Wiki Movement Brazil User Group/Report/2023/Learning/Community

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
logo of User Group Wiki Movement Brazil
Reports

Estudos de Caso

Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.

symbol for this area

Primeiro semestre

Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Live de lançamento do Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Introdução

O Wiki Movimento Brasil organizou o Wikiconcurso Wiki Loves Pará como umas das atividades de maior impacto para a melhoria da qualidade da informação disponível sobre o estado do Pará na Wikipédia em português. O concurso teve 512 editores inscritos ao longo de três meses de duração da campanha, de abril a julho.

Desde 2021, o Wiki Movimento Brasil organiza um wikiconcurso dedicado a um estado brasileiro: a Bahia em 2021, com 127 inscritos, e o Espírito Santo, com 486 inscritos.

O estudo de caso aqui tratado celebra o esforço em acolher novos usuários ao longo do Wikiconcurso Wiki Loves Pará, ao mesmo tempo em que reconhece as limitações do formato adotado para tal, na expectativa de rever práticas consolidadas nos últimos anos.

Divulgação

A prática adotada que mais gera retorno para inscrição de pessoas é lançar um site notice na Wikipédia em português nas primeiras semanas do concurso. A página é visualizada milhares de vezes por dia e convertemos leitores em inscritos.

Neste ano, durante o período do site notice no ar, de 13 de abril a 15 de maio, houve uma média diária de 18 mil acessos na página. A queda em visitas na página é drástica após o fim da exibição do banner, chegando a 100 visualizações apenas. O volume de inscrições no concurso também cai nesse período.

O perfil de editores inscritos no concurso é de editores experientes, que não requerem muito suporte em suas edições. Além disso, há um volume de edições menores e que requerem mais atenção dos organizadores do concurso, especialmente durante o primeiro mês da atividade, quando o banner ainda está ativo.

São pessoas que nunca editaram a Wikipédia e que se interessaram em fazê-lo a partir da campanha do wikiconcurso. Há a hipótese de que as pessoas se registram na Wikipédia e no concurso pelo prêmio oferecido e pela identificação com o tema.

Estratégia

Faz parte da estratégia do Wiki Movimento Brasil acolher novos usuários e estimular a sua participação autônoma na comunidade, especialmente pelos direcionamentos para ação listados abaixo do eixo "Articular as agências wikimedistas brasileiras":

  • Incentivar a saúde comunitária a partir de novos espaços de comunicação e integração entre voluntários experientes, novos contribuidores, organizações culturais, educacionais e sociais e outros parceiros do conhecimento livre;
  • Criar oportunidades de aprendizados contínuos entre pares, com a formação de novas redes de voluntários;
  • Adotar e promover práticas de acolhimento em projetos e atividades para que todos possam contribuir sem que a sua segurança individual seja comprometida;

Por isso, ao longo do concurso, além de acompanhar de perto as edições de usuários novos ativos que precisavam de apoio, oferecemos espaços para contato direto e oficinas de integração. Este estudo de caso foca na organização das oficinas para apoiar novos usuários.

Operacionalização

Foram organizadas três oficinas nas seguintes datas e horários: 19 de maio às 18h; 30 de maio às 18h e 14 de junho às 14h, além de um evento de lançamento no dia 13 de abril.

As oficinas foram realizadas via Google Meet, mediante inscrição via formulário. A primeira versão do formulário solicitava apenas nome e email do participante, com campo aberto para algum comentário. Já a versão para as oficinas seguintes questionava há quanto tempo a pessoa edita a Wikipédia e se tinha alguma dúvida específica que gostaria de cobrir durante a oficina.

Ao invés de ser uma editatona, ou seja, uma maratona de edição que requer fôlego e tempo do participante, optamos por rotular como uma oficina: um espaço para que novos usuários pudessem aprender a editar e a tirar dúvidas pontuais sobre edição e sobre o próprio wikiconcurso.

Na primeira oficina, na qual não se sabia quais eram as expectativas dos participantes, foi necessário adaptar a programação de acordo com a reação das pessoas presentes. Constando:

  • Uma apresentação rápida explicando o contexto do wikiconcurso, indicando os motivos para a organização do Wiki Loves Pará e das suas atividades para além do concurso; e
  • Orientações rápidas de princípios de edição na Wikipédia e dicas para evitar os principais erros cometidos pelos participantes do concurso até então.

Dos cinco participantes, apenas um não quis abrir a câmera e se apresentar e nem chegou a interagir pelo chat. Os outros participantes, embora tenham feito comentários e compartilhado sobre suas edições, pareciam cautelosos em suas interações - o que reflete o perfil médio de quem edita a Wikipédia.

Mudanças e adaptações

A simples inserção do formulário para inscrição já foi uma mudança nas práticas de oficinas de wikiconcurso anteriores. Desde 2020, o WMB organiza wikiconcurso. Por conta da pandemia de COVID-19, foi necessário adaptar o planejamento inicial do wikiconcurso realizado em parceria com o Museu Paulista para incluir editatonas remotas.

O formato utilizado era de um webinário temático e tutorial de edição via YouTube e redes sociais, seguido de espaço de oficina via Google Meet. Era solicitado durante a live que a pessoa interessada enviasse um email pedindo o link de acesso. Ou seja, não havia formulário para inscrição.

O formato deu certo, mas com a retomada de atividades presenciais, com a fadiga virtual, houve um declínio significativo no engajamento nesse tipo de evento. Primeiro as pessoas deixaram de aparecer na parte da oficina e, depois, deixaram de assistir aos webinários temáticos. Por isso, para 2023, excluímos a parte de webinários temáticos e reformulamos a comunicação dos espaços de oficina.

Resultados

Embora o Wiki Loves Pará tenha uma assistência dedicada, não era possível delegar a condução da atividade a ela, pois não é uma pessoa que tem experiência de edição. Consequentemente, a organização e a condução das oficinas ficaram a cargo de outras pessoas da equipe profissional do Wiki Movimento Brasil e serviram de espaço de aprendizado também para a pessoa em cargo de assistência.

Ao fim da oficina, foi lançado um questionário de feedback para compreender o que deu certo ou não e se as expectativas foram batidas, além de outros temas que gostariam de ver nas oficinas seguintes. Houve três feedbacks, indicando que a oficina foi útil e que gostariam de ter mais experiência para saber exatamente o que perguntar.

Por um lado, atingimos a meta estabelecida de organizar três eventos ao longo do período do wikiconcurso. Por outro lado, não estabelecemos número de participantes, já imaginando que seria difícil fazer uma estimativa precisa por conta da alteração de formato e do novo contexto de engajamento geral em atividades remotas.

Ao final do wikiconcurso em 13 de julho, foi enviado um formulário de feedback geral a ser enviado aos participantes, para que avaliassem tanto os conteúdos e a premiação quanto o tipo de apoio oferecido ao longo do concurso.

Análise

Embora o desafio de acolher novos usuários seja uma preocupação compartilhada em diferentes contextos do Movimento Wikimedia ainda não há uma fórmula fechada para a questão.

A comunicação dos espaços de oficina foi realizada dentro e fora da Wikipédia. Enviamos mensagens na página de discussão das mais de 500 pessoas inscritas, além de publicar na Esplanada e anunciar as oficinas na página do wikiconcurso.

Também anunciamos nas redes sociais e nos canais da comunidade no Telegram. Houve apenas cinco participantes na primeira oficina e nenhum participante nas duas oficinas seguintes. Ou seja, a taxa de conversão foi extremamente baixa.

Ao realizar o acompanhamento das edições de novos usuários ativos que cometiam erros, enviamos mensagens em suas páginas de discussão alertando para os erros em uma linguagem amigável, diferente das mensagens semi automáticas administrativas que outros usuários eventualmente enviam.

Além da linguagem, havia um aspecto de humanização no sentido em que era oferecido apoio individual, com a possibilidade de reuniões para ensinar a editar e a tirar dúvidas. Em alguns casos, a troca ocorreu por email, e não no espaço público das páginas de discussão. Mesmo assim, não houve solicitação de apoio individualizado.

Legado

De fato, toma-se essa experiência como aprendizado para ajustar o formato para que seja de fato atraente e útil para as pessoas que chegam à Wikipedia via wikiconcurso.

Aponta-se como necessário:

  • Conversar com outras comunidades que têm recursos e contextos semelhantes para compreender quais abordagens têm dado retorno;
  • Tentar uma comunicação por redes sociais, de forma a ampliar a visualização e o engajamento de pessoas nas redes nas quais estão mais habituadas. Ou seja, organizar mais materiais nas redes sociais sobre as oficinas como espaço para novatos;
  • Direcionar esforços de equipe para a organização de eventos presenciais com a rede de parceiros, ou seja, engajando um núcleo específico e motivado de novos usuários, com o objetivo tanto de trazer novos contribuidores quanto de estreitar laços com eles, de forma a criar mais vínculo e proximidade com os projetos Wikimedia.


Referências documentais

symbol for this area

Segundo semestre

Wiki Ocupa no Pará (Bragança e Cachoeira do Arari)

Wikimedistas no Museu do Marajó
Wikimedistas no Museu do Marajó

Introdução

Este estudo de caso aborda a iniciativa Wiki Ocupa nos municípios de Bragança e Cachoeira do Arari, no contexto da campanha Wiki Loves Pará. Ao longo de 2023, o Wiki Movimento Brasil focou esforços no segundo maior estado brasileiro a fim de garantir a melhoria sobre o conteúdo relacionado ao Pará nos projetos Wikimedia e de ativar uma comunidade wikimedista local.

Wiki Ocupa é um evento presencial que reúne wikimedistas experientes e membros da comunidade local do município selecionado para uma série de atividades, como caminhada fotográfica, digitalização e carregamento de acervos, mapeamento colaborativo e oficinas de edição nos projetos Wikimedia. A proposta é “wikificar” um município sub-representado nas plataformas Wikimedia com o apoio de pessoas locais.

Questão

Como a Wiki Ocupa pode engajar comunidades locais e efetivamente gerar conteúdo para os projetos Wikimedia sobre lugares sub representados?

Contexto do caso

Desde 2021, o Wiki Movimento Brasil direciona esforços para um estado brasileiro específico, a fim de mobilizar pessoas na melhoria de conteúdos sobre sua diversidade ambiental, cultural e social. Em 2023, foi observado que o Pará, o segundo maior estado brasileiro, ainda está sub-representado nos projetos Wikimedia. Por isso, foi o foco da campanha Wiki Loves Pará, que incluiu um wikiconcurso, uma conferência sobre conhecimento livre, oficinas de edição, programas de educação, parcerias com instituições culturais e mais.

A organização do Wiki Loves Pará está associada ao contexto estratégico de diversificação de conteúdos e de incentivo ao desenvolvimento de novas lideranças locais, em uma política de descentralização da governança do WMB.

As Wiki Ocupas são atividades presenciais que possibilitam a consolidação de laços e a troca de experiências entre wikimedistas experientes e pessoas dos municípios selecionados, em um processo de transferência de conhecimento e integração comunitária. Outras atividades do Wiki Loves Pará ocorrem, essencialmente, de forma remota e descentralizada. O foco em municípios sub-representados também evidencia as suas particularidades em termos de infraestrutura, como acesso à internet e computadores, e como é necessário desenvolver estratégias para a sua inclusão na Wikimedia.

Quem são as partes interessadas na realização deste caso?
  • Em Bragança: Museu da Marujada, Instituto Nova Amazônia (INÃ), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA).
  • Em Cachoeira do Arari: Museu do Marajó.
Métricas
  • 2 oficinas de Wikipédia e duas atividades de mapeamento,
  • 2 atividades de mapeamento
  • 2 treinamentos sobre a Wikipédia para as comunidades locais
  • 20 editores
  • 80 artigos criados/melhorados na Wikipédia
  • 100 itens criados/melhorados no Wikidata
  • 2000 arquivos de mídia carregados no Commons

Operacionalização

A organização de uma Wiki Ocupa inicia a partir do estabelecimento de uma parceria GLAM Wiki em um município sub-representado nos projetos Wikimedia. Por conta da dependência do estabelecimento da parceria para desencadear os processos logísticos de organização, era necessário ter um rol de opções de municípios já mapeados.

Em paralelo ao processo de seleção do município, foi lançada uma chamada aos membros associados interessados em participar de um final de semana de atividades no Pará para garantir que houvesse wikimedistas com habilidades específicas no grupo, como fotografia e mapeamento. Um ponto de atenção também é a política de viagens do WMB que estabelece um processo de rotatividade entre membros, a fim de possibilitar que maior diversidade de participação em eventos. Participaram da Wiki Ocupa em Bragança: a gestora de comunidade, a assistente de projetos do WLPA, a estagiária de comunicação e mais cinco membros associados do WMB provenientes da Bahia, Goiás, Maranhão, São Paulo e dos Estados Unidos. Já na Wiki Ocupa de Cachoeira do Arari foram apenas a gestora de comunidades e dois membros associados.

Os eventos ocorreram em dois finais de semana consecutivos: primeiro em Bragança e depois em Cachoeira do Arari. O CODA Amazônia, conferência sobre dados abertos na região amazônia organizada em parceria com o WMB, ocorreu entre as WIki Ocupas e foi um dos destaques da programação conjunta.

Houve a estruturação prévia de uma página para cada uma das Wiki Ocupas, que serviriam de suporte para as atividades de editatona, fotografia e mapeamento. Os participantes do WMB tiveram o transporte até Belém por via aérea e de lá partiram em uma van para Bragança, com exceção de um membro que foi de transporte próprio até o município. Vale ressaltar que neste caso o voluntário estava realizando uma rota de documentação de Brasília até Belém com suporte do microfinanciamento Wiki Apoia do WMB.

O WMB ofereceu transporte, hospedagem e alimentação para os membros e funcionários ao longo das Wiki Ocupas, que foram previamente organizadas com o suporte da assistência e da administração. A cada voluntário, foram designadas tarefas para a condução das atividades, embora a responsabilidade final estivesse sob a gestora de comunidade.

A programação dos dois eventos foi alinhada com os parceiros. Em Bragança, houve o envolvimento de diferentes instituições (UFPA, IFPA e IN )que mobilizaram principalmente alunos e membros da comunidade cultural local. Já em Cachoeira do Arari, houve apenas participação do Museu do Marajó na elaboração da programação. Em ambos os municípios, foi possível incluir uma atividade de registro de memória oral com lideranças antigas.

Após o evento, foi cedido o equipamento de Museu Portátil para o Museu do Marajó para que pudessem continuar a digitalização de seu acervo e usar as imagens em seu inventário.

Qual a metodologia adotada?
  • Primeiro, o mapeamento de potenciais parceiros GLAM em municípios sub-representados no estado.
  • Após o estabelecimento da parceria institucional, organiza-se a programação e a logística do evento, respeitando a infraestrutura e o contexto dos parceiros.
  • Em paralelo, há a ativação de membros do WMB para a participação no evento.
  • Organiza-se previamente a infraestrutura de informação para as Wiki Ocupas nos projetos Wikimedia, especialmente para editatona, fotografia e mapeamento, de forma que os participantes consigam facilmente compreender quais conteúdos devem buscar produzir para cobrir as brechas na Wikimedia.
Quais são suas características e/ou etapas marcantes?
  • Pré-evento: houve uma incerteza, pois apesar do planejamento, as atividades teriam que se adequar ao contexto local e isso poderia impactar nas métricas.
  • Durante o evento: o sentimento de realização foi muito forte porque no momento presencial há uma conexão melhor com a missão do projeto, contribuindo para que a comunidade coloque as mãos no projeto, como a inclusão do conteúdo no Commons por participantes e membros.
  • Pós-evento: sobressai-se as perguntas de como evitar que as pessoas se dispersem e de como retê-las nos projetos pós-evento?

Resultados

Além da formalização das parcerias, houve contribuição na melhoria de conteúdos dos municípios no Wikimedia Commons, Wikidata e OpenStreetMap. Não houve contribuições para a Wikipédia.

Houve treinamento de Museu Portátil tanto em Bragança quanto em Cachoeira do Arari, com aparente entusiasmo dos participantes dos municípios sobre as possibilidades que o equipamento poderia trazer para a preservação e existência digital de seus acervos.

Embora houvesse muitos desafios e imprevistos, especialmente em Cachoeira do Arari, talvez as contribuições menores sejam as mais significativas e representativas do esforço de ir até municípios sub-representados. Como no caso de uma percepção realizada por um voluntário de que o rio que corta o município não existia no Google Maps, enquanto que no OpenStreetMap estava disponível, indicando de forma expressiva as disparidades entre as plataformas e a necessidade de incluir esse tipo de informação para que possa ser replicada e escalada. Também com as fotos do patrimônio local que antes não havia registro no Wikimedia Commons, embora em termos quantitativos sejam baixos.

Balanço

Nota-se que as métricas precisam ser desenhadas tomando em conta os contextos locais que o WMB quer atingir com a sua política de diversificação. Para isso, é preciso considerar que em alguns casos não haverá acesso a computadores e internet, por exemplo. Formas criativas e mais funcionais para dar conta dessa brecha podem ser exploradas, como as oficinas antes ou após o evento para carregamento de imagens, embora neste caso tenha tido pouco retorno.

Outro ponto a destacar é que embora possa haver engajamento de dezenas de pessoas do longo do final de semana, não necessariamente esse resultado será convertido em quantidade expressiva de contribuições nos projetos Wikimedia. E que é necessário pensar estratégias para engajar as pessoas que participam desses eventos, mas que não contribuem posteriormente, compreendendo melhor qual é o seu perfil e quais são os seus interesses.

Também nota-se a importância de selecionar wikimedistas experientes que possam apoiar a condução das atividades e efetivamente gerar conteúdo para os projetos Wikimedia. Se o objetivo da Wiki Ocupa é cobrir a brecha de informação sobre o município, então provavelmente o mais indicado é focar numa programação que permita que esses wikimedistas realizem esse trabalho, ao invés de tentar trazer novos usuários.

Análise

Em que medida se pode dizer que o caso foi um sucesso? Por quê?

As Wiki Ocupa foram um sucesso na medida em que foi possível realizar parcerias com os municípios selecionados e conectar diretamente com as instituições, poder ir de fato até elas para criar laços e transferir conhecimento.

Também pelo esforço em chegar a locais que estão sub-representados na Wikimedia e que se não fosse pela Wiki Ocupa, muito provavelmente continuariam sem imagens.

O registro de memória oral também é um destaque do esforço realizado durante as Wiki Ocupas, pois é uma forma de preservar a história e o conhecimento tradicional de pessoas que não têm essa oportunidade em meios formais.

Como se pode potencializar em outras situações equivalentes os aspectos de sucesso?

É necessário maior envolvimento da gestão de GLAM e Cultura no momento presencial para que as relações não fiquem associadas à Comunidades posteriormente. Também antecipar com mais cuidado quais alternativas fazem sentido dentro das possibilidades do município para a contribuição em termos de conteúdo nas plataformas Wikimedia. As métricas, especialmente de Wikipédia, precisam ser melhor alinhadas às capacidades dos municípios selecionados. E por fim, garantir que os wikimedistas experientes tenham mais tempo para contribuir com o que sabem fazer de melhor: editar os projetos Wikimedia.

Em que medida se pode dizer que o caso não foi um sucesso? Por quê?

Não foi um sucesso porque não há ainda retenção significativa de pessoas dos municípios que foram engajadas durante a ação, sendo que houve um esforço de capacitação e de introdução à Wikimedia, inclusive com os parceiros. Também a dependência de determinados indivíduos voluntários para a contribuição de conteúdos é um problema para a realização de métricas estabelecidas. A sobrecarga durante o evento na pessoa da equipe responsável pelo evento pode ser ajustada também para que as atividades e a logística possam fluir melhor.

Orientação

Invariavelmente, é necessário ter margem para adaptações durante a realização de Wiki Ocupas, uma vez que a proposta é chegar em contextos fora das áreas mais privilegiadas do país. Assim como é fundamental trabalhar a sensibilidade para compreender quais são as capacidades reais dos parceiros e dos voluntários envolvidos e como potencializar as suas contribuições. Em um exemplo prático, em futuras oportunidades vale a pena realizar a caminhada fotográfica no período da manhã, oferecer um almoço aos participantes, e em sequência levar todos para um laboratório com computadores para que possam já realizar o carregamento de imagens no Wikimedia Commons, sem depender de uma ação posterior individual ou coletiva deles.

Que outras questões se desdobram a partir do estudo de caso tal qual apresentado aqui?
  • A Wiki Ocupa deve ter objetivos claros: ou o foco será a ativação de pessoas ou será a geração de conteúdos para os projetos Wikimedia.
  • A assistência de Wiki Loves Estado precisa atuar na capacitação de pessoas para potencializar os efeitos da Wiki Ocupa, no caso de mobilização de pessoas locais.
  • É preciso tomar cuidado para que o relacionamento com os parceiros de instituições culturais não seja centrado na pessoa gestora de Comunidades, mas na de GLAM & Cultura, embora para o evento presencial quem faz a conexão seja a pessoa de Comunidades.
  • É preciso negociar com os wikimedistas voluntários quais são as expectativas de contribuição e acertar formatos para a realização desse compromisso e identificar formas de não depender de contribuições individuais.

Legado

  • Compreender os diferentes tipos de contribuição significativa que uma Wiki Ocupa pode gerar, considerando o grau de representatividade do município selecionado.
  • Flexibilizar os formatos para atender melhor às realidades dos municípios e dos parceiros institucionais.
  • Continuar com a disposição de ir a lugares poucos visíveis ainda nos projetos Wikimedia para que haja melhor representação do Brasil real na internet livre.
Quem são indivíduos ou grupos que podem ter interesse neste estudo de caso?

Este Estudo de Caso pode ser aplicado a contextos de outros afiliados, principalmente no Sul-Global lidando com questões de engajamento de parceiros e de comunidades.

Referência documental