Estratégia do Movimento e Governança/Boletim/6

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy and Governance/Newsletter/6 and the translation is 100% complete.
Boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança
previous issue 

Damos as boas-vindas à sexta edição do boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança! Este boletim traz notícias e eventos relevantes sobre a Carta do Movimento, o Código Universal de Conduta, subsídios para a Implementação da Estratégia do Movimento, eleições do Conselho, entre outros temas em destaque. O objetivo deste boletim é engajar a comunidade de wikimedistas nos diferentes projetos e atividades promovidas pela equipe de Estratégia do Movimento e Governança (MSG) da Fundação Wikimedia.

O boletim informativo MSG é publicado trimestralmente. Também são feitas atualizações mais frequentes através de uma entrega Semanal sobre MSG, concebida para atender a Wikimedistas que querem seguir os processos bem de perto. Deixe comentários ou ideias para futuras edições na página de discussão do Boletim. Você também pode colaborar traduzindo as edições do boletim e compartilhando-as nos portais e plataformas da sua comunidade. Lembre-se também de assinar o boletim aqui.

Agradecemos sua leitura e participação!

Desenvolvimento de liderança - Um Grupo de Trabalho está sendo formado!

Em fevereiro, a equipe de Desenvolvimento Comunitário (CD) publicou uma Chamada de Feedback sobre a formação de um Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança, que foi compartilhada em 42 idiomas. A equipe facilitadora da Estratégia do Movimento e Governança coletou o feedback das diferentes comunidades linguísticas e regionais por meio de vários canais: Meta-wiki, Telegram, reuniões 1:1, chamadas da comunidade, fóruns de discussão na wiki e outros.

A Chamada de Feedback foi um passo crucial para reunir as opiniões da comunidade sobre o desenvolvimento de liderança e o grupo de trabalho; a comunidade pode compartilhar suas perspectivas sobre o significado de “liderança”, a composição do grupo de trabalho e a necessidade de uma interação contínua da comunidade. Você pode ver um resumo do feedback no Meta-wiki.

Além disso, a inscrição para participar do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança foi encerrada em 10 de abril de 2022. Até 12 integrantes da comunidade, incluindo pessoas voluntárias e vinculadas profissionalmente a afiliados, serão selecionados para participar do grupo de trabalho, mantendo um compromisso de um ano a partir de maio de 2022. Encontre a descrição detalhada da estrutura do grupo de trabalho na página Meta-wiki. Se você tiver outras dúvidas ou questões, envie um e-mail para a equipe de desenvolvimento da comunidade: comdevteam(_AT_)wikimedia.org.

Divulgação dos resultados da Ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta

Em 24 de janeiro de 2022, a equipe de facilitação da Estratégia do Movimento e Governança (MSG) promoveu a tradução e publicação das diretrizes de aplicação atualizadas do Código Universal de Conduta, abrangendo mais de uma dúzia de idiomas. O documento foi produzido por um comitê de redação formado por pessoas voluntárias e com vínculos profissionais que trabalhou ao longo de 2021.

A equipe então promoveu a participação da comunidade, convidando as pessoas para revisar e comentar o documento, em uma série de conversas comunitárias, que culminaram em uma votação global. O processo de decisão global via SecurePoll foi realizado de 7 a 21 de março. Mais de 2.300 votantes de pelo menos 128 projetos diferentes (home wikis) enviaram seus votos e comentários. Os resultados da votação já foram publicados aqui. Leia mais sobre o projeto UCoC.

Conversas sobre Hubs no Movimento

A Conversa Global sobre Hubs Regionais e Temáticos foi realizada no sábado, 12 de março de 2022. A participação no evento foi aberta, com solicitação de pré-inscrição. Como resultado, qualquer pessoa interessada na conversa sobre Hubs pôde participar, independentemente de ter intenção de iniciar ou continuar trabalhando no tema dos hubs regionais ou temáticos. O evento acabou contando com a participação de 84 wikimedistas de diferentes contextos e experiências de todo o movimento. O objetivo do evento foi:

  • Compartilhar os resultados da série de entrevistas realizadas no âmbito de uma pesquisa qualitativa Hubs Dialogue.
  • Validar os principais resultados da pesquisa com as pessoas participantes.
  • Esclarecer se as necessidades compartilhadas identificadas só podem ser atendidas por uma estrutura como um Hub.
  • Reunir mais ideias para elaborar uma definição preliminar de Hubs.

Até agora não há uma definição clara específica dos centros; um dos objetivos da conversa era tentar propor uma definição a partir da análise das necessidades comuns, coletadas durante os diálogos sobre Hubs, e tentar entender o que realmente é essencial no caso dos hubs.

Esta fase do processo visa apenas a experimentação e aprendizagem com a prática, pois levará tempo para se chegar a um consenso formal e adequado em todo o movimento sobre o que qualifica um Hub e o que o torna diferente de um afiliado. Faz-se necessário definir os critérios mínimos para experimentações piloto, chegar-se a um entendimento comum sobre os critérios que os Hubs precisam atender para serem constituídos, e quais são as partes envolvidas no piloto para fazer algum trabalho real em torno da coordenação regional e temática. As conversas continuarão e precisarão estar bem conectadas e alinhadas com as conversas ao redor da carta do movimento, que abordarão as questões de governança que existem em todo o movimento.

O relatório resumido foi publicado no Meta-wiki.

Os Subsídios para implementação da Estratégia do Movimento continuam disponíveis!

Desde o início do ano, foram aprovadas "seis" propostas somando um valor total de cerca de 80.000 de dólares americanos. Há também outras “sete” propostas já enviadas e em análise, e mais do que o dobro de propostas ainda em fase de idealização, e sendo acompanhadas pela equipe de facilitação da equipe de MSG para ajudar a transformar essas ideias em propostas completas. Muitos parabéns para todas as pessoas que já estão no processo de implementação de seus projetos. Confira a lista completa de projetos aprovados até o momento:

Os Subsídios da Estratégia do Movimento voltaram a estar disponíveis desde outubro do ano passado. A equipe de facilitação MSG tem trabalhado com várias pessoas voluntárias da comunidade, afiliados e grupos de usuários para ampliar o conhecimento sobre a Estratégia do Movimento e promover a transformação de ideias em projetos e propostas completos. Por meio desse esforço, estamos aprendendo muito sobre os desafios enfrentados pela comunidade para desenvolver propostas fortes e obter o apoio necessário não apenas para solicitar os fundos, mas também para participar plenamente nas discussões da Estratégia do Movimento.

Você tem uma ideia para um projeto no âmbito da estratégia do movimento? Você não tem certeza de como suas ideias se encaixam na Estratégia do Movimento e se essas ideias podem ser financiadas por meio dos subsídios de MS? Sinta-se à vontade para entrar em contato com a equipe de facilitação e pedir ajuda. Você também pode entrar em contato conosco em strategy2030(_AT_)wikimedia.org, se tiver alguma dúvida relacionada aos Subsídios de Implementação da Estratégia do Movimento, ou ideias para as quais gostaria de pedir o apoio.

O Comitê de Redação da Carta do Movimento está totalmente pronto agora!

Em outubro de 2021, cerca de 1.000 wikimedistas participaram de um processo de eleição e seleção para formar o Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC). O Comitê compõe-se de quinze integrantes e tem como objetivo a criação de um documento que definirá a futura governança do movimento Wikimedia. Após meses de trabalho árduo, o Comitê definiu os valores e métodos essenciais para seu trabalho e começou a esboçar o esquema da futura Carta do Movimento.

Durante seus primeiros cinco meses, o Comitê de Redação investiu uma quantidade significativa de tempo no estabelecimento de seus sistemas de trabalho. Por exemplo, o Comitê criou documentos para definir seus Princípios e processos de tomada de decisões internas, elaborou um plano de comunicação e atualizou o cronograma do processo de redação. O Comitê também Substituiu uma pessoa por motivos de saúde, definiu sua maneira de trabalhar com o Conselho de Administração e realizou a reformulação da sua página Meta-wiki.

Atualmente, o Comitê de Redação está discutindo a primeira versão do do esquema da Carta do Movimento. Para conhecer o esquema quando for publicado, e saber mais sobre o trabalho do Comitê, convidamos você a acompanhar as Atualizações do MCDC (publicadas regularmente no dia 10 de cada mês).

Novidades semanais da Estratégia de Movimento - Contribua e inscreva-se!

Se alguma vez você achou difícil encontrar o caminho entre as muitas páginas sobre a Estratégia do Movimento, ou teve que se esforçar para conseguir saber o que está acontecendo e como é possível participar, inscreva-se nas Novidades semanais da Estratégia do Movimento! Neste portal de fácil acesso no Meta-wiki, você encontrará notícias atualizadas sobre os vários projetos em andamento, próximos eventos e oportunidades de participação na Estratégia do Movimento.

O portal está conectado às várias páginas da Estratégia do Movimento no Meta-wiki (por exemplo, a página sobre Hubs), que são atualizadas automaticamente através do portal, sem duplicar traduções ou conteúdo. Se você tem um projeto em que está trabalhando, também pode compartilhá-lo!. A Equipe de Estratégia do Movimento e Governança convida todas as pessoas a compartilharem suas novidades por aqui. Não deixe de se inscrever para receber essas atualizações e acompanhe a página no Meta!

Diff Blogs

Aqui estão algumas publicações no Diff sobre a Estratégia do Movimento, governança do movimento e tópicos relacionados que podem ser do seu interesse.