VRT/Recrutamento

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Volunteer Response Team/Recruiting and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Time de Resposta Voluntário

Para futuros voluntários

Obrigado pelo seu interesse em se voluntariar como parte do VRT. Estamos sempre à procura de voluntários e esta página explica o trabalho que agentes VRT realizam, que qualidades procuramos em um agente em potencial, e como você pode aplicar.

O que voluntários VRT fazem?

Os voluntários lidam com emails que chegam para a Fundação Wikimedia . Isso cobre tudo, desde reclamações sobre simples vandalismo até acusações de difamação e preconceito em artigos nos vários projetos. Muitas vezes temos que fazer algum tipo de investigação, realizando perguntas de acompanhamento sobre o conteúdo, então é necessário ser muito paciente, por exemplo:

  • Cliente: "Oi, a imagem do Zip é na verdade minha imagem, pode removê-la?"
  • Agente VRTS: Em qual projeto? Que foto exatamente? Quem é Zip? Pode me dar o link para sua foto e me garantir que é você?

Nosso sistema VRTS tem um número de "filas", que nos permitem separar emails para que voluntários com as competências linguísticas necessárias e experiência na wiki ou com o VRTS sejam capazes de respondê-las. info-en é nossa maior fila, a qual recebe a maioria dos emails escritos em inglês, e é dividida em "subfilas" para permitir que voluntários possam escolher se gostariam de responder emails sobre problemas menores de artigos ou biografias de pessoas vivas, por exemplo. Há também diferentes níveis de acesso, como alguns bilhetes são mais difíceis e exigem mais experiência com o VRTS. Estas são algumas das filas mais movimentadas no sistema VRTS e servem como "linha de frente" para a maioria das interações com os leitores.

Por favor esteja ciente que responder os "bilhetes" da info-pt pode ser estressante. Você estará lidando com mensagens de pessoas que podem estar chateadas, não saibam do que estão falando, desrespeitosas, e que em muitos casos têm uma queixa legítima. No entanto, é também gratificante saber que ajudou a resolver um problema de alguém que está genuinamente preocupado com um problema em um artigo. Esta é uma excelente oportunidade de ser parte da face pública da Wikimedia. Nós não podemos sempre ajudar as pessoas, mas nós fazemos nosso melhor para deixá-los impressionados com nosso profissionalismo e eficácia. Por favor considere ajudar e espalhe a palavra aos outros sobre esta necessidade.

O que faz um bom voluntário do VRTS?

Nós sempre recebemos novos voluntários para ajudar com a resposta de bilhetes. No entanto, para garantir a qualidade do serviço e tendo em conta o carácter confidencial da atividade, há um procedimento de aplicação seletiva. Os administradores do VRTS são um grupo de voluntários de confiança e experientes que avaliam seu pedido para se juntar ao VRT. Ao avaliar um pedido, eles estudam o seu trabalho em projetos da Wikimedia para garantir que você será uma adição apropriada para a equipe.

O que procuramos?

Todos os voluntários:

  • Devem ter uma atitude positiva sobre a missão do movimento Wikimedia.
  • Não podem ter um histórico de ataque a novatos. (Quase todos os bilhetes VRTS são por não-Wikimedistas ou recém-chegados).
  • Devem estar em boa posição em todos os projetos da Fundação onde participam.
  • Devem ter um histórico que mostra saberem como se manterem calmos mesmo quando lidando com pessoas muito nervosas.

Nós aceitamos voluntários com níveis variados de experiência, e estamos especialmente interessados em ouvir de você se for

  • Um administrador em um ou mais projetos da Fundação Wikimedia, especialmente se for um projeto pequeno, com poucos ou nenhum agentes VRTS.
  • Familiarizado com processos na Wikipédia e capaz de responder perguntas de rotina sobre eles. Algumas respostas comuns incluem direcionamento à central de consulta; explicações dos processos de eliminação ou sobre como editar. Isto é muito semelhante ao trabalho você poderia fazer na central de ajuda, então se você está ajudando por lá você também seria capaz de ajudar aqui!
  • Familiarizado com licenças aceitáveis para imagens e texto e dispostos a lidar com correspondências relacionadas a permissões. Muitos são de rotina, mas alguns casos incluem afirmações pouco claras de permissão ou permissões emitidas por pessoas que não podem ser claramente ligadas à fonte.
  • Familiarizado com políticas sobre pessoas vivas e organizações e capaz de ajudar biografados com necessidades simples (atualização de logotipos, corrigindo pequenas informações) ou preocupações sérias (alegações de imprecisão grosseira; falta de neutralidade).
  • Fluente em inglês e outro idioma e disposto a ajudar com queixas multilíngues (por exemplo, reclamações escritas em inglês sobre o conteúdo na Wikipédia em grego).
  • Ter conhecimento de quem faz o quê na Fundação (deve ser capaz de transmitir às pessoas certas, mover para as filas corretas).

No entanto, esta lista não é exaustiva e assim sinta-se livre para se aplicar mesmo se você tiver experiência que não esteja listada acima! As filas também são estruturadas para que você tenha acesso àquelas que recebem e-mails relevantes às suas capacidades. Além disso, voluntários muitas vezes trabalham juntos como um time e colaboram em bilhetes mais complicados.

Como me inscrevo para ser voluntário?

Então, leu as informações acima e gostaria de ser voluntário? Ótimo! Por favor, visite VRT/Voluntariando e siga as instruções na parte superior da página para realizar seu pedido.

Posso ajudar no IRC?

Claro! Se você não está pronto para ajudar respondendo emails, você pode se juntar ao canal IRC #wikimedia-vrtconectar. Todos os membros do VRT existentes possuem direito de falar no canal, e você pode ajudar outros voluntários respondendo a emails através de tarefas simples, tais como:

  • Reescrever partes de um artigo para atender as políticas de pessoas vivas
  • Eliminar um artigo de um dos projetos de fundação, incluindo a Wikipédia
  • Eliminar um arquivo do Wikimedia Commons

Esta lista também não é exaustiva, então não hesite em juntar-se ao canal se você tiver habilidades ou permissões específicas que você acredita serem úteis para permitir que os agentes do VRTS possam responder aos bilhetes.

Perguntas?

Por favor, sinta-se livre para deixar uma mensagem na página de discussão, envie um email aos administradores do VRTS através do volunteers-vrt(_AT_)wikimedia.org, ou junte-se ao #wikimedia-vrtconectar na rede de IRC Libera para quaisquer perguntas que você pode ter.