Destaques da Wikimedia, setembro 2013

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, September 2013 and the translation is 100% complete.

Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎Canadian English • ‎Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎magyar • ‎norsk bokmål • ‎polski • ‎português • ‎română • ‎čeština • ‎български • ‎русский • ‎українська • ‎ייִדיש • ‎پښتو • ‎বাংলা • ‎தமிழ் • ‎తెలుగు • ‎മലയാളം • ‎中文 • ‎日本語 • ‎한국어

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de setembro de 2013, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Siko Bouterse a fazer uma apresentação sobre Subvenções Individuais de Compromisso (na reunião da Fundação de métricas e atividades de 3 de outubro)

22 propostas para Subvenções de Compromisso Invividual enviadas

O suporte da Fundação a Subvenções de Compromisso Individual para singulares ou equipas pequenas a trabalhar em projetos que ajudam os voluntários da Wikimedia a fazerem o seu trabalho. O programa foi iniciado no início de 2013 e a sua segunda ronda de propostas fechou a 30 de setembro. Foram submetidas 22 propostas completas, perfazendo um total de $297,575 em fundos solicitados. As somas solicitadas variam entre $10 e $30,000. Através da organização da comunidade online, comunicação offline, tool-building e pesquisa, as propostas têm o intuito de causar um impacto em pelo menos 15 projetos Wikimedia diferentes. Os exemplos incluem um projeto para "Reimaginar programas de «mentores» na Wikipédia" e certificar-se de que os gadgets que suportam a edição são atualizados para serem compatíveis com o novo EditorVisual. Em outubro, foram verificadas as propostas para eligibilidade enquanto as discussões da comunidade continuaram, antes da revisão formal do comité, que começou a 23 de outubro.

FDC recebe 11 propostas para as subvenções do plano anual e olha retrospetivamente para o primeiro ano de operação

O processo do Comité de Disseminação da Fundos (FDC) é outro componente de financiamento da WMF, onde organizações no movimento Wikimedia podem pedir fundos mais avultados para suportar os seus planos anuais. Este comité, que revê os pedidos e faz recomendações ao conselho de curadores, consiste inteiramente em voluntários suportados pelo staff da WMK. A segunda fase do FDC de 2013 terminou em setembro, com 11 organizações Wikimedia a pedir uma soma de aproximadamente 6 milhões de dólares. Até 31 de outubro, os wikimedianos estão convidados a participar no período de revisão da comunidade das propostas.

O staff do FDC também trabalhou na preparação do relatório anual de 2012-2013 retrospetivamente em relação ao primeiro ano de operação desde que o FDC foi estabelecido em 2012. Isto inclui reflexões da Diretora Executiva Sue Gardner sobre o processo FDC.

Começa a consulta à comunidade sobre novas políticas de privacidade

A equipa Legal e de Defesa da Comunidade e da Fundação [1] o início do período de feedback y consulta à comunidade, com uma duração de 4.5 meses (programada para concluir a 15 de janeiro do 2014), sobre a proposta da política de privacidade. O feedback e a discussão têm sido muito frutíferos até agora e já ajudaram a melhorar o projeto.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em agosto:

497 milhões (+0.97% comparado com julho; +8.90% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projectos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de setembro em meados de outubro)

Pedidos de páginas em setembro:

25.90 mil milhões (+8.6% comparado com agosto; +30.8% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projectos da Fundação Wikimedia incluido acessos móveis)

Editores Registados Ativos em agosto de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

76.612 (-0.34% comparado com julho / -2.94% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Finanças

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 31 de agosto de 2013
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por Funções a partir de 31 de agosto de 2013

(Só estava disponível a informação financeira de agosto de 2013 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de agosto de 2013.

Receitas $5,408,836
Despesas:
Grupo de Engenharia $2,515,199
Grupo de Donativos $573,336
Grupo de atribuição de verbas e programas $607,306
Subsídios $502,420
Grupo de Gestão $130,722
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $533,787
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $1,201,542
Total de Despesas $6,064,312
Total (perdas) ($655,476)
  • A receita para o mês de agosto foi de $2.29MM versus valor planeado de $0.99MM aproximadamente $1.3MM ou 133% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $5.41MM vs previsão de $1.99MM, aproximadamente $3.42MM ou 172% acima do planeado.
  • As despesas do mês de julho são de $3.34MM vs previsão de $4.26MM, aproximadamente $919K ou 25% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, despesas de capital, alojamento de internet, taxas legais, despesas com subsídios e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores custos de taxas de processamento de pagamento.
  • Gastos Year-to-date são $6.06 milhões versus o plano de $7.69milhões, aproximadamente $1.63 milhões ou 21% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, gastos de capital, alojamento de Internet, taxas legais, subsídios e gastos de viagens parcialmente compensados por taxas de processamento de pagamento mais altas.

A posição económica é de $38.75MM a 31 de agosto de 2013.

Outros destaques do movimento

Países que participaram no Wiki Loves Monuments 2013 (Wiki Adora Monumentos 2013)

Wiki Loves Monuments 2013

A quarta edição de Wiki Loves Monuments decorreu de 1 a 30 de setembro. A competição para enviar imagens sob licença livre de monumentos naturais para a Wikimedia Commons tornou-se o maior concurso de fotos. Em novembro, um juri internacional analizará os finalistas de cada país, e a imagem vencedora global deverá ser anunciada no início de dezembro.

Heike Moser (à direita), indóloga da Universidade de Tübingen, com um wikimediano no evento a marcar o início da cooperação, em Kerala, Índia

Wikimedianos Indianos e Universidade Alemã colaboram a fim de digitalizar obras e um estudioso do Século XIX

Membros da comunidade da Wikipédia em Malayalam e da Wikisource formaram uma parceria com a Universidade de Tübingen, Alemanha. A Universidade tem um arquivo dos trabalhos de Hermann Gundert (1814–1893), um missionário, estudioso, e linguista alemão, (bem como o avô do escritor e vencedor do Prémio Nobel, Hermann Hesse). Gundert publicou vários livros em Malayalam, incluindo uma gramática para esta língua e um dicionário Malayalam-Inglês. Os wikimedianos da Wikipédia em Malayalam vão ajudar a tipografar as cópias digitalizadas destes livros, fornecidos pela Universidade.

Agência governamental Australiana suporta cooperação da Wikimedia com o Movimento Paralímpico

Uma colaboração entre o chapter da Wikimedia Australiano, a Universidade de Queensland e o Comité Paralímpico Australiano (APC) tem recebido financiamento do Concelho de Pesquisa Australiano, uma agência governamental. O projeto concerne a história do movimento paralímpico e desportos para deficientes na Austrália, e visa melhorar a cobertura destes tópicos nos projetos da Wikimedia.