Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Victoria Doronina/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Victoria Doronina and the translation is 100% complete.

Victoria Doronina

Victoria Doronina (Victoria)

Victoria (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
Um retrato de um vídeo promocional da Wikimedia
  • Pessoal:
    • Nome: Victoria Doronina
    • Localização: Manchester, Reino Unido
    • Idiomas: Russo, Inglês, Bielorrusso, Ucraniano
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2007
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia russa, Wikipédia inglesa, Commons, Wikcionário russo
Declaração (Não mais que 450 palavras) Eu sou da Bielorrússia, uma antiga parte da URSS e agora a última ditadura na Europa. Eu me formei na Bielorrússia e fiz meu PhD em Biologia Molecular em Edimburgo (Reino Unido). Atualmente trabalho como Diretora Técnica na Faculdade de Educação da Manchester Metropolitan University (Reino Unido).

Comecei a contribuir para a Wikipédia russa em 2006 e rapidamente me tornei uma administradora ativa. Eu servi duas vezes no Comitê de Arbitragem e uma mediadora em temas armênio-azerbajani e LGBTQ+. Na verdade, fui um dos iniciadores do sistema de mediação que ainda é relevante. Tenho feito pequenas contribuições para a Wikipédia inglesa, Wikidata, Commons, Wikcionário russo.

Eu conheço os editores das Wikis ucraniana, polonesa e bielorrusso (ambos). Participei da criação do Capítulo Russo da WMF (Wikimedia RU), embora não tenha nenhuma função formal porque sou uma cidadã estrangeira. Recebi a Wikimedia Community Fellowship, escrevi uma história da Wikipedia russa e servi no Comitê de Subsídios.

Quando em 2019, Putin ameaçou substituir a Wikipédia russa por uma enciclopédia pró-governo, dei uma entrevista a um canal de TV da oposição. Eu previ que nada sairia disso, apenas algum dinheiro saqueado. E a Wikipédia russa com seus 1,7 milhões de artigos ainda está acessível a todas as pessoas que falam russo.

O atual Conselho está fazendo um bom trabalho mantendo a infraestrutura existente e melhorando a experiência do editor. No entanto, como acontece com qualquer movimento maduro, há um problema em atrair e reter novos editores, especialmente se eles pertencerem a grupos minoritários.

O movimento Wikimedia foi um disruptor, desafiando e triunfando com sucesso sobre os antigos porteiros, como as enciclopédias tradicionais e a Academia. Infelizmente, os disruptores tornaram-se os novos guardiões. Os novos porteiros são quase exclusivamente homens mais velhos do Norte Global. Tenho experiência em ajudar os novos editores, principalmente mulheres, e LGBTQ, que a comunidade online é hostil aos novatos, exigindo perfeição desde a primeira edição.

Penso que há maneiras de ajudar esses novos editores. Projetos como GLAM e Wikmedian-in residence são ótimos para editores estabelecidos. Ainda assim, os projetos existentes devem ser complementados com programas de médio prazo para os novos editores, além das hackatonas de um dia. Todos nós sabemos ser tão impossível contribuir com o conteúdo depois de um dia quanto é impossível falar uma língua estrangeira depois de um "curso imersivo".

Acredito que, se eleito, posso ser uma força positiva no WMF.

Top 3 prioridades do Conselho Fornecer supervisão independente das atividades existentes.

Desenvolver uma estratégia de movimento de evolução e regeneração de longo prazo.

Promover o Movimento Wikimedia no Sul Global e entre os grupos minoritários.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento Manter a alta qualidade do conteúdo existente e expandi-lo.

Encontrar novas maneiras de reter os editores existentes e atrair novos.

Pensar no futuro, como a expansão do movimento para as novas mídias.

Verificação Verificação executada
Elegibilidade: Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:41, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação: Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:13, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

+10 anos:
desde 2006 — Editora da Wikipédia russo, nome de usuário Mstislavl, posteriormente Victoria
2009, 2012 — Membro do Comitê de Arbitragem da Rússia

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

___

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Apoio da Wikipédia RU, gerenciei um grupo científico de até 10 pessoas

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

2012 — Membro do Comitê de Subsídios da Wikimedia
2011 — Membro da Comunidade da Wikimedia
2010 — Apresentação na Conferência da Wikimedia

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Eu sou uma mulher judia/bielorrussa de um estado patriarcal (URSS/Bielorrússia), meus pais eram trabalhadores de fábrica, mas se formou na universidade mais tarde na vida

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Minha terra natal é a Bielorrússia e estou intimamente conectado com o mundo de língua russa (Rússia + espaço pós-soviético + diáspora mundial), moro na Inglaterra

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Russo, Bielorrusso, Ucraniano

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Eu morei na URSS, atualmente, participo do movimento da diáspora bielorrussa apoiando os protestos contra o ditador bielorrusso Lukashenko