Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question3/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question3 and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

Como os candidatos se conectarão com a comunidade uma vez no Conselho Diretor?

Pergunta recebida de um membro da comunidade no chat Telegram do Conselho de Seleção

Gerard Meijssen (GerardM)

Os membros do conselho são normalmente escolhidos por uma habilidade especial. Eles então assumem o seu papel e, consequentemente, dados os requisitos da sua posição, eles não têm a liberdade de ser abertos sobre tudo. A minha “plataforma” está abrindo os nossos dados ao público. Estarei particularmente interessado em aprender o que podemos fazer para fazer melhor e em buscar atenção para o que pode funcionar.

Dariusz Jemielniak (Pundit)

Essa é difícil. Os diretores precisam estar ouvindo, mas não podem falar muito prematuramente — já que o trabalho do Conselho requer não fazer declarações ou promessas individualmente, antes de uma decisão coletiva ser tomada. Essas declarações tornam mais difícil persuadir toda a diretoria a fazer a coisa certa. No entanto, durante a minha gestão, tentei ser receptivo e aberto a perguntas e monitorar as discussões em andamento nos canais comuns. No entanto, ainda acredito que devemos fazer melhor em termos de comunicação e resolver um problema importante: como saber se várias vozes de preocupação representam a comunidade? Conforme escrevi na minha declaração, acredito fortemente que devemos desenvolver ferramentas e modalidades para feedback agregado e tomada de decisão. Pundit (talk) 11:14, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lionel Scheepmans (Lionel Scheepmans)

No que me diz respeito, a primeira pergunta que farei se for eleito membro do conselho de diretores é saber sob quais condições sempre poderei continuar a contribuir para os projetos da Wikimedia. Ainda acredito que é a melhor forma de manter contato com a realidade vivida pela comunidade editorial. Quanto ao resto e ao nível da comunicação do conselho de administração às comunidades, deve ser feito de forma e concertada, certamente com a ajuda de pessoas competentes ao nível dos colaboradores. Por outro lado, estarei sempre disponível para encaminhar solicitações ou comentários relevantes de membros da comunidade para a diretoria.

Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)

no meu caso estarei sempre disponível em todas as plataformas de comunicação por um lado e considerarei fazer ao vivo como às vezes faço agora, para discutir os temas que são os mais importantes no momento. a minha participação no diferente evento também é uma grande oportunidade de fazer parte da comunidade.

Estou sempre envolvido em projetos ou concursos relacionados a atividades editoriais, ou fotográficas. isso me dará a oportunidade de estar entre todos. você pode ver as minhas contribuições para entender que participo de vários projetos ao mesmo tempo.

Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)

Se eu for eleita para o Conselho, não poderei falar e abordar tópicos como uma indivídua, mas irei: --Rosiestep (talk) 00:43, 9 July 2021 (UTC)[reply]

  • ... continuar a participar de reuniões lideradas pela comunidade, por exemplo: CISNE;
  • ... continuar a participar de eventos de estratégia de movimento;
  • ... renunciar ao Comitê de Afiliações (AffCom) onde atualmente sirvo como Presidente e irei solicitar a nomeação como um dos Contatos da Diretoria para o AffCom para que eu possa continuar a estar ciente dos desafios e pontos dos Afiliados de vista;
  • ... continuar a editar Wikipédia/Wikidata/Wikimedia Commons e seguir as conversas dos editores e das comunidades de edição, por exemplo: Esplanada, Wikimedia-l, Wikipedia Weekly do Facebook.

Mike Peel (Mike Peel)

Em geral, penso que quanto mais comunicação entre o Conselho do WMF (e o WMF em geral) e a comunidade, melhor. Formalmente, existem as atas e resoluções do Conselho do WMF, que eu gostaria de ver mais detalhadas e melhor comunicadas (por exemplo, e-mails de anúncio quando forem postados no wiki). Informalmente, há um quadro de avisos do Conselho do WMF em que eu estaria ativo, além de estar geralmente aberto a perguntas (página de discussão do usuário, etc.) e, claro, continuando ativo na comunidade de edição. Obrigado. Mike Peel (talk) 09:32, 5 July 2021 (UTC)[reply]

Adam Wight (Adamw)

Lendo o atual Manual do conselho, fiquei surpreso ao descobrir que comunicar-se com voluntários não faz parte das tarefas esperadas, em vez disso, receberemos informações resumidas preparadas por funcionários e comitês, e em seguida, pediu para comunicar as decisões para membros da comunidade — eu gostaria de mudar isso. Embora a nossa organização não tenha a estrutura legal para chamar isso de eleição, ainda tratarei essa função como se fosse um representante eleito e ouvirei e responderei aos voluntários da mesma forma que faço aos colegas membros da diretoria, e darei-lhes quantidades semelhantes de Tempo.

O meu local preferido seria o horário de expediente semanal do IRC, alternando o horário a cada semana para estar mais disponível em diferentes partes do globo. O texto seria ideal para reduzir a barreira do idioma e permitir ouvir cada participante e não apenas o mais alto ou mais articulado. As discussões seriam mantidas públicas. Talvez outros membros do Conselho gostariam de usar um formato semelhante, e poderíamos compartilhar um intervalo de tempo, como sugere Waltercolor.

Vou pressionar para abrir as reuniões do Conselho do WMF ao público, transmiti-las ao vivo e criar um horário dedicado no qual nos envolvamos diretamente com os voluntários.

Vinicius Siqueira (Vini 175)

A função da Diretoria possivelmente mudará à medida que ratificarmos a Carta do Movimento e estabelecermos um Conselho Global e, consequentemente, a maneira como os diretores se conectam com a comunidade também pode mudar. A comunidade possivelmente terá um papel cada vez maior na elaboração da estratégia da Wikimedia, e é especialmente importante, portanto, ter diretores que sejam bons em trabalhar em colaboração com o movimento.

Minha esperança é que a comunicação entre os diretores e a comunidade se torne mais frequente e mais capacitadora. A partir desta perspectiva, precisamos de um design melhor para a interação WMF-comunidade. Propostas mal transmitidas são mais propensas a desencadear oposição feroz e até mesmo gerar perturbação duradoura e desconfiança entre as partes interessadas. Quando confrontado com uma grande quantidade de oposição no wiki, os processos devem ser pausados e pensados pelo WMF.--Vinicius Siqueira (talk) 02:26, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Yao Eliane Dominique (Yasield)

Como membro do Conselho de Administração que trabalha pelo bem-estar das comunidades, o mínimo seria ouvi-las garantidamente. Várias plataformas podem ser usadas. Listas de mala direta, redes sociais que estão agora se tornando essenciais em termos de comunicação. Penso que todos os membros eleitos do Conselho deveriam se conectar com mais frequência às plataformas de comunicação das comunidades para conhecer a sua realidade e o seu cotidiano em termos de projetos, inovações e necessidades “Wiki”. Os membros do conselho também podem participar de eventos locais organizados pelas comunidades de vez em quando para estar perto delas.

Douglas Ian Scott (Discott)

Na minha opinião, conectar-se com a comunidade é uma parte vital dessa posição. Assentos de conselho eleitos pela comunidade e por afiliados no conselho são uma das conexões mais importantes e diretas do WMF com a comunidade. Sem essa forte conexão com a comunidade, o conselho administrativo tem maior probabilidade de tomar decisões que vão contra as necessidades e valores da comunidade. É por isso que a comunicação entre os membros eleitos do conselho e a comunidade é tão importante.

Embora possa não ser um requisito oficial deste cargo atuar como um representante eleito, a realidade é, e deveria ser, que qualquer pessoa ocupando uma posição no conselho em uma das cadeiras do conselho sujeito a este processo eleitoral está diretamente prestar contas à comunidade. Como tal, caso eu seja eleito, sempre agirei com responsabilidade direta para com a comunidade. Alguns dos requisitos para se tornar membro do conselho infelizmente limitam o feedback dos membros do conselho para o resto da comunidade. No entanto, os membros do conselho podem sempre, e muito importante, ouvir os membros da comunidade. Os membros do conselho também podem esclarecer o pensamento do conselho sobre certas questões. Também defenderei minutos mais claros do conselho publicamente disponíveis, para que o processo de tomada de decisão do conselho seja mais transparente.

  • Continue a participar de reuniões da comunidade e de afiliados (reuniões da comunidade, SWAN, etc.)
  • Siga de perto as discussões da comunidade online
  • Política de portas abertas para membros da comunidade na forma de sessões duas vezes por semana para que aqueles em fusos horários diferentes possam participar
  • Participe das sessões de estratégia

--Discott (talk) 10:59, 19 July 2021 (UTC)[reply]

Pascale Camus-Walter (Waltercolor)

Quando alguém é eleito, não é mais candidato. Este Conselho é um coletivo de 16 pessoas e tem que tomar decisões e impulsionar uma estratégia. Alguns pontos são discutidos no Conselho e aprovados pela maioria, podendo não refletir o ponto de vista das pessoas. Pode ser frustrante, mas não é uma decisão direta da assembleia como em uma comunidade. Mas acredito que os 8 membros eleitos pela comunidade do Conselho podem formar um grupo e se reunir para discutir pontos e comunicar-se regular e coletivamente com a comunidade. --Waltercolor (talk) 10:15, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Iván Martínez (ProtoplasmaKid)

Parece-me que a ligação deve ser feita sob um modelo de escuta permanente, acompanhando constantemente as conversas nos canais habituais. Da mesma forma, crie canais de escuta específicos em idiomas diferentes do inglês. É necessário que os membros do Conselho de Administração, depois de eleitos, percam o auge de "autoridade" e por isso se afastem involuntariamente da comunidade. Não vemos membros do conselho voltando para editar com frequência, para participar de eventos e é compreensível como trabalho, voluntariado e vida podem ser conciliados fora dele. Ter mais pessoas no conselho numericamente ajudará a distribuir o trabalho do conselho.

Também penso que é preciso saber mais sobre como o conselho se comporta. Precisamos saber o desempenho do mesmo e saber se as propostas que foram colocadas pelos candidatos ao final foram cumpridas. Pessoalmente, se houver decisões em que não concordo ou áreas em que não posso tomar uma decisão, não hesitarei em o dizer publicamente e considerarei a minha permanência neste conselho.

Victoria Doronina (Victoria)

Precisamos aumentar os links e feedback entre a diretoria e as comunidades. A tecnologia permite isso agora mais do que nunca. Eu penso que o conselho deveria ter uma reunião anual online com representantes das comunidades, onde a Wikimediand pudesse fazer perguntas sobre a situação atual. Além disso, cada membro do conselho, independentemente de "novo" ou "antigo", deve realizar uma reunião individual, provavelmente com amplas comunidades geográficas, como América do Norte, América do Sul, etc.--Victoria (talk) 05:53, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lorenzo Losa (Laurentius)

Penso que entendo de onde vem essa pergunta. Como membro da comunidade, ao longo dos anos às vezes vi boas pessoas serem eleitas para a diretoria e, logo depois, se desconectar da comunidade. Isso é frustrante e enigmático.

Muitos de nós somos uma parte ativa da comunidade. A coisa mais importante a fazer é manter as coisas assim. Eu edito o projeto e me conecto com outros voluntários na wiki, por meio de listas de e-mail, chats do Telegram e vídeo chamadas, e com reuniões pessoais e eventos internacionais como o Wikimania (bem, não agora por causa da epidemia de coronavírus!). Pretendo continuar fazendo isso, como tenho feito nos últimos 17 anos.

Isso é o mais importante, mas não é suficiente. Ao entrar no tabuleiro, você precisa se certificar de ouvir a mais ampla gama de vozes, de todo o movimento. Ironicamente - pelo menos na minha experiência com outros conselhos - ao mesmo tempo, torna-se mais difícil entender algumas dessas vozes, porque aqueles que têm preocupações podem não se sentir à vontade para expressá-las a você.

Eu tenho um recurso, caso eu seja eleito: fale comigo! Preciso de sua ajuda para fazer isso. Se você vir algo errado ou se tiver uma ideia relevante para o trabalho do conselho, diga-me — diga ao conselho. Eu me importo.

Raavi Mohanty (Raavimohantydelhi)

Como o WMF está presente em todo o mundo, a representação adequada de todas as regiões e comunidades depende de uma comunicação rápida e transparente. Mecanismos eficazes feitos no acordo mútuo devem ser feitos, onde os escritores e voluntários podem colocar seus problemas individuais e coletivos. Um seminário anual online do Conselho do WMF ao nível global e um seminário realizado trimestralmente em nível regional manterá o conselho a par das questões atuais. Além disso, uma caixa de depósito virtual no meta pode ser criada, onde qualquer pessoa pode postar seus problemas, dificuldades, ideias e feedback. Raavi Mohanty (talk)

Ashwin Baindur (AshLin)

Como candidato, ainda sou um membro da comunidade e editor por direito próprio, então posso participar das várias formas de comunicação disponíveis, de modo que faço parte da comunidade e estou ciente do sentimento e das atividades da comunidade. Onde necessário, a opinião da comunidade também pode ser solicitada em Quadro de avisos WMF sobre qualquer assunto necessário.

O WMF lista várias maneiras de a comunidade se comunicar com ele. Caso a comunidade sinta necessidade de mais ou diferentes modos de comunicação, eles também podem ser adicionados.

A comunidade tem meios de contatar os membros do Conselho ou contatando a Fundação, incluindo as páginas de discussão dos usuários da Wikimedia estão disponíveis para que as pessoas iniciem contato com eles. Também há uma variedade de fóruns, listas de discussão, grupos de mídia social e fóruns de discussão agendados disponíveis, o mais importante dos quais seria o próprio Conselho Email do Comitê de Assuntos Comunitários ou Horários comerciais, que deve ser o modo preferido de comunicação sempre que possível.

Embora as vias de comunicação estejam disponíveis, no meu caso, além dos canais normais de comunicação, eu estaria-me engajando em contato com comunidades das quais não fiz parte, para instituir um diálogo por meio do qual espero aprender sobre as suas questões e preocupações.

Pavan Santhosh Surampudi (Pavan santhosh.s)

Acredito que o conselho deve ser facilmente acessível aos membros da comunidade por meio de vários canais. Dito isso, algumas funções exigem conectar e ouvir as pessoas, mas evite fazer qualquer promessa. Ser membro do conselho da WMF é uma dessas funções.

  • A minha experiência profissional como funcionário voltado para a comunidade e ponto único de contato para uma plataforma me ajudou a aprender essas habilidades. Requer que eu esteja em contato com os usuários, melhore as conexões com a comunidade, receba os seus comentários, seja empático e, ainda assim, não prometa coisas instantaneamente, mas canalize o feedback para ajudar na tomada de decisões. Se eu fosse eleito, apostaria na minha experiência profissional e aprimoraria ainda mais essa habilidade.
  • Como a minha declaração diz, eu gostaria de trabalhar para melhorar as relações da diretoria com a comunidade. Isso inclui melhorar a comunicação com a comunidade. Existem várias comunidades não ouvidas e deixadas de fora por causa de barreiras como idioma, falta de consciência, etc., estou empenhado em trabalhar no estabelecimento de métodos de comunicação para reduzir essas barreiras e garantir que as vozes coletivas das comunidades sejam ouvidas.

--Pavan Santhosh Surampudi (talk) 19:10, 13 July 2021 (UTC)[reply]

Ravishankar Ayyakkannu (Ravidreams)

Como membro da comunidade, já estou disponível em todos os canais da comunidade, incluindo páginas de discussão, plataformas de mídia social e serviços de mensagens. Estarei disponível em eventos anuais regulares para as comunidades e afiliados. Comprometo-me a estar disponível para ouvir as opiniões da comunidade sobre qualquer questão.

Farah Jack Mustaklem (Fjmustak)

Ser um diretor selecionado pela comunidade significa que a comunidade depositou sua confiança nesse diretor. Seria apropriado que o Diretor se comunicasse com a comunidade. Se for selecionado para o Conselho, eu me certificaria de trabalhar para aumentar a transparência do Conselho e melhorar as relações com a comunidade. Eu agradeceria qualquer comunicação da comunidade, independentemente do canal, oficial ou não oficial. --Fjmustak (talk) 23:09, 31 July 2021 (UTC)[reply]