Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Perguntas frequentes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Frequently asked questions and the translation is 98% complete.

Fundamentos

O que é o Processo da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030?

Quando a Wikipédia fez 15 anos em 2016, nós, como movimento, começamos a pensar nos próximos 15 anos e no que desejamos construir ou alcançar até 2030. Como usuários de Wikimedia, queríamos fazer isso do nosso jeito e da forma mais colaborativa possível. Por isso, o processo participativo e adaptativo se materializou para definir como a Wikimedia será em 2030, e como queremos que os nossos projetos e comunidades, e o ecossistema de conhecimento livre, evoluam.

O Processo da Estratégia de Movimento “Wikimedia 2030” começou em 2017. Em termos gerais, é composto por três fases: desenvolvimento de uma direção estratégica para orientar o nosso Movimento no futuro, criação de recomendações de mudanças estruturais e sistêmicas, e implementação dessas recomendações em todo o Movimento.

Qual é o objetivo da Estratégia do Movimento?

O nosso Movimento cresceu nos últimos dezenove anos de maneiras orgânicas e distribuídas: independente, mas totalmente entrelaçado. Foi construído sobre o valor coletivo do compartilhamento de conhecimento livre. No entanto, o nosso crescimento e a nossa distribuição também apresentaram desafios de alinhamento e de coordenação das formas como fazemos as coisas.

O objetivo da Estratégia do Movimento é oferecer uma base comum para que as comunidades do Movimento, as organizações, os grupos e afiliados coordenem melhor as atividades, trabalhem em direção às metas compartilhadas e cresçam de forma sustentável e inclusiva. Ao criarmos e fortalecermos estruturas organizacionais, canais de comunicação e ferramentas de colaboração, avançaremos rumo a um Movimento mais coeso, com comunidades que confiem umas nas outras e cooperem com todo o seu potencial. Isso nos permitirá enfrentar desafios complexos e aproveitar melhor as oportunidades, agora e no futuro.

Quais são as três fases da Estratégia do Movimento?

Fase I, 2017 - desenvolvimento de uma direção estratégica: O primeiro objetivo era desenvolver uma direção coesa para orientar o movimento a partir de então. Discussões comunitárias globais foram coordenadas por uma equipe de estratégia principal e criadas com o apoio de um Comitê de direção do processo comunitário. Isso nos levou a cocriar a direção estratégica do Movimento: Até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe da nossa visão poderá se juntar a nós. A direção estratégica é impulsionada por dois objetivos: Conhecimento como serviço e equidade de conhecimento.

Fase II, 2018 a 2020 - criação de recomendações de mudanças nas estruturas do Movimento: Durante um período de dois anos, as pessoas de todo o Movimento colaboraram em um processo estratégico radicalmente aberto e participativo para debater como melhorar as nossas estruturas, de modo a nos permitir avançar rumo à direção estratégica. O resultado foi um conjunto de recomendações e princípios subjacentes que propõem mudanças estruturais e sistêmicas que nos permitirão criar o futuro do nosso Movimento juntos.

Fase III, a partir de meados de 2020 – implementação das recomendações: O plano de implementação detalhado será desenvolvido em conjunto à medida que começamos a mudar para a fase de implementação da Estratégia de Movimento. Haverá espaço para experimentação e prototipagem, e cada etapa será monitorada e avaliada cuidadosamente. Essa abordagem permitirá que o Movimento revise e repita as etapas, e implemente as recomendações de forma contextual.

Participantes do Processo da Estratégia do Movimento 2018 a 2020

Quem criou as recomendações?

Essa estrutura foi desenvolvida por quase 100 usuários de Wikimedia de todo o mundo, dentre os quais, voluntários, funcionários e membros do conselho de administração de afiliados e da Fundação Wikimedia, e representantes de organizações aliadas. Eles formaram nove grupos de trabalho temáticos, cada um deles pesquisando, debatendo e elaborando ideias online e em reuniões presenciais. O relatório do processo de candidatura para os grupos de trabalho descreve como os membros do grupo de trabalho foram selecionados.

Estas são as nove áreas temáticas que os grupos de trabalho estão pesquisando e para as quais estão desenvolvendo recomendações: Defesa, Desenvolvimento de capacidade(s), Saúde comunitária, Diversidade, Produto e tecnologia, Parcerias, Alocação de recursos, Fluxos de receita e Funções e responsabilidades.

Muito mais pessoas de comunidades online e de projetos, afiliados e da Fundação Wikimedia compartilharam feedback, enriqueceram as discussões e contribuíram virtualmente e em vários eventos presenciais. Isso incluiu (entre outros) colaboradores da Wikipédia, Wikimedia Commons, Wikidata, Wikibooks, Wikiversity, Wikisource e Wiktionary em vários idiomas; Grupos de usuários no Marrocos, na Argélia, na Tunísia, o Levante, no Irã; na comunidade ESEAP; a comunidade CEE; participantes do edit-a-thon Arte+Feminismo; Grupo de usuárias WikiWomen (Wikimulheres); os capítulos e Grupos de usuários que são membros do WikiFranca, inclusive do Wikimedia Costa do Marfim, Wikimedia França, usuários de Wikimedia do Grupo de usuários da República Democrática do Congo, Grupo de usuários da Comunidade Wikimedia da Guiné Conacri, entre outros; e afiliados, como a Wikimedia Argentina, Wikimedia Polônia, Wikimedia Ucrânia, Wikimedia México, Wikimedia Venezuela, Wikimedia Espanha, Wikimedia Alemanha e Wikimedia Colômbia. As percepções compartilhadas foram usadas para ajudar a elaborar e refinar as recomendações.

Como as comunidades participaram da criação das recomendações?

A comunidade participou enriquecendo o conteúdo da Estratégia do Movimento com perspectivas diversas e ajudando a assegurar que o desenvolvimento das recomendações tivesse um bom embasamento. As contribuições foram feitas principalmente durante as conversas comunitárias da Estratégia do Movimento, que foram discussões abrangentes com voluntários, afiliados e outras partes interessadas em todo o Movimento Wikimedia sobre o nosso futuro compartilhado. Elas foram realizadas em formatos online e offline.

Em 2019, foram realizadas conversas comunitárias abertas e facilitadas sobre o escopo inicial e, posteriormente, sobre as recomendações preliminares, de março a setembro. Além disso, salões de estratégia (reuniões presenciais conduzidas por grupos afiliados com seus respectivos membros da comunidade e alguns parceiros externos) foram realizados de junho a setembro de 2019, em 29 países. Em 2020, conversas comunitárias abertas e facilitadas sobre a terceira versão das Recomendações da Estratégia de Movimento foram realizadas de 20 de janeiro a 21 de fevereiro.

Quem mais participou da fase II da Estratégia do Movimento (2018 a 2020)?

Os Contatos de Estratégia também apoiaram o desenvolvimento da Estratégia do Movimento. Eles agiram como ponte entre suas respectivas organizações ou grupos, ou comunidades linguísticas, e o processo. O objetivo era ajudar a garantir que a organização, grupo ou comunidade linguística compreendesse o processo estratégico e tivesse oportunidades valiosas para discutir e compartilhar as mudanças que gostariam de ver nas estruturas do nosso movimento.

Os grupos de trabalho e o processo geral receberam o apoio da equipe de estratégia principal, que orientou todos os envolvidos e assegurou que o processo fosse relevante, colaborativo, aberto e concentrado em resultados.

Qual foi o papel da Fundação Wikimedia, dos afiliados e das organizações na Estratégia do Movimento?

A Estratégia do Movimento é um processo liderado por funcionários e voluntários de todo o movimento Wikimedia. Esse é um processo iniciado pela Fundação Wikimedia que busca a ampla participação e colaboração de afiliados e da comunidade em uma escala global. A Fundação Wikimedia financia o processo e o Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia orienta o processo. Cada grupo de trabalho apresentou um membro do Conselho e um ou dois funcionários. As recomendações foram criadas e apresentadas por membros do Movimento em colaboração, e a equipe principal foi composta de funcionários de dentro e de fora da Fundação Wikimedia.

As organizações, os grupos e os afiliados foram incentivados a discutir a estratégia com os membros da sua própria diretoria, equipe e comunidade. Eles foram convidados a nomear contatos de estratégia, que atuaram como ponto de contato da Estratégia de Movimento. Os contatos facilitaram um diálogo bidirecional que trouxe a perspectiva e o contexto das organizações, dos grupos e de afiliados nessas discussões globais. Os afiliados também realizaram reuniões e eventos relacionados à estratégia com as respectivas comunidades locais para discutir as recomendações e coletar feedback para uso na revisão e no refinamento do conteúdo.

Recomendações

Qual é a finalidade das recomendações da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030?

A finalidade das recomendações da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 e dos seus princípios subjacentes é propor mudanças estruturais e sistêmicas na forma como fazemos as coisas como Movimento, para que possamos avançar na nossa direção estratégica.

A Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 foi desenvolvida por meio de um processo amplo, exclusivo e participativo. Ela reflete a nossa posição como movimento e aonde vamos a seguir. As recomendações são recomendações do Movimento: Membros do Movimento de todo o mundo (de colaboradores online individuais a afiliados, a Fundação Wikimedia e nossos parceiros) lideraram ou participaram de vários aspectos de sua criação. Compartilharam ideias, redigiram as recomendações, analisaram o trabalho contínuo, realizaram discussões sobre estratégia virtual e presencial, forneceram feedback e sugeriram melhorias.

As recomendações são um guia para a mudança e serão usadas para embasar as futuras etapas em uma fase de implementação distribuída e colaborativa. Os princípios orientarão e fundamentarão a implementação de todo o Movimento.

Quais foram as etapas de criação das recomendações?

2018: Nove áreas temáticas foram identificadas na Conferência Wikimedia em Berlim, Alemanha, como prioridades para mudanças estruturais e sistêmicas necessárias para avançarmos rumo à direção estratégica, e aos pilares da equidade de conhecimento e do conhecimento como serviço. Cerca de 100 usuários de Wikimedia foram distribuídos em nove grupos de trabalho em junho, cada um se concentrando em uma área temática. Tempo e atenção foram dedicados a equilibrar a representação e diversidade nos grupos de trabalho, e a estabelecer ambientes e procedimentos de trabalho colaborativos. O trabalho começou no final do ano.

Março a agosto de 2019: Com base no escopo inicial, conversas e pesquisas, os grupos de trabalho desenvolveram o primeiro esboço das recomendações, que foi apresentado ao Movimento antes da Wikimania 2019. Também foram realizadas conversas amplas para identificação das necessidades e prioridades dos grupos afiliados e das comunidades online.

Setembro a outubro de 2019: Com base no feedback online e em discussões presenciais, os grupos de trabalho desenvolveram a segunda iteração das recomendações, totalizando 89. Os nove grupos de trabalho foram dissolvidos no início de novembro.

Dezembro de 2019: Uma pequena equipe de redatores (composta por ex-membros de grupo de trabalho) consolidou as 89 recomendações em um conjunto de 13, identificando funções sobrepostas. A equipe também desenvolveu 13 princípios para orientar a Estratégia de Movimento.

Janeiro a fevereiro de 2020: O documento preliminar da Estratégia de Movimento foi publicado no final de janeiro. Uma conversa aberta com as partes interessadas do Movimento ocorreu de janeiro a fevereiro de 2020, para ajudar a refinar e finalizar as recomendações.

Março de 2020: O extenso feedback foi integrado às recomendações em uma reunião presencial final.

Abril de 2020: O Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia analisou as recomendações mais uma vez, após a análise anterior realizada em fevereiro, e solicitou algumas revisões finais. Após discussões, as revisões foram integradas e as recomendações finalizadas.

Maio de 2020: A Estratégia de Movimento Wikimedia 2030 foi compartilhada com o Movimento para iniciar conversas para a transição para a implementação. Ela contém 10 recomendações e 10 princípios subjacentes, e apresenta um guia para a mudança de como vamos construir colaborativamente o futuro do nosso Movimento.

Para obter uma lista completa das etapas que ocorreram, visite a Página do cronograma.

Como o feedback da comunidade foi incorporado às recomendações?

O feedback da comunidade foi avaliado e, conforme o caso, integrado continuamente às recomendações. Esse processo começou assim que as recomendações preliminares foram publicadas no início de agosto de 2019. Os grupos de trabalho reuniram o feedback inicial recebido durante as discussões comunitárias e a Wikimania em agosto, e o utilizaram para refinar as recomendações.

Com relação às conversas comunitárias de 2019, a equipe principal e os contatos de estratégia comunitária apresentaram relatórios mensais que resumiram as contribuições recebidas da comunidade. Uma visão geral e os relatórios dos salões estratégicos estão disponíveis aqui. Um breve relatório resumido fornecendo uma visão geral da contribuição da comunidade nas discussões em 2020 foi publicado no início de março de 2020. A equipe de Gestão de informações e conhecimento e os contatos de estratégia comunitária trabalharam com os grupos de trabalho e de escrita para assegurar que as contribuições fossem disponibilizadas e pudessem ser integradas conforme o caso.

Quais são as próximas etapas após a publicação das recomendações finais?

As discussões sobre a implementação começarão a ocorrer após a publicação das recomendações. A implementação das recomendações não começará imediatamente porque o Movimento precisará primeiro planejar, de forma colaborativa, como a implementação ocorrerá, para assegurar que isso seja feito da maneira mais eficaz e inclusiva possível.

Consulte a pergunta “Como fazemos a transição da finalização das recomendações para a implementação?” para obter mais detalhes.

O mandato da equipe principal termina no final de junho e não inclui planejamento ou execução da fase de implementação. O chefe de gabinete da Fundação Wikimedia, Ryan Merkley, está assumindo o projeto e o planejamento a partir dessa fase.

O que as recomendações significam para as partes interessadas do Movimento?

As recomendações são um guia para a mudança e são propositalmente genéricas para que o Movimento tenha flexibilidade para aplicá-las da maneira que fizer sentido no contexto local. A nível local, a implementação das recomendações poderá ter sentidos diferentes em regiões diferentes e com relação a projetos diferentes, e cada recomendação poderá precisar ser contextualizada de acordo com o ambiente e as necessidades das partes interessadas.

Algumas iniciativas orientadas pelas recomendações podem exigir que os membros do Movimento as cumpram, mas essas iniciativas precisariam de consultas comunitárias adicionais antes de serem implementadas. Para isso, imaginamos vários métodos para realização de consultas amplas, realização de pesquisas ou obtenção de aprovação sobre aspectos específicos do Movimento à medida que avançamos para a implementação.

Implementação

Como fazemos a transição da finalização das recomendações para a implementação?

Após a publicação da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 em maio de 2020, o processo começou a fazer a transição para a fase de implementação. As discussões sobre a implementação foram originalmente planejadas para começar na Cúpula Wikimedia 2020. Devido à crise global da saúde no início de 2020, infelizmente isso não é possível.

Consequentemente, uma série de eventos virtuais será realizada. Esses eventos estão sendo elaborados juntamente com os representantes do Movimento para discutir e aprofundar a compreensão das recomendações e, posteriormente, planejar a implementação das recomendações. O objetivo da transição é produzir um plano de um ano para a implementação, que identifique quais iniciativas precisam ser realizadas primeiro, em que sequência, e com quais recursos e suporte.

Como a implementação acontecerá?

O plano de como as recomendações serão implementadas será desenvolvido durante os eventos de transição virtual (veja acima). A elaboração da implementação será um processo colaborativo e envolverá uma ampla gama de participantes para permitir que assumam a responsabilidade pela implementação em seu próprio contexto e para assegurar que as medidas tenham impacto e sejam aplicáveis.

Como as decisões sobre a implementação das recomendações serão tomadas?

As recomendações influenciarão o movimento em vários níveis (global, regional e local). Isso significa que as discussões sobre a implementação precisarão envolver uma ampla gama de perspectivas para que sejam tomadas decisões embasadas. Como resultado, decisões concretas em torno da implementação serão tomadas durante a fase de implementação e ocorrerão no contexto, uma vez que uma abordagem possa não se encaixar em todos os casos.

Observe que o mandato da equipe principal termina no final de junho e não inclui planejamento ou execução da fase de implementação. O chefe de gabinete da Fundação Wikimedia, Ryan Merkley, está assumindo o projeto e o planejamento a partir dessa fase.

Observação: Os grupos de trabalho e o grupo de escrita não são os órgãos de tomada de decisão. Sempre que possível, eles têm articulado nas recomendações de suas ideias quanto a como a tomada de decisões deve acontecer.

Diversos

A estratégia da marca da Fundação Wikimedia parece estar estreitamente associada à Estratégia do Movimento, mas as duas são separadas. Por que isso?

Durante as discussões do Novas Vozes da Fase I do processo de Estratégia do Movimento, cogitou-se que “Wikimedia” nem sempre é uma marca amplamente reconhecida. A equipe de comunicações conseguiu levar essa discussão adiante mais rapidamente do que conseguimos progredir nas discussões sobre a Estratégia do Movimento. É assim que os dois processos são separados. À medida que a Estratégia do Movimento foi crescendo e englobando várias discussões, esses dois processos permaneceram distintos um do outro.