Eleições da Fundação Wikimedia/2021/FAQ

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/FAQ and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

A eleição terminou em 31 agosto 2021. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no 7 setembro 2021. Por favor, considere enviar qualquer feedback sobre a eleição de 2021 na página de análise de pós-eleições.

Eleições para o Conselho 2021
Página principal
Candidatos
Informação de votação
Voto Único Transferível
Resultados
Discussões
Perguntas frequentes
Perguntas
Organização
Tradução
Documentação
Esta caixa : ver · discutir · editar


Perguntas mais frequentes sobre as eleições do conselho de 2021

Muitas perguntas estão surgindo sobre as eleições do conselho. Esta página pretende fornecer algumas respostas. Alguma outra pergunta? Por favor, acrescente sua pergunta na página de discussão. Os facilitadores irão verificar esta página com frequência. Você também pode entrar em contato com a equipe de facilitação.

Cronograma

Perguntas gerais sobre o Conselho

P: O que é o Conselho?

R: O Conselho Diretor da Fundação Wikimedia supervisiona as operações da Fundação Wikimedia. O Conselho Diretor é composto por diretores da comunidade e afiliados e por diretores nomeados. Cada diiretor tem mandato de três anos. Os contribuidores e afiliados da Wikimedia podem participar da seleção dos diretores da comunidade.

P: Quem são os diretores do Conselho?

R: Desde 2008, o Conselho tinha até dez diretores. Este número aumentou recentemente para 16. Oito assentos são selecionados através de processos comunitários e afiliados, um é o assento fundador de Jimmy Wales e até sete assentos são indicados pelo Conselho.

P: Quantos diretores serão nomeados nesta eleição?

R: Quatro diretores serão selecionados nesta eleição e mais quatro serão selecionados em 2022. Este ano, três assentos serão renovados (os atualmente ocupados por Dariusz Jemielniak, James Heilman e María Sefidari) e um assento novo como resultado de as alterações recentes do estatuto.

Eleições

P: Existem requisitos para ser elegível para votar?

R: Sim, existem. A Comissão de Eleitoral decide os critérios. Eles não confirmaram os critérios para a eleição de 2021. Não se espera que os critérios mudem, visto que têm sido usados por muitos anos. Os critérios de elegibilidade em 2017 foram:

P: Como as edições serão contadas para voluntários que contribuem com vários projetos?

R: A regra é: um usuário, um voto. Suas contribuições serão contadas em todos os wikis, sendo sua home-wiki ou qualquer outra.

P: Quando os diretores selecionados serão nomeados?

R: A nomeação final é esperado para acontecer em setembro.

P: O que é o Comitê de Eleitoral e por que eles decidem sobre o método de votação?

R: O Comitê de Eleitoral supervisiona as eleições da comunidade para o Conselho de Diretores da Fundação Wikimedia ou Comitê de Disseminação de Fundos (FDC). O Comitê de Eleitoral e seus predecessores existem desde 2004. O Comitê de Eleitoral consiste em voluntários da comunidade.

Novo em 2021

P: Por que o sistema de votação foi alterado?

R: Um sistema de votação proporcional foi discutido para uma melhor representação dos eleitores. É por isso que foi aberto um tópico na Chamada para feedback: vagas no conselho da comunidade. Lá, o melhor método de votação (Condorcet, Schulze, STV) foi discutido, mas nenhuma decisão foi tomada. O Conselho passou a tarefa de determinar esse método ao Comitê de Eleitoral.

P: Por qual sistema de votação o Comitê Eleitoral decidiu?

R: O Comitê de Eleitoral escolheu o método Voto Único Transferível. Este sistema de votação permite que os eleitores classifiquem os candidatos em vez de apenas votar em um candidato. Experimente este exemplo com sobremesas deliciosas. Como você classificaria suas sobremesas favoritas? Talvez assim:

  • Chocolate
  • Biscoitos
  • Bolo

Embora prefira o chocolate, o bolo continua delicioso. Em vez de votar apenas em chocolate, você tem a oportunidade de obter outra sobremesa entre as 3 primeiras se mais pessoas votarem em biscoitos ou bolo do que em chocolate.

P: Desta vez, há uma campanha de divulgação massiva que nunca aconteceu antes. Por que você está entrando em contato com os membros da comunidade para votar desta vez?

R: A Chamada para Feedback: Assentos da Comunidade no Conselho mostrou como poucas pessoas sabiam sobre o Conselho Diretor. Globalmente, os números de participação são baixos - cerca de 9% dos eleitores elegíveis votaram em 2017. Ainda menos em algumas grandes comunidades. É importante aumentar a participação e representação compartilhando as informações.

P: Em que base são calculados os 10% de participação nas eleições de 2017 e a meta de 20% nas eleições deste ano?

R: Eleições anteriores do conselho não tiveram publicação dedicada. Algumas comunidades realizaram atividades de voluntariado e dobraram o comparecimento. Exemplos são as Wikipédias ucraniana e vietnamita. Aumentar a porcentagem global para 20% parece uma boa meta.

P: Por que você está direcionando esforços eleitorais apenas para 550 projetos? Existem mais - cerca de 800!

R: Estes são todos os projetos estimados para ter eleitores elegíveis. De acordo com nossos dados, os demais projetos não têm eleitores elegíveis, pois as edições são escassas ou são muito jovens.

Voluntários Eleitorais

P: O que são voluntários eleitorais?

R: Voluntários eleitorais são voluntários da comunidade que apoiam as eleições da Diretoria. Eles mantêm suas comunidades informadas sobre às próximas eleições para o Conselho.

P: Por que são necessários voluntários eleitorais?

R: Precisamos de mais vozes das comunidades locais para participar nas eleições.

P: Quantas horas os Voluntários Eleitorais têm que dedicar?

R: Não se espera que demore muito tempo, esperamos cerca de uma hora por semana, talvez um pouco mais durante a própria eleição. Porém, tenha em mente: a função de Voluntário Eleitoral é como outras funções de voluntário no movimento Wiki. Ninguém determina o número de horas que dedicamos ao voluntariado no movimento Wiki e a função de Voluntário Eleitoral é assim: depende de cada indivíduo.

P: Quantos voluntários são necessários para uma comunidade ou projeto?

R: Mais voluntários tornam o trabalho mais leve. Isso é algo novo, então esperamos pelo menos um voluntário por comunidade.

P: Qual é a duração desta função?

R: Esta função permanece ativa durante o processo de seleção até setembro, quando são nomeados os novos diretores.

P: Haverá algum treinamento para Voluntários Eleitorais?

R: Não acreditamos que o treinamento seja necessário porque os Voluntários Eleitorais conhecem melhor suas comunidades, mas estamos abertos para considerar todas as solicitações dos Voluntários Eleitorais. Se for necessário, pergunte-nos.

P: Haverá uma diretriz para auxiliar os Voluntários Eleitorais em seu trabalho?

R: A equipe facilitadora fornecerá sugestões de melhores práticas, dicas de uso para certos tipos de comunicação e <modelos de mensagem>. Se houver algo que você considere útil, entre em contato conosco.

P: Faz diferença eu poder trabalhar mais como voluntário nos finais de semana que nos dias de semana?

R: Todos podem trabalhar no tempo que lhes convém.

P: Posso me envolver como Voluntário Eleitoral em outros projetos além dos que me inscrevi?

R: Claro que pode! Basta se cadastrar na mesa. Certifique-se de ter tempo suficiente e conexão com a comunidade para os projetos que escolher.

P: Posso colaborar com outros voluntários mesmo que eles não sejam Voluntários Eleitorais?

R: Absolutamente! Converse com eles para saber o que é abordado.