Destaques da Wikimedia, setembro 2013

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, September 2013 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de setembro de 2013, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Siko Bouterse a fazer uma apresentação sobre Subvenções Individuais de Compromisso (na reunião da Fundação de métricas e atividades de 3 de outubro)

22 propostas para Subvenções de Compromisso Invividual enviadas

O suporte da Fundação a Subvenções de Compromisso Individual para singulares ou equipas pequenas a trabalhar em projetos que ajudam os voluntários da Wikimedia a fazerem o seu trabalho. O programa foi iniciado no início de 2013 e a sua segunda ronda de propostas fechou a 30 de setembro. Foram submetidas 22 propostas completas, perfazendo um total de $297,575 em fundos solicitados. As somas solicitadas variam entre $10 e $30,000. Através da organização da comunidade online, comunicação offline, tool-building e pesquisa, as propostas têm o intuito de causar um impacto em pelo menos 15 projetos Wikimedia diferentes. Os exemplos incluem um projeto para "Reimaginar programas de «mentores» na Wikipédia" e certificar-se de que os gadgets que suportam a edição são atualizados para serem compatíveis com o novo EditorVisual. Em outubro, foram verificadas as propostas para eligibilidade enquanto as discussões da comunidade continuaram, antes da revisão formal do comité, que começou a 23 de outubro.

FDC recebe 11 propostas para as subvenções do plano anual e olha retrospetivamente para o primeiro ano de operação

O processo do Comité de Disseminação da Fundos (FDC) é outro componente de financiamento da WMF, onde organizações no movimento Wikimedia podem pedir fundos mais avultados para suportar os seus planos anuais. Este comité, que revê os pedidos e faz recomendações ao conselho de curadores, consiste inteiramente em voluntários suportados pelo staff da WMK. A segunda fase do FDC de 2013 terminou em setembro, com 11 organizações Wikimedia a pedir uma soma de aproximadamente 6 milhões de dólares. Até 31 de outubro, os wikimedianos estão convidados a participar no período de revisão da comunidade das propostas.

O staff do FDC também trabalhou na preparação do relatório anual de 2012-2013 retrospetivamente em relação ao primeiro ano de operação desde que o FDC foi estabelecido em 2012. Isto inclui reflexões da Diretora Executiva Sue Gardner sobre o processo FDC.

Começa a consulta à comunidade sobre novas políticas de privacidade

A equipa Legal e de Defesa da Comunidade e da Fundação [1] o início do período de feedback y consulta à comunidade, com uma duração de 4.5 meses (programada para concluir a 15 de janeiro do 2014), sobre a proposta da política de privacidade. O feedback e a discussão têm sido muito frutíferos até agora e já ajudaram a melhorar o projeto.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em agosto:

497 milhões (+0.97% comparado com julho; +8.90% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projectos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de setembro em meados de outubro)

Pedidos de páginas em setembro:

25.90 mil milhões (+8.6% comparado com agosto; +30.8% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projectos da Fundação Wikimedia incluido acessos móveis)

Editores Registados Ativos em agosto de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

76.612 (-0.34% comparado com julho / -2.94% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Finanças

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 31 de agosto de 2013
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por Funções a partir de 31 de agosto de 2013

(Só estava disponível a informação financeira de agosto de 2013 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de agosto de 2013.

Receitas $5,408,836
Despesas:
Grupo de Engenharia $2,515,199
Grupo de Donativos $573,336
Grupo de atribuição de verbas e programas $607,306
Subsídios $502,420
Grupo de Gestão $130,722
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $533,787
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $1,201,542
Total de Despesas $6,064,312
Total (perdas) ($655,476)
  • A receita para o mês de agosto foi de $2.29MM versus valor planeado de $0.99MM aproximadamente $1.3MM ou 133% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $5.41MM vs previsão de $1.99MM, aproximadamente $3.42MM ou 172% acima do planeado.
  • As despesas do mês de julho são de $3.34MM vs previsão de $4.26MM, aproximadamente $919K ou 25% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, despesas de capital, alojamento de internet, taxas legais, despesas com subsídios e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores custos de taxas de processamento de pagamento.
  • Gastos Year-to-date são $6.06 milhões versus o plano de $7.69milhões, aproximadamente $1.63 milhões ou 21% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, gastos de capital, alojamento de Internet, taxas legais, subsídios e gastos de viagens parcialmente compensados por taxas de processamento de pagamento mais altas.

A posição económica é de $38.75MM a 31 de agosto de 2013.

Video da reunião de métricas e activades mensal respeitante ao mês de setembro (3 de outubro de 2013)

Outros destaques do movimento

Países que participaram no Wiki Loves Monuments 2013 (Wiki Adora Monumentos 2013)

Wiki Loves Monuments 2013

A quarta edição de Wiki Loves Monuments decorreu de 1 a 30 de setembro. A competição para enviar imagens sob licença livre de monumentos naturais para a Wikimedia Commons tornou-se o maior concurso de fotos. Em novembro, um juri internacional analizará os finalistas de cada país, e a imagem vencedora global deverá ser anunciada no início de dezembro.

Heike Moser (à direita), indóloga da Universidade de Tübingen, com um wikimediano no evento a marcar o início da cooperação, em Kerala, Índia

Wikimedianos Indianos e Universidade Alemã colaboram a fim de digitalizar obras e um estudioso do Século XIX

Membros da comunidade da Wikipédia em Malayalam e da Wikisource formaram uma parceria com a Universidade de Tübingen, Alemanha. A Universidade tem um arquivo dos trabalhos de Hermann Gundert (1814–1893), um missionário, estudioso, e linguista alemão, (bem como o avô do escritor e vencedor do Prémio Nobel, Hermann Hesse). Gundert publicou vários livros em Malayalam, incluindo uma gramática para esta língua e um dicionário Malayalam-Inglês. Os wikimedianos da Wikipédia em Malayalam vão ajudar a tipografar as cópias digitalizadas destes livros, fornecidos pela Universidade.

Agência governamental Australiana suporta cooperação da Wikimedia com o Movimento Paralímpico

Uma colaboração entre o chapter da Wikimedia Australiano, a Universidade de Queensland e o Comité Paralímpico Australiano (APC) tem recebido financiamento do Concelho de Pesquisa Australiano, uma agência governamental. O projeto concerne a história do movimento paralímpico e desportos para deficientes na Austrália, e visa melhorar a cobertura destes tópicos nos projetos da Wikimedia.