Reavaliação de atividades dos administradores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Admin activity review and the translation is 100% complete.
Shortcut :
AAR

Em um pedido de opinião entre Abril e Junho de 2013 foi decidido estabelecer, para administradores e outros usuários com permissões avançadas, um período máximo de dois anos de inatividade sem reavaliação comunitária.

Explicação

Um Steward realizou a avaliação das atividades dos burocratas e administradores em todas as wikis (relativa a edição e ações administrativas) mostrou que há um número significativo de burocratas e administradores:

  • que nunca utilizaram suas permissões;
  • que podem ter utilizado suas permissões no passado, porém não estão mais ativos no projeto em que mantêm essas permissões


Política

  1. O período de tempo máximo de inatividade sem revisão pela comunidade para usuários com permissões administrativas avançadas deveria ser de dois anos.
    Para maior clareza, os titulares de direitos administrativos avançados neste documento são definidos como
  2. Inatividade para esse caso é definida como zero edições e zero ações administrativas na wiki em que as permissões são mantidas.
  3. Stewards realizarão uma auditoria regular dos níveis de atividade dos titulares de permissões avançadas.
    A auditoria será ou anual ou semestral, de acordo com as decisões de cada conjunto atual de Stewards.
    Este processo de revisão irá examinar todos os wikis públicos. No entanto, wikis onde stewards não executarão as notificações nem ações de remoção incluem:
    • Wikis com um Comitê de Arbitragem ativo, por exemplo, a Wikipédia em inglês, já que tais projetos podem decidir sobre suas remoções por inatividade;
    • Wikis com atualmente, rever processos ativos, tais como Commons Wiki;
    • wikis especialmente designado pela Fundação Wikimedia, incluindo wikis privados e wikis operado por Wikimedia capítulos.
  4. A seguir descreve o procedimento para entrar em contato com os detentores dos direitos inativo, a resposta esperada desses titulares de direitos em seus respectivos wikis e o processo para remoção dos direitos.
    Em wikis onde nenhum processo de revisão formal de direitos avançados existe localmente, os administradores ou os seus delegados serão:
    1. Informe-os titulares de direitos avançados que excederam o máximo período de tempo permitido para a inatividade. Essa notificação (aviso de inatividade máximo) será enviado como uma mensagem para página de discussão do usuário na wiki onde prendem os seus respectivos direitos.
    2. Os usuários notificados devem então postar informações para a comunidade local sobre a aviso de inatividade máximo eles receberam os administradores a fim de discutir o assunto. Se a comunidade decide então gerenciar estes inativos avançado de titulares de direitos administrativos por conta própria, eles devem contactar os administradores na stewards' noticeboard, onde menssagem do usuário poderia fornecer evidências para stewards sobre a decisão da comunidade local.
    3. Se os stewards não recebem uma resposta apropriada conforme descrito acima, depois de aproximadamente um mês, eles irão avaliar as respostas e decidir se submeter as decisões de gestão para as comunidades locais de comentário e revisão, ou para remover os direitos administrativos avançados do usuário inativo. O objectivo deste processo é, finalmente deixar cada decisão para as comunidades locais, se houver algum, que será acolhido e apoiado pelos stewards.

Por favor, note:

  1. Algumas comunidades WMF já têm processos para rever os titulares de direitos administrativos avançados. Exemplos de tais processos atualmente em uso são:
    • níveis de atividade mínima pelo número de edições ou ações administrativas;
    • inatividade máximo por período de tempo;
    • um processo de recall;
    • um processo de confirmação.
  2. A maioria destes wikis com tais processos também usa um período de tempo de aproximadamente doze meses como parte dos processos para revisar os níveis de atividade dos titulares de direitos administrativos avançados.
  3. Esta política não se sobrepõe à autoridade de quaisquer processos de avaliação existentes atualmente de quaisquer comunidades, incluindo qualquer desses sistemas mais restritivos atualmente usados pelas comunidades. Por exemplo, stewards atualmente são confirmados anualmente pela comunidade global da Wikimedia Foundation; Considerando que a checkusers e oversighters estão atualmente sujeitas a um padrão mais elevado de condições de inatividade.