Travamentos globais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global locks and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.

Um travamento global é uma maneira pela qual os stewards podem impedir tecnicamente que contas da Wikimedia iniciem sessão em qualquer projeto (e assim, nenhuma edição pode ser feita). Quando uma conta é travada, tentativas de iniciar sessão nesta conta falham, em todos os projetos da Wikimedia, como a Wikipédia, Wikicionário, Wikimedia Commons, e Wikilivros, em todas as línguas disponíveis. Isto é geralmente aplicado às contas criadas para cometer vandalismos, contas para disseminar SPAM, fantoches de abusadores de longa data, contas comprometidas e, embora em casos raros, (até que o bloqueio global seja estendido a contas nomeadas), os usuários elegíveis para um travamento global também têm as contas bloqueadas. A interface de travamento também oferece a opção de esconder o nome da conta em todos os registros, para nomes de usuários assediantes ou ofensivos. Travamentos globais não devem ser confundidos com Bloqueios globais e Banimentos globais

  • Para reportar um usuário que deveria ser travado globalmente (ou outros usuários que estão travados por engano), veja Steward requests/Global
  • Se você está travado globalmente (por outras razões além de ser banido pela Fundação Wikimedia ou com a conta comprometida), você deve apelar via e-mail stewards@wikimedia.org

Motivos para pedir um travamento global

Os motivos abaixo "não são" aprovados por política da comunidade. Em geral, travamentos globais acontecem em situações óbvias; em casos mais complexos, os stewards podem decidir quando aplicar ou retirar um travamento global, caso a caso.

A mensagem exibida a uma conta globalmente bloqueada
  • Contas que foram usadas somente para vandalismo ou abuso em múltiplas wikis e estão vandalizando ativamente ou obviamente estão, de outra maneira, sendo disruptivos em múltiplas wikis, são candidatas a um travamento global. Por favor, inclua ligações para os históricos de bloqueio ou outra evidência de abuso em outros projetos, e indique onde a conta ainda está ativa.
  • Contas com o único propósito de divulgar SPAM nas wikis da Wikimedia.
  • Contas cujos nomes são ofensivos ou abusivos também são elegíveis para o travamento, e podem também ser ocultadas dos registros.
  • Contas que violaram outros princípios que são motivos para bloqueios indefinidos em múltiplos projetos individuais, tais como efetuar ameaças legais repetidas, publicar pornografia infantil, ou publicar informações pessoais privadas sobre terceiros que podem colocá-los em perigo.
  • Contas que são suspeitas de terem sido comprometidas, como uma medida temporária para manter a segurança da conta até que o proprietário seja contatado.
  • Contas que tenham sido banidas globalmente (pela comunidade ou Fundação).
  • Contas que foram criadas para contornar um banimento global pela comunidade ou pela fundação.
  • O proprietário da conta tenha falecido.
  • Contas pertencentes à ex-funcionários da Fundação Wikimedia ou ex-contratados. (feito por funcionários da Fundação Wikimedia)

Conta comprometida

Você pode estar procurando por Help:Contas comprometidas.

Algumas vezes, os stewards travam contas com o motivo "conta comprometida". Se sua conta foi travada com esse motivo, por favor contate ca@wikimedia.org.