EditorVisual/Boletim informativo/2014/Outubro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2014/October and the translation is 87% complete.
Editor Visual

Você sabia?

TemplateData é um programa separado que organiza informações sobre os parâmetros que podem ser usados em um template. VisualEditor lê os dados e os usa para preencher os modelos simplificados de diálogos.

Com o novo editor TemplateData é mais fácil de adicionar informações sobre os parâmetros, pois aqueles que você precisa usar estão pré-carregados.

Veja a página de ajuda para o TemplateData para mais informações sobre como adicionar TemplateData. O guia do usuário tem informações sobre como usar o VisualEditor.

Desde a última newsletter, o time de Edição reduziu a dívida técnica, simplificou alguns fluxos de trabalho para a edição de templates e citações, fez um grande progresso no suporte do Internet Explorer, e consertou mais de 125 bugs e solicitações. Várias melhorias no desempenho foram feitas, especialmente no sistema em torno da reutilização de referências e listas de referência. Atualizações semanais são lançadas no Mediawiki.org.

Três questões exigiram correções urgentes: um erro de desenvolvimento que fez com que muitos botões não funcionassem corretamente (bugs 69856 e 69864), um problema com conflitos de edição que deixaram o editor sem lugar para ir (bug 69150), e um problema no Internet Explorer 11 que substituiu algumas categorias com um link para a mensagem do sistema MediaWiki:Badtitletext (bug 70894) quando salvas. Os desenvolvedores pedem desculpas pela interrupção e agradecem as pessoas que reportaram esses problemas rapidamente.

Suporte melhorado a dispositivos e navegadores

Usuários do Internet Explorer 10 e 11 users agora têm acesso ao VisualEditor. Isto significa que cerca de 5% dos usuários do Wikimedia agora verão uma guia "Editar" ao lado da guia já existente "Editar fonte". Suporte ao Internet Explorer 9 é planejado para o futuro.

Usuários de tablet que navegam na versão mobile do site agora têm a opção de usar um formulário específico para celular do VisualEditor. Mais ferramentas de edição e disponibilidade do VisualEditor em smartphones estão planejadas para o futuro. A versão mobile do VisualEditor foi ajustada para exibir o menu de contexto de citações em vez das referências básicas (bug 68897). Um bug no editor do iOS foi corrigido (bug 68949). Para usuários de tablet, três bugs relacionados à rolagem foram corrigidos (bug 66697bug 68828bug 69630). Você pode usar o VisualEditor na versão mobile da Wikipédia no seu tablet clicando na engrenagem no canto superior direito na página de edição e escolher qual editor usar.

Editor do dados das predefinições

A ferramenta de edição TemplateData foi implantada em mais 30 Wikipedias esta semana. Outras Wikipedias e alguns outros projetos podem receber acesso no próximo mês. Esta ferramenta torna mais fácil adicionar TemplateData à documentação do modelo. Quando a ferramenta estiver habilitada, ela adicionará um botão acima de cada janela de edição de um modelo (incluindo subpáginas da documentação). Para usá-lo, edite a página do modelo ou uma subpágina e clique no botão "Edit template data" na parte superior. Leia a página de ajuda para TemplateData. Você pode testar o editor TemplateData em um sandbox em Mediawiki.org. Lembre-se de que TemplateData deve ser colocado em uma subpágina de documentação ou'na própria página de modelo. Apenas um bloco de TemplateData será usado por modelo.

Outros mudanças

Várias mensagens e rótulos de interface foram alterados para serem mais simples, claros ou mais curtos, com base no feedback de tradutores e editores. A formatação dos diálogos foi alterada, e mais mudanças na aparência ocorrerão em breve, quando VisualEditor implementar o novo tema MediaWiki do Design. (Uma prévia do tema está disponível no Labs para desenvolvedores.) A equipe também fez algumas melhorias para os usuários do skin Monobook que melhorou o tamanho do texto nas barras de ferramentas e seleções fixas que menus sobrepostos.

VisualEditor-MediaWiki agora fornece as classes mw-redirect e mw-disambig nos links para páginas de redirecionamento e desambiguação, para que os gadgets do usuário com as cores nesses tipos de links possam ser criados.

Os campos Predefinições' podem ser marcados como 'required' em TemplateData. Se um parâmetro for marcado como obrigatório, então você não pode deletar aquele campo ao adicionar uma nova predefinição ou editar um existente (bug 60358).

O suporte à linguagem foi aprimorado ao fazer anotações usarem isolamento bidirecional (para que sejam exibidas corretamente com o comportamento de cursor conforme o esperado) e corrigindo um bug que travava o Editor Visual ao tentar editar uma página com um atributo dir, mas nenhum lang definido (bug 69955).

Perspectivas futuras

A equipe publica detalhes sobre o trabalho planejado no Roteiro do Editor Visual. A equipe do VisualEditor planeja adicionar recursos de preenchimento automático para citações em breve, talvez no final de outubro.

A equipe também está trabalhando no suporte para adicionar linhas e colunas às tabelas, e os primeiros trabalhos para isso podem aparecer dentro do mês. Por favor, comente sobre o design em Mediawiki.org.

No futuro, a edição colaborativa em tempo real pode ser possível no Editor Visual. Alguns dos primeiros trabalhos preparatórios para isso foram feitos recentemente.

Páginas de ajuda

At Wikimania, several developers gave presentations about VisualEditor. A translation sprint focused on improving access to VisualEditor was supported by many people. Deryck Chan was the top translator. Special honors also go to संजीव कुमार (Sanjeev Kumar), Robby, Takot, Bachounda, Bjankuloski06 and Ата. A summary of the work achieved by the translation community is available. Thank you all for your work.

This was the first translatable VisualEditor newsletter, so thanks to everybody who made this possible! If it hasn't been delivered in your language, and you'd like to help with translations in the future, please subscribe to the Translators mailing list or contact Elitre (WMF), so that you will be notified when the next issue is due.

VisualEditor can be made available to most non-Wikipedia projects. If your community would like to test VisualEditor, please contact product manager James Forrester or file an enhancement request in Bugzilla.

Please join the office hours on Saturday, 18 October 2014 at 18:00 UTC (daytime for the Americas; evening for Africa and Europe) and on Wednesday, 19 November at 16:00 UTC on IRC.

Dê feedback sobre o VisualEditor em mw:VisualEditor/Feedback. Inscreva-se ou cancele a inscrição em Meta. Obrigado!Elitre (WMF)