Iberocoop:Portal

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Iberocoop:Portada and the translation is 83% complete.
Outdated translations are marked like this.
O logo da Iberocoop simboliza a cooperação ibero-americana
O logo da Iberocoop simboliza a cooperação ibero-americana

A Iniciativa de Cooperação Regional para a Ibero-América (abreviado em Iberocoop) destina-se a ligar os capítulos e grupos de trabalho locais que procuram estabelecer um capítulo na sua região, portanto, promovendo a colaboração e troca de experiências. A Ibero-América é uma área estratégica onde a organização do movimento Wikimedia encontra um grande desafio. Acreditamos que uma iniciativa considerando não aénas capítulos estabelecidos, mas também grupos de trabalho informais existentes nos permitirá superá-lo.

A proposta de formar a Iberocoop foi feita pela Wikimedia Argentina aos demais capítulos e grupos de trabalho ibero-americanos presentes na reunião especial de capítulos realizada em Gdansk, durante a Wikimania 2010. Como resultado, foi criada uma lista de correio eletrónico onde está representada a maioria dos capítulos e grupos de trabalho da região, mais a Wikimedia Itália. Se também deseja participar, por favor confira a secção Como participar, abaixo.

Nós o convidamos a ler aqui a proposta oficial sobre a Iniciativa de Cooperação Regional para a Ibero-América. É importante dizer que Iberocoop é um meta-capítulo ou qualquer tipo de estrutura de ligação, mas um quadro de cooperação com o objetivo de melhor aproveitar os recursos linguísticos e culturais comuns da nossa região.

Participantes

Os seguintes capítulos e grupos de trabalho estão atualmente representados na nossa lista de emails:

País
Paese
País
Country
Grupo
Gruppo
Grupo
Group
Categoría(*)
Categoria (*)
Categoria (*)
Category(*)
Fecha fund.
Data fund.
Fund. date
Idioma
Linguaggio
Linguagem
Language
Representantes
Rappresentanti
Representantes
Representatives
Sitio
Sito
Sítio
Website
AR Wikimedia Argentina C 2007-09-01 es Galileo Vidoni, Ivana Lysholm, Patricio Molina, Mariano Pérez http://www.wikimedia.org.ar/
BO Wikimedistas de Bolivia GU 2018-10-12 es Olga Paredes [c], Erlan Vega, Justine Duranboger http://wikimedia.org.bo/
CH Wikimedia CH C 2006-05-14 de, fr, it
es, rm
Ilario, TBD http://wikimedia.ch/
CL Wikimedia Chile C 2011-07-16 es Marco Correa, Osmar Valdebenito, Dennis Tobar, Carlos Figueroa http://wikimediachile.cl/
CO Wikimedia Colombia C 2019-06-14 es Oscar F. Gómez, Mónica Bonilla, Frank Ballesteros http://co.wikimedia.org/
EC Wikimedistas de Ecuador GU 2015-09-18 es Salomón Villacrés, Freddy Veloz, Pablo Jarrín. -
ES Wikimedia España (Espanha, Spagna, Spain) C 2011-02-11 es Santiago Navarro, Florencia Claes http://www.wikimedia.es/
ES Wikiesfera (España, Espanha, Spagna, Spain) GU 2018-05-11 es Patricia Horrillo, Liliana Alviárez https://wikiesfera.org/
IT Wikimedia Italia (Itália, Italy) C 2005-06-17 it Ginevra Sanvitale, Lorenzo Losa, Simone Massi http://wikimedia.it/
http://wiki.wikimedia.it/
MX Wikimedia México (Messico, Mexico) C 2011-08-03 es Iván Martínez, Salvador Alcántar, Carmen Alcázar https://mx.wikimedia.org/
http://wikimedia.mx/
PE Wikimedistas de Perú GU 2017-03-06 es Txolo, Ovruni Wikimedistas de Perú
PT Wikimedia Portugal C 2009-07-04 pt Gonçalo Themudo, Paulo Santos Perneta http://pt.wikimedia.org/
UY Wikimedia Uruguay C 2013-11-16 es Rodrigo, Gustavo, Mariana http://wikimedia.uy/
VE Wikimedia Venezuela C 2012-02-14 es TBD http://wikimedia.org.ve/
WM Wikimujeres GU 2015-09-22 es Montserrat Boix, Ester Bonet, María Sefidari http://wikimujeres.wiki
WDG WikiDonne GU 2016-11-16 it Camelia Boban, Antonietta Cima, Susanna Giaccai http://wikidonne.org
C = capítulo / chapter
GU = grupo de usuarios / grupo de usuários / user group

Como participar

Mapa dos países participantes da Iberocoop.
     Capítulos      Capítulos aprovados      Grupos de trabalho      Participantes em potencial

A lista de emails da Iberocoop é mantida pela Wikimedia Argentina. Se você faz parte de um grupo de trabalho na Espanha, Portugal ou qualquer país da América Latina e quiser contatar no seu idioma com outros grupos na nossa região, por favor escreva para a nossa lista de email apresentando-se e ao seu grupo. Você também pode contatar Galileo Vidoni, o administrador da lista, em secretaria@wikimedia.org.ar.

Solicitações de inscrição são discutidos pelos participantes atuais e se não surgirem objeções, são aceitos. Segundo um acordo interno entre os grupos que formam Iberocoop o número máximo de representantes por capítulo ou grupo de trabalho é de três pessoas. É claro que cada grupo é livre para escolher seus representantes.

Considere que as línguas de trabalho da Iberocoop são Espanhol e Português - e não o Inglês, já que queremos permitir a interação e a cooperação em nossas próprias línguas, permitindo que todos nós participemos em pé de igualdade. Os capítulos ou grupos de trabalho fora do Ibero-América são convidados a se inscrever se interessados​​, mas é melhor ser capaz de entender o idioma Espanhol ou Português.

O que estamos fazendo?

  • Compartilhando experiências sobre construção de capítulos entre os capítulos estabelecidos e grupos de trabalho na região;
  • Conversando sobre os assuntos da Wikimedia em nosso próprio idioma;
  • Coordenando e compartilhando informação sobre as comemorações dos dez anos da Wikipédia;

  • Em maio de 2013, após a Wikipedia em espanhol alcançar um milhão de artigos, um video foi criado com a participação da Wikimedia Chile, Wikimedia España, Wikimedia México, Wikimedia Venezuela eo capítulo formando na Bolívia para agradecer à comunidade por estes últimos 12 anos de trabalho duro.
  • Um acordo de parceria entre Wikimedia Argentina e Pau Educacion para a WMAR coordenar o espaço Wiki Mundo na plataforma Aulas Creativas e contribuições dos capítulos de nossa região para promover o uso de projetos wiki em propostas educacionais inovadoras.
  • Organizando Edit-a-thon do Exílio entre Wikimedia Argentina, Wikimedia España e Wikimedia México, prevista para ocorrer em meados de junho.