Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Eliane Dominique Yao/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Eliane Dominique Yao and the translation is 88% complete.
Outdated translations are marked like this.

Yao Eliane Dominique (Yasield)

Yasield (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
Oficina de treinamento sobre o projeto Wikidata organizada pelo grupo Wikimousso no sábado, 16 de março de 2019
  • Pessoal:
    • Nome: Yao Eliane Dominique
    • Localização: Abidjã, Costa do Marfim
    • Idiomas: Francês
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2013
    • Wikis ativas: Wikipédia
Declaração (Não mais que 450 palavras)

Eu sou membro do movimento Wikimedia desde 2013. Estou envolvida no grupo de usuários para lutar contra a lacuna de conteúdo de gênero em meu país. Em 2016, fui selecionada pelo conselho executivo para liderar a equipe que trabalha no projeto Wiki Loves Women. Após o sucesso deste projeto que deu importantes resultados na results Costa do Marfim entre 2016 e 2017, iniciei um projeto chamado Wikimousso (Wiki woman) cujo objetivo é produzir conteúdo de qualidade sobre mulheres notáveis em meu país para reduzir a lacuna de conteúdo. Este projeto nos permite hoje dar visibilidade às mulheres cujas ações têm um impacto positivo considerável sobre a população de nosso país em projetos Wiki como Wikipedia, Wikidata, Wikicommons e Wikiquote. Desde 2017, tenho liderado ativamente a equipe deste projeto que temos apresentado em várias reuniões internacionais como Wikiindaba, Convençãowiki de língua francesa e Wikimania.

Como vice-presidente e membro do conselho executivo entre 2018 e 2021, representei meu grupo de usuários em várias reuniões importantes da comunidade, tais como a Wikimedia Summit. Como embaixadora regional da Arte+feminismo na África francófona, também contribuo para a capacitação de Wikipedistas francófonos em outros países de minha região. Este conjunto de experiências me permite ter uma visão geral do movimento e compreender a importância e urgência para que o Conselho de Administração opere com base em prioridades precisas orientadas para resultados a curto e longo prazo.

Gostaria de fazer parte do Conselho de Administração para ajudar a equipe a fortalecer as realizações e ações já bem feitas, para contribuir para a diversificação das decisões levando em conta o interesse de toda a comunidade. Sendo também um profissional de comunicação, um de meus objetivos é também ajudar o movimento a melhorar sua política de comunicação e adaptar uma estratégia para as diferentes comunidades membros.

Top 3 prioridades do Conselho *
  • Re-estabelecimento dos órgãos dirigentes: É importante que o Movimento restabeleça seus órgãos dirigentes o mais rápido possível a fim de evoluir as ações e continuar o desenvolvimento de nossa comunidade.
  • Melhorar a comunicação da Fundação: Melhorar o sistema de comunicação do movimento para descentralizar a informação.
  • Fortalecer o sistema de boa governança do movimento, diversificando as habilidades e conhecimentos dentro do Conselho de Administração para um movimento ainda mais inclusivo.
Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento *
  • Capacitação: É aconselhável ajudar a construir as capacidades das comunidades de acordo com seus pontos fortes e fracos no movimento.
  • Descentralização: É necessário aproximar a fundação das comunidades a fim de facilitar certos procedimentos administrativos.
  • Equidade na tomada de decisões: Para mim, todas as grandes decisões relacionadas à vida do movimento devem levar em conta a opinião de todas as comunidades e filiados que são grandes forças de propostas.
Verificação Verificação executada
Elegibilidade: Artículo bueno.svg Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:30, 1 July 2021 (UTC)
Identificação: Artículo bueno.svg Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:15, 29 June 2021 (UTC)
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

7 anos
  • 2013 - 2017 Auditora do meu Grupo de Usuários
  • 2018 - 2021 Vice-presidente do Grupo de Usuários da Costa do Marfim
  • Desde 2017: Chefe de projetos Wiki
  • 2018 - 2021 Embaixador regional da Art+Feminismo para os francófonos da áfrica

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

Fui membro do conselho executivo do Grupo de Usuários por 4 anos, trabalhei para o Governo de meu país no Ministério da Comunicação e Mídia como Diretora Adjunta de Comunicação e atualmente trabalho para uma ONG internacional americana.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Tenho ocupado cargos de responsabilidade na área de comunicação e relações públicas por mais de 8 anos e pertenço ao comitê de tomada de decisão da minha atual empresa, onde sou responsável pela comunicação regional de 8 países.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

Nunca fiz parte do conselho de administração antes, nem exerci um cargo na fundação, mas tenho boa experiência na tomada de decisões e no trabalho em equipe, tendo trabalhado e servido em várias diretorias executivas da associação.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Nunca fui estigmatizada de forma direta, mas pertenço a uma comunidade étnica que tende a fazer julgamentos sobre pessoas que parecem ser diferentes, seja financeiramente ou de acordo com sua posição na sociedade.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Eu nasci e vivo na Costa do Marfim e conheço perfeitamente a cultura deste país. Tendo vivido e viajado em/para países europeus, tenho um conhecimento geral e intercultural de alguns destes países.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Minha língua nativa é o francês e também tenho um nível intermediário em inglês.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

A Costa do Marfim ainda não atingiu o ponto de plena inclusão em termos de diversidade e liberdade de escolha de vida. O sistema marfinense teria dificuldade, por exemplo, para nos permitir organizar um evento LGBT de forma oficial.