Eleições para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia/2022/Candidate-se

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2022/Apply to be a Candidate and the translation is 98% complete.

Valorizamos sua iniciativa de dar este importante passo para saber mais sobre o processo de candidatura para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Enquanto movimento global, espera-se que as pessoas candidatas sejam oriundas da sua mais ampla comunidade. As pessoas candidatas ideais são sensatas, respeitosas, voltadas para a comunidade e estão alinhadas com a missão da Fundação Wikimedia. As pessoas candidatas devem refletir sobre como suas experiências e perspectivas poderão agregar ao Conselho de Administração.

As pessoas candidatas devem ler o manual do Conselho da Fundação Wikimedia e as obrigações legais e fiduciárias de quem integra o Conselho antes de se candidatarem. Também é possível pedir uma reunião individual de aconselhamento com membros atuais ou antigos do Conselho de Administração.

Competências e Experiência

O Conselho de Administração gostaria de contar especialmente com pessoas cujas perspectivas e vozes são essenciais, mas ainda estão sub-representadas no nosso movimento. Neste sentido, durante o processo eleitoral de 2022 o Conselho está solicitando a todas as pessoas candidatas que incluam em suas apresentações declarações que abordem suas experiências no mundo e no movimento.

Experiência Regional

O Conselho de Administração gostaria de contar especialmente com pessoas cujas perspectivas e vozes são essenciais, mas ainda estão sub-representadas no nosso movimento. Assim, visando colmatar lacunas de representação históricas e atuais do Conselho, durante este processo o órgão gostaria de incentivar especialmente candidaturas das seguintes regiões: África; Ásia Meridional; Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico; América Latina e Caribe. Embora não seja um pré-requisito para a candidatura, a experiência regional será tida como um ponto a favor. Nesse sentido, o Conselho gostaria de solicitar que esse importante recorte seja observado por todas as pessoas participantes neste processo.

Perspectivas

O Conselho acredita que pessoas candidatas de regiões desprivilegiadas poderão oferecer uma maior perspectiva sobre diversidade do que pessoas de outras de regiões privilegiadas, que talvez não estejam totalmente familiarizadas com questões de equidade. As pessoas candidatas devem compartilhar de que maneira suas experiências lhes ajudam a promover a diversidade, a equidade e a inclusão.

As pessoas candidatas deverão responder sobre as seguintes questões em suas candidaturas:

  • Contribuições para os projetos Wikimedia, afiliação em organizações ou afiliados Wikimedia, atividades organizadas no movimento Wikimedia, ou participação em organizações aliadas ao movimento Wikimedia. (100 palavras no máximo)
  • Vivências no mundo. O Conselho de Administração está interessado em conhecer especialmente suas vivências nas seguintes regiões: África; Ásia Meridional; Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico; América Latina e Caribe. O Conselho acredita que pessoas com vivências e experiência nessas regiões poderão ajudar o Conselho a cumprir com o objetivo estratégico do movimento de promover uma participação mais equitativa, embora reconheça que outras experiências também poderão oferecer outras contribuições importantes. (250 palavras no máximo)
  • Competências culturais e lingüísticas em regiões e idiomas, além da sua região e idioma nativo. Ter-se conhecimento intercultural possibilita a construção de pontes em nossa comunidade multicultural. (250 palavras no máximo)
  • Experiência na luta pela criação de espaços seguros e colaborativos para todas as pessoas e/ou experiência em situações ou contextos onde há censura, repressão ou outras violações dos direitos humanos. (250 palavras no máximo)
  • Experiência com/como parte de (na medida em que quiser especificar) grupos que historicamente têm enfrentado discriminação e sub-representação nas estruturas de poder (incluindo, mas não se limitando a casta, raça, etnia, cor, local de nascimento, nacionalidade, identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, idade, religião, língua, cultura, educação, habilidades, renda e meio ambiente). (250 palavras no máximo)

Competências

Expertise especialmente desejável para integrar o Conselho:

  1. Estratégia organizacional e gestão
  2. Tecnologia de plataformas de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos
  3. Política pública e direito
  4. Ciência de dados sociais, análise de "big data" e aprendizagem automática

As pessoas candidatas devem falar sobre as competências acima em suas candidaturas em 150 palavras ou menos.

Papéis e responsabilidades como membro do Conselho

O Conselho de Administração supervisiona as operações da Fundação Wikimedia. Membros que fazem um bom trabalho ajudam a garantir uma boa administração através da pessoa no cargo de CEO e da equipe da Fundação. Não está sob sua alçada gerir o dia a dia da organização. O papel de supervisão do Conselho inclui tomadas de decisões, monitoramento e liderança.

Alguns exemplos

  • Tomar decisões com base na estratégia e nos objetivos e políticas da organização;
  • Monitorar o desempenho, potenciais riscos, finanças e adimplência da Fundação Wikimedia;
  • Aconselhar a pessoa no cargo de CEO e os quadros de pessoal sênior da Fundação oferecendo conhecimentos e experiências relevantes; e
  • Comunicar sobre o papel e responsabilidades do Conselho para a comunidade Wikimedia.

O Conselho deve manter a integridade legal e ética da Fundação Wikimedia. Também devem trazer e cultivar a diversidade no órgão. Devem sempre agir em prol dos interesses da Fundação Wikimedia. Em alguns casos integrantes do Conselho podem ser selecionados através de uma votação da comunidade, mas uma vez integram o Conselho, não podem agir como representantes da comunidade.

Saiba mais sobre o Conselho lendo o manual do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Elegibilidade

As pessoas candidatas devem ser capazes de cumprir com as responsabilidades e serviços do Conselho de Administração e seus comitês. Isto inclui investigar questões relevantes, tomar decisões embasadas e participar das reuniões do Conselho. Os requisitos de elegibilidade para as pessoas candidatas são os mesmos que para eleitores, somando-se alguns requisitos adicionais:

  • A pessoa não pode ter sido condenada por crimes graves ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude. Não é necessário apresentar documentação sobre isto nesta etapa do processo;
  • A pessoa não pode ter sido afastada de um cargo em uma organização sem fins lucrativos ou empresa devido a má administração ou má conduta;
  • No momento da indicação ou eleição, a pessoa não pode estar banida ou bloqueada de nenhum projeto da Wikimedia por um período de 30 dias ou mais;
  • Caso atenda apenas aos requisitos de elegibilidade de votante como pessoa editora, sua primeira edição deve ter sido antes de 18 de abril de 2020;
  • As pessoas devem revelar seu nome verdadeiro em sua candidatura;
Não é possível ocupar um cargo no Conselho de Administração sob um pseudônimo. A identidade das pessoas que integram o Conselho de Administração é tratada como um dado público.
  • Ter ao menos 18 anos de idade e ser considerado maior de idade no país de residência permanente;
  • Apresentar uma prova de identidade e idade à Fundação Wikimedia;
  • Se a pessoa candidata for selecionada e nomeada para integrar o Conselho de Administração deverá renunciar a mandatos de governança, em conselhos, ou remunerados na Fundação Wikimedia, capítulos, organizações temáticas e grupos de usuários.

Requisitos para Candidaturas

  1. Não é permitido inserir links externos na sua candidatura. Você não pode concorrer em uma lista com outras pessoas candidatas.
  2. As candidaturas poderão ser apresentadas entre 00:00 18 de abril 2022 (UTC) e 23:59 16 de maio de 2022 (UTC) As pessoas candidatas poderão modificar sua candidatura no máximo até 3 dias após sua apresentação ou até o encerramento do período de candidaturas às 23h59 de 16 de maio de 2022 (UTC). Pequenas correções ortográficas ou de tradução poderão ser feitas fora desses período.
  3. A sua prova de identidade deverá ser apresentada à Fundação Wikimedia antes das 23:59 de 16 de maio de 2022 (UTC). O Comitê Eleitoral entrará em contato para validar esse processo após a apresentação da sua candidatura.

Como apresentar uma prova de identidade

As pessoas candidatas deverão apresentar uma prova de identidade e maioridade. Uma cópia de um dos seguintes documentos preenche este requisito:

  • Carteira de motorista
  • Passaporte
  • Qualquer outro documento de identificação oficial que indique seu nome e idade

A cópia do documento pode ser apresentado à Fundação Wikimedia via secure-info@wikimedia.org.

Caso a pessoa candidata seja selecionada, a Fundação Wikimedia poderá solicitar informações de identificação adicionais de modo a realizar uma verificação de antecedentes antes da confirmação da sua nomeação para integrar o Conselho.

As pessoas candidatas que não cumprirem os requisitos e prazos acima não serão consideradas.

Como enviar sua candidatura

Caso seja elegível, pondere candidatar-se. Recursos para pessoas candidatas estão disponíveis durante as eleições de 2022. Não hesite em contatar a equipe de Estratégia do Movimento e Governança para obter mais informações.

Veja também