Translation requests/WMF/Board of Trustees/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

26 de Abril de 2008 Reestruturação do Conselho


O Conselho Diretivo da Wikimedia gerencia a fundação e supervisiona a disposição e solicitação de doações. O Conselho Diretivo é a principal autoridade da Wikimedia Foundation (artigo IV, seção 1 do regimento interno da Wikimedia Foundation) e atualmente consiste de sete diretores.

Os membros atuais são:

  • Michael Snow, Presidente (mandato a ser mantido até que os capítulos façam a sua própria nomeação)
  • Jimmy Wales, Presidente Emérito (mandato até dezembro de 2008)
  • Jan-Bart de Vreede, Vice-Presidente (mandato até dezembro de 2008)
  • Domas Mituzas, Secretário-executivo (mandato a ser mantido até que os capítulos façam a sua própria nomeação)
  • Stuart West, tesoureiro (mandato até dezembro de 2008)
  • Kat Walsh (mandato até julho de 2009)
  • Ting Chen (mandato até julho de 2009)

Michael Snow[edit]

Michael Snow

Michael Snow foi nomeado Presidente do Conselho da Wikimedia em Julho de 2008. Entrou para o Conselho em Fevereiro de 2008, depois de participar nos projetos da Wikimedia desde 2003. Uma de suas contribuições foi a criação do Wikipedia Signpost, um jornal para a comunidade da Wikipédia em língua inglesa. Nascido em Pfullendorf, Alemanha, ele agora vive na região de Seattle. Michael é advogado e conquistou o doutorado pela Universidade de Washington.

Jimmy Wales[edit]

Jimmy Wales

Jimmy Wales é o co-fundador da Wikipédia. Ele é um empreendedor da Internet e um entusiasta do sistema wiki.

Wales nasceu na cidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama, e possui diploma da Auburn University e da Universidade do Alabama. Ele trabalhou como Diretor de Pesquisa da Chicago Options Associates, uma empresa atuante no mercado de futuros e opções que, então, tinha sede na cidade de Chicago. Na metade da década de 1990, Wales fundou o Bomis, um portal de busca focado em aspectos da cultura popular e que foi um dos primeiros a utilizar as informações com licença livre do Open Directory Project.

Em 1999, Jimmy desenvolveu o conceito de uma enciclopédia que pudesse ser distribuída livremente, e fundou a Nupedia, contratando o filósofo Larry Sanger como diretor-geral e encarregando dois programadores de desenvolver softwares para o projeto. A Nupedia falhou, talvez devido à sua estrutura hierarquizada de cima para baixo, o oposto da Wikipédia, que é o bazar definitivo. Após dois anos trabalhando com o conceito da Nupedia, a equipe inaugurou a Wikipedia como forma de canalizar conteúdo para a Nupedia; a Wikipédia tornou-se um sucesso instantâneo, mas não da maneira planejada, e a Nupedia foi fechada. Em 2003, Jimmy criou a Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos baseada em Tampa, na Flórida, para gerenciar a Wikipédia e seus projetos associados.

Em 2004, Jimmy fundou a Wikia. Em meados de 2005, ele foi nomeado para um cargo em associação com o Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Faculdade de Direito de Harvard, e, em outubro de 2005, passou a integrar o Conselho Diretivo da Socialtext, uma empresa que fornece tecnologia wiki para negócios. Jimmy vive em St. Petersburg, na Flórida, Estados Unidos.


Jan-Bart de Vreede[edit]

Jan-Bart de Vreede

Jan-Bart de Vreede é o vice-presidente da Wikimedia Foundation desde 14 de Janeiro de 2007. Jan-Bart integrou o Conselho da Wikimedia em Dezembro de 2006.

O trabalho na Fundação Escolar Kennisnet Ict op permitu que ele passasse seu tempo promovendo o uso de software wiki e de projetos da Wikimedia na educação, entre outras coisas. A Fundação Kennisnet é uma organização pública holandesa. Dentro dessa organização, ele é responsável pelos portais educacionais e algumas ferramentas de criação de conteúdo. Através de seu trabalho na Escola Kennisnet Ict op, ele esteve envolvido com a Wikimedia desde 2004, e participou das duas conferências da Wikimedia como palestrante.

Jan-Bart de Vreede passou a maior parte da sua infância na Holanda, também vivendo no Sri Lanka, nas Maldivas, no Quênia e nos Estados Unidos. Ele estudou Administração de Negócios na Escola de Gestão de Roterdã.

Domas Mituzas[edit]

Domas Mituzas

Domas Mituzas aderiu ao Conselho da Wikimedia em Fevereiro de 2008. Ele está envolvido com a tecnologia da Wikipedia desde 2004, e tem trabalhado pelo desempenho e operações do site desde então. Ele também trabalha com a divisão de serviços de MySQL AB (recentemente adquirida pela Sun Microsystems). Antes disso ele construiu uma rede de serviços na Lituânia e em outros estados bálticos. Ele nasceu e vive em Vilnius, na Lituânia.

Kat Walsh[edit]

Kat Walsh

Kat Walsh é um membro da comunidade Wikimedia de Herndon, Virgínia, que fica próxima a Washington, D.C.. Atualmente, ela estuda Lei da Tecnologia e da Propriedade Intelectual na Escola de Direito da Universidade George Mason.

Kat trabalhou para a Wikia, Inc., como parte da equipe de Apoio Comunitário, de fevereiro a agosto de 2006. Membro do Comitê de Comunicações da Wikimedia, ela freqüentemente conversa com a imprensa sobre os projetos da Wikimedia e responde às mensagens enviadas à Fundação. Em outubro de 2005, foi conduzida ao Comitê de Arbitramento da Wikipédia em inglês, no qual ela serviu até juntar-se ao Conselho Diretivo. Kat toca fagote e é formada em Música pela Universidade Stetson.


Stu West[edit]

Stuart West

Stuart West entrou para a Wikimedia Board em Abril de 2008. Stuart traz mais de 15 anos de experiência na área financeira, incluindo o papel de executivo sênior de grandes companhias incluindo a Yahoo! Inc., TiVo Inc., e em bancos de investimento como a J.P. Morgan & Co. Ele também trabalhou com a Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas. O histórico educacional de Stuart inclui uma graduação em História pela Yale University, quando focou na Diplomacia do Século 20, e o Executive Program for Growing Companies pela Stanford Business School. Possui dupla cidadania britânica e estado-unidense, e atualmente reside na região da baía de San Francisco.

Ting Chen[edit]

Ting Chen

Ting Chen foi eleito pelos membros da comunidade para o Conselho da Wikimedia em Junho de 2008 e entrou oficialmente no Conselho em Julho de 2008.

Ting Chen nasceu em Xangai, China em 1968. Ele cresceu em Harbin, China, no noroeste do país, onde ele fez o ensino fundamental e o secundário. Em 1989 foi para Braunschweig, Alemanha e começou seus estudos em Engenharia Elétrica. Era especialmente interessado em semicondutores e seus aspectos físicos. Graduou-se em 1993 e agora ele trabalha como especialista em TI em Mainz, Alemanha.

Sua primeira experiência com uma comunidade virtual foi durante seu tempo de universitário na Fido-Net alemã, quando foi moderador de um fórum sobre ciência e conhecimento durante muitos anos. Aprendeu sobre a Wikipédia e outros projetos Wikimedia através do noticiário sobre um marco da Wikipédia em alemão em 2003. A partir de então a Wikipedia se tornou um novo hobby para ele. Começou na Wikipédia em alemão e logo mudou para a então jovem Wikipédia em chinês, que naquela altura estava ainda no começo. Ting Chen assistiu ao primeiro Wikimania (Wikimania 2005) em Frankfurt, onde ele participou de um painel de discussão e introduziu a comunidade chinesa. Ele também ajudou a organizar o terceiro Wikimania (Wikimania 2007) em Taipei.

Ex-membros do Conselho[edit]

Angela Beesley (Junho de 2004 - Julho de 2006)
Colaboradora em projectos Wikimedia desde fevereiro de 2003, Angela Beesley foi um dos primeiros membros do Conselho Diretivo, encontrando-se no presente no Advisory Board. Angela é co-fundadora do serviço de hospedagem wiki Wikia e é vice-presidente de Relações Comunitárias do Wikia, Inc. Angela Beesley é uma das autoras do livro Wikis: Tools for Information Work and Collaboration. Antes do seu envolvimento com a Wikipédia, Angela era uma pesquisadora educacional e desenvolvedora de taxas estudantis. Angela nasceu na Inglaterra e viveu na Alemanha e Austrália.
Angela esteve na Board of Trustees até que ela se resignasse do cargo; seu sucessor foi eleito em 26 de setembro de 2006.
Mais sobre Angela: Biografia na Wikipedia (em inglês) | Wikia, Inc.
Michael Davis (2003 - Novembro de 2007)
Michael Davis é formado pelo Williams College e pela Universidade de Chicago. Ex-executivo-chefe da Chicago Options Associates, uma empresa de mercados e futuros em Chicago, Michael é Chief Operating Officer do serviço de hospedagem wiki focado na comunidade Wikia, Inc. e vive em St. Petersburg, Flórida.
Mais sobre Michael: Wikia, Inc.
Erik Möller (Julho de 2006 - Dezembro de 2007)
Erik Möller é diretor-adjunto da Wikimedia Foundation, posto assumido em Janeiro de 2008, após sua saída do Board of Trustees. Ele é editor ativo da Wikipédia desde 2001 e também tem contribuído ao software por trás dela, o MediaWiki. Möller desenvolveu a proposta do Wikinotícias, um projeto Wikimedia, e organizou a votação para que fosse implementado. Erik é também um jornalista freelancer e autor de Die heimliche Medienrevolution: Wie Weblogs, Wikis und freie Software die Welt verändern (A revolução doméstica dos meios de mídia: Como Weblogs, Wikis e o software livre uniram o mundo). Ele também gerencia projetos relacionados ao desenvolvimento de software wiki. É formado em Ciência da Computação. Além da Wikimedia, ele promove o conteúdo livre, o software livre e legislação balanceada para a propriedade intelectual. Até tomar sua posição na Wikimedia Foundation, vivia em Berlim, na Alemanha.
Mais sobre Erik: Página de usuário
Tim Shell (2003 - Novembro de 2006)
Tim Shell é um empreendedor da Internet com interesse em auto-organização e ordem descentralizada, como exemplificado na Wikipédia. Em 1996, ele estava se graduando em Ciência da Computação quando decidiu interromper o curso e entrar no mundo dos negócios, juntando-se com Jimmy Wales para iniciar o Bomis. Tim viveu em Chicago, Flórida e San Diego, e atualmente reside em Las Vegas. Em 15 de dezembro de 2006, Shell saiu do Conselho.
Mais sobre Tim: Página de usuário no Meta
Oscar van Dillen (Novembro de 2006 - Junho de 2007)
Oscar van Dillen é um editor e burocrata da Wikipédia em neerlandês e outros projetos da Wikimedia naquela língua. Ele também tem o papel de steward desde maio de 2005, ajudando e dando conselho a muitos projetos em várias línguas. Oscar é membro do comitê de Projetos Especiais, que ajuda a Fundação a conseguir doações, a expandir em outros países e a encorajar parcerias entre a Fundação e outras organizações. Profissionalmente, Oscar é um músico e compositor, ensinando composição de world music assim como Teoria Musical no Departamento Musical de Jazz, Pop e World Music do Conservatório de Roterdã.
Mais sobre Oscar: Página de usuário
Florence Nibart-Devouard (Junho de 2004 - Julho de 2008)
Florence foi presidente do Conselho da Wikimedia de Outubro de 2006 a Julho de 2008. Era uma das representantes eleitas ao Conselho desde junho de 2004. Florence nasceu em Versalhes, França. Ela cresceu em Grenoble e tem vivido, desde então, em várias cidades francesas, assim como na Antuérpia, na Bélgica, e Tempe, no Arizona, Estados Unidos. Ela é engenheira agrônoma (ENSAIA), também especializada em Genética e Biotecnologia (INPL). Ela tem trabalhado em pesquisa pública, principalmente na melhoria genética das flores e também em microbiologia, para estudar a viabilidade da bioremediação de solo poluído. Até recentemente, ela trabalhava numa empresa francesa para conceber ferramentas para tomada de decisões em agricultura sustentável. Ela juntou-se à aventura da Wikipédia em fevereiro de 2002 e é conhecida como contribuidora sob o pseudônimo "Anthere". Florence tem 39 anos e vive em Clermont Ferrand com seu marido Bertrand e seus três filhos: Anne-Gaëlle (9), William (11) e Thomas (2).
Mais sobre Florence: Biografia na Wikipédia (em inglês), Página de usuária
Frieda Brioschi (Julho de 2007 - Setembro de 2008)
Frieda (Italiana, 30) entrou no Conselho em Julho de 2007. Participa na Wikipedia e em outros projetos da Wikimedia Foundation desde Maio de 2003. Em Junho de 2005 ajudou a fundar a Wikimedia Italia e foi a presidente dessa organização desde esse momento até Setembro de 2007. Atualmente, vive em Roma e trabalha como programadora. Afastou-se do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation em Setembro de 2008.
Mais sobre Frieda: Página de usuária


Papéis dos administradores e funcionários[edit]