Estratégia/Wikimedia Foundation/2016/Process FAQ

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia Foundation/2016/Process FAQ and the translation is 100% complete.


Isso representa estratégia do movimento ou estratégia da Fundação?

Isso representa a estratégia da Wikimedia Foundation. Em 2010, a comunidade e a Fundação colaboraram para desenvolver um Plano Estratégico para todo o movimento Wikimedia, que incluía estratégias (objetivos) e táticas (os meios para atingir esses objetivos). Acreditamos que as metas da estratégia 2010-2015 ainda são válidas e relevantes. Para 2016, estamos desenvolvendo uma estratégia para a Wikimedia Foundation, focada em seu papel dentro do movimento, mais ampla. As táticas para a estratégia da Wikimedia Foundation em 2016-2017 serão explicadas no Plano Anual.

Essas áreas de foco vêm de onde?

As três áreas de foco (alcance, comunidade, conhecimento) se originam na declaração de visão da Wikimedia: “Imagine um mundo em que cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento”.

  • Alcance é garantir que cada ser humano possa compartilhar nosso conhecimento e fazer parte do nosso movimento, se assim o desejar.
  • Nossas Comunidades são nossa força principal e a fonte do conteúdo e dos projetos que impulsionam nossa visão.
  • Conhecimento é o que compartilhamos com o mundo. Buscamos alta qualidade, diversidade em nossa cobertura e acessibilidade para todos.

Essas três áreas são compatíveis com as Prioridades Estratégicas descritas no Plano Estratégico da Wikimedia 2010-2015 para o movimento Wikimedia e, assim como as abordagens potenciais apresentadas para cada área, foram refinadas nos últimos 15 meses de consulta e interação com funcionários, comunidade e apoiadores da Wikimedia.

Por que esse processo?

Queremos tornar nosso processo estratégico mais colaborativo, alinhado com nossos valores e práticas. Também precisamos finalizar rapidamente a estratégia da Fundação, para que possamos cumprir os prazos do Plano Anual de 2016 e alinhar nossas estratégias de equipe e departamento com a estratégia geral. As abordagens que estamos apresentando aqui representam um pensamento amplo. Embora possamos implementar apenas alguns deles em nosso plano anual, queremos ter uma ideia de quais deles ressoam com você e também saber se há outras ideias sobre como devemos nos concentrar melhor nessas áreas. Esperamos que este processo dê a todos a oportunidade de fornecer sugestões e desenvolver as ideias iniciais que reunimos nessas consultas anteriores.

O que vem depois?

A primeira fase de consulta do processo estratégico estará aberta de 18 de janeiro a 15 de fevereiro. O feedback que recebermos durante a consulta será resumido e sintetizado pela equipe da Wikimedia Foundation e nosso consultor de estratégia, e as principais descobertas serão apresentadas à comunidade em 26 de fevereiro. No dia 4 de março, será publicado o rascunho do plano estratégico, com período de comentários até 18 de março. Essa minuta servirá de base para o Plano Anual 2016 da Fundação, que será apresentado ao Comitê de Disseminação dos Fundos até o dia 1º de abril.