Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Fontes/Ciclo 2/Resumo de 28 de maio a 4 de junho

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Sources/Cycle 2/Summary May 28 to June 4 and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎Tiếng Việt • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português • ‎עברית • ‎हिन्दी • ‎বাংলা • ‎中文

Este é um breve resumo das páginas de Fonte no Meta sobre as discussões do Ciclo 2 entre 28 de maio e 4 de junho. Os links aqui usados dependem do idioma estabelecido e do código do projeto, e são ordenados alfabeticamente. Por exemplo, a Wikipedia em árabe é Ar. Esta página contém o terceiro resumo das páginas de fonte desde que iniciou-se a discussão do ciclo 2. O primeiro e segundo resumo podem ser encontrados aqui (1) e aqui (2). Para dar uma ideia aproximada das atividades dos projetos e as plataformas que estão resumidas nas páginas de fonte, este texto indica quantas declarações de fonte estavam disponíveis e que, portanto, foram tomadas em conta ao momento da escrita. (3d a 4d), por exemplo, significa que um total de 4 declarações estavam disponíveis na respectiva página de fonte ao momento que se redigiu o resumo e que este começou desde a declaração número 3.

Legenda de temas
  1. Comunidades saudáveis e inclusivas
  2. A era tecnológica
  3. Um movimento verdadeiramente global
  4. A fonte de conhecimento mais respeitada
  5. Se envolver no ecossistema de conhecimento

Comunidades saudáveis e inclusivas - A

  • Na discussão da comunidade bengali (1d a 6d) os participantes comentaram que, se seguirmos este tema, o movimento Wikimedia se espalhará em regiões como África, Oriente Médio, e América Latina e Sul Asiático, onde o movimento Wikimedia é menos reconhecido (§BN1). Eles pensam que este tema é o mais importante porque as comunidades saudáveis e inclusivas são necessárias para difundir a missão de nosso movimento em todos as comunidades culturais e de diferentes idiomas (§BN2).
  • Nas entrevistas individuais da comunidade chinesa (1d a 9d) os participantes disseram que, para seguir este tema, devemos enfatizar no Código de Conduta e a Política de Espaço Amigável na comunidade, de tal modo de proporcionar um ambiente saudável aos voluntários e novatos (§ZH1), e que é importante já que provê às minorias a oportunidade de compartilhar seu conhecimento (§ZH4). Eles também discutiram sobre como romper as barreiras idiomáticas (§ZH8).
  • Na discussão na Wikipédia em francês (40d a 48d) os usuários pensam que este tema é relevante porque é uma forma importante de alcançar nossos objetivos de neutralidade e expressão da diversidade de opiniões (§FR45).
  • Na Wikipédia em alemão (20d a 43d) os participantes comentaram que as 'comunidades saudáveis e inclusivas' contribuiriam para que mais autores se envolvessem na Wikipédia (§DE24). Usuários concordaram que é um tema estrategicamente crucial tl2, apesar de que temem que não seja a realidade atual (§DE22). Eles também sugeriram que todos devem ser mais amigáveis com os demais (§DE28).
  • Na Wikipédia em italiano (65d a 89d), em relação ao tema A, os participantes disseram que devemos receber comentários dos leitores (§IT69). Sobre os programas de difusão, deveríamos também olhar os resultados em termos de qualidade (§IT70). Os usuários também comentaram sobre os ataques pessoais enquanto se discutia este tema (§IT75) (§IT77).
  • Na Meta wiki (68d a 72d), os participantes propuseram que wikiprojetos temáticos poderiam atrair a mais contribuidores, pelo qual devem ser reabertos (§Meta68), e que, com suficiente participação de editores e tradutores, poderíamos saber melhor o que passa nas diferentes wikis (§Meta70).
  • Na Wikipedia em polonês (16d - 23d) os participantes comentaram que precisamos de um projeto dedicado a aclarar a linguagem que usamos para nos comunicar nas wikis, que é uma grande barreira para os novatos (§PL20), e que os problemas como a disparidade de gênero precisam apoio de profissionais experientes em sociologia e manejo de voluntários, sendo ambas tarefas para a WMF (§PL21). Os dados abertos linkados são nossos aliados potenciais no reconhecimento de disparidades de gênero (e outras) no conteúdo (§PL22), e sugeriram também um ombudsman dos editores novatos (§PL23).
  • Na reunião da Wikimedia Polônia 2017 (1d a 18d) os participantes centraram-se principalmente em por que o número de editores não está a crescer (§PL1), concluindo que é por causa dos obstáculos técnicos (§PL3), uma comunidade pouco amistosa (§PL4) (§PL5), e a abrangência do conteúdo (§PL2). Também discutiram que métodos técnicos ou sociais deveriam ser criados para dar aos usuários novatos um tempo de prática durante o qual fossem protegidos das ações tóxicas de outros usuários (§PL10).
  • Na esplanada da Wikipédia em português (1d a 32d) os participantes comentaram que as melhoras à comunidade permitirão que tenha mais projetos e pessoas que contribuam e os façam prosperar (§PT3), e que este tema é a base para todos os demais (§PT4). Também sugeriram que o papel da WMF deveria ser repensado em algumas circunstâncias (§PT7) e que um processo inclusivo requer uma reordenação e simplificação das páginas de ajuda (§PT9). As distorções de conhecimento são assédio ao limitar a contribuição dos marginalizados (§PT10) e uma dimensão chave é a capacidade de atrair diversidade e construir pontes para empoderar aos cronicamente marginalizados (§PT11).
  • Na Wikipédia em russo (1d - 31d) os participantes comentaram que deveríamos atrair instituições para que publiquem artigos sobre temas científicos (§RS5). Os usuários também sugeriram que precisamos dar uma especial atenção à acessibilidade da Wikipédia (§RS23), e tratar aos novatos e ao conteúdo criado por eles de maneira mais cuidadosa (§RS24).

A era tecnológica - B

  • Na discussão da comunidade bengali (1d a 6d) os participantes comentaram que as melhoras tecnológicas são inevitáveis para assegurar a qualidade de nossos conteúdos. Se não nos mantemos atualizados com o mundo em termos de tecnologia, ficaremos para trás (§BN6).
  • Na discussão da Wikipédia em inglês (86d a 98d) os participantes sugeriram que deveríamos focar no desenvolvimento de uma ferramenta inteligente para ajudar aos usuários em vez de focar nas inteligências artificiais (§EN88), porque, com um aumento em massa das ferramentas, os artigos de Wikipedia se deteriorarão com informação e citações desatualizadas e links quebrados tl2. Também sugeriram abordar companhias mais transparentes (e menores) ou instituições sem fins de lucrativos as quais não procurariam danificar o projeto (§EN90).
  • Na discussão na Wikipedia em francês (40d a 48d) os participantes sugeriram que este é o tema mais importante, especialmente em relação a nossos objetivos em termos de aumento dos usuários, colaboradores e leitores (§FR41) (§FR42). Deveríamos nos associar com desenhistas e desenvolvedores de aplicativos (§FR43).
  • Na Wikipédia em alemão (20d a 43d), enquanto um usuário propôs que este tema é essencial para a Wikipédia (§DE43), outros usuários se focaram na inteligência artificial (§DE30) - (§DE33) e na ferramenta de tradução (§DE34). Também disseram que este tema é a base de uma expansão mais rápida da Wikipédia e na melhora da distribuição do conhecimento (§DE35).
  • Na Wikipédia em italiano (65d a 89d) os participantes comentaram que os usuários mais antigos costumam não receber bem inovações tecnológicas (§IT88) e que precisamos explicar também essas inovações aos usuários (§IT89). Em particular, os usuários debateram sobre as melhoras em inteligência artificial no Wikisource e outros projetos (§IT81) (§IT84) (§IT85).
  • Na Wikipedia em polonês (16d - 23d) os participantes conversaram sobre estratégias de curto prazo em termos de tecnologia, em vez de ter prazos de 15 anos (§PL18), e que devemos focar nos problemas reais como as ferramentas antivandalismo (§PL19).
  • Na Wikipédia em russo (1d - 31d) os participantes conversaram sobre os modeladores 3D, os engenheiros visuais e os desenvolvedores de realidade virtual (§RS7). Disseram que este tema é de prioridade máxima (§RS20) porque precisamos abandonar o antigo formato enciclopédico (§RS8). Também precisamos dirigir nossa atenção à criação automática dos artigos falados (§RS22) e dos progressos na tradução automatizada, que nos permitirão converter a Wikipedia em uma enciclopédia universal (§RS31).
  • Na Wikipédia em espanhol (31d a 46d) os participantes comentaram que este tema é importante (§ES46) e que a acessibilidade deveria ser um elemento a ser considerado permanentemente no desenvolvimento tecnológico de Wikipédia, tanto em sua fase de leitura como de edição (§ES33). No grupo de Telegram da comunidade em espanhol (25d a 61d) os participantes discutiram sobre se adaptar ao contexto tecnológico (§ES24) (§ES25) (§ES26) e a acessibilidade de nossos conteúdos (§ES27) (§ES29) (§ES30) (§ES31). Também pensavam que o uso das redes sociais é vital para atrair a novas pessoas (§ES33) e que ORES é o futuro em relação à detecção de vandalismo e também com respeito a outras métricas relativas à qualidade dos artigos (§ES43). Também falaram sobre o anonimato (§ES44) - (§ES48).
  • Na discussão na Wikipédia em vietnamita (13s - 19s) os participantes sugeriram que podemos aprender do Facebook e outros site sociais para incrementar nossa interação e os comentários nos sites Wikimedia (§VI18), e poderíamos tentar integrar o Tradutor Google à tradução de conteúdo para traduzir rapidamente a Wikipédia entre os diversos idiomas (§VI19).
  • Durante a Hackathon Wikimedia (1d a 11d) os participantes discutiram que era também importante que todos pudessem ver a mesma versão da Wikipédia, e serem capazes de usar as mesmas ferramentas (§wmhack3). Também sugeriram que Wikimedia têm que entregar suas interfaces aos dados aumentados (§wmhack1).

Um movimento verdadeiramente global - C

  • Na Wikipédia em alemão (20d a 43d) os participantes centraram-se em Wikimedia Commons e a ferramenta de tradução de conteúdos. Sugeriram que Commons deveria prover um melhor apoio aos fotógrafos (§DE38) e uma ferramenta de tradução melhorada melhoraria a comunicação entre os diferentes idiomas do mundo (§DE39).
  • Na esplanada da Wikipédia em português (1d a 32d) os participantes comentaram que ao estabelecer um movimento verdadeiramente global poderíamos gerar uma sociedade conectada globalmente (§PT19) e que o processo de organização dos movimentos deveria ser acompanhada de uma profunda institucionalização da democracia (§PT22).
  • No grupo de Telegram da comunidade em espanhol (25d a 61d) os participantes discutiram que todas as vozes devem estar representadas nos artigos (§ES49). O caso mais paradigmático é a disparidade de gênero (§ES55). Para alcançar este tema, devem ser expandidos os diálogos com outros movimentos sociais e organizações internacionais que distribuem fundos para projetos que realizam medidas efetivas para mudar a situação (§ES58). Um(a) usuário(a) disse que também considera prioritária a criação de um programa de promoção da equidade no movimento Wikimedia (§ES61).

A fonte de conhecimento mais respeitada - D

  • Na discussão na Wikipédia em inglês (86d a 98d) os participantes que comentaram sobre este tema achavam que nosso desafio era manter mais que conseguir a categoria de fonte de conhecimento respeitada (§EN91). Os usuário que contestaram a pergunta 3 sugeriram que as restrições à criação de artigos mediante IPs anônimos (§EN94) e à edição de artigos de grande qualidade só para usuários altamente certificados, permitiriam que os usuários menos certificados trabalhassem em artigos de menor qualidade de tal maneira de incrementar sua credibilidade (§EN95).
  • Na Wikipédia em alemão (20d a 43d) um participante pensou que este tema é o mais importante (§DE39). Também comentaram que temos que ajudar às pessoas a entender como nossos processos nos fazem confiáveis, e que os projetos Wikimedia terão para o 2030 uma possibilidade real de transformar na fonte de conhecimento mais relevante para além de toda a literatura científica e imprensa respeitável (§DE40).
  • Na esplanada da Wikipédia em hebraico (15d - 23d) os participantes acham que este é o tema mais importante (§HE16). Também sugeriram que precisamos adicionar mecanismos de controle para a cada artigo que atraiam fontes de informação (§HE19) e que devemos colaborar com acadêmicos na Wikipédia (§HE20).
  • Na Wikipédia em polonês (16d - 23d) um usuário que comentou no tema D acha que a WMF deve focar na tecnologia e apoio para a comunidade existente em vez de dedicar muitos esforços neste tema (§PL16), outro usuário, porém, discordou (§PL17).
  • Na reunião da Wikipedia Polônia 2017 (1d a 18d) os participantes afirmaram que no estado atual das comunidades de colaboradores nos projetos Wikimedia é difícil envolver a experientes devido aos métodos igualitários de tomada de decisões (§PL11). O especialistas poderiam ter um papel de conselheiros externos ou revisores (§PL12) e eles podem ser atraídos mediante a realização de projetos em comum com suas instituições (§PL13).
  • Na Wikipédia em espanhol (31d a 46d) um usuário opinou que a melhor forma de combater as más percepções sobre nossos projetos em outros meios é admitir que temos problemas de confiabilidade e os tornar mais confiáveis (§ES35). Os usuários também disseram que este tema não é necessariamente uma alternativa aos demais, mas vai de encontro com alguns deles (§ES38), e que se seguirmos este tema teremos um grande impacto ao nos converter nos líderes da informação confiável (§ES39).
  • Na discussão da Wikidata (44d a 50d) um participante disse que ser uma fonte fiável de conhecimento deveria ser o tema mais importante. Sem este, os demais quatro não têm nenhuma utilidade (§DATA50).
  • Durante a Hackathon Wikimedia (1d a 11d) os participantes comentaram que este tema é o mais importante porque impacta diretamente a milhões de leitores a cada mês (§wmhack10) e que para o tornar mais forte, precisamos mais pesquisas sobre as razões pelas quais usam outras fontes, e assim poder melhorar onde seja possível (§wmhack2).

Se envolver no ecossistema do conhecimento - E

  • Na discussão da comunidade bengali (1d a 6d) os participantes afirmaram que se pudermos assegurar a qualidade e confiabilidade poderíamos ser capazes de atrair pesquisadores e especialistas a nosso ecossistema de leitores. Eventualmente isto nos ajudará a criar um melhor ecossistema de conhecimento (§BN5).
  • Na discussão da Wikipédia em francês (40d a 48d) os usuários disseram que a incorporação ao ecossistema do conhecimento requer mais divulgação, um melhor entendimento por parte de acadêmicos, jornalistas, etc., e melhor recrutamento (§FR47), e que também temiam que Wikipédia não pode ser um substituto para uma educação universitária superior (§FR46).
  • Na discussão da esplanada da Wikipédia em hebraico (15d - 23d) sugeriram que é importante apoiar pessoas que possam interagir com o sistema do conhecimento (§HE22) e um usuário esteve a favor de envolver a institutos, universidades, escolas secundárias para promover a Wikipédia (§HE23).
  • Na reunião de Wikipedia Polônia 2017 (1d a 18d) os participantes comentaram que devemos alcançar s objetivos do tema D antes de pensar no tema E (§PL17), no entanto, reconheceram que o conteúdo da Wikimedia pode ser usado como um bom exemplo de como diferenciar bom conhecimento da informação falsa, ao analisar a qualidade das fontes (§PL18).
  • Na esplanada da Wikipédia em português (1d a 32d) os participantes comentaram que este tema é um dos que tem maior potencial de impactar ao mundo, com uma mudança na educação (§PT26). No entanto, também temiam que sem um ambiente acolhedor e processos e documentação mais claros não criaremos o efeito de contágio necessário para que este tema se desenvolva na velocidade necessária (§PT26). Também sugeriram que em vez de nos focar em atrair estudantes deveríamos nos focar em atrair professores (§PT29).
  • Na Wikipédia em espanhol (31d a 46d) os participantes disseram que, tal como a enciclopédia francesa, Wikipedia deveria ser ambiciosa e se tonar um ícone do século XXI (§ES44).
  • Na discussão na Wikipédia em vietnamita (13s - 19s) os participantes comentaram que se seguirmos este tema, faremos que todos no mundo sejam estudantes ativos e pesquisadores curiosos (§VI13). Também sugeriram que podemos coordenar com universidades e instituições educativas para melhorar alguns artigos específicos como tarefas dos estudantes (§VI17).
  • Durante a Hackathon Wikimedia (1d a 11d) os participantes comentaram que se seguirmos este tema podemos ter uma influência cultural, política e didática, só por ser uma fonte neutra de informação (§wmhack6).

Ver também