Eleições Fundação Wikimedia/Eleição do Conselho/2013

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/Board elections/2013 and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.
Info The election ended 22 June 2013. No more votes will be accepted.

The results were announced on 24 June 2013.

Ajude a traduzir a eleição.

Como votar

Se tem direito a voto:

  1. Leia as apresentações dos candidatos (ligações no lado direito da página) e decida quais os candidatos que irá apoiar.
  2. Vá à página wiki "Special:SecurePoll" numa wiki que tenha permissão para votar. Por exemplo, se é mais ativo em en.wikipedia, vá a en:Special:SecurePoll/vote/330.(Se tiver ativado o Unified login, pode identificar sua conta principal no Special:CentralAuth.)
  3. Siga as instruções.
Ainda tem dificuldades em votar? Clique aqui.

As eleições 2013 para o Conselho de Curadores serão realizadas de 8 de junho a 22 de junho de 2013. Os membros da comunidade Wikimedia têm a oportunidade de eleger três candidatos para um mandato de dois anos que expira em 2015. O Conselho de Curadores é a autoridade governante final da Fundação Wikimedia, uma [[w:501(c)(3)|501(c)(3)] organização sem fins lucrativos registada nos Estados Unidos. A Fundação Wikimedia gera many diverse projects tais como a Wikipedia e o Commons.

A Comissão Eleitoral anunciará os resultados no dia 28 de junho ou antes dessa data. Os resultados detalhados estarão disponíveis.

Informação aos candidatos

A seleção de novos membros do conselho deve cumprir com a Diretoria WMF dever de cuidado. O Conselho deve agir de forma razoável, diligente, e de forma informada, e com o cuidado que uma pessoa normalmente prudente usaria em circunstâncias semelhantes. Este dever de cuidado, por exemplo, aplica-se a cuidadosa seleção de pessoas qualificadas para fazer parte do Conselho, que não traria descrédito ao corpo.

Aqueles que estiveram a ponderar uma candidatura são instados a ler o manual do Conselho na íntegra antes da apresentação da sua candidatura.

Funções e responsabilidades dos membros do Conselho

Retirado do manual do Conselho

O Conselho de Curadores é o órgão directivo da Fundação Wikimedia. Responsabilidades do Conselho incluem: * missão determinar, objetivos, planos de longo prazo e políticas de alto nível dos WMF e seus projetos * selecionando o diretor executivo da WMF, que supervisiona as operações do dia-a-dia, e avaliar o seu desempenho * garantir a sustentabilidade da organização através da definição de uma série de fontes de renda independentes * comunicando sobre a direção e as atividades da WMF para a comunidade * fornecimento de supervisão de pessoal no que respeita à contabilidade, orçamento e programas * mantendo a integridade legal e ética * recrutar e orientar novos curadores * articular a missão da WMF em público

As responsabilidades do Conselho não incluem:

  • interferir em operações corriqueiras, salvo em casos de emergência
  • definir políticas editoriais a nível de projectos
  • voluntariar-se para trabalhos de cariz organizacional em áreas específicas

Requisitos para candidatura

Para serem elegíveis, os candidatos devem estar disponíveis e em condições de cumprir os deveres do Conselho de Administração, incluindo a gastar o tempo e a energia necessários para realizar a devida investigação em questões relevantes, para tomar decisões informadas de boa fé, e para participar regularmente nas reuniões do conselho. Os requisitos de elegibilidade para os candidatos são os mesmos que para eleitores (ver requisitos do eleitor), com as seguintes exigências adicionais: * O candidato não deve ter sido condenado por um crime grave ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude, e * O candidato não deve ter sido removido de uma posição em uma organização sem fins lucrativos ou de outra empresa por causa de má gestão ou má conduta, e * No momento da nomeação ou eleição, o candidato não pode ter sido banido ou bloqueado de qualquer projecto Wikimedia, por um período de 30 dias ou mais, e * O candidato deve divulgar publicamente o seu verdadeiro nome na apresentação da sua candidatura (porque as identidades dos membros do Conselho são uma questão de registo público, não é possível ocupar uma posição no Conselho de Curadores anonimamente ou sob um pseudónimo), e * Ter no mínimo 18 anos e maior de idade em seu país de origem, e * Apresentar prova da sua identidade à Fundação Wikimedia (veja abaixo). Exceção: os membros do actual Conselho de Curadores podem ser candidatos, independentemente dos pré-requisitos acima.

Como apresentar a sua candidatura

Se você é elegível, pode apresentar a sua candidatura, procedendo da seguinte forma: # Escreva um breve resumo de não mais de 1200 caracteres informando o que faria se fosse eleito para o Conselho de Curadores, as suas opiniões e experiências, bem como outros aspetos que considere relevantes. O seu resumo de candidatura não deve incluir ligações para listas de recomendações ou outras páginas da plataforma, e não pode ser executado em um conjunto com outros candidatos. # Envie seu resumo entre as 00:00 de 24 de abril ª </ sup> de 2013 (UTC) e as 23:59, 17 de maio ª </ sup> 2013 (UTC). A sua declaração só pode ser alterada nos 3 dias após o envio, ou até a 17 de maio ª </ sup>, o que ocorrer primeiro, exceto para pequenas correções (por exemplo, correção de gralhas) ou de tradução. Quaisquer acréscimos ou alterações ao conteúdo apresentado após esse prazo serão devidamente identificados e apresentados separadamente do resumo original e só serão apresentados aos eleitores se foram traduzidos nas mesmas línguas do resumo original. Dever ter em atenção que as candidaturas apresentadas mais cedo permitem mais tempo para tradução para mais línguas e que as que são apresentadas no prazo limite, ou imediatamente antes, podem não ser tão amplamente traduzidas. # Apresente prova da sua identidade à Fundação Wikimedia antes das 23:59, 17 de maio ª </ sup> (UTC). Quando se listar como candidato será contactado privadamente por um membro da Comissão Eleitoral com mais informações sobre como responder a este requisito.

'Os candidatos que não cumpram com os requisitos e prazos acima serão desclassificados.'

Apresentação de prova de identidade à Fundação Wikimédia

Os candidatos para esta posição devem apresentar prova de identidade e comprovação de maioridade como condição de candidatura. Esta prova pode ser feita de entre uma das seguintes formas: * cópia ou digitalização da carta de condução. * Cópia ou digitalização do passaporte. * Cópia ou digitalização de outra documentação oficial indicando o nome verdadeiro e idade.

A documentação deve ser fornecida à WMF através de um dos seguintes meios: * via e-mail para seguro-info @ {{}} wikimedia.org * via fax para +1 (415) 882-0495 * via postal (correio) para: :: Wikimedia Foundation Inc. :: ATENÇÃO: PHILIPPE Beaudette :: 149 New Montgomery Street, 3rd Floor :: San Francisco, CA 94106 :: EUA * Note que não é recomendado o envio por correio. As alterações não serão aceites se a documentação do candidato não chegar à sede da WMF até às 23:59 UTC, 17 de maio de 2013.

Organização

Cronograma

  • 24 abril - 17 maio 2013: apresentação de candidaturas * 17 maio de 2013: prazo limite para enviar o comprovante de identidade (será desclassificado se não o fizer) *8-22 junho 2013: eleições* 23-25 junho 2013: verificação de votos * 18-22 junho 2013: publicação dos resultados