critérios de notabilidade sejam relevantes em todos os contextos).
  • Construir a tecnologia necessária para tornar o conteúdo de conhecimento livre acessível em vários formatos. Apoiar modos de consumo e contribuição mais diversos para nossos projetos (por exemplo: texto, áudio, visual, vídeo, geoespacial, etc.).
  • Criar ferramentas e parcerias para facilitar a obtenção de conteúdo de outros dados e bases de conhecimento para nossos projetos.

Justificativa

As características da Wikipédia produziram um corpo bem sucedido de conhecimento enciclopédico, descritivo e baseado em fatos, mas também limitaram o conteúdo que podem incluir. Por exemplo, devido a incapacidade de cumprimento das políticas de notabilidade e de sourcing, alguns tópicos relativos a comunidades sub-representadas e não representadas, como pessoas indígenas que não ocuparam, historicamente, posições de poder e não poderiam construir a infraestrutura para documentá-los pelos mesmos métodos, são deixados de lado.

Ricos conteúdos de mídia, como recursos audiovisuais, não são usados em projetos Wikimedia tão amplamente quanto em outras plataformas. Há também muitos tipos importantes de conhecimento que não são enciclopédicos por natureza, mas valiosos (por exemplo: artigos de revistas, tutoriais ou genealogias). Portanto, precisamos encontrar maneiras inovadoras de superar as limitações dos projetos Wikimedia existentes em nossas metas de oferecer mais conhecimento livre e incluir formas de conhecimento de comunidades que atualmente estejam faltando.

Para tornar nossos projetos tecnologicamente adaptados para incluir formatos de conhecimento mais diversos, há a necessidade de se facilitar a reutilização do nosso conteúdo em plataformas além da Wikimedia. Paralelamente, também precisamos trazer recursos de outras plataformas de dados e conhecimento confiáveis para projetos Wikimedia. Eles parecem inevitáveis no ecossistema tecnológico atual e futuro em que vivemos, o que exige mudança, flexibilidade e experimentação para manter sua relevância.