Redirecionamento simples

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
(Redirected from Pseudo-redirecionamento)
This page is a translated version of the page Soft redirect and the translation is 77% complete.
Outdated translations are marked like this.

"Este artigo foi adaptado de Wikipédia:Redirecionamento simples (em inglês) e Ajuda:Redirecionamento na Wikipédia em inglês. As páginas em inglês foram traduzidas para outros idiomas. Quando edita ou traduz esta página, considere referir para/ sincronizando com as versões atuais listadas na Wikidados: Wikipédia:Redirecionamento simples e Ajuda:Redirecionamento".

Um redirecionamento simples (em inglês) ou redirecionamento entre Interwikis é uma substituição de redirecionamentos comuns ou "fortes" e é utilizado onde o destino interligado é outro site da Web — incluindo outros protejos da Wikimedia. Os redirecionamentos simples distinguem-se dos redirecionamentos comuns no facto de que levam primeiro para uma página de redirecionamento especial, fazendo com que o utilizador clique novamente na hiperligação redirecionada em oposição a ser levado para a página automaticamente.

Diferentemente dos redirecionamentos normais, um redirecionamento fraco não é uma funcionalidade do software wiki. É meramente uma página com uma notificação a utilizadoras(es), que os levará a outro website ao derem click no link a ser oferecido.

Tende-se a empregar esta técnica sobretudo para redirecionar utilizadoras(es) a vários projetos-irmãos de Wikimedia. Nestes casos, não é desejável empregar redirecionamentos normais, e redirecionamentos de interwiki fortes estão inabilitados. (Motivos: não podem ser editados facilmente sem ter que corrigir manualmente o URL, já que dar click num link numa página de redirecionamento levaria diretamente ao destino do redirecionamento e não haveria mensagem de "Redirecionada(o) de..." para dar click, para poder retornar à própria página de redirecionamento; também existiriam considerações de segurança de loops infinitos.)

Exemplo:

Um redirecionamento fraco pode ser útil se alguém quiser linká-la de seu alvo, como um convite para criar uma página, como um link vermelho. Assim como um link vermelho é visualmente diferente de um link comum, um link para um redirecionamento fraco pode parecer diferente ao user a função de ligação de esboço (isto pode ser ativado nas preferences de utilizador(a)). Ver também Redirecionamento e/ou link para uma página inexistente.

Redirecionamentos fracos entre línguas diferentes devem ser evitados porque geralmente serão inúteis a leitores não familiarizados com a língua de destino.

Soft redirects are intended mostly to point to external websites, where hard redirects will not function. For internal use in general, hard redirects should be used instead.

Another situation where soft redirects are used is when the intended target is a special page, and the system automatically "softens" attempted hard redirects to special pages. For example, en:Wikipedia:List of tags redirects to en:Special:Tags.

Categoria de redirecionamentos simples

Em alguns projetos, tal como a Wikipédia em inglês, uma noção similar ao redirecionamento simples original da interwiki é aplicado às categorias, e também são chamados de "redirecionamentos simples". Veja por exemplo, w:en:Wikipedia:Categories_for_discussion#Redirecting_categories.

Modelos

See also: d:Q4844001 and d:Q13156670