Eleições da Fundação Wikimedia/2022

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2022 and the translation is 100% complete.

Durante a eleição do Conselho de Curadores de 2022, dois candidatos da comunidade e afiliados serão selecionados para servir no Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia. Esta página contém uma visão geral da eleição do Conselho de Curadores de 2022.

Os candidatos eleitos foram:

Você também pode ver os resultados completos, incluindo o resultado de cada rodada de Voto Único Transferível.

Sobre a eleição

O Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation supervisiona as operações da Wikimedia Foundation. Os curadores comunitários e os curadores nomeados compõem o Conselho de Curadores. Cada administrador cumpre um mandato de três anos. A comunidade Wikimedia tem a oportunidade de votar em curadores selecionados da comunidade e afiliados. Dois candidatos farão parte do Conselho de Curadores. Os candidatos selecionados serão primeiramente selecionados pelos afiliados e, finalmente, selecionados pela comunidade.

Habilidades e experiências desejadas

A Wikimedia é um movimento global e o Conselho procura candidatos da comunidade mais ampla. Os candidatos ideais se alinham com a missão da Wikimedia e são atenciosos, respeitosos e orientados para a comunidade.

A Diretoria gostaria de encontrar perspectivas e vozes sub-representadas e essenciais para o nosso movimento. Para preencher as lacunas na representação histórica e atual dentro do Conselho, o Conselho de Curadores espera incentivar inscrições especialmente de pessoas com experiência nas seguintes regiões: África, Sul da Ásia, Leste e Sudeste da Ásia e Pacífico e América Latina e Caribe. A experiência regional desejada não é um requisito, mas um fator de bônus. Em vez de serem obrigatórias, são características importantes que o Conselho pede a todos que considerem.

A Diretoria entende que é possível que alguns candidatos de regiões desprivilegiadas tenham uma visão melhor da diversidade do que alguns outros candidatos de regiões priorizadas que não estão familiarizados com considerações de equidade. Os candidatos devem compartilhar como suas experiências os equiparam para promover a diversidade, a equidade e a inclusão.

Habilidades

As áreas de experiência que o Conselho indicou que seriam mais benéficas para os novos curadores são:

  1. Estratégia e gestão organizacional
  2. Tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos
  3. Políticas Públicas e Direito
  4. Ciência de dados sociais, análise de big data e aprendizado de máquina

Saiba mais sobre as perspectivas, experiências e habilidades desejadas para os candidatos nesta eleição no Inscreva-se para ser um Candidato.

Votação da comunidade

Os membros da comunidade terão a oportunidade de votar para selecionar os dois curadores entre os seis candidatos pré-selecionados pelos afiliados. Voto Único Transferível em SecurePoll será usado este ano.

Alguns membros da comunidade notaram que era um desafio selecionar candidatos em 2021. O número de candidatos era bastante grande. Para apoiar o processo de seleção dos membros da comunidade, será desenvolvida uma Bússola Eleitoral (ferramenta de aconselhamento eleitoral). Isso será semelhante à Bússola Eleitoral usada para o processo de seleção do Comitê de Redação da Carta do Movimento.

Linha do tempo

April 2022
  • O Conselho anuncia o cronograma para a eleição e o processo eleitoral.
  • A Comissão de Eleições e a equipe de Estratégia e Governança do Movimento começam a trabalhar com os filiados para definir a Comissão de Análise.
Meados de abril – início de maio de 2022
  • Chamada de candidaturas
  • O Comitê Eleitoral e o departamento de Confiança e Segurança (Trust and Safety, em inglês) confirmam as pessoas candidatas.
Final de abril - início de maio de 2022
  • Chamada de Afiliados para definição de integrantes do Comitê de Análise.
Entre meados de maio até o início de junho de 2022
  • O Comitê de Análise classifica as pessoas candidatas.
June 10, 2022 – June 17, 2022
  • Os representantes afiliados propõem suas perguntas aos candidatos e votam na categoria privada do MS Forum
June 18, 2022 – June 24, 2022
  • Tempo para os candidatos responderem às perguntas por conta própria
Finais de junho
  • As classificações do Comitê de Análise serão compartilhadas com os Representantes Afiliados por e-mail
June 24, 2022 – June 30, 2022
  • A categoria privada do MS Forum é tornada pública e os candidatos podem postar suas respostas
July 1, 2022 – July 15, 2022
  • Período de votação dos afiliados para definição, dentre todas as candidaturas apresentadas, da lista definitiva de pessoas candidatas.
Meio de julho
  • Publicação da lista definitiva de pessoas candidatas
  • As classificações do Comitê de Análise serão publicadas no wiki.
Entre meados de julho até o início de agosto de 2022
De meados de julho a meados de agosto
  • Período de campanha incluindo vídeos das pessoas candidatas respondendo a perguntas de pessoas da comunidade.
August 19, 2022
August 23, 2022 – September 6, 2022
  • Período de votação da comunidade
  • Lançamento da ferramenta de aconselhamento de voto
September 6, 2022 – September 21, 2022
  • Escrutínio dos resultados e confirmação pelo Comitê Eleitoral.
October 2022
  • Confirmação dos dois novos membros do Conselho de Administração

Participação dos afiliados neste processo eleitoral


Em julho, os afiliados decidiram, a partir do total de candidaturas apresentadas, quem seriam as seis pessoas candidatas a serem votadas pela comunidade para ocupar os dois dos assentos do Conselho de Administração durante este processo eleitoral 2022. Cada afiliado teve direito a um voto. O processo de votação foi feito através do método Voto Único Transferível (Single Transferable Vote, em inglês). Cada afiliado debateu internamente sobre pessoas candidatas de sua preferência e classificaram-nas por ordem de preferência.

Os representantes dos filiados puderam formular perguntas para que os candidatos as respondessem. Os candidatos publicaram suas respostas a partir de 24 de junho.

Para auxiliar nesse processo de seleção, foi formada uma Comissão de Análise.

Comitê de Análise

Para distribuição regional dos Afiliados e facilitadores que apoiarão as eleições, veja Affiliates regional distribution for the Analysis Committee

O comité de análise formou-se a partir dos filiados no final de abril e maio. O comité de análise compôs-se de 9 representantes dos filiados (incluídos todos os capítulos, grupos de utentes e grupos temáticos) das regiões de todo o movimento. Um da cada:

  • Europa Central e Oriental (CEE, em inglês);
  • Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP, em inglês);
  • África Subsaariana;
  • América Latina e Caribe;
  • Oriente Médio e Norte da África (MENA, em inglês)
  • América do Norte (Estados Unidos e Canadá);
  • Europa do Norte e Ocidental;
  • Sur de Ásia;
  • e uma pessoa representando o grupo de afiliados temáticos

Não havia nenhum representante da Europa do Norte e Ocidental ou do Sul da Ásia.

O processo de selecção para formar o Comité de Análise definiu-se pelos filiados, com o apoio do Comité Eleitoral e do Equipa de Estratégia e Governo do Movimento segundo seja necessário.

O Comité de Análise avaliou aos candidatos em função das concorrências e os critérios de diversidade, equidade e inclusão compartilhados pelo Conselho de Administração. O Comité de Análise utilizou as declarações que os candidatos responderam em sua solicitação para qualificar aos candidatos. O Comité de Análise qualificou aos candidatos com um marco de ouro/prata/bronze. Esta qualificação utilizou-se para proporcionar informação às organizações filiadas à hora de planificar seu voto. Os detalhes da avaliação da cada candidato não compartilhar-se-ão.

Uma vez seleccionados os seis candidatos durante o processo de votação das organizações filiadas, publicaram-se as valorações da cada candidato seleccionado para informar da votação da comunidade. Este processo pretende encontrar o melhor equilíbrio entre compartilhar informação útil e minimizar a exposição desnecessária dos candidatos.

Membros do comitê selecionado

Membros do Comitê de Análise
Região Representante
Europa Central e do Leste (CEE) Mehman97 (talk meta edits global user summary CA)
ESEAP (Região de Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico); GDHFang (talk meta edits global user summary CA)
África subsaariana Dnshitobu (talk meta edits global user summary CA)
América Latina e o Caraíbas Superzerocool (talk meta edits global user summary CA)
Meio Oriente e Norte de África (MENA) علاء (talk meta edits global user summary CA)
América do Norte Megs (talk meta edits global user summary CA)
Europa Ocidental e do Norte
SAARC (Ásia do Sur)
Filiados temáticos Joalpe (talk meta edits global user summary CA)

Processo

O Comité de Análise trabalhou desde finais de maio até mediados de junho. Os detalhes de suas reuniões e o processo podem-se encontrar na página de Discussões do Comité de Análise.

O grupo de trabalho para a selecção da Junta directiva e o Comité Eleitoral elaboraram um conjunto de critérios de avaliação para que o Comité de Análise avaliasse aos candidatos. Os membros do Comité de Análise avaliaram aos candidatos individualmente. Só dois facilitadores de Estratégia e Governo do Movimento que apoiaram o processo tiveram acesso a estas pontuações individuais.

Veja também