Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question6/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question6 and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Como a Fundação Wikimedia deve se envolver com as comunidades wikis emergentes em um futuro próximo (próximos 2 a 3 anos)?

Pergunta recebida de um membro da comunidade no Meta

Gerard Meijssen (GerardM)

Comunidades emergentes terão preferência quando tivermos dados para compartilhar. Isso significa, por exemplo, que forneceremos listas mantidas centralmente. Caberá à comunidade aceitá-lo como é ou não. Esse é o jeito do Wiki.

Dariusz Jemielniak (Pundit)

O WMF tem a responsabilidade de fomentar comunidades wikis emergentes. Penso que é muito mais importante apoiar grupos que se auto-organizam espontaneamente do que tentar estimular algo à existência. Em um futuro próximo, gostaria de ver o WMF apoiar centros regionais de disseminação de fundos, já que as necessidades são mais conhecidas no nível mais baixo. Além disso, penso que é importante que afiliados maiores apoiem as comunidades emergentes, e o WMF deve fornecer um financiamento dedicado para isso. Uma das ideias que apresentei no meu depoimento é o programa de liderança: acredito que podemos ter os nossos próprios líderes treinados e preparados para papéis importantes no movimento. Esse programa (e outras iniciativas) pode ajudar tremendamente a fazer com que as comunidades wikis emergentes cresçam mais rapidamente. Pundit (talk) 11:48, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lionel Scheepmans (Lionel Scheepmans)

No que diz respeito às comunidades wikis locais ou temáticas, a fundação poderia ajudar esses grupos e associações locais a se tornarem autônomos tanto em termos de finanças quanto de governança. Também penso que, como os projetos editoriais, seria bom organizar as coisas em torno da linguagem para facilitar o funcionamento da estrutura mantendo uma dimensão internacional. A Wikifranca é, neste sentido, um bom exemplo que não impede que as organizações estatais existam e se desenvolvam. Em termos de projetos editoriais, creio que a fundação deve ter muito cuidado nas suas intervenções, o que de qualquer forma não acontece sem o consentimento das comunidades. A colaboração entre a comunidade editorial e os funcionários da fundação deve ser muito próxima e sempre consensual.

Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)

No response yet.

Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)

Cada “comunidade wiki emergente” é única, então não existe uma estratégia “tamanho único” para o envolvimento da Fundação Wikimedia. Por exemplo, 2020 viu o início de (a) WikiProjeto COVID-19 em Wikipédias em 22 idiomas; (b) um novo projeto irmão, Wikipédia abstrata; bem como (c) vários novos Afiliados (grupos de usuários da Wikimedia). A Fundação Wikimedia se envolveu com cada uma dessas novas comunidades, mas de maneiras diferentes. A comunicação adequada e oportuna é a chave. Eu penso que uma vez que desenvolvermos o conceito de centros (Iniciativa de Estratégia de Movimento 25), o movimento wiki irá considerá-los uma adição bem-vinda à nossa "estrutura emergente da comunidade wiki". Como sempre, todos nós devemos estar abertos para “Avaliar, Iterar e Adaptar” (Recomendação de Estratégia de Movimento 10). --Rosiestep (talk) 16:06, 12 July 2021 (UTC)[reply]

Mike Peel (Mike Peel)

Muito cuidado! O envolvimento com comunidades emergentes é muito importante: elas precisam de suporte, tanto financeiro quanto de outra forma. No entanto, isso precisa ser feito nos termos deles. O Brasil foi um bom exemplo de quando as coisas dão errado — as repercussões negativas da intervenção do WMF lá ainda eram visíveis muitos anos depois (por exemplo, por meio de uma comunidade fragmentada), e isso trouxe de volta a comunidade da Wikimedia no Brasil mais do que ajudou, pois fez ainda mais ações relacionadas ao Brasil pela WMF. No entanto, também existem atividades positivas que acontecem lá, e devem ser apoiadas e ampliadas pelo WMF.

Em geral, devolver a tomada de decisões e disponibilizar fundos (por meio de um processo de concessão de doações estável, descentralizado e participativo) são as melhores coisas que o WMF pode fazer aqui — o que se encaixa bem com a estratégia do movimento. Eu realmente espero que o apoio positivo para o desenvolvimento de comunidades cresça nos próximos anos, para tornar a Wikimedia ainda mais uma comunidade global. Obrigado. Mike Peel (talk) 10:07, 11 July 2021 (UTC)[reply]

Adam Wight (Adamw)

No response yet.

Vinicius Siqueira (Vini 175)

Este engajamento precisa ser feito da perspectiva das comunidades da Wikimedia. Assim, a única maneira é promover a descentralização do movimento. Um passo nessa direção é a criação de centros temáticos e regionais. --Vinicius Siqueira (talk) 00:49, 10 July 2021 (UTC)[reply]

Yao Eliane Dominique (Yasield)

Eu realmente aprecio as próximas abordagens em termos de financiamento. Isso permitirá que Afiliados e Grupos de usuários sejam autônomos para implantar todas as suas ideias de desenvolvimento. Essa dinâmica deve continuar e ser refinada à medida que avançamos. Da mesma forma, a fundação deve se aproximar das suas comunidades por meio da descentralização administrativa.

Douglas Ian Scott (Discott)

Cada comunidade tem o seu próprio meio de comunicação preferido. No sul da África, tendemos a nos comunicar por meio de listas de mala direta, encontros digitais e páginas do portal do projeto Wiki. Outras comunidades preferem se comunicar usando outras plataformas. É responsabilidade do WMF alcançar e comunicar-se com cada comunidade na sua plataforma preferida. No entanto, eu sempre encorajaria o WMF a também se comunicar com eles nas suas respectivas plataformas da Wikipédia, como na página da bomba da aldeia para cada versão de idioma da Wikipédia (que, por exemplo, é a plataforma preferida da Wikipédia em Africâner para o diálogo) ou nas páginas temáticas do portal. Isso garante que a comunidade de edição online sempre será incluída, além dos afiliados.

Eu também sugeriria a comunicação direta com as comunidades emergentes na Wikimania e nas conferências regionais que temos. Como membro de uma comunidade wiki emergente, descobri que esses eventos são uma plataforma muito importante para o envolvimento com o WMF e o movimento mais amplo.--Discott (talk) 13:29, 19 July 2021 (UTC)[reply]

Pascale Camus-Walter (Waltercolor)

Para todas as comunidades wikis, não apenas a emergente, deve-se primeiro fazer uma avaliação do que já existe e quais são as características de qualquer comunidade (idioma, região, temática, número de membros, tipo de estruturas...). Isso deve levar a um mapeamento em tempo real para ver onde há crescimento, a necessidade de uma estrutura, pontes que podem ser estabelecidas entre comunidades de línguas semelhantes ou da mesma região, etc... Uma comunicação clara sobre a dinâmica das comunidades e o apoio dado a elas deve encorajar as pessoas a participarem nas comunidades wikis emergentes, já que elas se sentirão parte do mesmo grande movimento. Também deve haver programas específicos com treinamento, concursos, rótulos e prêmios para pessoas que participam de projetos por meio de comunidades wikis emergentes. Quando as pessoas se esforçam para participar, elas devem ser recompensadas e devemos comunicar sobre isso. --Waltercolor (talk) 10:24, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Iván Martínez (ProtoplasmaKid)

Uma questão fundamental é alargar a base social da própria fundação, para a qual é urgente "uma estratégia de descentralização e diversidade" na contratação de pessoal, na medida do possível. Às vezes o “emergente” pode cair em uma definição diferente dependendo da formação das pessoas, portanto, um espírito de abertura tanto na direção do WMF quanto nas suas comunicações públicas pode gerar maior compreensão e empatia dentro das comunidades de voluntários, para saber quais têm aquele caráter "emergente" e, acima de tudo, seguem o seu caminho.

Da mesma forma, a fundação deve compreender permanentemente, quando tenta se conectar com as comunidades, as assimetrias do mundo; já que as métricas para medir o sucesso como um movimento na Europa Ocidental não são as mesmas da América Central. Isso também acontece com as histórias que são comunicadas no exterior pela Fundação Wikimedia, que geralmente são individualistas e não sobre conquistas da comunidade.

Victoria Doronina (Victoria)

Penso que as comunidades wikis emergentes precisam de mais ajuda. Se eles têm uma comunidade de “irmãs mais velhas”, que pode ajudá-los tecnicamente, eles prosperam. Por exemplo, wikimedianos russos ajudam comunidades emergentes nas línguas da Federação Russa (chuvash, por exemplo). O Wikimedia.RU ajuda-os a se organizar. Mas se a “irmã mais velha” é inglesa, comunidades com apenas alguns membros fundadores estão lutando para serem ouvidas. Portanto, precisamos de pessoas dedicadas cujo trabalho será ajudar as comunidades emergentes.

Lorenzo Losa (Laurentius)

A Fundação Wikimedia deve apoiar as comunidades emergentes, dando-lhes espaço para crescer, mas sem empurrá-las em nenhuma direção específica. Entre os maiores erros cometidos na história da Fundação Wikimedia, estão as tentativas de crescer comunidades artificialmente (ainda lembramos dos problemas no Brasil há mais de dez anos). A Fundação Wikimedia também deve se lembrar que apoiar comunidades emergentes não significa apenas fornecer dinheiro. Dar dinheiro é fácil e muito visível, e muitas vezes solicitado, mas não é suficiente.

Além disso, além do apoio da Fundação Wikimedia, também é importante o apoio de colegas: outros voluntários que estão na região, ou que trabalham em projetos semelhantes. Os polos regionais que estão sendo planejados podem ser de grande valia — mas ainda é difícil dizer, uma vez que ainda não existem.

Raavi Mohanty (Raavimohantydelhi)

Na minha visão, entidades como as comunidades wikis estão funcionando como pseudópodes da WMF. Em vez disso, essas comunidades devem ter capacidades mais proeminentes e existentes. O que precisamos é um centro colocado para todas as entidades em todo o mundo. No futuro, esses centros preencherão os interstícios entre a fundação e as comunidades. Uma estratégia deve ser feita com um sistema funcional e equipado com instalações adequadas com roteiros para as comunidades. A Fundação tem que coletar as questões, problemas, reclamações das comunidades por meio dessas unidades centrais de trabalho e resolvê-los. Todos os requisitos das comunidades devem ser cuidadosamente avaliados e cumpridos dentro dos protocolos da fundação. Os membros da comunidade devem ser treinados em mais maneiras em que são altamente forjados para enfrentar os desafios de fazer tudo pela frente.

Como vimos, as comunidades estão prejudicadas em algumas das situações e pontos. Para evitar tais condições, o WMF deve fornecer apoio financeiro a todas as comunidades. Algumas comunidades e grupos de usuários não estão no escopo de alcance da fundação. Essas entidades precisam ter a sua existência oficialmente.

Ashwin Baindur (AshLin)

A Comunidade de concessão de subsídios tem definido para o seu uso uma definição provisória de trabalho de comunidades emergentes como: o conjunto de projetos, idiomas e países onde:

há um grande potencial para aumento na quantidade e qualidade do trabalho da Wikimedia, e onde há, localmente, capacidade insuficiente para realizar esse potencial, e onde há um núcleo ativo existente de voluntários automotivados, que, portanto, o WMF poderia efetivamente dedicar alguns recursos proativos para apoiar e nutrir.

Na minha opinião, esta definição é adequada, mas não suficiente, por causa do seu limite inferior, por causa do qual comunidades já desafiadas poderiam ser discriminadas devido à interpretação subjetiva de se satisfazem esses critérios de comunidades emergentes ou não.

Na minha visão do Sul Global, qualquer comunidade linguística, qualquer comunidade de projeto, qualquer parte da humanidade que tenha que superar desafios adicionais de qualquer forma para acessar o conhecimento que a comunidade global da Wikimedia cria, precisa de apoio. Como e quando isso acontece, e as prioridades/formas de apoio e intervenção precisam ser feitas após um estudo e análise cuidadosos, não por critérios subjetivos grosseiros e prontos. Caso contrário, estaríamos criando uma classe de comunidades e projetos que não são apoiados apenas porque estamos interessados na eficiência econômica.

Deixando isso de lado, uma vez definidas as comunidades emergentes, como a Fundação deve ajudar? Os meios e formas de apoio devem ser examinados em detalhes e, em consulta com a comunidade, um programa de apoio detalhado, deliberado e bem planejado deve ser elaborado sob medida para as condições e necessidades da comunidade. Comunidades emergentes precisam de vários tipos de ajuda — acesso a fundos e recursos, ajuda com MediaWiki e orientação/administração/aconselhamento administrativo, desenvolvimento de habilidades, ajuda no recrutamento de voluntários, acesso a recursos de conhecimento e especialização acadêmica, etc.

A ajuda do WMF às comunidades deve ocorrer de duas maneiras claras, na minha opinião. O primeiro é onde uma comunidade emergente identifica uma necessidade crítica e aborda o WMF em busca de ajuda, que consideraria se e como ajudar. O outro deve envolver o engajamento da comunidade, onde a equipe do WMF ajuda as comunidades emergentes a se firmarem e onde, por engajamento e consenso, um programa de ajuda seja acordado e executado.

O procedimento para solicitações de ajuda de qualquer comunidade emergente deve ser fácil e sem barreiras. O WMF deve ser solidário e atencioso com as comunidades, especialmente porque há grande assimetria entre o poder e os recursos da Fundação e a comunidade emergente solicitante.

Uma parte significativa da reputação do WMF depende da maneira como ele interage com aqueles que estão em posições de menor vantagem para eles e é muito importante que o WMF seja amigável e acomodativo e seja visto como assim também.

Levaria tempo para o Conselho Global e os centros (que teriam um orçamento) surgirem. Assim que isso acontecer, as comunidades emergentes terão estruturas dentro da própria Comunidade para abordar. Até que isso aconteça, no entanto, as comunidades emergentes estariam procurando o WMF para se envolver com as comunidades emergentes de uma maneira holística, sem preconceitos ou preconceitos, e com consideração e equidade.

Pavan Santhosh Surampudi (Pavan santhosh.s)

Como um candidato que vem de e trabalhou com comunidades emergentes, acredito que há um grande potencial para trabalhar nessas comunidades em termos de qualidade, quantidade e aspectos de crescimento da comunidade. As minhas ideias sobre como trabalhar para apoiar comunidades emergentes são:

  • Como mencionei na minha página de candidatos (3 principais prioridades da Estratégia de Movimento), Investir em habilidades e no desenvolvimento de liderança é crucial. Isso é ainda mais crucial para comunidades emergentes. Sem as comunidades se apropriarem de várias atividades necessárias para melhorar a si mesmas, nada de bom vai acontecer. Essa propriedade só pode vir da liderança local.
  • Compreender as complexidades e diversidades dessas comunidades é importante. O contexto e a história do movimento da Wikimedia em cada uma dessas comunidades emergentes são diferentes.
  • Empoderar as partes interessadas em todo o movimento, apoiando a tomada de decisões em nível regional, é outro passo importante nesta direção. O fornecimento de recursos para o crescimento dessas comunidades e projetos deve coincidir com a melhoria da capacidade e do senso de propriedade nas comunidades locais em gastar esses recursos de forma eficiente.

Ravishankar Ayyakkannu (Ravidreams)

Through our movement strategy exercise, we have a clear roadmap for the next 10 years. So, I do not expect any major changes or programs to be initiated just for the sake of the next two or three years. However, I have a keen interest in ensuring that the foundation allocates more funds and it reaches the emerging communities without burdening them with administrative issues. I would support more Simple and Rapid grants supporting the emerging communities in the immediate timeframe.

Farah Jack Mustaklem (Fjmustak)

A Fundação Wikimedia (esperançosamente por meio de centros regionais) deve se concentrar no apoio às comunidades wiki emergentes, fornecendo treinamento, material de treinamento e financiamento. A introdução de centros regionais deve ajudar a melhorar a comunicação, bem como a compreender as diferenças regionais em como essas comunidades emergentes podem ser apoiadas. O que funciona em uma região pode não funcionar em outra. --Fjmustak (talk) 23:37, 31 July 2021 (UTC)[reply]