Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Trilha A

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Track A and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Bem-vindo(a)

Se és um membro do Conselho ou da equipe da fundação Wikimedia ou se de qualquer outro forma és representante de um grupo organizado, este é o lugar para se envolver no processo de estratégia do movimento.

O processo inteiro foi desenhado para atender as necessidade de diferentes grupos e para encorajar participação ampla e diversificada de todas as partes do mundo. Junto contigo, queremos encontrar respostas para a pergunta "O que queremos construir ou alcançar juntos nos próximos 15 anos?" Por favor se familiarize com os cinco objetivos do processo.

Participe e monitore  

Grupos organizados são uma voz forte no movimento e a sua participação é essencial para o sucesso desse processo. Para ter certeza que alcançaremos todos os cantos do movimento, pedimos que o grupo defina um ou mais Coordenadores de Discussão para fazer a ponte entre o grupo e o processo de estratégia. Inscreva-se aqui para ser Coordenador de Discussão'!

A página de difusão lista uma visão geral de todos os grupos e seus coordenadores e o local aonde a conversa está acontecendo. Veja onde e do quê estão a falar os outros grupos!

Entenda o processo

O ecossistema Wikimedia e os atores além da Wikimedia que impactam a visão do conhecimento livre

O processo geral de estratégia está dividido em 3 fases:

  • Fase 1, antes da Wikimania 2017: O que queremos construir ou alcançar juntos nos próximos 15 anos? - Essa fase está dividida em três ciclos, com o ciclo atual ciclo 1 acontecendo de 14 de março até 15 de abril. O propósito desses ciclos é permitir tempo para contribuidores individuais e grupos organizados que apoiam o movimento discutirem a direção futura, gerar ideias e então chegar a consenso. O resultado desse trabalho será a direção estratégica compartilhada por todo o movimento, que será publicada para revisão antes da Wikimania 2017. Abaixo está um gráfico que descreve esse processo.
  • Fase 2, após Wikimania 2017: Estrutura do movimento, papéis e metas de 3 a 5 anos
  • Fase 3, 2018 e além: Planejamento estratégico e anual das organizações

Prepare-se

Antes de entrar à conversa, encorajamos a ti e aos teus pares para se familiarizar com as premissas e para ler o "briefing" que provê uma visão geral do que conhecemos sobre o futuro e sobre o nosso movimento atualmente.

Inicie a conversa

Como grupo organizado, podes convidar todas as tuas partes interessadas para participar da sua discussão: conselho, empregados, membros, parceiros externos e aliados, além de membros da suas comunidades. A Trilha A está estreitamente conectada a Trilha B (editores individuais), já que muitos grupos organizados possuem relações próximas com suas comunidades locais ou temáticas. Portanto, muitas conversas serão coordenadas e acontecerão simultaneamente. Coordenadores de discussão (Trilha A) e Coordenadores de Estratégia (Trilha B) são encorajados a sincronizar os seus planos.

Conversas podem acontecer online e offline. Para ser anfitrião de uma conversa, por favor leia o guia de discussão que provêm material para preparar, conduzir e documentar cada tipo de discussão. Por favor também explore maneiras de envolver uma audiência diversificada e encorajar pessoas que geralmente tendem a serem mais quietas em discussões do movimento.

A Conferência Wikimedia em Berlim (31 de março a 2 de abril) será uma plataforma importante para o ciclo um na Trilha A ( e algumas pessoas da Trilha B) para se reunirem e discutirem a grande pergunta - O que queremos construir ou alcançar juntos nos próximos 15 anos? - e cria tópicos estratégico. A visão geral do programa foi publicada e será ampliada nas próximas semanas.

Reporte sumários

Todos os resumos de conversas são considerados fontes que serão suados para síntese durante as fases de busca de sentido. Para informar o processo em andamento, também encorajamos as pessoas a monitorar as conversas que estão acontecendo em suar organizações irmãs ou grupos aliados. As páginas de fontes provêm uma visão geral de conversas planejadas e em andamento além de resumos dos resultados. Crie um novo sumário para adicionar a sua conversa!

Veja a página "organize" para um guia passo a passo do processo global.

Líder de trilha

Grupos de trabalho

Grupo consultivo

Para ajudar a garantir participação e perspectivas de grupos que geralmente são sub-representados, estamos em processo de convocar um Grupo Consultivo com membros de diferentes regiões, gêneros, idiomas, projetos e tipos e tamanhos de afiliados e grupos. O "Grupo Consultivo de Grupos Organizados de Estratégia" trabalhará com a líder de trilha da estratégia do movimento Nicole Ebber para ajudar a constantemente revisar e iterar o processo em andamento, para ser uma instância para opiniões iniciais sobre o desenho, implementação e geração de sentido e também um elo para o máximo de grupos diversos quanto possível. Os membros atuais estão abaixo, mais membros virão no futuro.


Coordenadores de discussão

Estamos pedindo pedindo por ao menos uma pessoa de cada grupo organizado para se voluntariar para se tornar um Coordenador de Discussão. Essa pessoa receberá um convite para treinamento de Coordenador de discussão e será responsável por convidar pessoas para a discussão, ser anfitrião a discussão e resumir os resultados. Todos os grupos organizados deveriam ter recebido um email com mais informações e o link para se registrar e se tornar um Coordenador de Discussão. Um kit de ferramentas incluindo um "briefing" e um guia de discussão estão sendo preparados para apoiar e facilitar as conversas dos grupos organizados.