Subsídios: MSIG/Sobre

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:MSIG/About and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os subsídios para a Implementação da Estratégia do Movimento(MSG) destinam-se a apoiar projetos cujo objetivo é fazer com que as Iniciativas da Estratégia do Movimento passem para uma próxima fase. Desta forma, todas as iniciativas poderão ser implementadas conjuntamente e em etapas, desde suas fases de pesquisa e planejamento, até o desenvolvimento e lançamento. Os projetos podem ser grandes ou pequenos, mas todos devem ter como objetivo o progresso de uma iniciativa.

Detalhes

A equipe Movement Strategy and Governance (Estratégia do Movimento e Governança) quer saber mais sobre a sua candidatura para o subsídio. Partilhe o rascunho do seu projeto conosco, ou entre em contato com strategy2030(_AT_)wikimedia.org caso tenha perguntas. Nosso tempo de resposta é em média de duas semanas.

Elegibilidade: Todos os afiliados e pessoas voluntárias podem apresentar propostas. Projetos colaborativos são especialmente bem-vindos. Recomendamos que leia os exemplos fornecidos antes de começar a sua candidatura.

Valor: Candidaturas para subsídios de até $25.000 USD são bem-vindas. Para projetos com orçamento mais alto, entre em contato com a equipe de Movement Strategy (Estratégia do Movimento) antes de preparar a sua solicitação.

Prazo: Os projetos serão analisados entre o dia 15 e o último dia de cada mês. Portanto, para que uma candidatura seja verificada durante o próprio mês de envio, é necessário que o mesmo seja feito até o dia 15 desse mês.

Quais são os passos deste processo?

Veja como funciona este processo:

  1. Preencha o formulário de candidatura
  2. Compartilhe a sua candidatura para que a comunidade possa apoiá-la
  3. Envie um e-mail para strategy2030(_AT_)wikimedia.org com a seguinte informação:
    1. Nome completo da pessoa responsável pela candidatura
    2. Link para a candidatura no Meta
    3. Link para a iniciativa da Estratégia do Movimento abordada no projeto
    4. Valor total solicitado em USD
  4. Sua candidatura será analisada no prazo de duas semanas
  5. Questões sobre o seu projeto poderão ser publicadas na página de discussão da sua candidatura, portanto lembre-se de adicioná-la à sua lista de páginas vigiadas
  6. Você deverá respondê-las em até 5 dias úteis
  7. Sua candidatura será analisada uma última vez
  8. A decisão final sobre a sua candidatura e concessão do subsídio será enviada por e-mail

Coisas a ter em mente

  • Informe-se sobre o estado e as últimas conversas em torno da iniciativa específica com a qual quer trabalhar.
  • Seu projeto é claro? Pessoas que não estão envolvidas conseguem compreendê-lo? Mostre-o para mais gente e peça um retorno. Evite usar linguagem rebuscada ou complexa; use uma escrita objetiva e direta.
  • Entre em contato com outras pessoas e grupos da sua comunidade. O aval de wikimedistas e afiliados que não estejam trabalhando no seu projeto será levado em consideração quando sua candidatura estiver sendo analisada.

Candidaturas não financiáveis

  • Candidaturas cujos projetos não demonstrem com clareza de que maneira contribuirão para o progresso de uma iniciativa da Estratégia do Movimento (mesmo que tenha recebido o aval de muitas pessoas da comunidade).
  • Candidaturas que não apresentem uma explicação coerente sobre como as atividades propostas permitirão o cumprimento dos objetivos do projeto.

Contexto

À medida que a implementação da Estratégia do Movimento avança, a Fundação Wikimedia reforça seu compromisso com a direção estratégica que guia nosso Movimento para o futuro:

Até 2030 a Wikimedia terá se tornado uma infraesrutura fundamental do ecossistema do conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá se juntar a nós.

A experiência de anos de trabalho sobre a Estratégia do Movimento deu origem a 10 recomendações, 45 iniciativas, e 8 clusters principais. Para uma implementação efetiva, é necessário um planejamento considerável. Nesse sentido, os subsídios para a implementação da Estratégia do Movimento fornecem o apoio necessário para planos de implementação, projetos e atividades que visem o desenvolvimento de iniciativas específicas.

A última chamada de candidaturas ocorreu entre abril e julho de 2021 e possibilitou o desenvolvimento de projetos de curto prazo focados no progresso de iniciativas específicas. Agradecemos a todas as pessoas que se candidataram e compartilharam ideias sobre como melhorar esse processo; essa aprendizagem nos ajudou a moldar a atual Abordagem dos Subsídios da Estratégia do Movimento (2021-22).