Universal Code of Conduct/Enforcement guidelines/UCoC Phase 2 Ratification Results Announcement/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Resultados da votação de ratificação das «Linhas Diretrizes da Aplicação do Código Universal de Conduta»

Pode encontrar esta mensagem traduzida para outros idiomas no Meta-wiki.

Olá a todos,

Nós gostaríamos de agradecer às mais de 2.300 pessoas da comunidade Wikimedistas que participaram na votação sobre as «Linhas Diretrizes da Aplicação do Código de Conduta Universal» (UCoC), encerrada recentemente. O processo de verificação da votação foi finalizado pelo grupo de voluntários de escrutínio e os resultados finais estão disponíveis no Meta-wiki. Um resumo breve pode ser encontrado em baixo:

  • 58,6% Sim, 41,4% Não
  • Colaboradores de 128 homewikis participaram na votação
  • A votação abrangeu mais de trinta idiomas

Este resultado significa que existe apoio suficiente por parte da comunidade para que o Conselho de Administração proceda à revisão das Diretrizes de Aplicação. O resultado não significa que as Diretrizes de Aplicação estejam automaticamente concluídas.

Agora, a equipe do projeto irá reunir e resumir os comentários recebidos durante o processo de votação e publicá-los no Meta-wiki. As Diretrizes de Aplicação serão submetidas ao parecer do Conselho de Administração, que verificará se há aspectos que precisam ser aperfeiçoados de acordo com os comentários recebidos durante a votação. Se assim for, os comentários recebidos através da votação, no Meta-wiki e durante conversas comunitárias fornecerão um bom ponto de partida para uma revisão das Diretrizes com o objetivo de refletir as necessidades expressas pelas comunidades através do processo de votação.

Caso o Conselho ratifique diretamente as Diretrizes, a equipe do projeto UCoC poderá começar a facilitar os trabalhos ao redor de propostas específicas das Diretrizes. Algumas dessas propostas incluem a formação do Comitê de Implementação do U4C, realização de consultas sobre treinamentos e organização de conversas sobre o aperfeiçoamento dos sistemas de denúncia, sempre em colaboração com integrantes da comunidade. Ainda há muito a ser feito, mas já passaríamos para essa próxima fase deste trabalho.

Muitas pessoas estiveram envolvidas neste processo para garantir que a política e as diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta funcionassem para as nossas comunidades. Continuaremos a trabalhar de maneira colaborativa para definir os detalhes das propostas delineadas nas Diretrizes, e conforme foram apresentadas por pessoas que participaram ativamente no projeto, de diferentes maneiras, durante o último ano.

Agradecemos novamente a todas as pessoas que participaram da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta.

Para mais informações sobre os resultados, consulte a página de Resultados.

Com os melhores cumprimentos,

User:SNg (WMF)

Stella Ng em nome da equipe do projeto UCoC

Gestora Sénior, Política de Confiança e de Segurança