Wiki Movement Brazil User Group/Report/2023/Learning/Communications
Estudos de Caso
Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.
Primeiro semestre
Plano de Comunicação do Wiki Loves Pará
Introdução
Diferentes grupos do movimento Wikimedia ao redor do globo promovem editatonas e concursos específicos. Este estudo de caso analisa o modelo de aprendizado a partir do caso do plano de comunicação do Wiki Loves Pará.
O Wiki Loves Pará é uma campanha de longo prazo que compõe diversas iniciativas focadas em fomento de produção de conteúdo, incluindo fotografias sobre o Brasil, tudo dentro do ambiente Wiki.
Pensando no sustento de uma campanha de comunicação a longo prazo, o principal objetivo era o de construir séries de conteúdos a serem trabalhados que entregassem valor e relevância, e não fosse apenas um informativo sobre os concursos e editatonas da campanha.
O aprendizado a ser compartilhado neste estudo é referente ao plano que foi desenvolvido e como pode ser replicado em outras iniciativas semelhantes.
Questão
Durante o desenvolvimento deste estudo de caso foram encontradas as seguintes dificuldades:
- Como planejar a comunicação de uma campanha de longo prazo?
- Como ter uma proposta de conteúdos que agreguem valor e que não sejam apenas sobre agenda?
A missão era a de estabelecer um fluxo de comunicação contínua, explorando diferentes formatos para trazer o tema do Pará e gerar uma conscientização sobre as lacunas deste estado na internet livre.
Ao mesmo tempo que era necessário informar sobre as possibilidades de edição e melhorias de verbetes dentro da Wikipédia, o objetivo também era poder humanizar os conteúdos e trazer mais fotografias nas publicações do que layouts compostos por chamadas de texto e datas de interesse.
Operacionalização
Este estudo de caso está relacionado ao segundo eixo estratégico e sua entrega está focada em responder a este estímulo de elaboração de novas estratégicas para novos públicos.
A partir do entendimento relacionados à edição e melhorias dos verbetes sobre o estado do Pará e tendo os objetivos claros de engajamento e diversificação do público que se relaciona com os projetos da Wiki, foram elencadas algumas soluções criativas para esta campanha comunicacional.
Uma delas foi o desenvolvimento de uma série de vídeos focada em ilustrar e informar sobre contextos específicos e próprios do Pará, desde alimentos, a festas e celebrações, como também regiões e curiosidades.
Inicialmente, a campanha de conteúdos estava voltada para posts estáticos. Pensando na metodologia de testes para gerar maior engajamento, foi feita uma versão em vídeo.
Houve um salto significativo apenas mudando a forma de apresentação do conteúdo, ainda que fosse a mesma temática e texto.
Outro teste para melhorias foi trazer uma voz da própria região, cuja fala é a mais apropriada para apresentar o conteúdo.
Resultados
Os resultados dos conteúdos em vídeo, que apresentaram sobre a cultura do Pará, surpreenderam em impulsionamento orgânico. Destaca-se o aprendizado observado a partir do fato de mudar a chavinha de um conteúdo que entregava apenas agenda, para outro que entrega valor.
Além do resultado a respeito dessa campanha existe uma oportunidade de se tornar uma página que pode ser descoberta através da entrega de conteúdos que interessam o público geral, resultado que alcançaria os propósitos de diversificar o público e conquistar mais pessoas.
Neste vídeo, por exemplo, percebemos o número de salvos e enviados por direct, o que reforça o uso de vídeos ao invés de postagens estáticas e com todos os elementos já destacados.
Legado
As lições aprendidas por meio destes conteúdos têm a ver com:
- Manter um plano aberto para testar e interagir ao longo do caminho;
- Ter uma estratégia de conteúdo focada em agregar valor
- Em determinados projetos e campanhas pode-se comunicar para além de agendas e explorar curiosidades, dicas, conhecimentos, etc.;
- Ter um universo comum para conquistar novos públicos e usar o potencial de entrega do reels para criar conteúdos que explorem temas de interesse, e desta forma "fisgar" atenção a partir de um assunto não distante.
Dentro do processo de melhoria, podemos pensar em ampliar o estudo deste caso, criando mecanismos para descobrir quem está se engajando na campanha WikiLovesPará a partir de ser exposta a estes conteúdos.
Referências documentais
Segundo semestre
Novo site do WMB
Introdução
Desde que a equipe de comunicação foi formada, em março de 2023, há o objetivo de se fazer um novo site para o WMB. A intenção é que o site dialogue com wikimedistas, mas também chame a atenção de pessoas que ainda não fazem parte da comunidade, assim como de possíveis patrocinadores de projetos e apoiadores também.
Questão
Como simplificar o entendimento do que é o Wiki Movimento Brasil para os diferentes públicos?
Contexto do caso
Havia um outro site que não respondia mais às perguntas deste tempo e dos novos públicos que o WMB quer atingir e nem transmite a imagem que a organização idealiza.
O desafio da comunicação é tanto de imagem quanto textual. A partir disso, o contexto se dá dessa necessidade de simplificar e exemplificar o que é e o que faz o WMB.
Percebeu-se que as comunicações e a forma como o WMB se expressava era com viés muito acadêmico. É possível usar o conhecimento livre para atuar nas brechas de conteúdo. Isso significa falar com públicos diversos que muitas vezes não desfrutam do discurso acadêmico.
Em que medida se relaciona com o planejamento estratégico e a teoria da mudança do Wiki Movimento Brasil?
Uma das missões é ampliar a comunidade e o conteúdo da Wiki. Este estudo de caso integra-se ao eixo de fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre. Responde muito bem tanto para alimentar a continuidade dessas parcerias como também para diversificá-las. É a necessidade de comunicar, numa repetição sobre o que a organização faz, o que é, o que é Glam, qual o impacto de uma área de comunidades, para citar alguns exemplos.
Quem são as partes interessadas na realização deste caso?
- Comunidade wikimedia global, filiados.
Qual era a meta?
O site é uma entrega especial deste ano, assim como o podcast e, ambos, têm o objetivo de transmitir mais autoridade de marca, autenticando quem é o WMB para futuros parceiros e investidores.
Quais eram as métricas planejadas?
Um site bem construído que comunique bem os propósitos e projetos da organização e trabalhe na conversão de públicos, o que serve para ajudar outras áreas a alcançarem as métricas.
Operacionalização:
O planejamento e construção do site começou em maio de 2023 com as reuniões iniciais com João Pechansky, Éder Porto e a gestora de comunicação Valéria Rezende para discutir a respeito do propósito para o novo site e quais seriam as referências que seriam usadas. Foram feitos alguns boards no ambiente de trabalho visual Miro.
Entre os elementos que deveriam constar é o botão para doação na home, entre outros itens que constam nas sprints. Foi realizado um desenho do que foi idealizado para a home e em meados de julho um profissional, terceiro desenvolvedor, foi contratado para desenvolver o site do ponto de vista estrutural.
A partir disso, foram feitas sprints semanais com ele para colocar as ideias na prática, além de construir a estrutura e receber dele as demandas que precisávamos organizar.
Qual a metodologia adotada?
A metodologia ágil, ao invés de fazer uma encomenda e entregar. No passo a passo, toda semana com reuniões para ter feedbacks e receber as alterações. Além disso, em todo o tempo foi levada em consideração a experiência do usuário (UX), procurando sempre construir um site inteligível, que trabalhe com síntese de entendimento ao invés de textos longos. Além disso, a acessibilidade foi um dos principais objetivos.
Quais são suas características e/ou etapas marcantes?
Uma das etapas mais marcantes foi uma das sprints com o desenvolvedor. Ele perguntou sobre o que foi pensado para a jornada dos públicos? Essa questão veio ao encontro dos estudos que a gestora realiza sobre mapeamento de público para facilitar o acesso rápido ao que se quer. Como ex.: Uma busca de um parceiro de universidade que esteja querendo entender como pode acionar o WMB para que possa realizar um projeto na universidade onde ele atua.
Resultados
Os resultados foram o de colocar o usuário no centro (UX) e mostrar a intenção da organização de simplificar. Não transmitir a imagem que podem participar dos projetos Wiki apenas desenvolvedores e profissionais de tecnologia.
Balanço
O site entrega valor de aprendizado sobre diferentes formas de escrever para diferentes públicos e ajudou a mapear as necessidades da área de Comunicação. O site foi um verdadeiro exercício que deu insumos para comunicação, fazendo-a atuar de forma mais coerente, com uma nova roupagem, um jeito mais descomplicado de ver a Wiki para todos, incluindo um adolescente que queira se engajar no movimento wiki, por exemplo.
Análise
Em que medida se pode dizer que o caso foi um sucesso? Por quê?
O planejamento deste site, que foi destaque da Comunicação e trouxe aprendizados para toda a equipe, fazendo refletir sobre vários pontos, como os já relatados sobre experiência de usuário e o diálogo com públicos diferentes.
Orientação
A resposta à questão de aprendizado está relacionada a entender que a ideia do site é a de atingir novos públicos, de promover o potencial da Wiki para realmente trazer conteúdos sobre diferentes povos, com descentralização do conhecimento e cobertura de conteúdos que tem hiatos, com diversos recortes. Ressaltando que deve-se atingir as pessoas nos locais onde elas estão. E para comunicar fora é preciso usar uma linguagem visual e textual semelhante a esses habitat. Um exercício de entender a comunicação off wiki e on wiki.
Este estudo de caso traz a necessidade de se fazer pontes e o desafio do equilíbrio para uma comunicação com as pessoas que já fazem parte da comunidade e as que aterrissam no nosso site sintam-se também representadas.
Que outras questões se desdobram a partir do estudo de caso tal qual apresentado aqui?
O estudo de caso já é um exercício para o planejamento estratégico de comunicação. Ele contribuiu para entender mais a linguagem visual e gráfica do WMB, com teste de cores e exercícios de tom de voz de marca, por exemplo. Com qual tom nos comunicamos? O site foi ponto de partida para vários eixos de comunicação: desdobramentos para mídias sociais, releases, entre outros.
Legado
Caso um filiado esteja construindo uma comunicação que pretenda atingir novos públicos fora do ambiente wiki precisa começar de um jeito que faça sentido para essas pessoas. O ponto de partida tem que ser algo como, por exemplo: “faltam conteúdos de mulheres na internet”, ao invés de ser a própria Wikimedia. O conhecimento livre como resposta e não como ponto de partida.
Quem são indivíduos ou grupos que podem ter interesse neste estudo de caso?
Outros filiados, grupos de usuários, capítulos da Wiki, outros movimentos que possam se levantar a respeito dos projetos wiki.