Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Perguntas frequentes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Frequently asked questions and the translation is 100% complete.

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎中文 • ‎日本語
Quer ajudar a traduzir? Traduza as mensagens que faltam.

Contents

Informações básicas

O que é Wikimedia 2030?

Quando a Wikipedia fez 15 anos em 2016, nós, como movimento, começamos a pensar sobre o futuro e o que desejamos construir ou alcançar até 2030. Por isso, um processo participativo e adaptável ganhou vida para definir como a Wikimedia será em 2030, e como queremos que os nossos projetos, as nossas comunidades e o ecossistema de conhecimento livre evoluam.

O Processo de estratégia do movimento “Wikimedia 2030” começou em 2017. O primeiro objetivo era criar uma estrutura para o processo e desenvolver uma direção coesa para orientar o movimento a partir de então. Discussões comunitárias globais foram coordenadas por uma equipe de estratégia principal e um Comitê de direção do processo comunitário para criar esta visão compartilhada para o futuro. Em outubro de 2017, a direção estratégica do movimento foi finalizada e endossada: até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá se juntar a nós. A direção estratégica é impulsionada por dois objetivos: Conhecimento como serviço e equidade de conhecimento. Agora, no processo contínuo, estamos explorando nosso caminho para chegar lá.

O que é o Processo de estratégia do movimento 2018-20?

O processo de estratégia do movimento “Wikimedia 2030” reúne membros do nosso movimento para definir como melhor apoiar a nossa direção estratégica. Para fazer isso, estamos avaliando a fase atual do movimento e onde os desafios se encontram, para que possamos identificar e aproveitar oportunidades que apoiem a nossa direção estratégica e desenvolver recomendações de mudança nas estruturas do movimento. Como parte disso, as discussões e análises ocorrerão em um nível global para desenvolver um plano de mudança que:

  • seja construído com base na sustentabilidade, inclusividade e diversidade
  • assegure que o movimento aproveitará ao máximo todas as oportunidades possíveis
  • aponte os desafios existentes e possíveis e as melhores práticas para superá-los
  • identifique os instrumentos, métodos, recursos e mudanças estruturais necessários para assegurar a implementação eficaz das mudanças recomendadas

O que envolve o Processo de estratégia do movimento?

Nossa meta é grande: tornar-se a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre até 2030 requer uma análise profunda da atual situação e ideias ousadas para progredir na nossa direção estratégica. Como podemos adaptar as nossas estruturas para assegurar que o nosso movimento esteja pronto para o futuro? Quais são as maiores oportunidades que poderiam impulsionar essa evolução? Isso é o que inspira o trabalho do Processo de estratégia do movimento.

Em linhas gerais, o Processo de estratégia do movimento consiste em: analisar a situação atual do nosso movimento, desenvolver recomendações para mudança e implementar essas recomendações.

O processo em si gira em torno do trabalho de nove grupos de trabalho, cada um focado em um tópico específico essencial na estrutura do movimento. Os grupos facilitam a discussão, pesquisa e análise do seu tópico para ajudar o movimento a responder perguntas importantes.

O foco inicial é definir um escopo de consulta, também conhecido como “conjunto de perguntas orientadoras”, que atuará como uma estrutura para identificar as mudanças necessárias no nível estrutural do movimento. As respostas que o escopo fornece serão usadas para decidir quais mudanças implementar e como avançar.

A comunidade mais ampla, os especialistas e as principais partes interessadas serão reunidos em pontos específicos para manter as discussões bem informadas e enriquecidas com perspectivas diversificadas.

Os grupos de trabalho e o processo geral são apoiados por uma equipe de estratégia principal que oferece orientação para todos os envolvidos e assegura que o processo seja relevante, colaborativo, aberto e focado em resultados.

Quais são os resultados desejados do Processo de estratégia do movimento?

O objetivo é desenvolver recomendações concretas para como podemos evoluir e desenvolver estruturalmente em áreas temáticas definidas para avançar na nossa direção estratégica.

Contribuições regulares de comunidades, partes interessadas do movimento, grupos organizados e especialistas ajudarão a assegurar que as recomendações sejam acionáveis, que tenham amplo apoio e que os aspectos e as implicações legais, financeiros e estruturais significativos tenham sido considerados.

Qual é o cronograma do Processo de estratégia do movimento?

O Processo de estratégia do movimento foi iniciado em 2017. O desenvolvimento do escopo ocorreu de julho de 2018 a março de 2019, e um primeiro esboço de recomendações para mudança está previsto para ser apresentado em agosto de 2019. A implementação das mudanças provavelmente começará no final de 2019 e, até meados de 2020, esperamos começar a estar vendo os seus primeiros resultados.

Você pode encontrar mais informações sobre o cronograma na página da Linha do Tempo.

Grupos de Trabalho

Qual é o papel dos grupos de trabalho?

Grupos de trabalho são o coração e a alma do Processo de estratégia do movimento e conduzem as discussões sobre a reforma estrutural ao longo do movimento. Mais de 90 membros da comunidade global Wikimedia se formaram em nove grupos de trabalho, cada um analisando uma área temática específica dentro do movimento. Os resultados das análises desses grupos formarão a base para o desenvolvimento de recomendações para a mudança estrutural.

Os grupos de trabalho desempenham três funções importantes:

  1. Identificação e monitoramento de tendências em sua respectiva área temática e avaliação da sua relevância e do seu impacto no movimento Wikimedia.
  2. Desenvolvimento de recomendações estruturais para o movimento em geral e para diversas partes interessadas (afiliadas, WMF, comunidades e aliados) em particular.
  3. Trabalho em estreita colaboração com uma variedade de membros da comunidade durante todo o processo em um esforço para desenvolver recomendações e planos de implementação inclusivos para essas recomendações.

As nove áreas temáticas que os grupos de trabalho estão pesquisando e para as quais estão desenvolvendo recomendações são: Defesa, Desenvolvimento de capacidades, Saúde da comunidade, Diversidade, Parcerias, Produto e tecnologia, Alocação de recursos, Fluxos de receita e Funções e responsabilidades.

Onde posso acessar o trabalho dos grupos de trabalho?

As perguntas orientadoras do escopo, as recomendações finais, a análise e as deliberações durante o processo, as pesquisas e os estudos de caso, os materiais de leitura e os relatórios de grupo de trabalho serão documentados no Meta, disponível para análise e discussão.

As atas das reuniões, decisões tomadas e as ações serão publicadas com o consentimento dos membros do grupo de trabalho na página Meta de cada grupo.

Com que frequência os grupos de trabalho se reúnem?

A frequência das reuniões varia de grupo para grupo, pois os grupos de trabalho determinam sua própria programação. Os grupos dependem de um fluxo de trabalho assíncrono, permitindo que se reúnam on-line, colaborem e gerenciem documentos e cargas de trabalho em comum remotamente. Cada membro do grupo de trabalho comprometeu-se em investir cinco horas por semana.

Como os membros dos grupos de trabalho foram selecionados?

Cada grupo de trabalho é composto por cerca de 8 a 15 pessoas e apresenta uma mistura de voluntários, funcionários da Wikimedia e membros do Conselho de diferentes formações e regiões. Em meados de 2018, um convite à apresentação de candidaturas foi publicado na comunidade Wikimedia para participação nos grupos de trabalho. Um total de 172 candidaturas foram avaliadas pela equipe central e uma lista resumida foi criada para o Comitê diretor. O Comitê diretor – montado pela equipe principal de membros do movimento mais amplo que participaram da Fase I do Processo de Estratégia do Movimento – finalizou a seleção dos membros do grupo de trabalho.

Para obter mais detalhes e análise dos aplicações gerais, consulte o Relatório do processo de inscrição aqui.

O prazo de inscrição ainda está aberto e estamos procurando novos associados que possam trazer perspectivas e conhecimentos adicionais durante todo o processo.

Qual é a composição proporcional dos grupos de trabalho em termos do número de voluntários, funcionários e membros do Conselho?

A composição aproximada da estrutura de associação do grupo de trabalho é a seguinte: 30% voluntários, 40% funcionários, 30% membros do Conselho.

A distribuição das categorias de candidatos foi relativamente equiparada entre funcionários, membros da diretoria e voluntários. Ao formar os grupos de trabalho, outros fatores foram considerados além das funções dos candidatos, como conhecimento, geografia e também identidade de gênero, para assegurar uma composição diversificada e bem equilibrada do grupo e nos ajudar a alcançar o equilíbrio certo na associação do grupo.

Você considerou pagar os voluntários para contribuírem com os grupos de trabalho?

Pedidos de pagamento dos voluntários por suas contribuições aos grupos de trabalho foram encaminhadas à equipe central. De acordo com o modelo geral de contribuição voluntária da Wikimedia, os voluntários não receberão pagamento pelas suas contribuições nos grupos de trabalho.

O que é o Grupo de coordenação?

Para facilitar um fluxo suave de informações entre os diferentes grupos de trabalho, foi criado um Grupo coordenador, apresentando representantes selecionados (chamados “coordenadores”) de cada grupo de trabalho. O Grupo de coordenação reúne-se mensalmente com a equipe central para compartilhar experiências e discutir novas informações e alterações relevantes para todos os grupos de trabalho. Você pode encontrar mais informações sobre o Grupo de coordenação aqui.

Como a implementação das recomendações do GT funciona? Quem tomará as decisões sobre as recomendações do grupo de trabalho e quando?

Isso dependerá significativamente das recomendações que surgirem desse processo e provavelmente variará de recomendação à recomendação. As recomendações influenciarão o movimento em vários níveis (global, regional e local), o que também implicará diferentes abordagens em relação à tomada de decisão. Como os próprios grupos de trabalho não são órgãos de tomada de decisão, uma de suas prioridades será apresentar ideias para a forma como tomaremos decisões sobre as recomendações como um movimento.

O Conselho de Curadores da Wikimedia também está ativo nos grupos de trabalho (há um membro do Conselho em cada grupo). Ele também tem o compromisso de auxiliar o processo de tomada de decisão e, quando necessário, a implementação das recomendações. Especificamente, o Conselho de Curadores:

  • resolverá assuntos difíceis, conforme necessário, e aderirá às decisões tomadas
  • delegará a aprovação de recomendações a um mecanismo comunitário responsável sempre que possível (como endosso ou consenso)
  • tomará decisões quando não houver outro mecanismo para tomar as decisões, aceitará recomendações consistentes com os valores do movimento, a direção estratégica, a lei e outras exigências de conformidade
  • decidirá a respeito de recursos, orçamentos e capacidades para a implementação das recomendações aprovadas

Leia mais sobre a função do Conselho de Curadores no Processo de estratégia do movimento aqui.

Participantes

Como posso participar?

Há muitas oportunidades de participação no Processo de estratégia do movimento. Veja a seção "Conversas da Comunidade" abaixo.

Quando e como as comunidades podem participar do Processo de estratégia do movimento?

As sugestões de ideias e perspectivas de toda a comunidade Wikimedia formam um elemento essencial do Processo de estratégia do movimento. Os membros da comunidade podem participar de várias maneiras:

Participe das nossas Conversas Comunitárias: Durante as nossas Conversas Comunitárias, os membros da comunidade podem fornecer informações diretas sobre aspectos específicos do Processo de estratégia do movimento através de vários formatos. As conversas comunitárias estão sendo realizadas entre abril e outubro de 2019.

Membros de várias comunidades de idiomas também atuarão como Contatos de Estratégia da Comunidade, gerenciando o fluxo de informações entre a comunidade de seu idioma e o Processo de estratégia do movimento. Além disso, os materiais também serão traduzidos em um conjunto de idiomas (mais de 20), e trabalharemos com membros da comunidade para iniciar e liderar conversas aqui também. Você pode se conectar com eles para se manter atualizado sobre as notícias e também compartilhar as suas ideias sobre o processo.

Você tem outras ideias sobre formas de participação no Processo de estratégia do movimento? Entre em contato com a equipe principal!

Qual é o papel dos grupos organizados (afiliadas, Fundação Wikimedia, parceiros do movimento, comitês) no Processo de estratégia do movimento?

Os grupos organizados são incentivados a participar ativamente do Processo de estratégia do movimento. Eles foram convidados a nomear contatos de estratégia que serão o ponto de contato entre os grupos organizados e o Processo de estratégia do movimento. Os contatos facilitarão um diálogo bidirecional que traz a perspectiva e o contexto dos grupos organizados nessas discussões globais.

Conversas da Comunidade

Quem participa das Conversas da Comunidade?

O propósito das Conversas da Comunidade é para que todos tenham uma voz no modelamento do futuro da Wikimedia. Com isso em mente, as Conversas da Comunidade são para todos os membros da comunidade da Wikimedia. Nós acolhemos editores, leitores, afiliados ou qualquer um que use seu tempo no amplo ecossistema do conhecimento livre. Nós também encorajamos parceiros externos e outros grupos interessados em compartilhar comentários naquilo em que estiverem interessados. Em resumo, essa é uma oportunidade para a comunidade em geral desempenhar um papel central em determinar quais mudanças estruturais serão tomadas em nosso movimento.

Qual a diferença entre “discussões abertas” e “salões estratégicos”?

Discussões abertas são um período de ampla consulta em que grupos organizados do nosso movimento e membros das nossas várias comunidades de idiomas (em outras palavras, qualquer um ativo em um projeto da Wikimedia, em rede ou sem acesso a internet, em qualquer língua) podem enriquecer as conversas com suas perspectivas sobre quais estruturas e sistemas eles gostariam de ver modificadas ou preservadas no desenvolvimento dos próximos 15 anos do nosso movimento. Durante esse período, nós o encorajamos a compartilhar ideias sobre todos os temas dos grupos de trabalho ou áreas de interesse em que se sentir confortável.

Muitos grupos e comunidades organizados também usarão esse período como uma oportunidade de ampliar a conscientização sobre o processo estratégico do movimento e ajudar as pessoas a compreenderem a importância de compartilhar suas perspectivas. Para atender a essas duas finalidades, as conversas abertas ocorrerão em diversos formatos, por exemplo, on-wiki, canais de mídia social, teleconferências e, ocasionalmente, pessoalmente. A maioria dos eventos e conversas de discussão aberta resultará em anotações coletadas pelo organizador e compartilhadas de volta com a equipe central para que possam ser resumidas juntas e enviadas aos grupos de trabalho.

Salões de estratégia serão formados a partir do nosso trabalho nas discussões abertas, permitindo que grupos organizados e algumas comunidades regionais da Wikimedia tenham a oportunidade de se reunir pessoalmente e ter discussões mais concentradas num total de um a três temas de grupo de trabalho. A maioria dos salões de estratégia terá de 2 a 5 horas de reuniões realizadas por grupos afiliados com seus membros da comunidade e alguns parceiros externos. Em alguns casos, alguns grupos regionais realizarão eventos de 1 a 3 dias trazendo membros da comunidade de uma região geográfica mais ampla que, de outra forma, talvez não teria a oportunidade de discutir a estratégia do movimento juntos. Mais informações serão divulgadas sobre a estrutura dos salões de estratégia e sobre como se inscrever para financiamento no início de maio.

Como as conversas comunitárias alimentarão os grupos de trabalho?

As conversas comunitárias serão inteiramente monitoradas. Mensalmente, a Equipe Central criará documentos resumidos das notas compartilhadas pelos representantes dos afiliados e pelos Contatos de Estratégia e os apresentará aos grupos de trabalho. A partir daí, os grupos de trabalho analisarão e considerarão as novas contribuições para elaborar recomendações para serem compartilhadas com o público. Se os grupos de trabalho tiverem perguntas adicionais às comunidades, eles entrarão em contato para esclarecer dúvidas e solicitar informações específicas para entender bem o contexto local. O objetivo das conversas comunitárias é enriquecer as discussões e informar as recomendações sobre as necessidades e os contextos locais.

Quando a pesquisa vai ser lançada e para que será usada?

Até meados de maio, haverá uma breve pesquisa para permitir que os participantes envolvam-se em discussões estratégicas anonimamente e como indivíduos. Um resumo dos resultados será integrado no desenvolvimento das recomendações. A pesquisa será traduzida para vários idiomas. Na pesquisa, a pessoa poderá escolher um tema que achar mais interessante e terá aproximadamente 3 perguntas por área temática. A pesquisa poderá ser respondida várias vezes, dependendo da preferência do participante.

Como eu ou o meu grupo podemos participar dos salões de estratégia?

Os salões de estratégia serão realizados por grupos afiliados e também em parceria com a Equipe Central em regiões selecionadas que tenham uma boa representação dos membros ativos das comunidades emergentes. As informações sobre como se inscrever ou participar serão divulgadas em maio. Se você for um grupo afiliado, recomendamos que comece a pensar sobre qual(is) tema(s) o seu grupo mais gostaria de se “aprofundar”, quem da sua comunidade você gostaria de convidar e quando e onde, de preferência, um salão de estratégia seria realizado. Paralelamente, a Equipe Central entrará em contato com líderes regionais em áreas alvo para organizar salões de estratégia com duração de vários dias em locais selecionados.

O que os grupos de trabalho vão fazer, mais especificamente?

De abril até setembro, o foco principal dos grupos de trabalho será obter informações externas, principalmente de Conversas Comunitárias, mas também através de pesquisas direcionadas, para enriquecer suas ideias e elaborar recomendações que serão compartilhadas publicamente para contribuição da comunidade. Isso inclui reuniões dos membros do grupo de trabalho com voluntários na Wikimania (14 a 18 de agosto de 2019) para recebimento de feedback sobre as primeiras versões preliminares das recomendações.

De setembro até outubro, os grupos de trabalho estarão finalizando suas recomendações. Durante este período, a comunidade receberá recomendações preliminares, podendo apoiar ou rejeitá-las, e sobre as quais poderão dar feedback específico.

Em novembro, as recomendações serão divulgadas ao público e compartilhadas com o Conselho de Curadores da Wikimedia antes de serem implementadas no início de 2020.

Qual é o papel dos Contatos de Estratégia em tudo isso?

Os Contatos de Estratégia atuam como uma ponte entre seu grupo organizado ou sua comunidade de idiomas e o processo estratégico do movimento. Seu objetivo é ajudar a garantir que seu grupo organizado ou sua comunidade de idiomas compreenda o processo de estratégia e tenha oportunidades ricas para discutir e compartilhar as mudanças que gostaria de ver nas estruturas do nosso movimento em 9 áreas temáticas escolhidas.

Com isso em mente, atualmente há dois tipos de Contatos de Estratégia. Os Contatos de Estratégia Organizacional são voluntários que representam grupos ou afiliados organizados específicos e mediam conversas dentro desses grupos. Os Contatos de Estratégia Comunitária são contratados de meio período que mediam conversas em idiomas-alvo (atualmente árabe, mandarim, alemão, português, espanhol , hindi e francês) em todos os projetos da Wikimedia. Os dois grupos operam em paralelo, mas também contam um com o outro para apoio e ideias na facilitação das discussões sobre estratégia de movimento entre seus participantes.

Recommendations

Quando as recomendações estarão prontas?

As recomendações preliminares estarão prontas em agosto de 2019, antes da Wikimania. Espera-se que um conjunto coeso de recomendações para todas as nove áreas temáticas seja publicado em novembro.

O escopo da análise de cada grupo de trabalho foi definido e concluído em março, descrevendo um conjunto de perguntas que orientam a pesquisa sobre o nosso movimento. Após a Cúpula Wikimedia, os grupos de trabalho estão realizando um trabalho abrangente de análise e redigindo recomendações para a mudança estrutural. Uma versão preliminar inicial das recomendações deve estar pronta em agosto de 2019, antes da Wikimania. Isso será publicado no Meta, e as comunidades podem fazer uma análise inicial online. Haverá oportunidade de discutir as recomendações com representantes do grupo de trabalho durante a Wikimania 2019, para oferecer contribuições abrangentes pessoalmente.

Depois disso, os grupos trabalharão para refinar suas recomendações com base na contribuição que coletarem sobre as versões preliminares, tanto na Wikimania quanto online. Essa contribuição inclui ideias das comunidades, bem como perspectivas de especialistas fora do movimento que lidaram com processos de mudança ou alguns aspectos dos processos. As recomendações de cada grupo de trabalho serão publicadas no início de setembro.

Em seguida, vamos “harmonizar” as recomendações. Isso significa que os representantes de todos os grupos trabalharão juntamente com suporte especializado (em um formato de reunião presencial, bem como online) para desenvolver um conjunto coerente de recomendações que engloba o trabalho de todos os nove grupos de trabalho. As recomendações finais serão então publicadas em novembro e apresentadas ao movimento e ao Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia.

Já posso ter uma ideia de quais serão as recomendações?

As recomendações ainda estão sendo preparadas. Se você quiser ver que tipos de tópicos estão sendo discutidos na estratégia do movimento, sugerimos que você leia os documentos de escopo que cada grupo de trabalho publicou em março de 2019. Eles descrevem um conjunto de perguntas que cada grupo está usando para analisar o movimento e identificar as mudanças que podem ser necessárias em um nível estrutural.

Se quiser ajudar a moldar as recomendações, você pode participar das discussões comunitárias. Aqui, você pode apresentar suas perspectivas sobre Meta, através de pesquisa e em salões regionais focados na estratégia. Isso ajudará a enriquecer o conteúdo que os grupos de trabalho coletam e analisam, além de garantir que o maior número possível de visualizações seja levado em conta à medida que as versões preliminares das recomendações são criadas.

Como será coletado o feedback sobre as recomendações?

O feedback sobre as recomendações preliminares será coletado de várias maneiras.

Uma das primeiras oportunidades para isso será pessoalmente na Wikimania, em agosto de 2019. Vários membros do grupo de trabalho estarão presentes para se envolver com o movimento sobre suas recomendações preliminares e obter feedback.

Discussões comunitárias também serão realizadas em agosto, setembro e outubro com as comunidades, afiliadas e outros grupos organizados da Wikimedia. Essas discussões ocorrerão em diversas plataformas (tanto online quanto offline). Durante este período, o movimento será incentivado a compartilhar suas opiniões e perspectivas sobre as recomendações e o impacto que podem ter no contexto local.

Como o feedback será incorporado às recomendações?

O feedback será avaliado e, conforme aplicável, integrado continuamente às recomendações. Isso começará perto da realização da Wikimania. Os grupos de trabalho vão reunir o feedback inicial recebido durante as discussões comunitárias e a Wikimania em agosto e o utilizarão para refinar suas recomendações.

As discussões comunitárias continuarão em setembro e outubro. O feedback gerado será compilado e consolidado em meados de outubro para que possa ser incorporado, conforme aplicável, ao conjunto final de recomendações. Durante este período, a equipe de gestão de informações e conhecimento também irá colaborar com os grupos de trabalho para garantir que todas as impressões, percepções, feedback e dados estejam sendo disponibilizados aos grupos de trabalho, que irão então integrá-los conforme aplicável e fechar os ciclos de feedback, se necessário.

Todo o feedback será analisado e considerado ao refinar as recomendações, mas é possível que nem todos os detalhes específicos de todo o feedback sejam utilizados e integrados às recomendações. Confira a próxima pergunta para obter mais detalhes.

Todo o feedback será incorporado às recomendações?

O feedback será considerado como um todo ao finalizar as recomendações, para garantir que reflitam o máximo possível as perspectivas do movimento mais amplo. Entretanto, é possível que nem todos os detalhes do feedback completo sejam utilizado. Os motivos para isso podem variar. Algumas das contribuições fornecidas podem ser contraditórias em toda a diversidade de partes interessadas e comunidades do nosso movimento; podem não ser coerentes com os valores, a direção estratégica do movimento, a lei e outros requisitos de conformidade, ou com a direção geral de outras recomendações; ou podem ser incoerentes ou não ter clareza de raciocínio. Todas as contribuições, no entanto, serão bem documentadas e disponibilizadas para a fase de implementação.

Como serão tomadas as decisões sobre a implementação das recomendações?

Isso dependerá significativamente das recomendações que surgirem desse processo e provavelmente variará de acordo com a recomendação. As recomendações influenciarão o movimento em vários níveis (global, regional e local), o que também pode exigir diferentes abordagens em relação à tomada de decisão. Como os próprios grupos de trabalho não são órgãos de tomada de decisão, uma de suas prioridades será apresentar uma proposta para a forma como tomaremos decisões sobre as recomendações como um movimento.

O Conselho de Curadores da Wikimedia também está ativo nos grupos de trabalho (há um membro do Conselho em cada grupo). Ele também tem o compromisso de auxiliar no processo de tomada de decisão e, quando necessário, na implementação das recomendações. Especificamente, o Conselho de Curadores:

  • resolverá assuntos difíceis, conforme necessário, e cumprirá as decisões tomadas;
  • delegará a aprovação de recomendações a um mecanismo comunitário responsável sempre que possível (como endosso ou consenso);
  • tomará decisões quando não houver outro mecanismo para tomar as decisões, aceitará recomendações coerentes com os valores, a direção estratégica do movimento, a lei e outras exigências de conformidade;
  • decidirá a respeito de recursos, orçamentos e capacidades para a implementação das recomendações aprovadas.

Leia mais sobre a função do Conselho de Curadores no Processo de estratégia do movimento aqui.

Atualizaremos esta seção com mais informações sobre como as decisões serão tomadas.

Que etapas ocorrerão nos próximos meses para implementar um processo de tomada de decisão?

  • Agosto: Os grupos de trabalho deverão entregar a proposta para um processo de tomada de decisão até o final de agosto. Paralelamente, as discussões globais começarão a se concentrar na preparação para o estágio de implementação da estratégia do movimento; como parte disso, as discussões serão realizadas com várias partes interessadas de todo o movimento. Eles também fornecerão percepções com relação à tomada de decisões sobre as recomendações.
  • Setembro e outubro: serão realizadas discussões comunitárias sobre as recomendações. Essas discussões vão coletar contribuições da comunidade sobre a proposta de tomada de decisão dos grupos de trabalho.

O feedback coletado nas três áreas mencionadas acima (grupos de trabalho, discussões de implementação e discussões comunitárias) será usado para implementar um processo de tomada de decisão no momento em que as recomendações forem entregues em novembro.

A decisão do Conselho de Curadores ou de qualquer outro órgão é vinculante para todos?

Status até junho de 2019: A equipe principal de estratégia do movimento está trabalhando para determinar a resposta a esta pergunta. Atualizaremos esta seção assim que possível.

Leia mais sobre a função do Conselho de Curadores na estratégia do movimento aqui.

Que etapas ocorrerão entre a publicação e a implementação das recomendações?

Após a entrega das recomendações ao movimento mais amplo, o foco da estratégia do movimento começará a mudar. Começaremos a conceitualizar como será a implementação das recomendações. Como parte disso, diversas medidas serão tomadas para dar tempo para que a comunidade possa discutir e fornecer contribuições sobre as recomendações e, posteriormente, projetar um plano eficaz para sua implementação.

Conversas comunitárias serão realizadas durante este período para discutir as recomendações, especialmente para ver como podem ser aplicadas em um contexto local ou regional e para coletar percepções sobre o plano de implementação e o processo sugerido para tomada de decisão sobre recomendações. Enquanto isso acontece, será desenvolvido um plano de implementação para executar as recomendações, aproveitando a contribuição fornecida durante as discussões comunitárias. O objetivo será entregar o projeto de implementação até meados de novembro, e as próximas etapas para a implementação serão baseadas nesse plano.

Onde posso encontrar as últimas notícias sobre o Processo de estratégia do movimento?

A equipe principal publicará regularmente publicações de blog (no mínimo um mês) no Meta, oferecendo as últimas atualizações e relatórios ou apresentações sobre o processo. Também enviaremos atualizações mensais da comunidade através da lista de correspondência Wikimedia-l.

Além disso, os contatos das comunidades e dos grupos organizados já estão em atividade para ajudar a facilitar o fluxo de informações e assegurar que as notícias sejam transmitidas para cada um.