Eliminação de temas desatualizados

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Turning off outdated skins and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.

Para melhorar o uso de nossos recursos limitados, como os de 24 de Abril de 2013 todos os temas que não sejam Vector legacy (2010), MonoBook, Modern e Cologne Blue serão definitivamente removidos do MediaWiki e, portanto, de todos os projetos Wikimedia. Se sua conta estiver configurada para usar um dos temas obsoletos,[1] ela será automaticamente ajustada para usar o tema padrão de seu wiki - Vector.

O tema Nostalgia, um dos que serão removidos.

Quantas pessoas são afetadas por isto?

Cerca de 0,53% dos usuários ativos na Wikimedia, e cerca de 0,39% dos usuáriosa ativos com mais de 1000 edições. Também afeta 0,31% dos usuários da Wikimedia que não são mais ativos (sem edições ou log-ins nos últimos seis meses). Uma análise estatística completa está disponível aqui (em inglês).

O que eu preciso fazer?

Se você usou os temas Monobook, Moderno, Azul Colonial, ou Vector (p. ex., se você nunca mexeu nesta preferência), isto não te afetará em nada, e você não precisa fazer nada. Se atualmente estiver usando um tema antigo e se contentar em usar o tema padrão em cada wiki (Vector), também não precisa fazer nada.

Do contrário, você pode ir para Especial:Preferências em suas ferramentas pessoais, no topo de cada página, clicar na segunda aba ("Aparência") e selecionar "Vector", "Monobook", "Modern" ou "Cologne Blue", então pressionar "Salvar" no final da página. Se você não tem certeza de qual tema utiliza, pode seguir o mesmo procedimento para descobrir.

Por que vocês estão fazendo isso?

O principal motivo é que estamos implementando novos recursos - notificações inter-wiki, melhores maneiras de patrulhar páginas novas, páginas de discussão mais fáceis de usar, entre outros - que terão que ser integrados a todos os nossos temas. Não podemos substituir o software antigo por um novo que não funcione para uma parte da comunidade: simplesmente não é aceitável.

O problema é que, por termos tantos temas antigos, fazer novas implementações que os suportem custa caro em termos do tempo dos programadores (e também em termos dos fundos que nos doam). Quanto mais tempo consumirmos fazendo algo que funcione com nove ou dez temas diferentes, menos teremos para implementar novos recursos ou para a manutenção do software existente. Isto também limita as coisas que podemos implementar, já que alguns recursos altamente úteis podem não funcionar com temas de 2001 ou 2002. O resultado final é que temos que optar entre produzir vagarosamente um software limitado, estragar o site para uma parte da comunidade, ou desativar alguns temas; optamos pelo terceiro.

Por que estão mantendo estes quatro temas?

Os temas que vamos manter disponíveis - Vector, Monobook, Modern and Cologne Blue – foram selecionados porque neste momento funcionam com os recursos que oferecemos e/ou têm programadores ativos que os mantêm. Vector é o tema oficial que fornecemos e mantemos atualizado para todos os novos desenvolvimentos e para corrigir bugs. Os outros três (Monobook, Modern e Cologne Blue) são suportados principalmente por desenvolvedores voluntários que doam seu tempo para manter esses temas disponíveis. Nós, na Wikimedia Foundation tentaremos assegurar uma "degradação elegante" para esses três temas mais velhos, de modo que novas funcionalidades funcionem dentro do possível. Com o passar do tempo, no entanto, se eles se desatualizarem, podemos ter de desativá-los também.

Os temas antigos não são melhores para quem tem computador ou conexão lenta?

Na maior parte dos casos não. Costumava ser quando os temas antigos envolviam menos código e por isso eram melhores para pessoas com computadores lentos ou conexões más à Internet. No entanto, desde 2011 uma alteração técnica faz com que isto não seja mais verdade, e a diferença seja insignificante (no máximo, alguns kilobytes, ou abaixo de 5% da carga de uma página normal).

Por outro lado, os temas Vector e Monobook utilizam várias imagens de fundo (ao contrário de, por exemplo, o tema clássico), que podem aumentar um pouco a carga de CPU. Os temas Modern e Cologne Blue estão livres deste problema.

Scripts JS/CSS customizados, escritos para imitar os temas antigos, também causarão tempo adicional de download.

Eu gosto muito de algumas coisas em algum dos temas antigos - o que posso fazer?

Todos os temas WikiMedia permitem ao utilizador alterá-los com customizações específicas dos utilizadores utilizando JavaScript e CSS. Pode-se facilmente modificar um dos temas padrões (tais como Vector ou Monobook) para recriar elementos de um outro tema, (como Classic ou Nostalgia). Isto permite-lhe manter recursos dos quais goste particularmente de temas que serão removidos brevemente.

Se precisar de ajuda, por favor poste pedidos claros e discretos na página Tech descrevendo que recurso específico de um tema antigo gostaria de ver em um novo tema. Por exemplo, "Eu usava o tema clássica e gostaria de utilizar Monobook agora. Como faço com que a fonte seja serifada em vez de uma não serifada?"

Notas

  1. ⧼Skinname-chick⧽, ⧼Skinname-standard⧽, ⧼Skinname-myskin⧽, Nostalgia e ⧼Skinname-simple⧽.