Direito a desaparecer

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Right to vanish and the translation is 60% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
RTV

O Direito a desaparecer foi proposto pela primeira vez em MeatBall, C.F.; ver MeatBall:RightToVanish. O princípio que isto incorpora é que contribuintes deixando um projecto permanentemente podem ter removidas quaisquer contribuições pessoais não relacionadas com a essência principal do projecto.

[1]

É semelhante ao WikiMindWipe, mas muito menos abrangente. No contexto da Wikimedia Foundation, o termo foi usado pela primeira vez em Wikipedia em Inglês, onde se tornou um costume habitual antes da formação da Fundação (Ver Wikipedia:Courtesy vanishing).

Tal como a Wikipedia em Inglês, a maioria dos outros projectos Wikimedia toleram o "desparecimento-vanishing" de utilizadores que desejam sair permanentemente. O termo é impróprio, uma vez que não é um "direito" ou garantia mas ao invés, uma cortesia estendida aos colaboradores estimados que desejarem sair. Uma vez que as contribuições são feitas sob a GFDL ou CC-BY-SA, que provê uma licença irrevogável, não há fundamento legal ou contractual para colaboradores removerem tanto o conteúdo que eles contribuíram ou a atribuição aos mesmos.

Quais os critérios para para um pedido de desaparecimento

  • Nomes de usuários - Nomes de utilizadores normalmente não podem ser eliminados, mas podem algumas ser alterados. Mesmo que isso for feito, continua a ser possível ligar o seu antigo e novo nome com um mínimo grau de trabalho.
  • Trabalho no projecto - O seu trabalho, incluindo as "assinaturas" (texto indicando a sua autoria dos comentários) em todos excepto a sua própria página de discussão, geralmente não serão alteradas ou removidos. Alterá-las seria uma grande fonte de ruptura. Revisões individuais das páginas individuais que contêm informações de identificação pessoal poderiam, ao invés disso, ser fiscalizadas.
  • :* Páginas do usuários, e suas sub-páginas, e outras páginas que não são artigos que outros contribuíram substancialmente e que na qual a existência não cria impacto no projecto, podem ser apagadas por cortesia ou eliminadas.
  • Logs - Logs administrativos e editoriais mostrando questões na qual você está envolvido, durante a sua carreira como um editor, como o seu histórico de edições em outras páginas, vão geralmente permanecer acessíveis sobre seu nome antigo.
  • Assuntos relacionados discutido em maiores detalhes abaixo incluem: fazer uma inicialização limpa, a remoção de informação pessoal da visualização pública, e outras acções que você pode tomar.

Informação pessoal e sua remoção

Translations:Template:Main/2: Política de Privacidade

Definição de informação pessoal: As informações que você nos forneceu ou as informações que coletamos de você, proporciona: que poderia ser usado para identificá-lo pessoalmente. Para ser claro, enquanto nós não necessariamente coletamos todos os tipos de informação, considera-se, no mínimo, o seguinte para ser "informação pessoal", se for de outra forma não pública e pode ser usada para identificá-lo:

  • (a) seu nome verdadeiro, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, senha, número de identificação no government-issued ID, endereço IP, informação user-agent, número de cartão de crédito;
  • (b) quando associado a um dos itens na subseção (a), quaisquer dados sensíveis, tais como data de nascimento, sexo, orientação sexual, origem racial ou étnica, estado civil ou familiar, condições médicas ou deficiência, filiação política e religião; e
  • (c) qualquer um dos itens em subseções (a) ou (b) quando associado a sua conta de usuário.

Duas políticas governam informações pessoais. Indivíduos no seu papel de editores, colaboradores e leitores dos projectos da Wikimedia, devem referir-se à política de privacidade. Informações sobre os indivíduos que fazem parte de um artigo enciclopédico, estão sujeitos a Política de biografias de pessoas vivas. "Right to vanish" refere-se especificamente ao primeiro.

  • Os projectos Wikimedia apagarão informações pessoais sobre editores e colaboradores (mais provável nas páginas de utilizador e discussão) a seu pedido, desde que não seja necessário por razões administrativas (que são geralmente limitados para lidar com questões locais de mau uso).
  • As informações pessoais relacionadas a artigos de enciclopédia e as pessoas nele mencionadas não são abrangidos pelo "direito de desaparecer". Em vez disso, consulte a política editorial relevante em artigos biográficos, que contém uma descrição completa das directivas editorial, e as acções a tomar em caso de insatisfação.

Medidas alternativas

Em geral, a divulgação involuntária de informações pessoais são lidadas através de fiscalização; não há necessidade de desaparecer a menos que a informação publicamente conhecida é suficientemente notória e acessível e que a fiscalização não é preponderante.

Também nomes de usuários podem ser mudados frequentemente, sujeita às condições gerais e processos.

Se você já usou seu nome real ou um pseudónimo de longa data nos projectos Wikimedia, a princípio tudo que você escrever poderá referir a esse nome, e consequentemente a você, como explicado acima. Contudo, se você decidir deixar os projectos Wikimedia, existem alguns passos que poderá tomar para dissipar esta conexão. São eles:

  1. Mude seu nome de usuário para um outro nome, um que não esteja directamente associado a si (ver Changing username).
  2. Mude referências ao seu nome de utilizador antigo para que seja referenciado ao seu nome de substituição (que pode ser feito por você).
  3. Eliminar suas sub-páginas de utilizador e discussão (contactar um administrador).
  4. Enquanto estiver conectado com o seu antigo nome de utilizador, crie uma nova página de utilizador e de discussão para sua conta antiga, contendo uma breve nota indicando que você deixou o projecto Wikimedia e pedindo às pessoas para não o referirem pelo seu nome.

Esteja ciente de que quaisquer edições ou mensagens que você enviar, vai aparecer na história da página sob a conta que você usou na época. Portanto tome cuidado com o uso do nome de login, e seja muito cuidado para não editar suas páginas antigas ou as páginas que você habitualmente visita, quando você estiver conectado com um nome que não quer associados a essa conta.

How to request a vanishing

If you wish to take advantage of right to vanish, you can use one of the following methods to make your request:

  • The best way is to visit Special:GlobalRenameRequest to access the rename request interface. Requests made this way will be processed by global renamers or stewards. Please specify "request to vanish" in the reason field; your requested username should be of the form "Renamed user nnnnnnnnnn" replacing n with random characters.
  • If your request is particularly sensitive, you may contact the stewards via e-mail and ask that your account be renamed, giving "request for courtesy vanishing" as the subject. Please use the contact interface at Special:EmailUser/Wikimedia Global-renamers or email renamers(_AT_)wikimedia(_DOT_)org. If you send the mail directly, please include some kind of proof that the account is indeed yours. Please be aware a record is kept in the VRTS system that can be seen by anyone with access to the renamers email queue. This is restricted to current renamers, stewards and Wikimedia Foundation staff.

Nota

  1. O que se crê ser relacionado para a visão de vários projectos é deixado para critério local, mas tipicamente envolve um conteúdo informacional do projecto ao invés do seu lado de manutenção/administrativo.

Ver também