Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Iván Martínez/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Iván Martínez and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Iván Martínez (ProtoplasmaKid)

ProtoplasmaKid (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
Ivan Martinez no CC Global Summit 2019
Video statement (subtitles available)
  • Pessoal:
    • Nome: Iván Martínez
    • Localização: Cidade do México, México
    • Idiomas: es-N, en-3, nah-0
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: Março de 2006
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia espanhola, Wikinotícias espanhola, Wikidata, Commons
Declaração (Não mais que 450 palavras) Entrei na Wikipédia espanhola em 2006, em Wikinotícias espanhola três anos depois, e desde então servi como um administrador, burocrata e ouvidores. Entrei para o movimento Wikimedia em 2010, quando comecei a desenvolver a Wikimedia México, que fundei e dirigi como presidente até 2018. Sob minha liderança, a Wikimedia México assinou mais de 20 acordos, conduziu e gerenciou +300 eventos (incluindo o registro do Guinness da edição mais longa em 2016) e apoiou o desenvolvimento de novas edições da Wikipedia nas línguas do México.

Sempre estive comprometido com o crescimento e desenvolvimento da missão da Wikimedia e afiliadas regionais na América Latina, sendo um voluntário ativo da Iberocoop network. Como voluntário, sempre gosto de enfrentar novos desafios com minha comunidade - organizamos a Iberoconf 2013 e em 2014 decidimos organizar a Wikimania 2015, onde fui o coordenador como contratado da WMF.

Devido ao meu interesse em promover a diversidade no Movimento, fiz parte do Grupo de trabalho de diversidade do Processo de Estratégia da Wikimedia 2030 e voluntariei-me no Código de Conduta Universal Comitê de Redação.

Até o momento eu escrevi 1.000 novos artigos na Wikipédia espanhola, onde também sou um administrador, e fiz +66.000 edições.

Profissionalmente falando, desde 2016 sou um Defensor de Direitos Humanos em uma das organizações líderes na América Latina que trabalha na interseção de tecnologia e Direitos Humanos. Como agente de defesa, estou envolvido em projetos relacionados à privacidade, liberdade de expressão, desinformação, acesso à neutralidade da rede da Internet, línguas indígenas e acesso ao conhecimento. Meu trabalho diário envolve advocacia em ambientes governamentais, legislativos e corporativos, Redação de Políticas com perspectiva de Direitos Humanos e Relações Comunitárias. Também sou o fundador e gerente do Creative Commons capítulo no Mexico desde 2018, tendo sido responsável pela reformulação da organização após a implementação da Estratégia CC.

Os meus objetivos:

  1. Eu defendo a diversidade no movimento, especialmente fortalecendo o desenvolvimento de comunidades sub-representadas e garantindo que os processos de tomada de decisão do movimento Wikimedia sejam construídos na inclusão, representação e diversidade. Sempre trabalhei nos desafios da missão da Wikimedia de uma perspectiva diferente, vivendo em um país do Sul global onde ainda temos grandes lacunas.
  2. Estou empenhado em manter o desenvolvimento de tecnologia, ferramentas e recursos para melhorar a experiência do usuário a fim de construir ambientes acolhedores para voluntários de longo prazo e recém-chegados. Como profissional de Segurança e Proteção Digital, estou comprometido em garantir a melhoria da segurança e inclusão em nossas comunidades.
  3. Estou empenhado em apoiar a implementação da Estratégia 2030 com o objetivo de ter um movimento mais descentralizado e um equilíbrio de poder entre todos os nossos órgãos existentes como comitês, afiliados e WMF.
Top 3 prioridades do Conselho Processo de integração do próximo CEO.

Apoio à implementação da Estratégia de Movimento Wikimedia 2030.

Desenvolvimento de liderança comunitária, especialmente no Sul Global. Também quero revisar os mecanismos para garantir que todas as vozes do movimento possam ser ouvidas.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento Aumentar a sustentabilidade do nosso movimento

Garantir Equidade na Tomada de Decisão

Fornecer Segurança e Inclusão

Verificação Verificação executada
Elegibilidade: Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:40, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação: Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:12, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

SIM +10 anos. Sou Wikimediano desde 2006. Atuei como administrador, ouvidor, fundador e líder afiliado e membro do Grupo de Trabalho de Estratégia de Movimento. Durante 10 anos conduzi +300 eventos físicos em meu país, representei meu afiliado na mídia e visitei 20 estados do meu país promovendo o Movimento Wikimedia. Organizei e aconselhei encontros regionais da Iberoconf em toda a sua história e conduzi a segunda Wikimania na América Latina em 2015. Também tenho um apoio permanente aos colegas wikimedianos em minhas regiões apoiando novas afiliações e atividades a fim de promover a missão da Wikimedia na América Latina. Também sou ex-membro do Comitê Consultivo de Subsídios e atualmente sou membro do Comitê de Subsídios para Conferência.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

SIM +8 anos. Atuei como parte do conselho da Wikimedia México de 2010 a 2018. Desde 2018, sou o gerente do capítulo Creative Commons México.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

SIM +3 anos. Trabalhei por 3 anos em uma grande empresa de marketing e eventos no México que administrava grandes orçamentos de 1 milhão de dólares americanos, onde era responsável pela proposta criativa de shows de grande porte. Também fui responsável por uma Wikimania no meu país, a maior reunião do nosso movimento, uma ocasião em que pude trabalhar com a equipe da Fundação Wikimedia e outros voluntários em muitos aspectos, incluindo o gasto eficiente de fundos de doadores em todos os assuntos do evento. No meu trabalho atual, embora não cuide de orçamentos de grande escala, trabalho com processos e metodologias que exigem habilidades executivas e de gerenciamento típico de uma organização que frequentemente trabalha com organizações internacionais.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

SIM +10 anos. Em minha função anterior como líder da Wikimedia México, estive envolvido na coordenação de atividades relacionadas a GLAM, Educação, Diferença de Gênero e outros tópicos importantes do movimento. Em relação a políticas públicas e trabalhos relacionados a leis, organizei e apoiei ações de resistência contra diferentes ameaças ao movimento da Wikimedia em meu país e na América Latina, como SOPA’s versão local, Ley Doring, ou a recente Ni censura ni candados projeto no México. Também participei do movimento que lutou para proteger Net Neutrality in Mexico. No meu trabalho profissional tenho participado de vários eventos e discussões sobre políticas relacionadas a internet e direitos humanos, incluindo experiências na abordagem de direitos humanos com grandes empresas de tecnologia. Com base nessa experiência, fui convidado a participar como parte do Comitê de Redação do Código Universal de Conduta, onde apoiei a incorporação de uma estrutura de Diversidade e Direitos Humanos.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

SIM. Sou uma pessoa racializada em meu país devido à cor da minha pele e, porque pertenço a uma classe social mais baixa, por isso tive que trabalhar duas vezes mais que as outras pessoas. É por isso que sou um defensor da educação pública, já que me permitiu obter uma nota em História em uma instituição de prestígio como a Universidade Nacional Autônoma do México.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

SIM. Como expliquei, tive que trabalhar desde muito jovem, pois minha família vem de uma classe média baixa, então nunca morei fora do México, por exemplo, para seguir uma carreira acadêmica. O que aprendi ao longo de dez anos de experiência no movimento Wikimedia é ter um espírito aberto para encontrar e respeitar colegas de todos os países onde existe a Wikimedia. O movimento compensou minha falta de experiência de viver fora do meu país, consolidando vínculos com muitos wikimedianos de todo o mundo. Fiz isso tendo uma percepção permanente e sensível da maneira como as outras pessoas falam, sentem e pensam. É claro que continuarei a fazê-lo se tiver a oportunidade de servir no Conselho.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

O espanhol é meu nativo. ES (N); EN (3) NAH (1). Também sou tradutor frequente de artigos da Wikipédia para inglês, catalão e português usando máquinas automáticas.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

SIM. Eu cresci em um país onde não havia democracia real até 2000 devido à tirania de um regime de partido único. Nossa democracia continua muito fraca, mesmo em 2012 sofremos com fraudes eleitorais em larga escala. Por esse motivo, sou um ativista desde 1999, quando participei ativamente de um movimento estudantil em minha universidade em defesa da educação pública. Desde aquela data até agora integrei vários coletivos, grupos e movimentos sociais. Desde 2017, estou fortemente envolvido na defesa do Direito à moradia, uma área na qual tenho trabalhado em estratégia política, comunicação e resistência popular com as vítimas do terremoto de 2017 em Puebla.