Whose Knowledge?/VisibleWikiWomen

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Whose Knowledge?/VisibleWikiWomen and the translation is 92% complete.
Other languages:
English • ‎Esperanto • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎مصرى • ‎中文 • ‎日本語

Muitos artigos sobre mulheres, em diferentes línguas da Wikipédia, não possuem fotos. Mulheres são invisíveis por tantas razões, inclusive pelo fato de que detentores de direitos de autor preservam seus direitos de exclusividade, em vez de usar uma licença do Creative Commons, que permitiria o uso na Wikipédia.

É por isso que, este ano, vamos lançar novamente o #VisibleWikiWomen Challenge, para estender a mão para os direitos das mulheres e ONGs feministas, fotógrafos, bibliotecas, arquivos e qualquer pessoa que tenha acesso a fotos de mulheres (com o devido consentimento) para doar fotos. Nossa edição piloto, lançada em março de 2018, foi um sucesso. Nossos parceiros - Wikimedians, GLAM e organizações feministas - fizeram com que os rostos de mulheres importantes e influentes, de diferentes culturas e regiões do mundo, fossem visíveis nos projetos Wikimedia, especialmente na Wikipédia. Esperávamos ver pelo menos 100 imagens enviadas para o Wikimedia Commons, mas em vez disso, mais de 1000 foram compartilhadas durante o desafio. Estimamos que pelo menos 500 mulheres diferentes estejam agora visíveis na Wikipédia e em outros projetos Wikimedia.

Meio bilhão de pessoas lêem a Wikipédia todos os meses, fazendo do site o quinto mais visitado do mundo. No entanto, as mulheres ainda estão sub-representadas nas biografias da Wikipédia: menos de 1/4 de todas as biografias da Wikipédia representam mulheres - isso ainda vale para quase todas as línguas da Wikipédia. [1] E estimamos que menos de 20% das biografias na Wikipédia contenham imagens. O conhecimento e as contribuições das mulheres para o mundo são invisíveis de muitas maneiras. Vamos mudar isso! Junte-se a nós de 8 de março a 8 de maio de 2019 na próxima campanha #VisibleWikiWomen!

Organizadoras do projeto

  • As co-fundadoras do Whose Knowledge? começaram a pensar nessa campanha em 2017 com um grupo de Wikimedians do mundo todo.
  • Señoritaleona está organizando a campanha de 2019 como coordenadora do #VisibleWikiWomen pela Whose Knowledge?.

Por que VisibleWikiWomen?

Nós estamos focados em coletar e compartilhar imagens de qualidade sob licenças livres ou em domínio público via Wikimedia Commons, de modo que elas possam ser usadas para ilustrar biografias de mulheres na Wikipédia. Elas podem ser fotos de ilustrações de mulheres ou imagens do seu trabalho, com seu consentimento. Estamos procurando imagens contemporâneas ou históricas de mulheres vivas ou que viveram há algum tempo. Podem ser fotos novas tiradas para a ocasião, retratos desenhados quando não há fotos disponíveis ou imagens de arquivo.

Parceiros são encorajados a sediar ou participar de eventos em suas comunidades onde fotos podem ser tiradas ou carregadas, liberar fotos que já possam ter sob licença livre e ajudar a promover e dar publicidade a esse projeto. Nós convidamos grupos locais para liderar esse esforço de forma que faça mais sentido para seus países e interesses: nós adoraríamos aprender com você! O planejamento já foi iniciado agora - por favor, entre em contato conosco em visiblewikiwomen(_AT_)whoseknowledge.org para compartilhar suas ideias.

Como posso contribuir?

  1. Tire fotos de eventos públicos nos quais mulheres notáveis estarão presentes, como conferências, shows ao vivo, etc.
  2. Comunique-se com fotógrafos que possam ser capazes de doar images que eles já tiraram de mulheres publicamente conhecidas,
  3. Pesquise imagens em domínio público (fotos cuja licença foi perdida quando seus proprietários morreram a mais de 50 ou 70 anos, dependendo do país),
  4. Reuna fotos de instituições e arquivos,
  5. Crie ilustrações retratando mulheres notáveis que podem não ter nenhuma imagem disponível sob licença livre,
  6. Assim que você tiver uma imagem com a licença apropriada, carregue-a para o Commons com a categoria VisibleWikiWomen 2019
  7. Categorize imagens no Commons e as dê descrições melhores,
  8. Adicione as imagens aos artigos da Wikipédia, ao itens Wikidata, Wikiquote e outros projetos Wikimedia,
  9. Escreva e traduza artigos sobre as mulheres retratadas que ainda não têm páginas, na sua língua,
  10. Organize eventos como edit-at-thons no seu país,
  11. Contate-nos em visiblewikiwomen(_AT_)whoseknowledge.org e ajudaremos você a começar!

Envio de imagens

Use o Upload Wizard e inclua a categoria VisibleWikiWomen 2019 nos seus envios.

#WomenOfColors mini-campaign: Celebrating the colors of #VisibleWikiWomen

#WomenOfColors is a mini-campaign to celebrate and increase the images of influential black, brown and indigenous women that are being uploaded to Wikipedia as part of the #VisibleWikiWomen campaign.

You are invited to participate by adding images of important women of colors from across the world within the broader VisibleWikiWomen category in Wikimedia Commons, from April 22 to May 2.

Please share your contributions using the hashtags #VisibleWikiWomen #WomenofColors and any others that make sense in your language and local contexts.

Recursos para ajudar você

Os seguintes guias de recursos oferecem algumas respostas para perguntas comuns sobre como trabalhar com imagens. Sinta-se à vontade para adaptar, adicionar e traduzir para atender às suas próprias necessidades! E o feedback sobre qualquer um desses guias é bem-vindo.

Listas de trabalho
Encontrando ou criando imagens
Enviando imagens
Permissões
Outros guias que gostamos

Superamigxs em colaboração (junte-se a nós!)

Redes socais (junte-se à conversa!)

Edit-a-thons (encontre um evento próximo a você!)

Em março, ocorrerão muitos eventos locais para melhorar a visibilidade das mulheres na Wikipédia. Edit-a-thons, workshops e outras atividades estão sendo organizadas por wikipedians ao redor do mundo.

Se você quiser fazer parte de tais eventos procure por um evento perto de você ou entre em contato com o seu capítulo Wikimedia local. Lembre-se de que, além de criar artigos sobre mulheres notáveis, você também pode tirar ou procurar fotos para ilustrá-las.

Você gostaria de organizar um evento específico para o desafio VisibleWikiWomen? Podemos oferecer algumas idéias, recursos e suporte para executar este plano. Basta nos contactar em visiblewikiwomen@whoseknowldge.org e conversaremos!

Se você é um organizador de eventos Wikimedia, como de uma edit-a-thon, você pode participar do desafio #VisibleWikiWomen convidando participantes a fazer o envio de fotos de mulheres notáveis para o Wikimedia Commons e ilustrar artigos na Wikipédia. Sugerimos que você adicione algumas atividades relacionadas a este desafio no seu evento. Por que não configurar um conjunto fotográfico e convidar algumas mulheres notáveis de sua cidade para serem fotografadas para o Commons? Ou talvez fazer um workshop específico sobre o uso de imagens na Wikipédia? Participe do desafio adicionando o seu evento abaixo.

Ordem alfabética por país. Eventos globais, com páginas de eventos, no topo

Língua Organizadores País, região ou língua Página do evento
Portuguese Grupo Wiki Movimento Brasil / Faculdade Cásper Líbero / Frente Feminista Casperiana Lisandra Brazil Maratona Artes+Feminismos na Lusofonia 2019
English Women in Red / Art+Feminism / WhoseKnowledge? World wide virtual editathon Women's History Month
English Open Foundation West Africa Ghana Women of the Wiki Edit-a-thon
English Co Media Lab / Design Beku India #VisibleWikiWomen Bangalore Editathon
Spanish Mujeres latinoamericanas en Wikimedia / Art+Feminism Córdoba, Buenos Aires Editatona de Mujeres Latinoamericanas en Buenos Aires Arte y Feminismo 2019
Spanish Mujeres latinoamericanas en Wikimedia / Art+Feminism Córdoba, Argentina Editatona de Mujeres Latinoamericanas en Córdoba Arte y Feminismo 2019
Spanish Mujeres latinoamericanas en Wikimedia / CIPAF Santo Domingo, República Dominicana Editatona Mujeres de Trayectoria y Compromiso
Spanish Wikimedia Uruguay Montevideo, Uruguay Editatona Feminismos en Uruguay

Resultados de 2018

Nossa campanha em números (21 de maio de 2018):

  • A categoria "VisibleWikiWomen" (incluindo um nível de subcategoria) conta com 1405 arquivos
  • Usos totais de imagem: 972 (69%)
  • Imagens distintas utilizadas: 483 (34,38%)
  • Imagens foram usadas em 44 línguas diferentes na Wikipédia
  • A maior parte dos usos foram no Wikidata (386) e na Wikipédia em inglês (234)

Para explorar os resultados ao vivo através do GLAMourous analytics:

Algumas ideias e descobertas interessantes que compartilhamos em nosso blog durante a campanha:


Links externos

Referências