Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Mike Peel/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Mike Peel and the translation is 100% complete.


Mike Peel (Mike Peel)

Mike Peel (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
Eu, em 2017
  • Pessoal:
    • Nome: Mike Peel
    • Localização: Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha
    • Idiomas: en-N, es-1, pt-BR-1, fr-1, python, C
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2005
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia em inglês, Commons, Wikidata
Declaração (Não mais que 450 palavras) Sou principalmente ativo na Wikipédia em inglês, Commons e Wikidata, com mais de 350 mil edições no conjunto desde 2005. Trabalho tanto na criação de conteúdo (novos artigos, expansão de artigos, novas fotografias) quando em wikignoming (por exemplo, ligando Wikipédias, Wikidata e Commons). Desenvolvi a infocaixa multilíngue usada mais de 3 milhões de vezes nas categorias do Commons, opero Pi bot (com mais de 8 milhões de edições, especialmente no Wikidata e no Commons) e co-criei o termo 'edit-a-thon' com o primeiro evento na British Library em 2011.

Co-fundei Wikimedia UK e fui um dos membros do conselho diretor por seus primeiros cinco anos quando era uma entidade de caridade e se desenvolveu para ser uma organização formal. Atuei no Comitê de Difusão de Fundos por quatro anos, em seu comitê inicial em 2012-2014 e por outro mandato em 2015-2017. Sou parte do Wiki Movimento Brasil desde 2019 (informalmente desde 2016), ativamente contribuindo para um afiliado de sucesso numa comunidade emergente. Isso ampliou minha compreensão dos vários desafios de nosso movimento, especialmente em consideração a realidades locais e à necessidade de levarmos a diversidade em conta.

Sou profissionalmente um radio-astrônomo em projetos de telescópios em colaborações internacionais. Morei no Reino Unido e no Brasil, atualmente trabalho na Espanha (tenho estudado português e espanhol).

Gostaria de trazer minha experiência no movimento Wikimedia para o conselho da WMF. Minha experiência deu-me a possibilidade de ter uma visão ampla do movimento Wikimedia, compreendendo seus diversos afiliados tanto por ser membro de vários deles quanto por avaliar suas atividades quando estava no FDC. Ao mesmo tempo, sou um membro ativo da comunidade on-wiki e entendo as várias perspectivas que emanam dos vários projetos Wikimedia.

Na linha do exposto na estratégia do Movimento Wikimedia, espero ver menos centralização na WMF para despesas e recursos, com um aumento correspondente no uso (no uso crescente) da experiência e liderança dos afiliados Wikimedia em suas áreas geográficas e/ou especialidades. Também espero ver o Conselho Diretor (e a WMF de modo mais geral) tornar-se mais transparente e engajar-se mais com a comunidade.

Top 3 prioridades do Conselho 1. Contratação e introdução da nova diretoria executiva; o processo de transição de modo geral

2. Aumento na transparência e engajamento do Conselho Diretor e da organização da WMF com a comunidade Wikimedia

3. Estabelecer orientações para re-equilibrar o trabalho feito pela WMF em relação com o dos afiliados e o das comunidades

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento 1. Aumentar o engajamento com comunidades emergentes, ao mesmo tempo em que se usa para o melhor as forças das comunidades mais privilegiadas

2. Desenvolvimento técnico sustentável e inovador

3. Ampliar o engajamento com organizações parceiras, por exemplo GLAM

Verificação Verificação executada
Elegibilidade: Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:21, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação: Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:14, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria


Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

10+ anos. Ativo na Wikipédia em inglês (editando desde 2005, administrador desde 2007, ~70K edições), Commons (editando desde 2006, administrador desde 2018, ~110K edições, ~40K fotografias carregadas), Wikidata (editando desde 2013, administrador desde 2020, ~170K edições). Escrevo código de bots e opero Pi Bot desde 2017 (8,3 milhões de edições). Sou um membro da WMUK (membro #2) e do Wiki Movimento Brasil. Organizei eventos da Wikimedia como edit-a-thons, supervisionei estudantes em estágios de verão trabalhando em projetos Wikimedia (atualmente, tenho dois estudantes de Outreachy financiados pela WMF), fui a Wikimanias, conferências Wikimedia etc.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

5-10 anos. Fui membro do conselho da WMUK por cinco anos, atuando em várias funções, como secretário dos membros, presidente e secretário. Fui do FDC por dois mandatos, isto é, quatro anos, também atuando como secretário.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

<1 ano. Trabalho na universidade, atualmente sou um pós-doutor. Tenho experiência supervisionando estudantes, lecionando e administrando projetos complexos. Isso inclui participar em colaborações internacionais de telescópios, em que trabalho em todos os aspectos de projetos multimilionários: dos equipamentos do telescópio a linhas de análise de dados e redação de artigos científicos, além de engajamento externo com o público.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

10+ anos. Estou no ambiente acadêmico desde que me tornei doutorando, em 2006. Como um astrônomo, escrevo muito código para analisar dados e geralmente entendo o desenvolvimento de software.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Yes/No

Não. Sou um homem branco, assim como há tantos na comunidade Wikimedia. Morei no Brasil e atualmente vivo na Espanha, então tenho experiência multicultural. Também trabalho em colaborações internacionais que incluem participantes, por exemplo, do Brasil, África do Sul, China, Coréia do Sul e Japão.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Yes/No

Sim. Nasci no Reino Unido, morei no Brasil e atualmente estou na Espanha.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Yes/No

Não. Minha língua materna é o inglês. Estou estudando o espanhol e sei um pouco de português e francês -- é o suficiente para interações simples, não ter conversas. Também sou fluente em Python.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Yes/No

Não. Tanto o Brasil quanto a Espanha têm histórias não democráticas, das quais vi evidência (e sobre as quais estudei), mas não as vivi diretamente.