Iniciativa de Sustentabilidade

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Sustainability Initiative and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.
Bem-vindo(a) à Iniciativa de Sustentabilidade!

A iniciativa de sustentabilidade tem como objetivo reduzir o impacto ambiental dos projetos da Wikimedia. A razão para isto é simples, e pode ser encontrada bem na Wikipédia: o aquecimento global é uma realidade e compartilhamos a responsabilidade de impedir isto, com os projetos da Wikimedia tendo uma pegada de carbono significante, especialmente através do consumo de energia e viagem aérea.

A iniciativa atualmente possui três metas principais:

  1. energia sustentável para os servidores da Wikimedia
  2. participação remota para a Wikimania e outros eventos da Wikimedia
  3. uma estratégia de investimento sustentável para as doações da Wikimedia

Em 2017, o Conselho Diretor da Fundação Wikimedia adotou uma resolução como resultado desta iniciativa, se comprometendo a minimizar o impacto ambiental da Fundação, especialmente em relação às centrais de dados, operações, viagens, escritórios e outras intervenções através do uso de energia sustentável. As recomendações para implementação da Estratégia do Movimento Wikimedia 2020 juram "alinhar nossas práticas ao apoio da sustentabilidade do meio ambiente de nosso planeta."

Energia sustentável para os servidores da Wikimedia

Acima do mínimo: a Wikipédia recebeu um "D" no "Click Clean Scorecard" do Greenpeace dos Estados Unidos em 2015.[1]

Porque isto é importante?

As centrais de dados hospedando a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia criam uma pegada de carbono significante: em 2018, apenas 6% dos 2,8 gigawatt por hora abastecendo os servidores vieram de fontes sustentáveis, resultando em uma pegada de carbono de 1,2 quilotoneladas.[2] A análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia realizada em 2018 afirma que "mover os servidores para fontes de energia reutilizáveis é a opção mais impactante que temos para reduzir a pegada de carbono da organização".[3] Além disto, sendo um dos sites mais populares do mundo, a Wikipédia poderia servir de inspiração para outros sites escolherem hospedagens de carbono-neutro,[4] enquanto que empresas famosas como o Facebook[5] ou Salesforce[6] já mudaram para servidores sustentáveis.

O que precisa ser feito?

A Fundação Wikimedia deveria pedir à sua central de dados para mudar para energia sustentável, ou escolher um serviço que ofereça essa opção.

Quem é responsável por isto?

Lydia Hamilton, Diretora de Operações, Fundação Wikimedia

Qual a situação atual?

Trabalhando Aguardando
Em agosto de 2017, a Fundação Wikimedia enviou cartas para seus provedores de localização CyrusOne e Equinix pedindo informação sobre a fonte de energia das centrais de dados. A resposta de Equinix foi apontar para sua aquisição recente de um parque eólico em Oklahoma – o que não contribui para nossa meta, já que a central de dados da Wikimedia está localizada em uma rede de energia diferente, em Virginia. CyrusOne não respondeu à carta. Em 2019, a Fundação Wikimedia publicou um roteiro estratégico para "identificar oportunidades de redução de carbono" em suas operações.[7] Em novembro de 2020, a Fundação Wikimedia estava "verificando várias opções para novas centrais de dados que ofereçam uso de energia sustentável".[8]

Participação remota na Wikimania

Porque isto é importante?

Aeroporto internacional de Suvarnabhumi, Bangkok, Tailândia.

Viagens internacionais são responsáveis por uma grande parte da pegada de carbono da Wikimedia: em 2019, voos fundados pela WMF causaram a emissão de 1.600 toneladas de CO2.[9] Portanto, precisamos encontrar maneiras de reduzir o número de voos. Já que seria contraproducente propor a descontinuação da Wikimania, precisamos encorajar a participação remota na Wikimania e em outros eventos da Wikimedia. O canal principal para participação remota é através da oferta de gravações de vídeo ou transmissões ao vivo.

O que precisa ser feito?

A Fundação Wikimedia deve oferecer gravações de vídeo ou transmissões ao vivo para todas as sessões da Wikimania e outros eventos da Wikimedia, assim como deixar claro a existência dessas opções antes dos eventos.

Quem é responsável por isto?

Joël Letang, Equipe Responsável por Eventos, Fundação Wikimedia

Qual a situação atual?

Trabalhando Aguardando Durante a Wikimania 2016 em Esino Lario, quase todas as sessões foram gravadas. Durante a Wikimania 2017 em Montréal e Wikimania 2018 na Cidade do Cabo, apenas uma pequena parcela das sessões foram transmitidas online.

Durante a Wikimania 2019 em Stockholm, algumas gravações foram feitas. Certificados de emissão foram comprados para a pegada de carbono estimada para a conferência.[10]

Em 2019, a Fundação Wikimedia publicou um roteiro estratégico para "desenvolver diretrizes para participação remota versus presencial em eventos, incluindo adicionar opções para acomodar a participação virtual".[11]

A Wikimania 2020 foi cancelada devido à pandemia; Wikimania 2021 será completamente virtual.

Uma estratégia de investimento sustentável para as Doações da Wikimedia

Porque isto é importante?

Ao investir em indústrias sustentáveis, estaremos mostrando nossa seriedade em relação a este assunto – se queremos reduzir nosso impacto ambiental, as Doações da Wikimedia não deveriam ser utilizadas para financiar indústrias com alta produção de carbono.

O que precisa ser feito?

A Fundação Wikimedia deve adotar uma estratégia de investimento para as Doações da Wikimedia que leva em conta o impacto ambiental de seus investimentos.

Quem é responsável por isto?

Lisa Seitz-Gruwell, Diretora de Promoção, Fundação Wikimedia

Qual a situação atual?

Trabalhando Aguardando As Doações da Wikimedia estão atualmente sendo direcionadas à Fundação Tides e a política preliminar de investimento contém uma medida básica de sustentabilidade. Em 2021, as Doações da Wikimedia serão redirecionadas da Fundação Tides e a Fundação Wikimedia está atualmente "investigando" como melhor demonstrar sustentabilidade na política definitiva de investimento. (A política de investimento para os investimentos da própria Fundação Wikimedia que foi adotada em abril de 2018 afirma que investimentos de longo prazo devem ser realizados em "empresas com um perfil superior de sustentabilidade, pensando particularmente nos fatores ambientais", sem definir apropriadamente este objetivo.)

Como você pode ajudar

Mostre seu apoio!

Atualmente, mais de 770 membros da comunidade apoiam a Iniciativa de Sustentabilidade. Por favor, adicione seu nome à lista de apoiadores para mostrar seu apoio!

Leitura complementar

Slides da Iniciativa de Sustentabilidade da Wikimania 2017.

Notas

  1. Greenpeace USA: Click Clean Scorecard: Key Findings & Scores Explained, 2015, página 43.
  2. Análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia em 2018, p. 30, 42 e 46. Em inglês.
  3. Análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia em 2018, p. 17. Em inglês.
  4. "[R]oom to claim leadership advantage", Análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia em 2018, p. 17. Em inglês.
  5. Adding clean and renewable energy to the grid, Facebook Sustainability. Em inglês.
  6. Mark Hawkins: Why Sustainability is Good for Business, Salesforce blog, 13 de abril de 2017. Em inglês.
  7. Afirmação sobre impacto sustentável da Fundação Wikimedia, 13 de dezembro de 2019, p. 4. Em inglês.
  8. Deborah Tankersly em Talk:Sustainability, 25 de novembro de 2020. Em inglês.
  9. Análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia em 2019, p. 12. Em inglês.
  10. Wikimania 2019:Compensação de carbono
  11. Análise de sustentabilidade da Fundação Wikimedia em, 13 de dezembro de 2019, p. 5. Em inglês.