Wikimedia Foundation elections/2021/Candidate Requirements/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidate Requirements and the translation is 100% complete.

A eleição terminou em 31 agosto 2021. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no 7 setembro 2021. Por favor, considere enviar qualquer feedback sobre a eleição de 2021 na página de análise de pós-eleições.

Eleições para o Conselho 2021
Página principal
Candidatos
Informação de votação
Voto Único Transferível
Resultados
Discussões
Perguntas frequentes
Perguntas
Organização
Tradução
Documentação
Esta caixa : ver · discutir · editar

A seleção dos Diretores está em conformidade com o dever de cuidado da Fundação Wikimedia: os Diretores agem de maneira razoável, diligente e informada e com o cuidado que pessoas prudentes usariam, este dever de cuidado também se aplica à seleção de indivíduos para servir no Conselho, não devendo tais indivíduos trazer descrédito para o Conselho.

Desta forma, os candidatos devem ler o Manual do Conselho da Fundação Wikimedia e rever as obrigações legais e fiduciárias dos curadores antes de se candidatarem como candidatos.

Papéis e responsabilidades como Diretor do Conselho

O Conselho Diretor supervisiona as operações da Fundação Wikimedia: os bons curadores proporcionam uma boa administração através do CEO/Diretor Executivo e, indiretamente, do pessoal da Fundação, não administrando a organização no seu dia a dia de funcionamento e ficando responsável pelas tomadas de decisões, monitoramento e liderança.

Estas responsabilidades incluem:

  • Tomar decisões considerando a estratégia, as metas e políticas organizacionais;
  • Monitorar o desempenho, riscos, finanças e conformidade da Fundação Wikimedia;
  • Aconselhar o CEO/diretor-executivo e a equipe sênior utilizando conhecimentos e experiências relevantes; e
  • Comunicar com a comunidade Wikimedia a respeito do papel e responsabilidades da Diretoria.

Os Diretores mantêm a integridade legal e ética da organização, devendo sempre agir no melhor interesse da Wikimedia Foundation, eles também recrutam e cultivam a diversidade na Diretoria. Em alguns casos os Diretores são selecionados através de uma votação da comunidade, mas uma vez no Conselho, eles não são representantes da comunidade.

Saiba mais sobre o papel do Conselho Diretor no Manual do Conselho da Fundação Wikimedia.

Elegibilidade

Os candidatos devem cumprir os deveres de diretoria e seus comitês. Isto inclui investigar questões relevantes, tomar decisões informadas e participar das reuniões da diretoria. Os requisitos de elegibilidade para os candidatos são os mesmos que para os eleitores com esses requisitos adicionais:

  • Você não deve ter sido condenado por um crime grave ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude;
  • Você não deve ter sido afastado de um cargo em uma organização ou empresa sem fins lucrativos devido à má administração ou má conduta;
  • No momento da indicação ou eleição, você não pode ter sido banido ou bloqueado de qualquer projeto da Wikimedia por um período de 30 dias, ou superior;
  • Você só atende aos requisitos de elegibilidade como editor, se: a sua primeira edição foi antes de 9 de junho de 2019;
  • Você deve divulgar o seu nome verdadeiro na sua inscrição como candidato;

Não é possível ocupar um cargo no Conselho Diretor sob um pseudônimo, pois as identidades dos membros do Conselho Diretor são registradas publicamente.

Requerimentos de inscrição

  1. Você não pode vincular a sua inscrição ou declarações a listas de endossos, ou outras páginas da plataforma, e não pode concorrer em conjunto com outros candidatos;
  2. Inscrições são aceitas entre 00:00h 9 de junho de 2021 (UTC) e 23:59h 29 de junho de 2021 (UTC). Você só pode alterar a sua inscrição até 3 dias após a apresentação, ou até o encerramento do período de indicação às 23:59 29 de junho de 2021 (UTC). Pequenas correções ortográficas ou de tradução são aceitáveis fora destes horários. (Ver nota sobre Correções de Submissão).
  3. Você deve enviar prova de sua identidade para a Wikimedia Foundation antes das 23:59 29 de junho de 2021 (UTC). Um membro do Comitê Eleitoral entrará em contato com você para isto depois que você se candidatar.

Os candidatos que não cumprirem os requisitos e prazos acima serão desclassificados.

Enviar prova de identidade para a Fundação Wikimedia

Os candidatos a este cargo devem apresentar prova de identidade e prova de maioridade como condição de candidatura. Uma cópia de um dos seguintes documentos preenche este requisito:

  • Carteira de habilitação
  • Passaporte
  • Outra documentação oficial indicando nome e idade reais

Isto pode ser fornecido à Fundação Wikimedia via e-mail em secure-info(_AT_)wikimedia.org.

Se você for um dos candidatos selecionados, a Fundação Wikimedia pode precisar solicitar informações de identificação adicionais de modo a realizar uma verificação de antecedentes antes de sua nomeação para a Diretoria.

Como apresentar a sua candidatura

Se você for elegível, você pode se candidatar.