Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Fontes/Ciclo 2/Resumo de 21 a 28 de maio

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Sources/Cycle 2/Summary May 21 to 28 and the translation is 100% complete.

Este é um breve resumo geral das páginas de Fonte no Meta sobre as discussões do Ciclo 2 entre 21 e 28 de maio. Os links aqui usados dependem do idioma e do código do projeto respectivo, e estão agrupados alfabeticamente. Por exemplo, a Wikipedia em árabe é Ar. Esta página contém o segundo resumo das páginas de fonte desde que iniciou-se a discussão do ciclo 2. O primeiro resumo pode ser encontrado neste link. Para dar uma ideia aproximada das atividades dos projetos e as locais em que as discussões estão se desenvolvendo, este texto indica quantas declarações de fonte estavam disponíveis e que, portanto, foram tomadas em conta ao momento de escrever. (3d a 4d), por exemplo, significa que um total de 4 declarações estavam disponíveis na respectiva página de fonte ao momento que se redigiu o resumo e que este resumo começou desde a declaração número 3.

Chaves de temas
  1. Comunidades saudáveis e inclusivas
  2. A era tecnológica
  3. Um movimento verdadeiramente global
  4. A fonte de conhecimento mais respeitada
  5. Se envolver no ecossistema do conhecimento

Comunidades saudáveis e inclusivas - A

  • Na discussão da Wikipédia em inglês (64d a 85d), os participantes enfatizaram que se seguirmos o tema A, seremos capazes de abarcar eficazmente e em tempo hábil muitos projetos (§EN84), mas um usuário comentou que nossa comunidade pode se manter saudável se criarmos wikis multilíngues e deixarmos de separar os projetos a cada idioma (§EN85). Um usuário propôs que devemos também pesquisar se permitir a edição aos usuários não registados ajuda ou danifica à comunidade e depois considerar usar dados para atuar conforme ao que faça este tema mais forte (§EN69). Também há alguns comentários gerais neste tema como que incivilidade é difícil de definir... e que é melhor que mantenhamos distância das áreas cinzas (§EN65), a diversidade demográfica em nome da diversidade é inútil (§EN66) e tirar prioridade ao pseudo-anonimidade em favor dos nomes reais associados às contas (§EN67).
  • Na discussão da Wikipédia em francês (5d a 39d) um usuário disse que se seguirmos o tema A, seremos só mais uma rede social (§FR5) apesar de que também comentou que qualquer ameaça à comunidade poderia pôr em perigo aos projetos (§FR6) e sugeriu humanizar nossos projetos reduzindo a automação e o impacto das máquinas (§FR7). Os participantes também sugeriram que o controle de strings MediaWiki deveriam ser manejado diretamente por um projeto da WMF em vez de ser uma ferramenta externa (§FR10).
  • Na Wikipédia em italiano (36d a 64d), em relação ao tema A, os participantes pensam que precisamos procurar proativamente a novos usuários com campanhas dirigidas, não a esmo (§IT62), e que quem vêm promover suas ideias sem referências deveria ser excluído (§IT43). Deveríamos também prestar atenção a nossos leitores (§IT50), apesar de que um participante pensa que este tema não é importante (§IT48).
  • Na Meta wiki (58d a 67d), os participantes pensam que este tema é importante (§Meta62) (§Meta63), e que podemos aprender, e depois procurar, bem mais sobre como estruturar discussões online de forma factual e educada em escala global se seguirmos este tema (§Meta60).
  • Na Wikipédia em polonês (15d) um usuário sugeriu que podemos mudar a atitude da comunidade mediante reuniões presenciais e treinamentos a novatos (§PL15).
  • Na Wikipédia em espanhol (18d a 30d) os participantes pensam que o tema A é importante (§ES24) e que um critério universal não negociável precisa ser estabelecido para reger os usuários (§ES26). No grupo de Telegram da comunidade em espanhol (8d a 24d) os usuários comentaram que deveria haver um comitê especializado que acolhesse as queixas sobre assédio e maltrato (§ES14), enquanto um usuário discordou com a criação desse comitê (§ES15).
  • Na Wikipédia em vietnamita (12d) os participantes pensam que o tema A é importante (§VI2) e seguindo este tema podemos ajudar ao mundo na busca de compartilhar o conhecimento livremente (§VI1).
  • Na discussão no Wikidata (34d a 43d) um usuário acha que devemos fazer um trabalho de cuidadoso para construir equipas saudáveis... e objetivos sem uma comunidade saudável é retórica vazia (§DATA34).

A era tecnológica - B

  • Na discussão da Wikipédia em inglês (64d a 85d) os usuários comentaram que dada a velocidade computacional e a inovação em inteligência artificial, um plano de 15 anos é impossível (§EN71), que devemos dar suporte adequado e atenção às relações públicas de projetos de inteligência artificial como ORES (§EN73) e sugeriram melhorar o desenho do site (§EN74).
  • Na discussão da Wikipédia em francês (5d a 39d) os usuários disseram que se nos desenvolvermos com transparência este tema pode permitir aos projetos Wikimedia e aos wikimedistas a evoluir e seguir sendo relevantes (§FR11); as ferramentas e modelos de melhora de nossas wikis podem ser reutilizáveis por outros usuários da internet (§FR12); este tema deve ser transversal aos outros (§FR14); este tema também assegura que o aspecto "aumentado" provoque um enorme consumo de eletricidade (§FR17).
  • Na Wikipédia em italiano (36d a 64d) os usuários não são contra inovação (§IT52) e a comunidade aprecia as inovações se permite a melhora do conteúdo (§IT51). Os projetos como Wikisource podem fazer uso de algum tipo de "cápsula do tempo" para alojar em alguma forma escondida o conteúdo que tem direitos de autor vigentes (§IT64).
  • Em Meta wiki (58d a 67d) os participantes pensam que devemos incrementar nossa interface de usuário, interações entre projetos e o conhecimento com habilidades que incluam ferramentas de comunicação (§Meta65) e não deveríamos reduzir os esforços em comunicações humanas (§Meta66).
  • Na discussão em Wikidata (34d to 43d) os usuários comentaram que se seguirmos o tema B, seremos líderes no desenvolvimento das tecnologias que definirão esta nova era (§DATA35), seremos um obstáculo para aqueles que se dedicam a propagar desinformação, propagandas e notícias falsas (§DATA36) e nossa base enciclopédica deve se estender em forma radical às wikis que não são em inglês (§DATA39). Um participante pensa que este tema pode funcionar se Wikidata superar as questões linguísticas (§DATA41).

Um movimento verdadeiramente global - C

  • Na discussão da Wikipédia em francês (5d a 39d) os participantes discutiram que se seguirmos o tema C estaremos muito melhor posicionados no terceiro mundo (§FR21) e que precisamos ensinar às ONG como acessar e usar nossos recursos (§FR22). Também podemos ampliar a disseminação do conhecimento em regiões de baixo conhecimento (§FR32).
  • Na esplanada da Wikipédia em hebraico (14d) os participantes enfatizaram que devemos pensar sobre como podemos estender e expandir a Wikipédia para incluir a diversidade de opiniões e informação, e preservar a cultura local em cada idioma (§HE5).
  • Na Wikipédia em italiano (36d a 64d) os participantes sugeriram que poderíamos habilitar um formulário de avaliação dos artigos (§IT55) e que precisamos de boas estatísticas sobre os leitores (§IT61).
  • Na Wikipédia em espanhol (18d a 30d) os participantes comentaram que para ser realmente globais, devemos combater o localismo (§ES27) e que se seguirmos este tema o impacto seria a redução dos vácuos de conhecimento (§ES28). No grupo de Telegram da comunidade em espanhol (8d a 24d) os usuários comentaram que devemos ter, como movimento, um papel de preservação das línguas minoritárias, e que deveríamos designar embaixadores idiomáticos para conseguir representatividade a nível organizacional (§ES13).

A fonte de conhecimento mais respeitada - D

  • Na discussão de Wikipédia em inglês (64d a 85d) os participantes sugeriram que os controles mais estritos eram necessários de maneira urgente para manter a qualidade e padrões de nossos conteúdos (§EN76), e que também devemos implementar uma verificação de identidade opcional para usuários, de modo a assegurar a responsabilidade da conta (§EN78).
  • Na esplanada da Wikipédia em hebraico (14d) os participantes sugeriram que Wikipédia deve preservar o conhecimento e se assegurar que o conhecimento seja confiável (§HE6) e que há uma necessidade de mecanismos amigáveis e automáticos para as citações padronizadas em bancos de dados científicos (§HE10).
  • Na Wikipédia em italiano (36d a 64d) os usuários sugeriram que precisamos cooperar com as instituições de pesquisa e educacionais para verificar o conteúdo e deveríamos cooperar com escolas (§IT39) e universidades para desenvolver pensamento crítico nos leitores (§IT41).
  • Na Wikipedia em espanhol (18d a 30d) os participantes pensavam que é fundamental para Wikipédia ser a fonte mais respeitada de conhecimento (§ES23) e que é necessário maior controle sobre os conteúdos para melhorar a confiabilidade e a credibilidade (§ES22).
  • Na Wikipédia em vietnamita (12d) um usuário pensa que este tema é o segundo mais importante, só antecedido pela saúde da comunidade (§VI6).

Se envolver no ecossistema do conhecimento - E

  • Na discussão de Wikipédia em inglês (64d a 85d) os participantes pensam que devemos dirigir recursos às nações em desenvolvimento (§EN80), focar nas organizações sem fins de lucrativos pequenas (§EN81) e criar parceiros fora de nossa base de usuários (§EN82).
  • Na discussão da Wikipédia em francês (5d a 39d) os participantes pensavam que deveríamos envolver a especialistas para melhorar a verificabilidade do conteúdo (§FR34), parar a comparação de humanos contra máquinas (§FR37) e que se queremos incluir a Wikimedia no ecossistema mais amplo do conhecimento, devemos prover informação confiável e trazer atores institucionais para demonstrar legitimação (§FR39).
  • Na Wikipédia em italiano (36d a 64d) um usuário comentou que o tema E é mais importante que o tema A (§IT46). Os projetos da Wikipédia tem um papel na educação (§IT47).
  • Na Wikipédia em espanhol (18d a 30d) os participantes da discussão coincidiram em que este tema terá um grande impacto (§ES18) e que este assunto tem uma importância enorme (§ES19).

Ver também