Leadership Development Working Group/Working Group Announcement/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Leadership Development Working Group/Working Group Announcement and the translation is 100% complete.

Temos o prazer de anunciar quem são as pessoas que vão integrar o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança. Foram recebidas mais de 60 candidaturas. Um painel composto por membros da comunidade (4) e da equipe da Fundação Wikimedia (2) revisou cada uma delas de modo anônimo. Quinze pessoas foram selecionadas para integrar o Grupo de Trabalho.

Diversidade e representatividade foram aspectos norteadores neste processo. Nesse sentido, estamos felizes de anunciar que o grupo constitui-se de pessoas das 8 regiões[1] (duas pessoas de cada região, exceto EUA + Canadá com uma pessoa). Durante o processo de seleção, o tamanho do grupo foi ampliado de 12 para 15 pessoas visando aumentar sua diversidade. Ao todo são falados 17 idiomas no grupo. O perfil da atividade das pessoas também varia: gente ativa no Meta, Stewards, vinculadas à direção executiva de afiliados no passado, e pessoas voluntárias que valem para tudo. Com relação à antiguidade no movimento, há pessoas novas e com mais de 15 anos de experiência. Há 7 mulheres, 6 homens, 1 pessoa não binária/de gênero fluido e 1 pessoa que preferiu não identificar seu gênero.

Sem mais demora, finalmente apresentamos o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança:

Olá! Assino como Vermont nos projetos Wikimedia. Atuo como Admin, CheckUser e Steward no Meta-Wiki e na Wikipedia em inglês simples, e faço coordenação de distribuição de brindes e merchandise. Estou me juntando a este grupo porque gostaria de colaborar com o desenvolvimento da comunidade, e de liderança, a partir de um ponto de vista prático, e também de promover a retenção e o desenvolvimento da comunidade editora de modo alinhado com as prioridades do movimento e a missão da Wikimedia.
Oi, meu nome é Flavia Doria (ela/dela), sou brasileira, moro em Portugal desde 2016, e faço parte do Movimento Wikimedia desde o início de 2020. Atualmente estou trabalhando como Ambassador de língua portuguesa para a Fundação Wikimedia. Como voluntária, faço parte do grupo Wiki Editoras Lx, o primeiro e talvez único grupo lusófono composto apenas por mulheres e pessoas não-binárias que editam a Wikipédia dentro do tema gênero. Com o grupo trabalho em várias frentes, por exemplo formando novas pessoas editoras, organizando eventos e promovendo debates dentro da comunidade. Desde que me tornei wikimedista, me envolvi rapidamente com questões relacionadas à tomada de decisões dentro do Movimento e è importância de incluir os grupos marginalizados da nossa comunidade nestes debates, pois essa inclusão é fundamental para manter os projetos da Wikimedia relevantes para a sociedade.
Também sou comunicóloga e jornalista, tenho um interesse especial pelo aspecto social e político do debate sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, e recentemente publiquei um artigo acadêmico sobre gênero e Wikipédia (e espero passar a fazê-lo com mais frequência).
Agora como integrante do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança, espero que possamos aprender coletivamente como usar nossos recursos para promover mais autonomia para nossas comunidades, especialmente para aquelas pessoas que não correspondem ao perfil padrão médio de wikimedistas. Estou animada para conhecer mais pessoas interessadas neste debate e ansiosa para trabalhar em grupo!
Sou o Francesc, um editor de língua catalã de València. Sou um editor muito ativo há muito tempo, mas até 2019 não estive muito envolvido com as comunidades internacionais. Estou muito entusiasmado para descobrir e aprender coisas novas sobre a Wikipédia.
Sou especialista em segurança alimentar e colaboro de modo voluntário na Wikipédia há mais de 8 anos, contribuindo com capacitação para pessoas editoras, cultivando e trabalhando para que a comunidade editora na Nigéria cresça.
Cofundei o grupo Wikimedia User Group Nigeria (agora reconhecido como organização beneficente no país) para oferecer apoio técnico e administrativo a pessoas voluntárias.
Durante o auge da COVID-19, liderei uma iniciativa em parceria com a Fundação Moleskine para criar artigos da Wikipédia relacionados à COVID-19 em línguas locais e produzi um vídeo na língua Yorùbà para educar pessoas com pouca ou nenhuma informação sobre como evitar o contágio pela COVID-19 e para destacar como a Wikipédia está ajudando a combater a pandemia. Atores nigerianos conhecidos participaram do vídeo.
Fui nomeado Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2020.
Tendo percebido que milhões de artigos na Wikipédia não têm fotos ilustrativas, em 2020 lancei uma campanha internacional chamada "Páginas da Wikipédia que precisam de fotos" que visava fomentar a participação da comunidade voluntária durante a pandemia de COVID-19, através da inserção de imagens do Commons nos verbetes da Wikipédia.
Em 2021, co-dirigi uma iniciativa para documentar e preservar línguas nigerianas não documentadas por escrito e não ensinadas nas escolas. Mais de 50 peças audiovisuais foram criadas na primeira etapa da iniciativa.
Sou sysop na Wikipedia em Yorubá, membro do Comitê de Direção da Wiki Indaba (WISCOM), e ex-membro de dois comitês ligados a subsídios Individual Engagement Grant Committee e Project Grant Committee
Faço parte de uma comunidade sub-representada e uma das perguntas que me vem frequentemente à cabeça é "por que os africanos nem sempre são incluídos nos papéis de liderança dentro do movimento? A WMF faz um bom trabalho para incluir pessoas africanas, mas muitas vezes isso ainda é difícil. Talvez porque muitas vezes não estejamos contribuindo ou participando das discussões sobre políticas. Nós africanos fazemos parte do movimento, e devemos nos esforçar para participar o máximo possível das discussões de tomada de decisões. O movimento Wikimedia está crescendo a um ritmo muito rápido e o desenvolvimento de liderança é fundamental para alcançarmos a nossa missão. Esta é minha motivação mais profunda para participar do grupo de trabalho de liderança.
Meu nome é Goodness Ignatius (ela/dela), sou da Nigéria e meu nome de wikimedista é Olugold. Sou integrante do Igbo Wikimedians User Group (IWUG). Estou feliz de poder fazer parte deste grupo e estou aqui para colaborar com o resto da equipe para dar apoio à missão do grupo.
Meu nome é Ivan (User:ProtoplasmaKid) e sou do México. Sou Wikimedista há mais de uma década, contribuo na Wikipédia em espanhol desde 2006 e sou admin desde 2016. Concorri nas eleições do Conselho de Administração de 2021. Sou Ativista dos Direitos Humanos. Gostaria de poder contribuir para tornar o movimento melhor com conhecimento compartilhado, a fim de enriquecer o que conhecemos coletivamente como liderança.
Eu sou a Rocío Consales, participo de diferentes instâncias do movimento Wikimedia há mais de 17 anos. Fui diretora, vice-presidente e presidente do Conselho da Wikimedia Chile.
Juntei-me ao grupo de trabalho para contribuir com a minha experiência e aprendizagens adquiridas ao longo dos anos.
Sou formada em Filosofia pela Universidade do Chile e tenho mestrado em Editoração pela Universidade Pompeu Fabra (2020-2021). Trabalho como editora especializada em livros de pequeno formato. Atualmente moro em Luxemburgo.
"Liderança é a capacidade de traduzir uma visão em realidade". Warren Bennis. Em qualquer comunidade, se formos suficientemente ambiciosos para isso, acho que o primeiro passo é investir em lideranças!
Eu sou a Donia Domiaty, estudante egípcia de medicina. Entrei na Wikipédia em árabe pela primeira vez em fevereiro de 2019. No final desse ano, eu já havia criado mais de 100 artigos, a maioria deles sobre medicina. Participei da Wikimania 2021 em duas sessões, sendo uma delas individual. Sou integrante de muitos grupos de usuários, vencedora de muitas competições e organizadora de muitas editatonas e concursos de fotos, no Egito e por toda a comunidade árabe.
Embora seja uma estudante de medicina de 21 anos, eu possuo 3 anos de experiência em liderança de grupos, dentro e fora dos wikiprojetos.
Com relação aos temas internos dos projetos wiki, eu fundei e gerenciei o Wikipedian Editor Project, um projeto que chega a todos os países árabes através de workshops on-line e maratonas de edição para fomentar a participação de pessoas voluntárias, através da edição da Wikipedia em árabe, e para aprender mais sobre projetos irmãos. Durante os últimos 2 anos, eu liderei este projeto e procurei fortalecer outras lideranças a desenvolver iniciativas e eventos relacionados ao projeto. Por outro lado, além da experiência na comunidade Wikimedia, fui nomeada para ser chefe de RH em muitos projetos dentro e fora da minha universidade. Ser gerente de RH por tanto tempo me fez ter a oportunidade de lidar com lidernaças de muitas áreas, o que me ajudou a melhorar minhas habilidades de liderança e negociação. Isso me inspirou a acreditar que Liderança é uma habilidade adquirida e que qualquer pessoa pode fazê-lo a partir de um trabalho pessoal.
Lideranças possuem boas habilidades de comunicação, inspiração, criatividade, capacidade de decisão e muitas outras. Precisamos de Lideranças em todas as comunidades Wikimedia.
Eu sou a Nada Alfarra, médica residente da Palestina. Sou membro do grupo Wikimedia Levant. Fazer parte de um grupo tão ativo fomenta meu desejo de aperfeiçoar minhas habilidades de liderança e experiência. Organizei oficinas para documentar os trabalhos de autores do Levante na Wikipédia em árabe e coorganizei um workshop online Interwiki Women Collaboration 2020. Também capacitei pessoas recém-chegadas ao Levant para usar o Photoshop para editar fotos e carregar arquivos no Wikimedia Commons. Como coordenadora de projetos online, também contribui para o enriquecimento do conteúdo digital em árabe para crianças, através de 100 histórias traduzidas do inglês para o árabe. Sou uma aprendiz para vida toda e acredito que o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança marcará a minha jornada como agente que incentiva as pessoas a serem mais pró-ativas, cooperativas e tomadoras de decisão. Além disso, este grupo me conectará com pessoas afins com as quais posso aprender melhor e fazer com que nossos esforços coletivos sejam mais eficazes.
Sou Wikimedista desde 2006, criador do Commons Quality Images e do que tem sido adotado como requisitos básicos para imagens. Administrador no Commons, ex administrador na en.Wikipedia após 13 anos de serviços bem prestados. Dois anos como presidente da Wikimedia Austrália, e 4 como vice-presidente. Vários mandatos VRT, participei da formação da ESEAP, do COT para o Wikimania 2020 (cancelado), e depois no COT para o Wikimania 2021, tendo criado o processo de bolsas para io evento. Liderei o desenvolvimento da Wikipédia em Nyungar, realizei várias oficinas, dei muitas palestras, inclusive em programas nacionais de rádio e televisão. Meu objetivo agora é transmitir conhecimento para encorajar novas lideranças a se destacarem e fazer com que o movimento caminhe em direção ao futuro.
Olá! Sou a Imelda, voluntária Wikimedista das Filipinas. Juntei-me a este grupo para poder compartilhar minhas experiências, tanto como organizadora quanto como editora em diferentes Wikiprojetos, e para desenvolver uma compreensão comum do que é liderança e como podemos alavancar esta definição para melhorar a experiência de edição e organização da comunidade voluntária de todo o Movimento, mas especialmente das comunidades em países do Leste e Sudeste Asiático.
Olá pessoal, meu nome é Jan! Moro na Alemanha, onde atualmente estudo Bioquímica. Há pouco mais de um ano, venho atuando como capacitador de habilidades interpessoais para um par de ONGs estudantis, e atualmente tenho como objetivo profissionalizar este meu hobby e implementar algumas das minhas ideias. Nesse sentido, quando li sobre o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança imediatamente me candidatei, pois vejo um enorme potencial na formação de lideranças para o movimento. Estou entusiasmado para começarmos a pensar sobre a forma como podemos proporcionar essa capacitação.
Sou membro do Movimento Wikimedia há mais de 12 anos. Fui membro da Wikimedia Rússia por 5 anos. Como membro da Wikimedia RU, organizei e conduzi várias expedições wiki e turnês wiki na Rússia e em outros países. Venho interagindo com diferentes órgãos do poder estatal, governo local, organizações comerciais e não-comerciais e pessoas individuais para incentivá-las a liberar recursos com licenças livres e aumentar sua integração na Wikipédia. Trabalho principalmente nos projetos da Wikimedia em russo, e em línguas dos povos da Rússia e da ex-União Soviética. Possuo um desejo de desenvolver o movimento Wikimedia no Norte da Ásia e na Ásia Central, e o resto também virá a seguir. Estou motivado com a oportunidade de melhorar e desenvolver minhas habilidades e competências visando aperfeiçoar minha participação no Movimento Wikimedia, para me tornar mais útil e mais eficaz para a comunidade e para a Fundação Wikimedia.
Eu sou a Nitesh e meu nome de usuária é Nitesh Gill. Eu sou do Punjab, na Índia. Estou fazendo meu doutorado em Literatura Punjabi. Sou editora ativa na Wikipédia em Punjabi desde 2015. Sou a pessoa de contato do Punjabi Wikimedians User Group e administradora na Wikipedia em Punjabi. Tenho participado e conduzido muitas atividades. Também estou liderando e coordenando alguns projetos como voluntária. Atualmente, estou trabalhando para que wikimedistas de longa data adquiram posturas de liderança. E estou fazendo o mesmo em minha comunidade. Quando fiquei sabendo deste grupo de trabalho quis imediatamente me tornar parte dele. O grupo poderá incentivar as pessoas a tomarem iniciativa por suas próprias comunidades ou pessoas. Acredito que poderei exercer um bom papel neste grupo.
A minha experiência de vários anos de trabalho de campo no Movimento Wikimedia na Ásia Meriodional, aponta para a necessidade de unificar o processo de criação e fomento de liderança no movimento. Isto é muito necessário para assegurar a sustentabilidade do movimento, especialmente para as comunidades sub-representadas, e pode ser um divisor de águas. O processo de desenvolvimento de liderança pode variar devido ao contexto social e geográfico de qualquer comunidade Wikimedia, e nesse sentido eu estou muito interessada em aprender sobre as diferentes comunidades Wikimedia do mundo todo e trabalhar com elas de perto para identificar os escopos e processos para que possam desenvolver liderança. Por essa mesma razão quis me juntar ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança.


Nossa calorosa boas-vindas a todas as pessoas que vão integrar o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança! O seu mandato será de um ano, e elas começarão a se reunir no final de maio de 2022. O grupo contará com o apoio de uma facilitadora, Jyotsna Sara George, que trabalhará com o grupo para oferecer apoio ao seu processo colaborativo. Esperamos poder compartilhar mais informações assim que o grupo começar seu trabalho conjunto!


  1. do universo Wikimedia: Oriente Médio e Norte da África; África Subsaariana; Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP, em inglês); Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC, em inglês); Europa Central e Oriental (CEE) e Ásia Central; Europa do Norte e Ocidental; Estados Unidos e Canadá; América Latina (LATAM) e Caribe