Carta do Movimento/Conteúdo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Charter/Content and the translation is 91% complete.

Esta página destaca o esboço do conteúdo da Carta do Movimento. Este conteúdo será constantemente atualizado até que a Carta do Movimento seja ratificada, o que se espera que ocorra em 2024.

Rascunhos atuais

Esses rascunhos foram compartilhados em 2 de abril de 2024.

Documentos complementares

Explanatory videos

Histórico

Esta seção contém uma narrativa inicial de como o conteúdo da carta deve ser desenvolvido, por meio do Comitê de redação da Carta do Movimento, a partir de maio de 2022.

Extended content

Narrativa do Conteúdo da Carta

A carta do movimento tem como preâmbulo uma Declaração de Valores que resume e expressa, de forma eloquente, tudo o que temos de mais valioso no sentido mais amplo.

Elementos de ação para impulsionar as políticas existentes podem ser extraídos de uma ampla gama de idéias potenciais, e classificados em três categorias principais ou "caixas": Governança, Recursos e Comunidade. Estes também podem ser concebidos como os mecanismos básicos que desempenham um papel em (1) domínios políticos, (2) domínios econômicos e (3) domínios sociais/informacionais, e são uma forma muito funcional de dividir os papéis. Todas as ideias e propostas com um impacto direto na política seriam classificadas em uma destas categorias, incluindo propostas de fases anteriores e também novas propostas das comunidades.

Cada uma das categorias, ou "caixas", seria preenchida pelo MCDC com as melhores e mais amplas idéias extraídas das fases anteriores, assim como das próprias discussões que ocorram dentro do MCDC. Também haveria espaço para revisão, esclarecimento e novas propostas da comunidade na sub-página de conteúdo da categoria Meta-Wiki e através de outras plataformas que serão disponibilizadas de modo transversal.

Estrutura

Após reunião presencial em junho de 2022, o MCDC definiu uma estrutura básica ou "sumário" para a Carta do Movimento. A estrutura acordada é a seguinte:

Visualização da proposta de texto para a área "Comunidade" dentro da narrativa da Carta do Movimento (resultado da reunião presencial do Comitê realizada em junho de 2022).
Capítulos Descrição do Conteúdo
Preâmbulo Definição da Carta e seu propósito.
Valores e Princípios Valores centrais e princípios de colaboração para todo o movimento.
Definições Definição dos conceitos-chave delineados na Carta.
Conselho Global Definição do Conselho Global como o futuro principal órgão de governança do movimento global. Esta seção ampliará a descrição do papel do Conselho Global nas recomendações da Estratégia do Movimento. Também poderá delinear o processo para a criação do Conselho Global.
Hubs Definição, propósito, processo de organização, padrões de governança, composição de pessoas membras, responsabilidades, salvaguardas e relacionamento dos Hubs Wikimedia com outros órgãos do movimento
Papéis e responsabilidades Definição dos papéis e responsabilidades das entidades do movimento. Deverá incluir definições sobre os papéis de entidades como a Conselho de Administração, a Fundação Wikimedia, afiliados Wikimedia e comunidades, entre outras.
Emendas e Implementação Definição de emendas à Carta e de processos de implementação. Descreve como modificações poderão ser feitas depois da primeira ratificação da Carta. Também descreve como as mudanças previstas na Carta do Movimento sobre o movimento Wikimedia serão implementadas e aplicadas na prática.
Glossário Descrição detalhada do conteúdo chave e definições dos termos chave usados em cada capítulo da Carta do Movimento.