Comitês da Wikimedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia committees and the translation is 100% complete.

Esta página descreve comitês criados pela Fundação Wikimedia e pela comunidade Wikimedia. Cada comitê possui uma carta que descreve sua estrutura e função.

Comitês ativos

Comitês do Conselho de Administração

Comitê Instrumento constituinte Propósito
Comitê de governança Comitê de projetos especiais da WMF "garantir que o Conselho de Administração ("Conselho") da Fundação Wikimedia ("Fundação") cumpra suas obrigações legais e fiduciárias e melhorar sua governança, eficiência e eficácia ao longo do tempo."
Comitê de auditoria Comitê de projetos especiais da WMF "ajudar o Conselho de administração ("Conselho") da Fundação Wikimedia ("Fundação") em sua supervisão geral do plano anual e planejamento orçamentário da Fundação, processos de relatórios contábeis e financeiros, auditorias das demonstrações financeiras e controle interno e funções de auditoria."
Comitê de talento e cultura Comitê de projetos especiais da WMF "ajudar o Conselho no cumprimento de suas responsabilidades de supervisão por meio da implementação de políticas e práticas sólidas de remuneração e de pessoal."
Comitê de produto e tecnologia Comitê de projetos especiais da WMF "avaliar e explorar os esforços atuais e futuros de desenvolvimento de produtos para melhorar continuamente o valor que a Wikipédia, como plataforma, bem como os outros projetos da Wikimedia, oferecem às suas comunidades e usuários(as) em todo o mundo."
Comitê de assuntos comunitários Comitê de projetos especiais da WMF "avaliar, explorar e abordar os esforços atuais e futuros relacionados à comunidade [...] trabalhar com a equipe do WMF e com a comunidade mais ampla da Wikimedia, a fim de superar conflitos e oferecer orientação, com o objetivo principal de melhorar continuamente as relações entre o WMF e sua comunidade mais ampla, bem como trabalhar em conjunto para alcançar a missão e visão do Movimento Wikimedia, ao mesmo tempo em que considera as diferentes necessidades do WMF, das nossas comunidades e usuários(as) em todo o mundo."

Comitês comunitários

Definido como um comitê que é "normalmente liderado por membro (a) da comunidade e pode incluir representantes da comunidade, conselho consultivo, funcionários(as), conselho ou conselheiros(as) externos(as)" pela Resolução do Conselho de Administração de janeiro de 2009 sobre os comitês da Wikimedia.

Comitê Instrumento constituinte Propósito
Comitê de afiliações Comitê de projetos especiais da WMF "apoiar a saúde geral do ecossistema de afiliados do movimento Wikimedia (Capítulos, Organizações Temáticas e Grupos de Usuários) e aconselhar o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia (“Conselho”) em assuntos relacionados ao reconhecimento de afiliados e ao ecossistema de afiliados."
Comitê de idiomas Comitê de projetos especiais da WMF “O desenvolvimento e manutenção de:
  • uma política clara e passo a passo (baseada em indicadores quantitativos) para avaliar a viabilidade de novas wikis de idiomas, com um procedimento automatizado para desenvolvimento de projetos;
  • apoio e desenvolvimento de políticas para problemas relacionados com roteiro e localização;
  • documentação para apoiar novas comunidades linguísticas rumo a uma taxa de crescimento estável;
  • apoio e coordenação para projetos multilíngues, ajudando comunidades menores a compartilhar recursos e maximizar seus resultados;
  • apoio e coordenação para manter a compatibilidade entre as diferentes instalações do MediaWiki, a fim de reduzir a quantidade de desenvolvimento necessário para atualizar a base do programa no que diz respeito à localização; e

O processamento de solicitações de novos subdomínios linguísticos de projetos existentes da Wikimedia, desde que avise o Conselho de Administração da Wikimedia com quatro dias de antecedência antes de aprovar uma solicitação."

Comitê da Wikimania Comitê de projetos especiais da WMF "supervisionar e orientar a Wikimania ano após ano, apoiando a equipe organizadora individual de cada conferência e fornecendo-lhes recursos, experiência e conselhos"

Comitê de funcionários(as)

Definido como um comitê que é "normalmente liderado por membro (a) da equipe e pode incluir representantes da comunidade, conselho consultivo, equipe, conselho ou conselheiros(as) externos(as)" pela Resolução do Conselho de Administração de janeiro de 2009 sobre os comitês da Wikimedia.

Comitê Instrumento constituinte Propósito
Comitê de comunicações Resolução do Conselho de administração (2006) Facilitar a comunicação entre a Fundação Wikimedia, o público em geral, a mídia e as comunidades dos vários projetos da Wikimedia

Comitês de governança do movimento

Comitê Instrumento constituinte Propósito
Comitê eleitoral Comitê de projetos especiais da WMF "ajudar na concepção e implementação do processo de seleção de conselheiros(as) selecionados(as) pela comunidade e por afiliados para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia ("Conselho") [...] também pode ajudar com posições semelhantes selecionadas pela comunidade, conforme determinado pelo Conselho."
Comissão de ouvidoria Resolução do Conselho de administração (2015) Investigar reclamações sobre violações da Política de Privacidade, do Acesso à política de informação não-pública, do Política dos Verificadores e do política dos supressores sobre qualquer projeto Wikimedia para o Conselho Diretor.
Comitê provisório de revisão de casos Comitê de projetos especiais da WMF Analisa investigações elegíveis de confiança e segurança (Trust & Safety) que foram apeladas por pessoas que originalmente solicitaram a investigação ou que foram sancionados por elas.

Comitês de preparação de todo o movimento

Comitê Instrumento constituinte Propósito
Comitê de redação da Carta do Movimento Princípios Elaboração da Carta do Movimento
Comitê de implementação do U4C Artigo 4.5. das Diretrizes de aplicação da UCoC Elaborar um estatuto que descreva procedimentos e detalhes para o Comitê de Coordenação do Código Universal de Conduta (U4C)

Comitês de alocação de recursos

Comitê Propósito
Comitê de apoio a conferências
Comitês regionais de subsídios

Comitês inativos ou fechados

Comitê de Pesquisa

Políticas, práticas e prioridades organizadas para pesquisas relacionadas à Wikimedia e manutenção do Wikimedia Research Index.

Comitê de expansão do conselho

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do conselho.

O Conselho foi expandido com êxito de 5 para 7 membros em novembro de 2006, e o comitê, consequentemente, foi dissolvido.

Comitê executivo

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução da diretoria, destinado a manter autoridade executiva delegada da Diretoria quando a Diretoria não estava em sessão (ver definição comum).

Ele foi criado para ser organizado pela Angela, mas nunca foi realmente posto em operação. Considerado dissolvido. Uma sub-reunião (resumo da discussão) da reunião aberta de 11 de fevereiro de 2006 foi utilizada para discutir a criação do comitê executivo e a possibilidade de um diretor administrativo (ou um cargo executivo similarmente formulado).

Diretor Executivo da Equipe de Transição

  • Seleção e transição para um novo Diretor Executivo (2013-2014)

Comitê de eventos

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do conselho.

A primeira reunião ocorreu em 5 de abril de 2006. Os membros iniciais foram Delphine Ménard, Arne Klempert, Simon Pulsifer, Frank Schulenburg. A última atualização indicou que a comissão estava trabalhando em um documento sobre o escopo da comissão. Considerado dissolvido.

Comitê financeiro

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do conselho.

Seria organizado por Daniel Mayer e Michael Davis. Situação: desacordo entre os organizadores, as propostas originais foram rejeitadas. Agora depreciado, após contador e diretor financeiro serem contratados (ver Equipe atual).

Comitê de angariação de fundos

Criado em 7 de junho de 2006. Foi ativo durante todo seu primeiro ano de funcionamento, mas foi dissolvido em sua descrição original em agosto de 2007. Lista precedente da sociedade disponível aqui: wmf:Resolução: Comitê de angariação de fundos/Associação. O abandono do Comitê é mencionado em wmf:Resolução: Comitês da Wikimedia.

Comitê de seguros

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do conselho.

Os membros iniciais foram Michael Davis, Angela Beesley, Jimmy Wales e Danny Wool. Status: trabalhos em andamento para preencher os pedidos de seguro de responsabilidade civil e cyber-insurance dos conselhos de administração. Comitê de fato dissolveu-se em janeiro depois de se reunir sobre os formulários. D&O ativo.

Comitê de indicação

Criado em abril de 2008 por resolução do conselho. Descontinuada desde o início de 2010.

Comitê de projetos especiais (2006)

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do comitê.

Foi originalmente organizado por Florence Devouard, Jakob Voss e Danny Wool. Desativado desde agosto de 2007. Foi dissolvido em janeiro de 2009 por resolução da diretoria.

Comitê de projetos especiais (2019)

Estabelecido em 2019, para "ajudar o Conselho no cumprimento de suas responsabilidades de supervisão, auxiliando em projetos especiais e pontuais que requerem temporariamente o envolvimento e contribuição de algum membro do Conselho por períodos de tempo". Foi dissolvido em dezembro de 2021.

Comitê técnico

Criado em 15 de janeiro de 2006 por resolução do conselho.

Seria organizado por Jens Frank, Brion Vibber eDomas Mituzas. Status: nunca foi organizado, embora a equipe principal de desenvolvedores constituam uma espécie de comitê de fato.

Comitê de marcas registradas

Criado em 2 de janeiro de 2006 por resolução do comitê, com a finalidade de supervisionar o processo legal para proteger as marcas registradas, fazer relatórios oportunos sobre o status da marca para a diretoria, fazer recomendações à Diretoria sobre a prioridade máxima sobre marcas registradas (Categorias, locais e seus custos estimados) e foi responsável pelo registro e monitoramento dos nomes de domínio da Fundação.

Status: foi parcialmente ativo por um tempo, mas dissolvido em agosto de 2007.

Comitê de disseminação de fundos

Responsável por fazer recomendações ao Conselho de Administração do WMF para financiar atividades e iniciativas em apoio aos objetivos da missão do movimento Wikimedia. Criado em 2012 e dissolvido pelo Conselho de Administração em 2022.

Ver também