Wiki Movement Brazil User Group/Report/2023/Learning/Education and Scientific Dissemination

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
logo of User Group Wiki Movement Brazil
Reports

Estudos de Caso

Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.

symbol for this area

Primeiro semestre

Arq-A-Ton 2023

Captura de tela da editatona

Introdução

A Arq-A-Ton 2023 foi uma maratona de edição de verbetes sobre arqueologia na Wikipédia em português, conduzida em uma atividade de extensão na Universidade Federal do Piauí.

Esse caso é bastante interessante porque, além de envolver o engajamento de estudantes de duas universidades diferentes e a criação de bastante conteúdo de qualidade em um curto período de tempo, contou ainda com uma situação de reversão que terminou bem sucedida.

Para que tudo corresse bem, foi fundamental contar com a participação da equipe profissional do Wiki Movimento Brasil e, especialmente, com o apoio de voluntários do grupo ao longo e após o evento.

Questão

  • Em que medida houve a realização de parcerias educacionais, culturais e outras que promoveram e consolidaram a infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre?
  • Em que medida levaram a processos de aprendizado, documentação e difusão sustentáveis?
  • O que se aprende com as semelhanças e diferenças identificadas nas parcerias desenvolvidas?
  • Que tipo de contribuições a curto e longo prazo as parcerias oferecem para os projetos Wikimedia?

Contexto

O professor Grégoire van Havre, do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estava interessado em realizar uma atividade com seus estudantes envolvendo a edição de verbetes na Wikipédia em português. Em dezembro de 2022, ele publicou uma mensagem em um grupo de discussão na Wikipédia e foi contactado por um dos membros voluntários do WMB, Lucas Teles.

Teles colocou o professor em contato com outros dois membros do grupo, que também são professores, e estes acionaram a gestão de Educação e Difusão Científica do WMB para formalizar o apoio. A meta era realizar uma editatona com os estudantes do curso de arqueologia e produzir conteúdo relacionado à arqueologia brasileira nas páginas da Wikipédia.

Tal atividade está diretamente relacionada aos desejos e desafios do planejamento estratégico do Wiki Movimento Brasil, porque envolveu a ampliação, qualificação e diversificação do conteúdo nos projetos Wikimedia, além de capacitar e acolher as comunidades universitárias.

A realização do evento em parceria com a Universidade Federal do Piauí vai ao encontro das orientações para atuação do WMB, especialmente em relação ao terceiro eixo estratégico na medida em que amplia o rol de colaborações com instituições de educação espalhadas em diferentes regiões brasileiras.

Operacionalização

O professor Grégoire van Havre registrou a atividade como um curso de extensão na Universidade Federal do Piauí e a atividade foi planejada para o último final de semana de janeiro de 2023. A atividade foi co-organizada por Michelle Mayumi Tizuka, arqueóloga e doutoranda em Ciência da Computação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio do Wiki Movimento Brasil.

Ao longo do mês de janeiro, os dois arqueólogos, os professores Adriane Batata e Valério Andrade Melo, membros voluntários do WMB, e a gestora de Educação e Difusão Científica do WMB, Amanda Chevtchouk Jurno, trocaram mensagens e se reuniram para acertar os detalhes do evento.

Nessas comunicações, foram decididos quais seriam os verbetes nos quais os alunos trabalhariam, foi criada uma página na Wikipédia para sistematizar as informações do evento, foi montado um Outreach Dashboard para registrar as métricas da editatona e organizou-se um canal de comunicação em um aplicativo de mensagens tornar a comunicação direta e facilitada entre os participantes.

No canal de mensagens do aplicativo foram trocadas e sistematizadas informações e referências sobre as temáticas dos verbetes editados, bem como informações e orientações sobre a edição na Wikipédia. Vale ressaltar que outros voluntários do WMB também aderiram ao evento ao longo do final de semana, auxiliando na mentoria dos estudantes.

Resultados

A "Arq-a-Ton 2023" foi então realizada nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023, como curso de extensão da Universidade Federal do Piauí. A abertura do evento contou com um tutorial de edição básica na Wikipédia, ministrado pelo WMB na sexta-feira à noite, e reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em arqueologia da UFPI e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ao longo de mais de 72h de trabalho, os participantes elaboraram um panorama geral da situação atual dos verbetes escolhidos, avaliando a qualidade das informações disponíveis e identificando informações incompletas e em falta nos verbetes. Após esse exercício de análise, trabalharam na produção dos conteúdos necessários.

Durante este período, os voluntários do WMB participaram de discussões e tutorias em chamadas de vídeo para tirar dúvidas e orientar os estudantes de forma individualizada e humanizada.

Ao todo, a Arq-a-Ton 2023 contou com a participação de 28 editores que criaram um artigo e melhoraram outros oito, após um total de 248 edições. Foram somados quase 10 mil bytes de informação de qualidade e referenciada em português adicionada especialmente aos verbetes arqueologia, sítio arqueológico, artefato, arqueologia digital e acervo arqueológico. Tais conteúdos foram visualizados mais de seis mil vezes pela comunidade de leitores da Wikipédia lusófona, segundo métricas geradas pelo Dashboard.

Contudo, as edições nos verbetes Sítio arqueológico e Arqueologia foram rapidamente revertidas por um editor estabelecido na comunidade wikipedista. Considerando as recomendações da Estratégia do Movimento Wikimedia, que prioriza a construção de espaços saudáveis e seguros a toda comunidade, os participantes foram orientados a não se envolverem em guerras de edições.

A partir dos aspectos relacionados à civilidade na Wikipédia, nos grupos do aplicativo de mensagens os participantes foram instados a apresentarem argumentos para debaterem a inclusão dos conteúdos nas respectivas páginas de discussão dos dois verbetes.

Análise

Os participantes reagiram positivamente à experiência de edição. Consideraram enriquecedores o entendimento da Wikipédia e a identificação de lacunas importantes na área de arqueologia na Wikipédia em português, aprenderam a utilizar e publicar suas páginas de testes e relataram a satisfação de contribuir para a construção do conhecimento livre na Wikipédia em português.

Além disso, a experiência de discussão e argumentação sobre o conteúdo produzido com outros wikipedistas enriqueceu o aprendizado e possibilitou aos estudantes a aquisição de habilidades importantes.

A partir da reversão do conteúdo, os estudantes tiveram a oportunidade de exercitar suas habilidades textuais em conjunto, pensando com cuidado nos argumentos e embasando-os em referências científicas para sustentar a inclusão do conteúdo por eles produzido.

Essa situação fez com que eles vivenciassem a avaliação por pares e as críticas ao trabalho, e buscassem uma solução para o consenso entre as partes em discussão. O trecho que gerou discordância foi, então, migrado para o verbete arqueologia brasileira, conforme solução encontrada pelos editores.

Para que tudo saísse bem, em um intervalo de tempo tão curto, o canal de mensagens diretas entre os participantes, professores e wikimedistas mais experientes foi fundamental.

O apoio individualizado, especialmente após os casos de reversão, foi fundamental para que a atividade continuasse sendo considerada bem sucedida após o ocorrido. É claro que os estudantes ficaram frustrados com a reversão. Mas a experiência de escrita coletiva da argumentação engajou-os a convencer o editor experiente sobre a relevância das suas contribuições, e a fazer com que o conteúdo construído não fosse desperdiçado.

Orientações e legado

A parceria com o professor Grégoire van Havre foi bastante frutífera e gerou interesse de realização de outras iniciativas em conjunto. Estamos estudando a possibilidade de realização de uma atividade de extensão multi-universidades, junto a outros professores brasileiros.

Além disso, o professor Grégoire contribuiu com o Wiki Movimento Brasil em outros momentos após a Arq-A-Ton 2023 e segue sendo nosso grande parceiro. O grande aprendizado dessa experiência foi, sem dúvidas, a importância do apoio da comunidade wikimedista a professores que estão começando a trabalhar com os projetos Wikimedia.

A partir deste caso, aprendemos algumas estratégias para evitar reversões (como evitar verbetes muito centrais a uma determinada temática ou muito movimentados com edições e discussões) nas primeiras experiências, especialmente quando se está realizando atividades com estudantes que editam pela primeira vez.

A questão que surge a partir da experiência é: como organizar e engajar esse apoio voluntário da comunidade de forma eficaz e sustentável?

Referências documentais

symbol for this area

Segundo semestre

Oficina Wikipédia INAD - Brasil 2023

Oficina realizada na UFSC em Florianópolis

Introdução

Dia 26 de abril de 2023 foi o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD) e, neste ano, a campanha apresentou o lema: “Ruído na comunicação? Todos sem conexão!” A campanha brasileira faz parte de um movimento global que, anualmente, realiza vários eventos para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Neste ano, professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), da Universidade de São Paulo (USP - Bauru) e da Université de Montréal (UM) juntaram-se ao Wiki Movimento Brasil (WMB) para realizar uma editatona na Wikipédia. O evento foi realizado na tarde do dia 26 de abril, entre as 14h30 e as 17h30.

A ideia era promover o acesso a informações científicas de qualidade a partir da edição de verbetes ligados à temática do INAD Brasil 2023. O evento foi cadastrado como uma ação de extensão no Departamento de Fonoaudiologia da UFSC e o WMB emitiu certificado de participação a todos os interessados.

Questão

Em que medida houve o fomento de parcerias institucionais e culturais?

Contexto do caso

A ideia partiu das professoras após a participação em um evento realizado em março de 2023 em parceria com o Wiki Movimento Brasil, no Encontro Internacional de Audiologia em Florianópolis. As professoras, que já são parceiras do WMB de longa data, saíram motivadas do encontro e decididas a marcar uma nova editatona.

A realização do evento, seguindo a temática do INAD Brasil 2023, se deu em função da proximidade da data e da importância do tema para a área de atuação das docentes. Elas acreditavam que o evento poderia integrar as ações realizadas no país para destacar o impacto do ruído na vida das pessoas e seria uma oportunidade para agregar e criar conteúdos de qualidade sobre o tema dentro da campanha global.

O evento foi registrado com uma ação de extensão pela professora Fernanda Zucki, no Departamento de Fonoaudiologia da UFSC. Alunos de graduação e pós-graduação em fonoaudiologia, e áreas afins, se reuniram fisicamente em duas cidades brasileiras diferentes: Bauru, no interior do estado de São Paulo, e Florianópolis, na capital de Santa Catarina. O evento também reuniu diversos participantes remotamente e as duas sedes foram conectadas à equipe online por meio de projetores locais.

A tutora do Dangerous Decibels Brazil Program e Membro da Coordenação Nacional do INAD Brasil, professora Isabel Cristiane Kuniyoshi, participou online do evento, deu as boas-vindas aos participantes e elogiou a iniciativa. Em seguida, a gestora de Educação e Difusão Científica do WMB, Amanda Chevtchouk Jurno, ministrou um tutorial online sobre os fundamentos da edição na Wikipédia e, em seguida, os participantes editaram verbetes relacionados à temática. Ao todo participaram 62 pessoas, foram criados 10 novos artigos e editados 120 verbetes na Wikipédia em três versões da enciclopédia digital (Português, Inglês e Chinês), além de 8 itens criados e 1 editado no Wikidata e 15 carregamentos no Wikimedia Commons.

Em que medida se relaciona com o planejamento estratégico e a teoria da mudança do Wiki Movimento Brasil?
  • Este estudo de caso se relaciona com o planejamento estratégico e com a Teoria da Mudança do WMB porque está relacionado ao quarto eixo, de parcerias em prol do conhecimento livre. Foram formadas parcerias com quatro universidades, sendo uma delas internacional. Além disso, “sustenta iniciativas de melhorias de conteúdo nos projetos Wikimedia, com especial atenção para solucionar hiatos de conhecimento e atuar em tópicos de impactos”.
  • Este caso produziu conteúdo com qualidade e com base no conhecimento científico. Foram 10 novos artigos criados e 120 artigos editados em três versões da Wikipédia, além de 8 itens criados e 1 editado no Wikidata e 15 carregamentos no Wikimedia Commons.
  • Relaciona-se também com o planejamento estratégicos devido à luta contra a desinformação, visto que a saúde é uma das áreas mais atacadas pelas ondas de fake news.
Quem são as partes interessadas na realização deste caso?
  • Podem se interessar pelo caso estudantes de fonoaudiologia, áreas afins, professores das universidades parceiras, pessoas ligadas ao INAD e sociedade civil interessada em conteúdo relacionada à saúde auditiva.
Quais são as métricas?
  • Vínculo a um programa de extensão
  • Participação relevante no evento
  • Novos editores
  • Artigos criados
  • Artigos editados
  • Itens criados
  • Itens editados
  • Arquivos carregados

Operacionalização

Foi realizada uma organização para a editatona remota e presencial, pensando na equipe de voluntários disponíveis para dar o suporte no evento presencial e incluindo a infraestrutura técnica online.

As inscrições para a oficina foram feitas via e-mail e as atividades presenciais ocorreram em duas cidades: Bauru (USP) e Florianópolis (UFSC). A entrada remota contou com a participação das demais universidades.

Metodologia

O evento foi cadastrado como programa de extensão no Departamento de Fonoaudiologia da UFSC e o WMB emitiu certificado de participação a todos os interessados. A editatona foi aberta ao público, mas teve foco nos alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia das universidades organizadoras.

Etapas mais marcantes

Um dos aspectos marcantes foi o número de pessoas reunidas em vários locais, de formas diferentes, tendo em vista que editatonas costumam ocorrer com um público específico (remoto ou presencial). O evento híbrido contou com engajamento tanto no presencial quanto de forma remota e em dois locais distintos.

Resultados

Entre os verbetes criados e editados estão:

Conferir todos aqui.

Balanço

Percebe-se o caso como um evento de sucesso pelo número de pessoas reunidas, pelo conteúdo adicionado e pela satisfação, por meio de feedback, das pessoas envolvidas.

Análise

Entende-se que situações equivalentes podem ser potencializadas ao se investir em editatonas entendendo quase são os tópicos de interesse.

Orientação

Qual a resposta que o estudo de caso oferece à questão de aprendizado?

Este estudo de caso oferece como resposta à questão do aprendizado as consolidações das parcerias já existentes e destaca esse apoio a professores entusiasmados com os projetos Wiki como incentivo para que possam continuar a contribuir com informação de qualidade.

Que outras questões se desdobram a partir do estudo de caso tal qual apresentado aqui?

Outra questão que pode ser desdobrada deste estudo de caso é justamente o de como engajar esses professores e pesquisadores, retê-los e motivar outros em diferentes temáticas.

Legado

Quando se investe em professores engajados e animados em temáticas que têm uma comunidade e, principalmente, ligadas a eventos nacionais e internacionais, como a área da fonoaudiologia/INAD, aumenta-se a probabilidade de sucesso do evento.

Quem são indivíduos ou grupos que podem ter interesse neste estudo de caso?

Podem ter interesse filiados Wikimedia e sociedade civil engajada no tema da saúde auditiva.

Referência documental