Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas da comunidade 2019/Alocação de recursos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎中文

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

Estamos investigando os seguintes aspectos de um futuro sistema de alocação de recursos. Em primeiro lugar, há perguntas estruturais muito amplas:

  1. Estruturas para alocação de recursos
  2. Tomada de decisão e poder
  3. Valores e princípios (finalidade)

Também estamos analisando aspectos mais específicos que precisamos desenvolver/decidir referentes a:

  1. Comunidades que foram deixadas de lado
  2. Usuário/destinatários
  3. Inovação
  4. Captação de recursos (sustentabilidade)
  5. Impacto (movimento e sociedade)
  6. Prestação de contas

Essas áreas são mapeadas diretamente nas nossas perguntas de escopo, abaixo.

A definição de recursos é fundamental para a nossa consulta. Para nós, “alocação de recursos” refere-se à alocação de um pequeno conjunto de recursos que podem (ou devem) ser alocados pelo sistema do movimento Wikimedia para apoiar a direção estratégica de 2030. Não consideraremos os recursos que não possam ser alocados desta maneira (p. ex., subsídios concedidos por instituições que não sejam da Wikimedia, pois, geralmente, são restritos; tempo de voluntariado; etc.) ou os recursos financeiros com restrições judiciais localizadas (p. ex., taxas de afiliação, doações diretas além do banner e da doação).

Os recursos que consideraremos na nossa área de consulta, com algumas ressalvas, são:

Monetário:

  • Subsídios concedidos pela Fundação Wikimedia ou outras afiliadas da Wikimedia
  • Todos os fundos levantados pelos banners nos sites da Wikimedia
    • Ressalva: isso coincide com o grupo de trabalho de fluxos de receita. Queremos ser orientados para o futuro e reconhecer que outras fontes de fundos monetários podem surgir no futuro.

Não monetário:

  • Capacidade
    • Ressalva: isso coincide com o grupo de trabalho de desenvolvimento de capacidades.
  • Equipe
    • Ressalva: ainda estamos discutindo esse recurso, pois não sabemos ao certo se “equipe”, como recurso, refere-se ao dinheiro para contratar a equipe ou o ETI em si.
  • Marcas comerciais
    • Ressalva: isso coincide com o grupo de trabalho de funções e responsabilidades.
  • Infraestrutura da plataforma
    • Ressalva: ainda estamos discutindo se esse recurso está no escopo, porque, embora seja importante habilitar a parte de conhecimento como serviço da direção estratégica, atualmente não sabemos como este recurso pode ser alocado. Isso coincide com o grupo de trabalho de produto e tecnologia.
Talk

Qual é a situação atual?

Atualmente, a Fundação Wikimedia é o principal ponto de alocação de recursos do movimento mundialmente. A maioria das receitas é coletada centralmente e gasta em comunidades estabelecidas e que arrecadam bastantes recursos. O orçamento atual da Fundação Wikimedia é de US$ 92 milhões. Há cerca de 150 afiliadas com contratos que permitem o uso de marcas comerciais mantidas pela Fundação Wikimedia. Esses contratos representam o apoio à missão global da Wikimedia. Algumas das maiores afiliadas incluem a Wikimedia Germany, a Wikimedia Sweden, a Wikimedia Indonesia, a Wikimedia United Kingdom e a Wikimedia France.

O orçamento da Fundação Wikimedia tem sido de, aproximadamente, US$ 7 milhões por ano desde 2013. Em 2018, a Fundação Wikimedia concedeu mais de 400 subsídios. Embora 272 subsídios tenham sido concedidos para as comunidades emergentes, apenas cerca de 30% do dinheiro foi para essas comunidades; isso representa um aumento de 50% em relação a 2013, no qual somente cerca de 20% do dinheiro foi destinado às comunidades emergentes. A maioria das afiliadas mais recentes não recebe nenhum apoio nos primeiros anos e acreditamos que isso seja resultado de um problema estrutural, em vez de, por exemplo, falta de necessidade. Consequentemente, as nossas estruturas e processos históricos estão atualmente reforçando a concentração de poder e dinheiro no movimento. Estamos longe de um modelo equitativo de alocação de recursos, e somente aumentar o acesso ao dinheiro ou a subsídios não será suficiente. Não temos apoiado suficientemente o desenvolvimento de capacidades para atrair, usar e emitir relatórios sobre os recursos.

A maior parte do dinheiro do movimento vem de doadores individuais. O movimento introduziu práticas, estruturas e modelos de participação como um primeiro passo para uma melhor prestação de contas. No entanto, o sistema de financiamento da Fundação Wikimedia hoje é amplamente reativo, desempenhando o papel de administradora do dinheiro do movimento. Mas também há a expectativa de que seja a doadora, fazendo escolhas estratégicas e compensações, priorizando um problema ou público em detrimento de outro. Essas duas funções criam expectativas conflitantes. A função reativa de administradora significa que é difícil mudar os recursos para as áreas de prioridade (p. ex., comunidades ou conteúdo sub-representados).

Por meio do processo de estratégia, agora temos uma oportunidade fundamental de recriar o sistema de alocação de recursos de uma forma que nos ajude a alcançar a equidade de conhecimento e o conhecimento como serviço. O processo de estratégia é uma oportunidade conveniente para realizar mudanças radicais no nosso movimento e considerar o documento de escopo como um guia de desenvolvimento constante que refletirá, uniformemente, as contribuições da comunidade durante todo o processo.

Talk

Por que este escopo?

Acreditamos que para alcançar a nossa direção estratégica de 2030 precisamos criar um sistema equitativo de alocação de recursos. Embora existam muitas definições de equidade, entendemos que equidade seja sobre oportunidades (p. ex., acesso a sistemas e recursos), poder (p. ex., capacidade de tomar decisões sobre os recursos, capacidade de mudar a cultura) e resultados.

Até agora, contamos com o acesso (p. ex., “todos podem se candidatar para as concessões”) como a principal abordagem à equidade, mas não acreditamos que seja suficiente para o futuro.

A fim de considerarmos estruturas e sistemas futuros, priorizaremos o valor da equidade, juntamente com outros valores, como transparência, sustentabilidade e inovação, para saber como os recursos serão alocados. A definição de sucesso é alcançar a direção estratégica (“Até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá se juntar a nós”).

Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  1. Como a alocação de recursos pode apoiar as estruturas que fortalecem os diferentes atores dentro do movimento de conhecimento livre a longo prazo? Como o poder está conectado à alocação de recursos e como podemos utilizar a alocação de recursos para criar mudanças?
  2. Quem toma as decisões sobre a alocação de recursos dentro do movimento? Como essas decisões devem ser tomadas (em termos de estruturas, critérios, prioridades, responsabilidade)?
    • Como os critérios e prioridades de tomada de decisão são definidos?
    • Como incluímos as “comunidades que foram deixadas de lado por estruturas de poder e privilégio?
  3. Qual é o objetivo de um sistema amplo de alocação de recursos do movimento? Quais devem ser os valores e princípios que regem o sistema de alocação de recursos, para que possam apoiar um sistema para a alocação equitativa de recursos no movimento?
    • Há uma hierarquia de valores? E se entrarem em conflito?
    • Como podemos assegurar que os recursos que alocamos nos ajudarão a alcançar a direção estratégica de tornarmo-nos a infraestrutura essencial de conhecimento livre, inclusive a equidade de conhecimento e conhecimento como serviço?
  4. A direção estratégica prioriza “comunidades que foram deixadas de lado”. Quem são elas? Com quem devemos entrar em contato e com base em qual princípio?
  5. Quem devem ser os destinatários dos recursos? Como determinamos os limites, quem ou o que será incluído?
    • As regras seriam diferentes para o movimento Wikimedia em comparação a entidades/comunidades do ecossistema mais amplo de conhecimento livre?
  6. Como podemos alocar os recursos para assegurar a inovação em relação à nossa meta de 2030?
    • Como podemos equilibrar a necessidade de inovação ao mesmo tempo em que apoiamos o trabalho existente?
    • Como podemos possibilitar a inovação para uma ampla gama de comunidades?
  7. De que maneiras os recursos alocados garantem recursos futuros (sustentabilidade)?
    • Como podemos integrar o desenvolvimento de capacidades (para a sustentabilidade) com a alocação de recursos?
    • Se nos concentrarmos no aspecto financeiro: Como podemos usar os fundos existentes para criar fundos futuros? Quais são as variações contextuais que precisamos considerar para esse processo? Esse processo será diferente para as comunidades emergentes e não emergentes?
  8. Qual o impacto que os recursos alocados devem criar dentro das nossas comunidades e do mundo?
    • Como podemos medir o impacto a longo prazo?
    • Como podemos equilibrar a necessidade de medição específica ao contexto e a consistência ao longo do movimento?
    • Como podemos assegurar que a nossa alocação de recursos seja catalítica e leve a mudanças maiores e mais rápidas para o conhecimento livre ao longo do tempo (para que os recursos do movimento não sejam os únicos usados)?
    • Como podemos assegurar que o impacto geral na sociedade seja positivo?
  9. A quem prestamos contas e como podemos organizar a prestação de contas?
Talk