Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Ciclo 2/Alcance

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Cycle 2/Reach and the translation is 100% complete.

Alcançando novas vozes foca-se em assegurar que as vozes que normalmente não são parte de nossas discussões estratégicas estejam presentes e corretamente representadas no processo que definirá o futuro do movimento Wikimedia pelos próximos 15 anos. Nossos objectivos:

  • Reunir e sintetizar as tendências específicas que sejam relevantes a nível global e regional e que impactarão no futuro do movimento Wikimedia nos próximos 15 anos.
  • Entender e compartilhar a actual conscientização, percepção e uso da Wikimedia (particularmente Wikipédia) para leitores potenciais e atuais.
  • Aprender de especialistas e instituições locais nos campos relevantes e convidá-los a colaborar no futuro da Wikimedia.

Para realizar este trabalho globalmente, temos duas equipes trabalhando neste projeto: regiões de maior reconhecimento (anteriormente trilha C) e regiões de menor reconhecimento (anteriormente trilha D). Também estamos a convidar aos grupos locais a solicitar recursos para celebrar suas próprias discussões com especialistas e parceiros locais (atuais e potenciais).

  • "Regiões de maior reconhecimento" definem-se como áreas onde achamos que a Wikimedia é relativamente melhor conhecida, por exemplo América do Norte, Europa Ocidental, e países individuais onde achamos que o reconhecimento é relativamente alto como o Japão.
  • "Regiões de menor reconhecimento" definem-se como áreas onde achamos que a Wikipédia não é bem conhecida. Os recentes resultados da pesquisa telefônica de Novos Leitores indica um reconhecimento limitado da Wikipedia, e mal-entendidos sobre seu uso entre usuários de internet. O nível de conhecimento da Wikipédia variou entre um mínimo de 20% e um máximo de 51%, com uma média ao redor de 25%. As pesquisas recentes situam as regiões de menor reconhecimento em países de Oriente Médio, África, Ásia e América Latina. Os países-alvo para estes estudos são Índia, Indonésia, Nigéria, Egito, México e Brasil.

Atividades

Temos quatro maneiras de recolher as ideias das novas vozes:

  1. Entrevistas pessoais com mais de 200 experientes, aliados e líderes institucionais
  2. Conversas dirigidas pela comunidade com experientes locais, aliados e líderes institucionais
  3. Pequenas reuniões de grupo, eventos e encontros
  4. Investigação
    1. Desenho de investigação em Brasil e Indonésia (em curso)
    2. Investigação de desenho em México, Nigéria e Índia (terminado em 2016)
    3. Investigação sobre conhecimento, atitudes e uso de marca em mercados de maior conhecimento (em curso)
    4. Investigação documentária: investigação externa sobre tendências mundiais, população e mais (em curso)