Editor Visual/Boletim informativo/2016/Fevereiro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2016/February and the translation is 100% complete.


Ler em outro idiomaLista de assinatura para este boletim multilíngue

O editor visual

Você sabia?

De acordo com editores experientes, a edição de tabelas do editor visual é uma das funções mais populares.

Captura de tela exibindo um menu de operações para a coluna de uma tabela

Se for selecionada a parte superior de uma coluna ou o final de uma fileira, será possível rapidamente as inserir ou remover.

Agora, também é possível reorganizar colunas e fileiras. Clique em “mover para anterior” ou “mover para seguinte” para mover a coluna ou fileira com sua vizinha.

Você pode ler e ajudar a traduzir o guia do usuário, que contém mais informações sobre o uso do editor visual.

Desde o último boletim, a equipe do Editor Visual corrigiu vários erros. Sua workboard está disponível no Phabricator (em inglês). Suas prioridades atuais são melhorar a compatibilidade para escritas japonesas, coreanas, árabes, devanágaris e Hans, e a interface do separador de edição único.

Mudanças recentes

É possível alternar do editor de wikitexto para o editor visual após começar a editar. Esta função está disponível a quase todos os editores na maioria das wikis, exceto os Wikcionários e Wikisources.

Várias páginas de comentários locais sobre o editor visual agora redirecionam a mw:VisualEditor/Feedback.

Agora é possível reorganizar colunas e fileiras de tabelas, assim como copiar uma fileira, coluna ou qualquer outra seleção de células e colar em outro local.

O editor de fórmulas agora tem duas opções: escolha “Edição rápida” para ver e alterar apenas o código em LaTeX ou “Editar” para usar a ferramenta completa. Esta última oferece pré-visualização imediata e uma extensa lista de símbolos.

Mudanças futuras

O projeto do separador de edição único combinará os separadores “Edit” e “Edit source” em apenas “Edit”. Será semelhante ao sistema já usado no site móvel. (T102398) Inicialmente, o separador “Edit” abrirá o ambiente de edição usado na última vez. Sua última escolha de edição será armazenada como uma preferência da conta para editores autenticados e como um cookie para editores anônimos. Autenticados terão tais opções na aba Editing de Special:Preferences:

  • Remember my last editor,
  • Always give me the visual editor if possible,
  • Always give me the source editor, e
  • Show me both editor tabs. (Escolha atual para usuários do editor visual.)

O editor visual usa o mesmo mecanismo de busca que a Special:Search para encontrar ligações e arquivos. Este mecanismo melhorará sua detecção de erros de escrita em breve. Estas melhorias também aparecerão no editor visual.

O editor visual será oferecido a todos os editores da maioria das Wikipédias da “fase 6” durante os próximos meses. Isto afetará os seguintes idiomas, entre outros: japonês, coreano, urdu, persa, árabe, tâmil, marata, malaio, hindi, bengali, assamês, tailandês, aramaico.

Vamos trabalhar juntos

Se não estiver lendo isto no seu idioma favorito, por favor, ajude-nos com as traduções! Assine à lista de discussão Translators-l ou contate-nos diretamente para que possamos notificar você quando a próxima edição for lançada. Thank you!