Política de banimento global da WMF

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page WMF Global Ban Policy and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.


Atalho :
WMFBAN
Esta página é também uma política oficial da Wikimedia estabelecida e avalada pela Fundação. Esta página está tecnicamente aberta à edição, mas as edições na mesma não constituem nenhuma alteração para a política, pelo que se te recomenda que revises as mudanças no histórico quando a leias para o caso de que alguém a tenha vandalizado e não se encontre corrigida ou no caso de modificações bem intencionadas que não se encontrem em linha com a atual política.

Um banimento global imposto pela Fundação Wikimedia é um tipo de ação administrativa que pode tomar ao amparo dos termos e condições de uso para tratar de palear comportamentos daninhos em múltiplos projetos, para assegurar a segurança da comunidade editorial nos sites da Wikimedia, seu público o como medida para prevenir comportamentos proibidos e disruptivos que interferem com as contribuições e o diálogo. Um banimento global se dirige contra uma pessoa em concreto ou outros e é uma medida de caráter extraordinário que complementa, sem substituir, o processo comunitário para estabelecer banimentos globais.

Os procedimentos que seguem pela Equipe de Confiança ao considerar e implementar um banimento global da Fundação Wikimedia, se pode encontrar na página do processo correspondente.

Para salvaguardar a segurança e privacidade dos usuários bem como a segurança e integridade dos projetos e da própria Fundação Wikimedia, esta informará das possíveis infrações penais às autoridades competentes quando isso seja apropriado.

Propósito e escopo

O propósito desta política é incrementar a segurança dos membros da comunidade Wikimedia, o movimento e o público naqueles casos em que as ações administrativas tomadas a nível local não resultam efetivas, são insuficientes ou não são possíveis.

Os banimentos globais e específicos de cada projeto também se implementam mediante mecanismos de governo da comunidade local da Wikimedia. Os banimentos globais da Fundação não substituem os processos no wiki e não se utilizam para corrigir "erros" percebidos que resultam de processos legítimos no wiki; as políticas locais seguem sendo primordiais em todos os projetos da Wikimedia, como se explica nos Termos de uso, e os banimentos globais da Fundação são complementares a essas políticas locais. No entanto, pode ter alguns casos raros nos que a Fundação Wikimedia deva anular a política local para proteger a segurança das comunidades da Wikimedia ou do público ou conservar os lugares, especialmente quando a Fundação tem acesso à informação que não pode compartilhar com os encarregados de fazer cumprir as políticas locais.

Os banimentos sob esta política referem-se aos banimentos globais implementados pela Fundação Wikimedia; quaisquer banimentos equivalentes realizados pelas comunidades são explicitamente denunciados. Em consequência, os termos “banimento” ou “banimento global” sob esta política referem-se aos banimentos globais implementados pela Fundação, ainda que inclusive os banimentos similares podem ser colocados pela comunidade.

Esta política tem sido publicada para ajudar na transparência e no entendimento, mas o documento aqui registra em lugar que se estabelece a política. Quaisquer atualizações da política serão registradas tão cedo como seja possível, mas podem entrar vigentes antes que as do documento público estejam mudadas. As mudanças a este documento, a não ser que de fato por pessoal designado da Fundação, não pode refletir as práticas e políticas oficiais. As perguntas sobre as mudanças ou a prática atual podem ser discutidas na página de discussão ou enviadas por correio eletrônico a ca@wikimedia.org.

Implicações de um banimento global

Um banimento global proíbe às pessoas, já seja em sua própria capacidade ou como agentes de outros, a edição ou outras mordomias de acesso nos lugares do site, plataformas e atividades da Fundação Wikimedia. Isto inclui, mas não se limita a, qualquer lugar listado em www.wikimedia.org, listas de correio alojadas pela Fundação, Wikimedia Cloud Services e a infraestrutura técnica da Wikimedia como Phabricator, bem como qualquer evento presencial alojado, patrocinado ou financiado pela Fundação. Em consequência, uma pessoa banida globalmente pela Fundação não pode editar, contribuir nem modificar nenhum conteúdo desses lugares, plataformas ou listas sem a permissão explícita da Fundação Wikimedia. Ademais, uma pessoa banida globalmente não pode coordenar atividades que resultem nas situações antes mencionadas nos lugares, plataformas e atividades da Fundação, através de outros. Já seja que a pessoa banida ou outras pessoas achem que o resultado de tais atividades seria positivo ou não, ditas atividades estão proibidas pelo banimento. Uma maior participação nos projetos da Wikimedia por parte do usuário globalmente banido, após seu banimento, não diminui o alcance ou a validade do banimento. Qualquer contribuição realizada por uma pessoa banida, direta ou indiretamente, pode reverter-se ou eliminar-se como parte da implementação do banimento.

Critérios para consideração de um banimento global

Os banimentos globais da Fundação estão considerados como último recurso e é geralmente implementado a recebimento de queixa, investigação, revisão extensa e aprovação explícita por vários membros do pessoal da Fundação.

Eles são considerados um curso apropriado de ação quando qualquer das seguintes situações se aplica:

  • há uma falta de habilidade pelas comunidades para a autopolítica dos palcos de cima ou para tomar ação para resolver ou mitigar estes;
  • todos os esforços possíveis da comunidade para abordar a situação têm sido tentados e se vê que têm falhado;
  • a Fundação tem o conhecimento de uma situação que não se pode fazer público; tais instâncias podem incluir, mas não são limitadas a situações que envolvem informação pessoal sensitiva, estão vinculados a uma investigação policial em curso ou procedimentos do tribunal, ou podem apresentar um risco de segurança.

Em combinação a qualquer das situações citadas, atividade que pode dirigir a um banimento global da Fundação inclui, mas não é limitado a:

  • participando em significante ou repetido assédio de usuários em múltiplos projetos;
  • participando em significante ou repetido assédio nas páginas da Wikimedia para ameaçar (emocionalmente ou fisicamente) usuários;
  • pondo em perigo, significativamente comprometendo ou do contrário ameaçando a confiança ou segurança de nossos usuários ou empregados;
  • repetidamente ou atrozmente violando nossos Termos e condições de uso, tal como ou através de alojando conteúdo ilegal nos servidores da Wikimedia; ou
  • ameaçando ou comprometendo a segurança da infraestrutura da Wikimedia.

Membros afetados por um banimento global

Um banimento global da Fundação é aplicado contra um indivíduo em lugar de contra um nome de usuário específico. Portanto, aplica-se a qualquer conta alternativa que um indivíduo possa controlar e qualquer conta que possa criar após que se tenha promulgado o banimento. Também se pode aplicar às "contas de IP" anônimas que o indivíduo banido pode usar agora ou no futuro.

Aviso de banimentos globais

Quando um banimento global da Fundação é implementado, uma breve nota pública de um banimento global aparece na conta de usuário do indivíduo afetado, ou em sua conta de usuário primária, quando eles estavam a usar múltiplas contas. A mesma nota aparece na página de discussão de sua conta. A conta do indivíduo banido também está vinculada da lista de usuários globalmente banidos da Fundação.

No dia que o banimento entra efetivamente, usuários globalmente banidos são notificados de seu estado e opções de apelações privadamente, quando possível, a não ser que essa notificação aumente a uma ameaça credível à vítima e outros usuários, ou quando essa notificação impede uma investigação em curso. Notificações privadas de um banimento global são emitidas via correio eletrônico, quando o usuário o registrou ou enviadas por uma página do site da Wikimedia ou plataforma. Se não há correio eletrônico disponível, nenhuma notificação privada é emitida.

Como cortesia, é possível que se informe à pessoa ou pessoas informantes ou solicitantes do banimento sobre a adoção da mesma.

Recursos

"Nota: Esta seção aplica-se independentemente se o banimento emite-se mais dia menos dia de que se forme o Comitê de Revisão de Casos".

Algumas ações do escritório, incluindo alguns banimentos globais, podem apelar-se. Com respeito às ações do escritório empreendidas em torno das investigações sobre o comportamento de usuários específicos, formou-se o voluntário Comitê Interino de Revisão de Casos de Confiança e Segurança para revisar as apelações das ações elegíveis do escritório de Confiança e Segurança até que se crê um processo permanente, através das Conversas do Código Universal de Conduta em 2021. Só as pessoas diretamente envolvidas num caso podem solicitar uma revisão, já seja como uma pessoa que solicitou o caso inicial ou como uma pessoa sob investigação. Podem-se solicitar revisões independentemente se emitiram-se ou não sanções, mas não se podem solicitar para casos nos que se recusou uma investigação e se adiou a processos comunitários. As instruções para apresentar apelações podem-se encontrar na página do Comitê Interino de Revisão de Casos de Confiança e Segurança.

Solicitando um banimento global

As solicitações para uma consideração de banimento global podem enviar-se a Confiança e Segurança (T&S) da Fundação. Para acelerar a consideração da solicitação, deve incluir o seguinte:

  • um resumo sucinto dos motivos da solicitação;
  • evidência (URL) de que já tem tido tentativas de resolver o problema através das estruturas de governo da comunidade local, quando tais esforços sejam apropriados;
  • qualquer informação e evidência crucial em apoio da solicitação, incluída a documentação apropriada. Isto pode incluir, entre outros, URL da conduta abusiva denunciada, investigações dirigidas pela comunidade sobre a pessoa denunciada, capturas de tela de informação fora da wiki (quando seja diretamente relevante para a solicitação), etc.;
  • se a solicitação refere-se a uma situação que tem lugar num idioma que não seja o inglês, também é útil proporcionar traduções ao inglês de qualquer texto chave, já que isto acelera o processo de revisão.

As solicitações de banimentos globais realizadas através de qualquer outro meio, incluindo as páginas de discussão do projeto Wikimedia, os foros de mensagens pessoais ou em pessoa, podem não ser consideradas.

Se um banimento global considera-se adequado de acordo com a política, qualquer membro da equipe de Confiança e segurança pode implementá-la, segundo o prescrito pela Política de ações do escritório. Cabe assinalar que nem todas as solicitações de um banimento global dão como resultado a implementação da mesma; em algumas situações, a Fundação pode proceder com ações administrativas alternativas em seu lugar, ou nenhuma ação, segundo o resultado do processo de avaliação. A falta de ação (ou a falta de ação pública) não significa necessariamente que um relatório tenha sido percebido como inválido ou ilegítimo. A comunidade trata adequadamente a maioria dos problemas de conduta dos usuários ou na wiki, e a Fundação Wikimedia por defeito remeterá os problemas à comunidade sempre que for possível.

Linha do tempo de banimentos globais

As solicitações de consideração de um banimento global geralmente manejam-se dentro de um prazo de 4 semanas. Isto pode se estender dependendo do material que precisa ser revisado. Por exemplo, as solicitações de um banimento global contra usuários de comunidades que não falam inglês podem estender a revisão, já que a tradução pode levar muito tempo.

Informação geral

Um banimento global estabelecido pela Fundação é uma de várias ações administrativas que a Fundação pode aplicar. É importante ajudar a esclarecer uns quantos pontos considerando os banimentos globais estabelecidos pela Fundação, além de ações administrativas em geral:

As contribuições positivas aos projetos e um banimento global não são mutuamente exclusivos.

A contribuição positiva extensiva aos projetos da Wikimedia não outorga imunidade contra um banimento global; também não é-o ter uma posição respeitada dentro de uma comunidade local da Wikimedia, ser membro de um grupo filiado ou uma posição na Fundação. A consideração de um banimento global baseia-se nos méritos da atividade informada, que não pode compensar com a contribuição prévia positiva de um indivíduo ao movimento Wikimedia, se essa atividade se encontra dentro de um dos palcos antes mencionados.

Romper um banimento global é inaceitável.

Romper um banimento global estabelecido pela Fundação pode resultar em ações imediatas contra o indivíduo banido; aqueles podem incluir, mas não se limitam a bloqueios globais, bloqueios da direção IP, bloqueios de faixa de IP ou remoção de conteúdo.

Ajudar a um usuário banido globalmente a evadir seu banimento pode resultar em sanções.

Facilitar propositalmente as contribuições de uma pessoa banida globalmente, atuar como representante de dita pessoa ou tentar interferir com o pessoal da Fundação ou administradores voluntários, burocratas ou servidores públicos que façam cumprir um banimento global de acordo com as políticas apropriadas pode dar lugar a sanções, incluindo a perda de direitos de usuário avançados ou suspensão do acesso de contribuição aos lugares da Wikimedia. Os casos em que se permita a um usuário banido globalmente evadir um banimento se podem assinalar à atenção da Fundação notificando a T&S em ca@wikimedia.org.

Os detalhes dos banimentos globais são confidenciais.

Para proteger a privacidade de todas as partes envolvidas, a Fundação Wikimedia geralmente não comentará em público nem em privado sobre o motivo de nenhuma ação de banimento específica. A pessoa imediatamente afetada pode comunicar-se com T&S, através de ca@wikimedia.org, se precisa de esclarecimentos sobre qualquer dos avisos que tem recebido com respeito a seu banimento global e se pode proporcionar mais informação como cortesia. No entanto, não compartilharemos nenhuma informação que possa identificar às partes denunciantes, comprometer seu direito a informar suas experiências e/ou inquietudes em privado, ou pôr em perigo à parte denunciante. Também não negociaremos os méritos de banimento.

Os banimentos globais não são automáticos.

Os banimentos globais da Fundação, que se utilizam só em circunstâncias extraordinárias, nunca são automáticos. Em mudança, baseiam-se numa extensa avaliação individual, desencadeada por circunstâncias específicas. Uma recomendação para um banimento global passa por vários níveis de revisão por parte dos membros do pessoal da Fundação, incluindo o gerente de Confiança e Segurança, o Diretor de Confiança e Segurança, o Diretor Chefe de Participação Comunitária, o Advogado Geral (ou o delegado apropriado) e, em muitos casos, o Diretor Executivo. É possível que se descarte uma recomendação de banimento global em qualquer momento do processo. Só quando todas as partes revisoras necessárias têm outorgado sua aprovação unânime, se implementa um banimento global.

Pode ter muitas razões pelas quais não se implementa um banimento global. Em algumas situações, um banimento global pode comprometer a privacidade e a segurança da pessoa denunciada e das pessoas imediatamente afetadas, inclusive se não compartilhamos informação sobre elas com a pessoa denunciada. Em outras situações, fazer cumprir um banimento global pode dificultar o trabalho policial em curso. Também é possível que a conduta denunciada alcance o nível de sanções da comunidade ou da Fundação, mas não necessariamente ao nível que justifique um banimento global da Fundação.

Os não-usuários também podem estar sujeitos a um banimento global.

Conquanto os banimentos globais são raros, geralmente implementam-se contra pessoas que têm contribuído ativamente aos projetos da Wikimedia em algum momento. No entanto, também é possível que às pessoas que nunca tenham feito contribuições aos projetos se lhes proíba aceder ou participar em qualquer lugar do site ou atividade apoiada, patrocinada ou financiada pela Fundação Wikimedia. Isto se deve a que os banimentos globais não se restringem às pessoas que têm algum tipo de afiliação com os projetos; mais bem, se implementam quando a atividade de um indivíduo constitui uma ameaça grave para a confiança e a segurança das comunidades de edição e leitura de qualquer projeto da Wikimedia e/ou interrompem as contribuições e o diálogo.

Perguntas sobre esta política.

Para obter mais informação a respeito dos banimentos globais da Fundação Wikimedia, pode deixar perguntas na página de discussão desta política ou enviá-las por correio eletrônico à Equipe de confiança e segurança a ca@wikimedia.org. Tenha em conta que não abordar-se-ão as perguntas sobre banimentos globais específicos aplicados pela Fundação, para proteger a privacidade de todos os envolvidos. Pode encontrar mais informação sobre usuários banidos pela comunidade.

Lista de banimentos globais aplicados pela Fundação Wikimedia

For the full log (including, for example, alternate accounts also locked under this policy), visit the WMFOffice log.