Exclusionismo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Exclusionism and the translation is 71% complete.
Outdated translations are marked like this.
Comunidade
Anti-wiki
Visão orientada em conflito
Falsa Comunidade
Wikiculture
Wikifaith
O processo Wiki
The wiki way
Darwikinismo
Estrutura de poder
Wikianarchismo
Wikibureaucracy
Wikidemocratismo
WikiDemocracy
Wikidespotismo
Wikifederalismo
Wikihierarchismo
Wikimeritocracy
Wikindividualismo
Wikioligarchismo
Wikiplutocracy
Wikirepublicanism/pt-br
Wikiscepticism/pt-br
Wikitechnocracy/pt-br
Colaboração
Antifactionalism
Factionalism
Social
Exopedianism
Mesopedianism
Metapedianism
Estrutura geral de conteúdo
Transclusionism
Antitransclusionism
Categorism
Structurism
Encyclopedia padrão
Deletionismo
Delusionismo
Exclusionismo
Inclusionismo
Precisionismo
Precision-Skeptics
Notabilidade
Essentialismo
Incrementalismo
Comprimento do artigo
Mergismo
Separatismo
Exatidão de medição
Eventualismo
Immediatismo
Miscelânea
Antiovertranswikismo
Mediawikianismo
Post-Deletionismo
Transwikismo
Wikidynamismo
Wikisecessionismo
Redirectionism
Exclusionismo na Wikipedia: en, pt
"Parece que a perfeição é atingida não quando não há nada mais a acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar."
— Antoine de Saint-Exupéry, Terre des hommes, 1939, chap. III

Exclusionismo é uma filosofia realizada por alguns wikipedistas que procuram maximizar a utilidade de um artigo, removendo informações irrelevantes ou supérfluas. Exclusionistas podem realizar suas remoções por motivos como relevância, falta de referências, POV , material, tamanho do artigo, informações já existentes em outro artigo e assim por diante. Exclusionistas pode ter derivado sua filosofia em parte a alegação de que: "muitas vezes o que não é dito é mais importante do que o que é dito." Wikipedistas que praticam revisão são conhecidas como exclusionistas.

: Lema do exclusionista:

"A prevenção é melhor do que remediar".

Prevention is better than cure.

: Imperativo do exclusionista:

"Visam excluir material irrelevante e desnecessário de todos os artigos da Wikipédia. Se você não deseja excluir, modifica. Só apagar quando exclusão deixa nada substancial."

Seek to exclude irrelevant and superfluous material from all Wikipedia articles. If you do not wish to exclude, modify. Only delete when exclusion would leave nothing substantial.

Exclusionismo pode ser considerado por alguns como o oposto da delecionismo ou como uma filosofia alternativa. É possível ser um inclusionista e um exclusionista ao mesmo tempo.

Considerando que os delecionistas simplesmente pretendem apagar artigos que eles vêem como pobre, um exclusionista prefere omitir o que vêem como material pobre, supérfluo ou desnecessário em um artigo, mantendo o artigo em si. Eles só iriam apagar um artigo se sentiam que suas omissões deixam nada substancial.

É mais provável que um exclusionista apague ao invés de tentar modificar qualquer coisa que eles viram como não escrita de um ponto de vista neutro (NPOV). Eles também podem omitir em vez de modificar o material que eles sentem que é contrário ao seu próprio ponto de vista sobre como um artigo deve ser, embora note-se que esta em si é uma ação enviesada.

Exclusionistas decidem excluir por motivos como relevância, tamanho do artigo, informações já existentes em outro artigo, material enviesado, falta de referências e assim por diante. Eles também podem construir artigos aparentemente completos antes de publicá-los, na esperança de que em seguida serão vistos como fait accompli.

Exclusionistas interessados são convidados a sugerir mais mudanças de política. A Associação de Wikipedistas Exclusionistas foi estabelecida.

Ver também