Estratégia de 2015/Consulta Comunitária/Motivo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia Foundation/2015/Community consultation/Background and the translation is 100% complete.

Contexto

Na WMF, arrancamos recentemente uma iniciativa para atualizar a nossa direção estratégica para garantir que continuamos a operar da melhor forma para servir a visão Wikimedia.

Como poderá saber, em 2009 a Fundação Wikimedia esboçou uma estratégia de cinco anos para o movimento Wikimedia com uma contribuição significativa da comunidade e da equipe. A partir daí, foram definidas metas a cinco anos. Essas metas conduziram o investimento no sentido de estabilizar a nossa infraestrutura técnica, criando um espaço para inovação, e aumentando o investimento em ferramentas de edição. O plano era arrojado e motivador, mas o horizonte de cinco anos revelou-se difícil adaptar à mudança de natureza da rede.


O Plano Estratégico 2009 era muito amplo e abrangente. Refletia os problemas fundamentais do Movimento Wikimedia e os milhões de pessoas que fazem parte dela. Na prática, a WMF teve dificuldade em concentrar e priorizar as suas atividades diárias em relação ao Plano. O anúncio de "Estreitar o Foco" de 2012 foi uma tentativa de estreitar literalmente o foco da WMF para que pudesse ser mais eficaz no apoio ao Movimento. Agora está na altura de reconsiderar e atualizar o Plano estratégico e a decisão de Estreitar o Foco.


Chegando em 2015, a WMF está desenvolvendo um novo processo estratégico. Em vez de tentar elaborar um documento de cinco anos para todo o movimento, estamos arrancando o que irá tornar-se uma disciplina de inquérito, avaliação e alinhamento contínuos. Este processo, mais ágil e adaptável, irá informar diretamente e atualizar as nossas prioridades e ajudar-nos a manter uma direção estratégica que seja consistente com a visão Wikimedia, apoie os projetos Wikimedia e seja sensível ao ambiente global em mudança.


A Consulta à Comunidade de “Visionamento Estratégico” é o primeiro passo do nosso processo estratégico. É uma oportunidade para explorarmos juntos o que o futuro reserva ao Movimento Wikimedia e aos seus projetos. Iremos aprender com as suas ideias e usá-las para informar e refinar o nosso pensamento estratégico. A partir disso, definiremos a Orientação Estratégica da WMF, que iremos partilhar consigo em 2015. Esta Orientação Estratégica irá orientar-nos no apoio da comunidade, engenharia, criação de bolsas e obtenção de financiamento e será atualizada anualmente. Também indagaremos sobre questões específicas (por exemplo, relativamente à tecnologia ou bolsas) que também irão ajudar a apoiar o nosso planeamento estratégico.