Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question2/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question2 and the translation is 100% complete.
Question.svg

Onde você deseja ver o Conselho em relação a outras entidades do Wikiverso (comunidades, afiliadas, etc.) no futuro (por exemplo: Garantir Equidade na Tomada de Decisão)?

Pergunta recebida de um membro da comunidade no Meta
Gerard Meijssen (GerardM)
O conselho é sobre estratégia, o quadro geral, nos aproximando daquilo que nos une. Do jeito que está, algumas comunidades fazem demandas que impactam negativamente as oportunidades para outras. O conselho tem a função de priorizar o que beneficia o nosso público.
Dariusz Jemielniak (Pundit)
O Conselho tem um papel crucial nos próximos anos em estabelecer um equilíbrio entre as afiliadas, as comunidades e outras partes interessadas. Como escrevi em meu depoimento, acho fundamental que os afiliados tenham um papel importante e tenham apoio, e que as organizações dentro do nosso movimento cresça mais ou menos proporcionalmente — o que não exclui a entrada em novas regiões, obviamente. Também acredito na tomada de decisões regionais — penso que os centros regionais podem desempenhar um papel melhor na disseminação de fundos do que o WMF sozinho. O novo Conselho Global deve surgir e desempenhar um papel fundamental tanto na tomada de decisões para a comunidade quanto no aconselhamento ao conselho do WMF sobre as questões relacionadas a ele. O Conselho deve ser representativo da comunidade, mas também devemos trabalhar no estabelecimento de novas tecnologias e modalidades para agregar feedback e vozes (como descrevi na declaração). Exemplos simples de casos em que tal conselho se provaria super útil são, por exemplo, o código de conduta universal, Framban, ou a disputa da marca. O jogo final é que o Conselho do WMF deve focar na própria organização, em sua estratégia, certificando-se de que todos os departamentos estão indo bem, enfrentando os nossos desafios externos. Para chegar lá, o Conselho terá que desempenhar um papel importante no estabelecimento e capacitação de novas instituições (o conselho, centros de disseminação de fundos regionais, procedimentos e ferramentas para tomada de decisão e feedback). Pundit (talk) 11:15, 7 July 2021 (UTC)[]
Lionel Scheepmans (Lionel Scheepmans)
Antes de responder a esta pergunta, acho importante reconhecer que a Fundação Wikimedia e os seus quase 500 funcionários atingiram um tamanho crítico que não acho desejável ultrapassar. A expansão do Conselho Diretor indica que a gestão já começou a ser difícil. Aumentar o número de funcionários e de administradores não é, portanto, desejável, porque levará a uma perda de eficiência e até mesmo a uma perda de controle a longo prazo.

Também é óbvio para mim que, para atender à expectativa de equidade do movimento em termos de governança e cultura, as coisas devem ser configuradas de forma descentralizada. Não é isso que ocorre naturalmente em projetos irmãos com o surgimento de versões linguísticas autônomas? Além disso, parece-me que a persistência da Covid-19 e desta primeira Wikimania online, os problemas ecológicos ligados aos meios de transporte e mais eventos locais como o Brexit na Europa, incitam o movimento a se organizar e desenvolver localmente enquanto permanecendo globalmente conectado. Essa estratégia certamente limitará a propagação do vírus, a poluição do ar e as taxas de transações bancárias.

Por último, é muito bom que a Fundação tenha atingido a sua fase de maturidade, porque agora poderá usar a sua experiência, não para continuar a crescer, mas para ajudar as muitas associações locais existentes e futuras a alcançar um desenvolvimento similar autonomamente. Aqui está um novo ponto que eu gostaria de abordar dentro do movimento e dentro do Conselho Diretor se eu tivesse permissão para me juntar a ele.
Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)
O Conselho é o ponto de equilíbrio da fundação. Eles devem absolutamente tentar construir uma comunidade em harmonia. Ser transparente e concreto nas decisões é mais importante para ter a confiança da comunidade. ou que seja necessário trabalhar com o feedback em todas as línguas e em todos os níveis começando pelos comitês e pelas comunidades e afiliações terminando com o feedback mais visível. E faça um mecanismo que tire os problemas das comunidades que não ouvimos ou que não damos a chance de falar.
Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)
As iniciativas associadas à Recomendação de Estratégia de Movimento nº 4 (“garantir a equidade na tomada de decisões”) estão diretamente relacionadas ao relacionamento com o Conselho e a comunidade. A redação da Carta do Movimento (Iniciativa de Estratégia de Movimento nº 22) e o estabelecimento do Conselho Global (nº 24) são “iniciativas prioritárias” no equilíbrio das relações. O estabelecimento formal de centros regionais e temáticos (# 25) também é importante para o equilíbrio do relacionamento, seja como um novo modelo de Afiliados ou alguma outra estrutura de comunidade — observando, porém, que várias configurações semelhantes a centros já existem. O desenvolvimento de uma "estrutura flexível de alocação de recursos" (# 26) também é importante para a comunidade, incluindo Afiliados, para que aqueles que estão fazendo o trabalho possa tomar decisões em vez de uma abordagem "de cima para baixo". A última, mas não menos importante, iniciativa dentro da Recomendação “garantir a equidade na tomada de decisões” é “Diretrizes para funções do conselho e governança” (nº 27). Apoio a decisão que o Conselho já tomou e está implementando com as eleições de 2021 e 2022: aumentar o número e a porcentagem de membros da comunidade no Conselho. Quando reuniões lideradas pela comunidade, como SWAN, também incluem o Conselho da Wikimedia e representantes da equipe, há uma oportunidade de ouvir vários pontos de vista, o que, na minha opinião, pode levar a uma tomada de decisão justa. --Rosiestep (talk) 18:40, 14 July 2021 (UTC)[]
Mike Peel (Mike Peel)
Até agora, o conselho do WMF desempenhou dois papéis: o de diretores de caridade do WMF, que está claramente definido, e um papel mais amplo da Wikimedia, que é menos definido. Essa última função deveria realmente pertencer ao Conselho Global (ou algo parecido), o que eu gostaria que acontecesse em um futuro próximo, com decisões que não são de natureza internacional devolvidas conforme apropriado. O Conselho do WMF ainda teria um papel vital no movimento: supervisionar as atividades internacionais do WMF e demonstrar as melhores práticas para o movimento em geral.
Adam Wight (Adamw)
No meu mundo ideal, o Conselho do WMF reduzirá o seu próprio escopo de acordo com a Estratégia de Movimento. Ajudaremos a estabelecer os órgãos administrados pela comunidade que, então, assumirão a responsabilidade pela maioria das questões gerais do movimento e distribuição de recursos.

Acredito que caímos na armadilha do vanguardismo, em que uma organização é criada para liderar um movimento popular, mas depois se confunde com o próprio movimento. A organização cresce organicamente em poder e tamanho e, em vez de servir ao movimento, o seu propósito passa a ser perpetuar a sua própria existência. Vejo a Estratégia de Movimento atual como um impulso saudável para escapar desse arranjo e redistribuir o nosso movimento nas mãos das pessoas que o constroem. Mas fazer com que a Fundação siga em frente com essa devolução exigirá determinação e foco.

Não tenho opiniões firmes sobre o que deve permanecer da Fundação depois que esse processo for concluído, pode fazer sentido dividir algumas responsabilidades, como desenvolvimento de software em uma organização separada, ou economias de escala podem nos manter sob o mesmo teto. O que importa é que o Conselho administre apenas aquilo em que as comunidades "não" estão interessadas, ou que tenhamos uma estrutura democrática que sujeita o Conselho à supervisão da comunidade.
Vinicius Siqueira (Vini 175)
O Conselho deve garantir que a Fundação Wikimedia continue a ter um papel relevante no cumprimento da missão do Movimento Wikimedia. Para atingir e promover esse objetivo, desejo tornar o conselho mais acessível às diferentes partes interessadas e aumentar a adesão de todos nas decisões estratégicas. A continuidade da relevância do WMF é compatível com o processo de descentralização que imaginamos para o movimento. --Vinicius Siqueira (talk) 02:24, 9 July 2021 (UTC)[]
Yao Eliane Dominique (Yasield)
O Conselho Diretor do WMF desempenha um papel transversal e fundamental que consiste, entre outras coisas, em dar uma opinião objetiva sobre o plano de desenvolvimento da Fundação, fiscalizar as ações e atividades, e ser uma força de proposta para a melhoria da vida do Movimento. Para mim, seria interessante que dentro de pouco tempo esse conselho trabalhe na descentralização da fundação para torná-la mais próxima das comunidades, o que facilitaria algumas ações administrativas. Certamente não será uma ação fácil de aceitar e/ou iniciar, mas creio que deve ser uma das primeiras ações do Conselho. Yasield (talk) 20:48, 20 July 2021 (UTC)[]
Douglas Ian Scott (Discott)
Fundamental para a missão da Fundação Wikimedia é servir à comunidade de voluntários. Isso inclui as comunidades online e também as comunidades afiliadas. A minha preocupação é que o conselho e, portanto, a Fundação possa, com o tempo, se afastar dos interesses e preocupações da comunidade. Em vez de se afastar da comunidade, desejo ver o conselho se tornar cada vez mais próximo e responsável perante a comunidade, mantendo o foco na missão de conhecimento e benefício público do nosso movimento e os seus princípios fundamentais (melhor resumidos na 5 pilares da Wikipédia). Isso se soma à função claramente definida de administrador de uma instituição de caridade que a Fundação possui. Eu sinto que a chave para alcançar este nível maior de conexão entre o conselho e a comunidade serão os diretores que têm e mantêm um forte vínculo com a comunidade em geral, embora tenham uma compreensão íntima dos valores essenciais da nossa comunidade. Nesse contexto, também gostaria de ver uma voz mais forte para grupos emergentes de dentro da nossa comunidade, para que o conselho esteja mais bem equipado para tomar decisões que apoiem ​​o crescimento do nosso movimento em países emergentes. Uma força norteadora para isso será a estratégia de movimento. Também estou defendendo fortemente uma voz mais forte da comunidade no conselho, geralmente aumentando a proporção de membros da comunidade no conselho, de modo que a comunidade sempre tenha uma voz mais forte do que os membros indicados do conselho. Também sou um forte defensor de que mais membros do conselho sejam eleitos para esses cargos, de modo que eles, e o conselho em geral, prestem contas mais diretamente à comunidade.--Discott (talk) 17:53, 17 July 2021 (UTC)[]
Pascale Camus-Walter (Waltercolor)
A Carta do Movimento está em fase de elaboração agora e o Conselho Global será estabelecido em 2022. Então, vá em frente!

Vamos dar uma chance a essas iniciativas e ver se funcionam. Avalie quando necessário e mude se não funcionar.

--Waltercolor (talk) 10:12, 9 July 2021 (UTC)[]
Iván Martínez (ProtoplasmaKid)
Por muitos anos o meu ativismo político — incluindo o meu voluntariado em projetos da Wikimedia e o meu ativismo — foi condicionado por uma frase que aprendi muito jovem das comunidades zapatistas em Chiapas, México: “comandar obedecendo”. Para mim, no processo de tomada de decisão a comunidade tem primazia absoluta. Não há movimento possível sem as suas bases, portanto, o poder da comunidade deve ser o primeiro a definir o ritmo do que podemos fazer no Conselho. Quem quiser comandar deve primeiro obedecer. Minha prioridade será acompanhar e garantir que a comunidade tenha recursos suficientes para lançar o Conselho Global, que espero que seja a estrutura de tomada de decisão mais importante da comunidade.
Victoria Doronina (Victoria)
Eu gostaria que o Conselho fosse mais transparente e mais proativo no engajamento das comunidades e afiliados. A tecnologia agora permite o contato direto entre qualquer entidade e a diretoria. Ter uma sessão virtual anual de perguntas e respostas com diferentes regiões seria um começo.--Victoria (talk) 05:51, 7 July 2021 (UTC)[]
Lorenzo Losa (Laurentius)
Espero que a posição do Conselho mude no futuro devido à Estratégia de Movimento. Penso que este é um ponto crítico e destaquei isso na minha declaração como uma das prioridades do conselho.

A Fundação Wikimedia deve ser uma entre muitas entidades Wikimedia (incluindo capítulos, organizações temáticas, grupos de usuários), com suas tarefas específicas e importantes, colaborando com os outros e com as comunidades para promover os objetivos do movimento Wikimedia.

Até agora, no entanto, o Conselho do WMF tem estado em uma posição pouco clara — às vezes visto como "o conselho do movimento Wikimedia". Esse não é o seu papel e não está equipado para o fazer. De acordo com a recomendação de estratégia "Assegurar Equidade na Tomada de Decisão", um estatuto do movimento deve ser escrito e um conselho global deve Ser criado. O conselho global pode ser totalmente representativo do nosso movimento e tomar decisões de todo o movimento. Penso que uma das principais tarefas que teremos nos próximos três anos é acompanhar essa transição.
Raavi Mohanty (Raavimohantydelhi)
O conselho tem sido fundamental para o alcance e o sucesso do WMF até agora e continuará a desempenhar um papel significativo no futuro. No entanto, o conselho precisa ser mais tolerante na sua política de cima para baixo com as comunidades e outros grupos de usuários. O conselho precisa ser flexível e rápido na adoção de novas ideias e mudanças que acompanham o rápido desenvolvimento da tecnologia da informação, também na compreensão das sensibilidades de várias regiões locais. Neste aspecto, deve ser dada maior liberdade de decisão aos órgãos e entidades ao nível regional. Um aumento no fluxo de ideias e um canal de comunicação mais fluido entre os dois são necessários para atingir os objetivos definidos pelo WMF.
Ashwin Baindur (AshLin)
O Conselho Diretor supervisiona o WMF e as suas relações com as comunidades e afiliados. A sua função de supervisão exige que o Conselho monitore o WMF para que as suas interações com as Comunidades sejam sempre positivas, prestativas, fundamentadas, respeitosas, equitativas e resolvam os problemas.

No contexto de eventos recentes, é importante que haja envolvimento com a Comunidade, especialmente em questões que os envolvem. O Conselho supervisionaria para facilitar o envolvimento da Fundação com as comunidades e grupos de usuários de forma respeitosa, justa e com orientação positiva, especialmente em situações em que a comunidade está em uma posição subordinada, como solicitar subsídios.

Os próximos anos verão uma grande mudança no Movimento Wikimedia. A Carta do Movimento será elaborada e implementada e o Conselho Global passará a existir. Haveria uma estrutura formal onde a comunidade global, que atualmente é um coletivo frouxo de afiliados e comunidades, poderia participar no funcionamento e governança do movimento Wikimedia. Os detalhes de como esse relacionamento será estabelecido seriam a questão predominante no que diz respeito à relação entre o Conselho da WMF e os Afiliados da Wikimedia.

Deve haver um certo realinhamento de deveres, papéis, recursos e responsabilidades, com estes passando do WMF para o IGC/Conselho Global. É vital para o movimento da Wikimedia que este empreendimento seja bem-sucedido de uma maneira tranquila e sem intercorrências.

Nesse cenário, parece-me que o Conselho teria uma dupla função. Em primeiro lugar, supervisionaria as ações da Fundação nesta transferência de poder, e a revisão pós-transferência do funcionamento da Fundação. É importante que todas as ações do WMF a esse respeito sejam positivas, contributivas e também de boa-fé. Nesse sentido, a função tradicional do Conselho permitiria orientar o WMF para uma transição suave para a nova dispensação.

A segunda seria a relação da Diretoria com o Conselho Global. O Conselho Global estaria surgindo, assumindo novas responsabilidades e estabelecendo novas relações com as partes interessadas. Essa transição de uma startup para uma organização funcional, eficaz e estável teria os seus momentos de dificuldades. Aqui, a experiência e a memória coletiva da Diretoria permitiriam que ela desempenhasse um papel de mentor consultivo do Conselho Global, de boa-fé e com moderação e sabedoria.

Haveria pontos controversos nessa transição, como quais responsabilidades, quais poderes, qual divisão de recursos, quem teria a última palavra sobre o assunto e assim por diante. O Conselho, na sua função de supervisão, orientaria os funcionários da Fundação a demonstrar boa-fé, envolvimento positivo, discurso respeitoso e não representaria qualquer tipo de oposição ou resistência a esse respeito.

Um papel semelhante seria desempenhado pelo Conselho ao monitorar a interação entre o WMF e as Comunidades na formação de centros regionais.

Nesse ínterim, os afiliados e grupos de usuários continuariam a interagir com a equipe da Fundação. A Diretoria continuará a fornecer um ouvido prestativo até que esta transição termine, para que as comunidades e as suas preocupações não sejam negligenciadas pelo WMF e pelo Conselho enquanto estiverem envolvidas neste processo.

Como membro da comunidade eleito pelo Conselho Diretor, eu trabalharia para garantir que a transição fosse justa, justa, equitativa e tranquila, para que um Conselho Global funcional e cheio de eventos fosse estabelecido.
Pavan Santhosh Surampudi (Pavan santhosh.s)
Como escrevi na minha declaração, Capacitar entidades do movimento Wikimedia e reduzir a excessiva centralização de poder em todo o mundo é a chave para darmos saltos na direção estratégica com a qual estamos comprometidos. Isso significaria:
  • Entregar mais capacidade de tomada de decisão a várias entidades do movimento de maneira equitativa. A recomendação de estratégia do movimento "Assegurar Equidade na Tomada de Decisão" forneceu uma direção clara. Elaborar a Carta do Movimento e estabelecer o Conselho Global seria um passo importante à frente. Mais etapas para garantir a tomada de decisão regional devem ser seguidas.
  • Devemos ser capazes de estabelecer um fluxo de tomada de decisão eficiente e equitativo para permitir que o movimento da wikimedia realize todo o seu potencial na colaboração global. Para que isso aconteça sem problemas, juntamente com o estabelecimento de novas entidades globalmente, investir em liderança e habilidades seria novamente a chave. O vácuo de liderança e habilidade em comunidades sub-representadas é um grande obstáculo para estabelecer uma tomada de decisão equitativa e eficiente.
  • Eu gostaria de ver o período atual como uma fase de transição para o movimento da Wikimedia na redistribuição de poder e fortalecimento do Wikiverso. Isso criaria um papel mais equilibrado e equilibrado para todas as entidades do movimento, incluindo o conselho da WMF e a Fundação.
--Pavan Santhosh Surampudi (talk) 18:21, 13 July 2021 (UTC)[]
Ravishankar Ayyakkannu (Ravidreams)
Conforme declarado em minha página de Candidatos, uma das três principais prioridades de estratégia de movimento que estou interessado em ver implementada é garantir a equidade na tomada de decisões. A governança do movimento deve se tornar mais federal, senão confederal. A WMF pode assumir a liderança em certas áreas de governança, como desenvolvimento de software, suporte jurídico, propriedade da marca, etc., enquanto as comunidades e organizações afiliadas devem ter mais liberdade para administrar fundos, projetar programas para o crescimento. Espero que o Conselho Global proposto nos ajude a definir essa relação complicada de maneira mais justa.
Farah Jack Mustaklem (Fjmustak)
O Conselho Diretor está encarregado de promover os interesses da Fundação Wikimedia. Os interesses do WMF residem nas comunidades que compõem o Movimento Wikimedia, sejam elas afiliadas, comunidades linguísticas ou outras. Portanto, deve-se ter o cuidado de envolver as partes interessadas no processo de tomada de decisão. O Conselho deve buscar a transparência sempre que possível e aconselhar a Fundação a ser transparente com o Movimento. --Fjmustak (talk) 23:12, 14 July 2021 (UTC)[]