Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question7/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question7 and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.

O que a diversidade na comunidade Wikimedia significa para você? Como isso pode ser alcançado de forma quantificável? (Exemplo: redução nas lacunas de dados)

Pergunta recebida de um membro da comunidade no Meta

Gerard Meijssen (GerardM)

Queremos ser diversos, é por isso que existem tantas Wikipédias. O nosso objetivo é servir ao nosso público com o melhor das nossas capacidades, descobrimos que o fazemos quando os números do tráfego mostram que crescemos e diversificamos o nosso público. Também há pesquisas suficientes provando que existe um viés no resultado do nosso conteúdo. Muitos editores não estão dispostos a aceitar isso e é por isso que remover o preconceito é uma luta. A própria pesquisa também é tendenciosa. A Wikipedia inglesa domina o que é estudado.

Dariusz Jemielniak (Pundit)

Diversidade na comunidade significa que temos pessoas com diferentes origens, histórias, perspectivas, culturas e idiomas. Pessoas que entendem como diferentes formas de privilégio funcionam. Quanto mais diversidade tivermos, mais provável será que sejamos capazes de cobrir diferentes nuances de conhecimento e ter ângulos mais úteis para oferecer. Além disso, é mais provável que preenchamos as lacunas na nossa cobertura do conhecimento em si. Existem muitas medidas quantificáveis ​​que podem ser usadas, mas precisamos estar atentos à observação de Marilyn Strathern: "Quando uma medida se torna uma meta, ela deixa de ser uma boa medida.", então estou relutante em oferecer um indicador específico, mas é claro que estamos longe de ser o ideal. A realidade é que não temos representação igual de gênero/raça/região/estado socioeconômico entre os nossos editores por uma série de razões, e alguns problemas estão relacionados à nossa cultura wiki. Certa vez, publiquei um artigo na Revisão Feminista, descrevendo a minha conta sobre como lidar com o sexismo na Wikipédia, e devo dizer que a minha experiência me fez perceber que se até eu, uma wikipedista experiente, fosse difícil — o que poderia dizer uma pessoa com menos experiência e formação? Acredito que haja um papel forte de todas as organizações formais em nosso movimento, de projetos como Wikiproject Women in Red, lançado fenomenalmente por Rosie Stephenson-Goodknight, ou de excelentes campanhas como Whose Knowledge?, lançado por Anasuya Sengupta e Siko Bouterse, e de outras novas iniciativas chegando aos círculos acadêmicos para resolver isso. Acredito que a Fundação já está fazendo um trabalho muito bom, mas as mudanças levam muito tempo, e resultados importantes e quantificáveis ​​ainda estão pela frente. Pundit (talk) 12:18, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lionel Scheepmans (Lionel Scheepmans)

La diversité au sein du mouvement est une question d'ouverture plus que de participation et de statistique. Pas plus que dans les loisirs, nous ne pouvons pas obliger des peuples ou des groupes culturels à contribuer si cela n'est pas quelque chose de pertinant pour eux. Par contre nous devrions être à l'écoute de toutes les demandes de ces groupes pour voir ce qui est applicable au sein des projets en prenant garde de respecter aussi les personnes déjà présentes. Pour revenir sur la question du genre largement débatue, on peut rendre les projets plus acceuillants sans que cela gène d'autres éditeurs avec des améliorations techniques qui permettrait dans le cas de la langue française par exemple, l'affichage automatique et personnalisé de l'écriture inclusive via les préférences utilisateurs.

Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)

Para mim a diversidade é a base de uma sociedade em harmonia, todas as culturas, religiões, línguas, sexos, opiniões devem subsistir juntas e/ou encontrar compromissos. Na Wikimedia, isso é muito importante porque temos que nos certificar de que todo o conteúdo das nossas páginas é diversificado. para alcançá-lo, podemos fazer projetos temáticos como já existe, e devemos promover afiliações temáticas como afiliações em relação a línguas minoritárias, a lacuna de gênero ... ex.

Pela minha parte, sou muito ativo na diversidade das línguas e culturas menos visíveis, porque sinto que é meu dever apoiá-los e ajudá-los a contribuir para que sejam visíveis. Eu sou o criador do Tamazight Languages User Group, desde a sua criação você pode ver muitos projetos surgindo com esses idiomas lá, de forma direta ou indireta.

meu último projeto do qual participei como organizador é na Wikipédia em árabe, onde fizemos um concurso com o objetivo de aumentar a visibilidade dos autores de língua árabe e dos países MENA. Após constatar que o conteúdo de autores/autoras em língua árabe não estava muito presente, passamos a torná-los mais visíveis.

Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)

at WikiDivCon 2016
at WikiDivCon 2017

Dentro do movimento Wikimedia, falamos muito sobre diversidade. Leitores, participantes (por exemplo, administradores organizadores, administradores on-wiki, editores, desenvolvedores, organizadores de movimentos, membros do Conselho) e conteúdo são algumas das áreas que abordamos, mas também a sociedade, pois isso certamente afeta a diversidade.

Leitores: Em 2018/19, a Fundação Wikimedia pesquisou quem lê a Wikipédia. Os resultados incluem: existem muitas lacunas na diversidade do leitor, e o conteúdo que as pessoas leem está relacionado à sua identidade ou contexto.

Participantes: De acordo com o 2020 Community Insights Report, 76% dos wikimedianos são do sexo masculino; quase 50% dos wikimedianos vivem na Europa e 20% na América do Norte. As conclusões incluem: “Se quisermos aumentar a diversidade geográfica e de gênero do nosso Movimento, devemos nos concentrar em atrair e reter os recém-chegados; e a nossa crescente diversidade está em risco se não melhorarmos os nossos ambientes sociais e técnicos, especialmente para aqueles que têm muitas vezes experiências piores”. O Código de Conduta Universal é apenas uma das várias Iniciativas de Estratégia de Movimento focadas em nosso ambiente social (por exemplo, segurança e inclusão).

Conteúdo: Existem muitas lacunas de conteúdo na Wikipédia e em projetos irmãos. O mais pesquisado pela Fundação Wikimedia é a Diferença de gênero no conteúdo da Wikipédia. Por anos, Wikimedia México (e outros) facilitou “editatonas”; em julho de 2021, esses esforços levaram a um aumento na representação de mulheres na Wikipédia em espanhol para 22,02%. Da mesma forma, a comunidade Women in Red aumentou a representação de mulheres na Wikipédia em inglês de 15,5% em outubro de 2014 para 18,98% em julho de 2021.

A diversidade de leitores, participantes e conteúdo é um assunto interligado, e apoio a implementação das Iniciativas Estratégicas do Movimento que irão melhorar a nossa diversidade em cada uma dessas áreas.

Em relação ao meu próprio trabalho para melhorar a diversidade da Wikimedia, sou a fundadora da Wikipédia em inglês WikiProject Women Writers (2014), a cofundadora do WikiWomen's User Group (2015), e cofundadora da Women in Red (2015). Em 2017, conduzi 65 entrevistas com wikimedianos em todo o movimento para o projeto Gender Diversity Mapping, cujas descobertas aparecem no Gender equity report 2018. Falo muito sobre questões de diversidade dentro do movimento Wikimedia; veja as apresentações aqui e a mídia aqui. --Rosiestep (talk) 03:38, 17 July 2021 (UTC)[reply]

Mike Peel (Mike Peel)

Para mim, a diversidade na comunidade WIkimedia significa que qualquer pessoa que queira contribuir pode contribuir, independentemente do sexo/localização/idade/etc. — e se eles não querem contribuir (ou pior, sentir-se excluídos), devemos estar ativos para entender o porquê disso. Também significa cobertura global de todo o conteúdo em todos os idiomas (por exemplo, a Wikipédia em inglês é ótima para países de língua inglesa, mas péssima para países com outras línguas nativas! E há muito trabalho de expansão a fazer em muitos outros idiomas!).

Isso significa alcance positivo em termos de Women in Red e outros projetos online semelhantes para consertar áreas em que estamos perdendo conteúdo importante, e requer uma rede sólida de afiliados em todos os países ao redor do mundo para fazer atividades off-line e atrair pessoas que não o fariam caso contrário, não editei.

Também requer diversidade nos processos de tomada de decisão dentro das organizações da Wikimedia, para garantir que o movimento tenha uma perspectiva global. Obrigado. Mike Peel (talk) 11:14, 11 July 2021 (UTC)[reply]

Adam Wight (Adamw)

Diversidade é como conseguimos algo tão transformador quanto "ponto de vista neutro". Pessoalmente, penso neste pilar como um ponto de vista "plural", porque se trata de pessoas de muitas origens diferentes colaborando para criar algo coerente juntas, por meio do respeito mútuo e da integridade intelectual. Nossos projetos são baseados no pluralismo.

O abuso online é a maior ameaça a esse pluralismo (veja a pesquisa de assédio de 2015), e o seu impacto cai desproporcionalmente sobre as pessoas que estão em uma minoria na wiki, como pessoas não binárias. Acabar com esse abuso deve ser a maior prioridade para a Fundação, por meio do design de software, e para as comunidades, usando políticas e intervenção direta. Qualquer alcance potencial é prejudicado por questões culturais, por exemplo, ouvi dizer que o WMF fez experiências com um fundo de cores vivas para o link "Editar", encontrou uma forte resposta do leitor, mas decidiu não fazer a mudança porque parecia irresponsável desenhar novos editores em um terreno social e técnico tão difícil.

Como um pequeno exemplo do que a Fundação pode fazer, existe atualmente uma iniciativa para tornar a edição anônima mais segura, de forma que os usuários não sejam afetados apenas pela edição. Essa falha de software também afeta os usuários logados cujo endereço IP às vezes é revelado por uma guia do navegador no "modo privado" e assim por diante.

Para intuições recentes sobre a quantificação da diversidade, gostaria de recorrer ao Wikipedia Diversity Observatory, que foi criado para responder exatamente a essa pergunta. Para mover a agulha, podemos atrair afiliados locais, diversificar o tipo de projetos que apoiamos hospedando uma fazenda wiki aberta e ver como neutralizar a atração gravitacional das línguas coloniais que faz com que as pessoas, por exemplo, edite em inglês e francês em vez de na língua materna.

Vinicius Siqueira (Vini 175)

Diversidade na Comunidade Wikimedia é a garantia de inclusão e representação de grupos diferentes e específicos em todas as dimensões do Wikiverso. Sou extremamente sensível a este assunto, e esta é uma das minhas maiores motivações para concorrer ao Conselho da WMF.

Catorze anos atrás —quando comecei a editar a Wikipédia— conheci a vibrante comunidade por trás dos projetos. Esse foi um dos principais motivos que me motivaram a continuar editando. Fiquei encantada com a possibilidade de compartilhar um sonho com tantas pessoas de tantos lugares do mundo.

Minha experiência pessoal como médico em comunidades carentes da minha cidade, Rio de Janeiro, aprofundou o meu interesse em promover e valorizar a inclusão e a equidade na representação. Dar voz às minorias e garantir o seu acesso a direitos essenciais, como saúde e educação, fazem parte do meu trabalho diário nas favelas.

Estendi o compromisso do Wiki de “dar acesso” à minha vida e isso alimenta os meus sonhos de mudar o mundo.

Como vice-presidente do Wiki Movimento Brasil, contribuí e apoiei fortemente o nosso Plano de Diversidade. --Vinicius Siqueira (talk) 00:54, 10 July 2021 (UTC)[reply]

Yao Eliane Dominique (Yasield)

Pour moi, la diversité dans notre communauté se résume plus en l'acceptation de la différence les uns des autres. Accepter que l'autre est différent de moi. Accepter que l'autre ne vient pas de la même zone géographique que moi, encore moins de la même race que moi mais nous avons un intérêt commun qui est le partage de la connaissance libre. En termes de contenus ou de gap de contenus, cela revêt de la compétence et de la volonté des communautés ou des personnes intéressées par les différents sujets à pourvoir sur les projets Wikis.

Douglas Ian Scott (Discott)

Se quisermos "fornecer gratuitamente a soma do conhecimento humano a todos", então superar as nossas deficiências de diversidade é muito importante, pois só esperamos conseguir isso se tivermos uma diversidade de voluntários escrevendo a partir de uma diversidade de pontos de vista diferentes. Pessoas na África, por exemplo, geralmente estão em melhor posição para contribuir com conteúdo sobre assuntos africanos notáveis, pois tendem a se interessar mais por esses assuntos e geralmente têm acesso mais fácil às informações sobre eles do que as pessoas em outras partes do mundo. Editores de diversidade também têm mais probabilidade de produzir uma diversidade de pontos de vista, o que é muito importante para estabelecer um ponto de vista neutro.

Acho que uma das maneiras mais úteis de olhar para a diversidade no contexto do nosso movimento é dividi-la em dois tipos.

Diversidade comunitária: varia de demográfica a temática e geográfica, mas também inclui outros tipos de diversidade, como diversidade política e socioeconômica.

Diversidade de conteúdo: Estou mais ciente desse problema de uma perspectiva geográfica, pois descobri que há falta de conteúdo africano na Wikipédia. Existem também distorções de conteúdo baseadas em gênero e temáticas. Uma proporção muito pequena de artigos de biografia na Wikipédia em inglês é sobre mulheres, por exemplo; assuntos baseados em tecnologia são cobertos muito mais extensivamente do que assuntos baseados em ciências sociais é outro exemplo. Isso também pode assumir uma dimensão linguística; Wikipédia em isiXhosa, por exemplo, tem apenas 1 208 artigos para 8 milhões de falantes de línguas, enquanto o inglês tem mais de 6 milhões de artigos.

Existem também outros tipos de diversidade que também precisam ser considerados, como a diversidade dos nossos leitores. Com um conteúdo mais diverso, é mais provável que tenhamos leitores mais diversificados. Muitas vezes recebo comentários de que muitas pessoas não leem a Wikipédia na África do Sul porque muitas vezes não tem conteúdo que seja relevante para eles ou eles pensam que não é apresentado de um verdadeiro ponto de vista neutro.

Esses dois tipos de diversidade junto com os nossos leitores estão interligados e inter-relacionados. Uma comunidade mais diversa tende a aumentar a diversidade de conteúdo. É razoável supor que maior diversidade de conteúdo resultará em uma maior diversidade de leitores e uma maior diversidade de leitores ajuda a criar uma maior diversidade de editores/membros da comunidade' '.

Na África do Sul, temos tentado aumentar a diversidade de nossa comunidade e, ao mesmo tempo, tentar melhorar a diversidade de conteúdo. Essa abordagem foi impulsionada pela necessidade, já que em nossa comunidade local há uma falta de diversidade demográfica que, observamos, causou uma falta de diversidade de conteúdo. Ambos os tipos de diversidade precisam ser tratados. Descobrimos que políticas mais inclusivas e projetos de extensão com organizações parceiras adequadas ajudam. No entanto, muito mais precisa e pode ser feito.

Apoiar o desenvolvimento de comunidades de voluntários em países emergentes seria uma prioridade importante para mim. Outra prioridade importante seria apoiar a inclusão de grupos sub-representativos.

Cada comunidade e grupo terá as suas próprias necessidades e oportunidades únicas para aumentar a sua inclusão. Parte do trabalho do conselho e do WMF será definir quais são essas necessidades e oportunidades e apoiar os esforços para resolvê-las. --Discott (talk) 15:31, 19 July 2021 (UTC)[reply]

Pascale Camus-Walter (Waltercolor)

A falta de dados influência as decisões baseadas em dados. É um fato que o movimento não faz e publica estatísticas regulares sobre gênero e diversidade como outras organizações fazem. Existem pesquisas, mas são baseadas em amostras limitadas e não é exatamente o mesmo que fazer estatísticas regulares com base em nossos dados (se disponíveis). Este é um ponto que devemos abordar e assumir as nossas responsabilidades. Se os dados relativos aos projetos da Wikimedia mostram uma grande disparidade na composição social dos contribuidores (nesta fase, pode não ser uma lacuna, mas um abismo), deve ser monitorado regularmente (pelo menos uma vez por ano). Vamos primeiro definir o que queremos perguntar sobre os dados. Então é necessário pensar em como podemos coletar dados precisos e completos, analisá-los e também, publicar e comunicar regularmente sobre eles. Mas isso não nos dará a solução sobre como trazer diversidade em uma sociedade Wikimedia que se mostra quase monolítica. Devemos abordar isso de uma forma especial porque é muito sério, portanto, existem soluções e podemos fazer alguma coisa. Não há fatalidade. --Waltercolor (talk) 10:26, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Iván Martínez (ProtoplasmaKid)

(Tradução em Português do Brasil abaixo) Personalmente en todas las oportunidades que he podido participar e influir con opiniones en el movimiento Wikimedia, he tenido una fuerte posición en pro de las diferentes nociones de diversidad bajo una mirada fuertemente poscolonial. En ello he señalado en muchas ocasiones que al parecer la diversidad en el movimiento sólo se observa en los procesos de selección e integración basados fuertemente en la noción de “diferente” más que de “diverso”, lo cual me parece muy limitado. Asegurar diversidad necesita nociones bien establecidas que influyan todos los procesos del movimiento como equidad; es decir, que las personas puedan acceder a las mismas oportunidades sin importar sus condiciones específicas; lograr una comunicación sencilla y simplificada; reconocer privilegios, hacer patente y claro a toda la comunidad que las propias condiciones de un mundo que no es justo y de modelos de dominación histórica pueden replicarse en los procesos del movimiento. Un ejemplo claro de esto son ciertos privilegios como el dominio del idioma inglés, mismo que puede ser un factor de exclusión en los procesos de diálogo, comunicación y decisión en nuestro movimiento.

Cuando organicé Wikimanía 2015 fuimos la primera edición en ofrecer traducción simultánea en uno de los tracks, y una sala se realizó enteramente en español. Igualmente impulsé la redacción de la Carta de Buenos Aires, en donde afiliados de una región defendimos con fuerza el reconocimiento permanente de la diversidad lingüística.

Y no hay diversidad si lo ancho del mundo no está presente en el movimiento. En lo práctico por más de una década he hecho una fuerte labor en la integración de mi región, en donde he apoyado a que más colegas estén presentes con voz y voto desde nuestros entornos en todos los procesos.

Victoria Doronina (Victoria)

Diversidade significa que todos, independentemente de sexo, raça, nacionalidade, idade, podem criar o conteúdo. Mas esse é o princípio fundamental. Na prática, as primeiras pessoas que chegaram lá eram do Norte Global, principalmente homens. E agora a idade média do contribuinte está aumentando. Isso não é ruim em si, mas também significa certas atitudes. Por exemplo, em um grupo FB Wikimedianos, vi uma opinião que o NPOW é para a Wikipédia em inglês apenas porque projetos menores não podem mantê-lo. Meu oponente disse que o NPOW vem da tradição acadêmica. E a tradição acadêmica pertence à Civilização Ocidental (leia "homens brancos").

É por isso que orientar comunidades emergentes (questão anterior) é essencial. Por exemplo, a Wikipédia russa viu pelo menos duas crises em que poderia ter se tornado um terreno baldio não-POV. Eram crises relacionadas aos LGBT (que estão em andamento de forma crônica) e a chamada Wikipédia Sibiriana, criada em uma linguagem ofensiva inventada. A comunidade resolveu a primeira crise, a segunda precisava da ajuda da WMF, que acabou fechando a Wikipédia Sibiriana.

Quanto à quantificação, precisamos expandir ainda mais Lista de artigos que toda a Wikipédia deveria ter/Expandida para incluir listas compiladas por outros projetos além da Wikipédia em inglês, portanto, não é uma cultura tão fortemente ocidental (principalmente de língua inglesa) dominado. Os tamanhos dos artigos e o seu estado (Bom, etc.) são quantificáveis. O mesmo se aplica ao Commons.--Victoria (talk) 07:44, 8 July 2021 (UTC)[reply]

Lorenzo Losa (Laurentius)

A diversidade é importante em todos os lugares, porque traz uma perspectiva mais ampla e uma melhor tomada de decisão. No movimento da Wikimedia, é especialmente importante, por duas razões principais. A primeira é que queremos disponibilizar a soma de todo o conhecimento humano — não apenas um setor específico. Para isso, é essencial ter colaboradores com diferentes experiências e áreas de especialização, de diferentes partes do mundo. A segunda razão é que nos esforçamos para ter um ponto de vista neutro (este é um termo usado na Wikipédia, mas a maioria dos projetos wiki tem princípios semelhantes). Para fazer isso, precisamos de perspectivas diferentes. Ninguém pode ser neutro sozinho.

Trabalhar em um ambiente de alta diversidade é mais difícil do que trabalhar com um grupo de pessoas que compartilham a mesma formação e as mesmas ideias. Embora geralmente resulte em melhores resultados, as decisões levam mais tempo e os mal-entendidos são mais frequentes. No entanto, na maioria dos casos, vale a pena pressionar por mais diversidade.

Mesmo em um ambiente de alta diversidade, precisamos compartilhar algo e, especialmente, precisamos compartilhar valores comuns. Por exemplo, uma pessoa que acredita que a Wikipédia não deve ser livremente acessível pode trazer diversidade; mas não é o tipo de diversidade que buscamos.

Quantificar a diversidade é muito difícil, porque ela tem muitas facetas. Mesmo os critérios mais aparentes de diversidade (como gênero, geografia, etnia) não são facilmente medidos na comunidade da Wikimedia, porque não sabemos realmente quem são os voluntários, exceto para os poucos que vão a eventos presenciais ou são identificados de outra forma. É ainda mais difícil avaliar os níveis mais profundos de diversidade, os que mais importam, que envolvem todo o espectro de pensamentos e pontos de vista das pessoas.

Raavi Mohanty (Raavimohantydelhi)

Nós, editores de projetos da Wikimedia, entendemos que a meta de estabelecer um mecanismo de educação verdadeiramente sem fronteiras não pode existir sem a representação de todas as comunidades, independentemente de gênero, idioma, culturas, perspectivas políticas, orientações sexuais, etc. No entanto, estamos longe de realizar esse ideal. O fluxo de conhecimento e ideias tem um viés ocidental distinto, dominado por homens, quando se trata de países asiáticos e africanos, gênero e preferência sexual das pessoas. O WMF deve se tornar uma ferramenta para retificar esses preconceitos e não para fossilizá-los. É triste ver que toda a comunidade e até mesmo países foram moldados. Esses preconceitos são galopantes na mídia convencional e nas artes e na cultura popular. A Wikipédia tem um papel importante a desempenhar na redução do fluxo desses preconceitos.

A Wikipédia precisa de mais escritores locais de países em desenvolvimento que possam representar as vozes do seu povo e mostrar a sua cultura para o resto do mundo. Da mesma forma, é necessária uma grande representação da comunidade LGBT para lutar contra a homofobia em todo o mundo. O preconceito contra a comunidade é mais pronunciado nos países em desenvolvimento. Os editores da Wiki devem representar todos os setores da sociedade. Raavimohantydelhi (talk) 13:12, 10 July 2021 (UTC)[reply]

Ashwin Baindur (AshLin)

Considero que a diversidade é uma característica do movimento da Wikimedia. Os voluntários que contribuem para a Wikimedia são de todos os países do mundo, e é razoável supor que eles representam todas as principais comunidades, idiomas, diferenças políticas, raças, religiões, etnias, orientações sexuais e similares. Existem mais de 300 idiomas presentes nos projetos da Wikimedia. Os tópicos abordados nos projetos são de diversidade incompreensível e representam um amplo espectro de interesses e perspectivas. Portanto, no geral, podemos considerar que o movimento tem uma boa diversidade.

A diversidade é boa para o movimento Wikimedia. Quando pessoas de origens, experiências e crenças diferentes se reúnem, isso proporciona muitos pontos de vista e perspectivas, que por sua vez levariam a melhores soluções. O número de boas ideias e inovações aumenta e o movimento como um todo prospera.

No entanto, para que essa diversidade produza uma infinidade de ideias, é necessário que o ambiente seja aberto, respeitoso, seguro, equitativo, justo e tolerante com pontos de vista diferentes. Também exige que a comunidade esteja sempre alerta para quaisquer práticas que discriminem, suprimam, impeçam outros pontos de vista ou que permitam que um ponto de vista ou ideologia domine jogando o sistema.

A diversidade de pontos de vista e perspectivas também é uma ajuda poderosa para superar o preconceito sistêmico e reduzir o preconceito. A diversidade ajuda a trazer consenso e compromisso, a estabelecer relações de trabalho e a levar as questões bloqueadas ao diálogo e à resolução.

Um olhar mais atento também mostra que essa diversidade não existe de maneira uniforme. A diversidade em questões como opiniões nem sempre é valorizada. Vimos nas Wikipédias que as mulheres não constituem metade da comunidade de voluntários. Em muitos projetos da Wikimedia, existem lacunas nos tópicos abordados, desinformação e distorção estão presentes no mar de conhecimento com a diretoria. Em alguns casos, as comunidades são assumidas por uma comunidade que adere a uma agenda ideológica de algum tipo, caso em que os Quatro Pilares da Wikipédia ficam comprometidos.

As ferramentas atuais da Wikimedia, o WikiData e outros recursos relacionados permitem que a análise das interações da comunidade seja feita não apenas qualitativamente, mas também quantitativamente. Podemos obter estatísticas sobre vários problemas a partir dessas ferramentas, por exemplo, separação do gênero dos editores, número de artigos sobre personalidades femininas notáveis vs masculinas, eliminação rápida de artigos sobre personalidades masculinas vs femininas e as razões apresentadas, e assim por diante.

Onde ferramentas específicas de análise de dados não existem ou não estão prontamente disponíveis, elas podem ser feitas pela comunidade ou fornecidas pela equipe do WMF.

AshLin (talk) 11:17, 13 July 2021 (UTC)[reply]

Pavan Santhosh Surampudi (Pavan santhosh.s)

O movimento da Wikimedia é um movimento global e a diversidade é uma parte essencial dele. Diversidade traz diversos pontos de vista, oportunidades, capacidades, ideias, etc., "Nós, sempre, aspiramos que a diversidade nos projetos da Wikimedia fosse um espelho e uma representação da diversidade do mundo". Mas, infelizmente, a nossa comunidade não é tão diversa. Alguns dos problemas que enfrentamos têm origem na história e na ordem mundial que está além do nosso controle e capacidade. Mas, existem algumas coisas em nossa capacidade. Acredito que corrigir os problemas de assédio e continuar a apoiar a diversidade no conteúdo e na contribuição resulta em um movimento mais diverso do que o que temos agora.

  • O assédio é um problema importante que nos impede de ser mais diversificados. Um ambiente inclusivo, seguro e acolhedor é necessário para uma comunidade diversificada. A recomendação de estratégia de movimento que diz "Oferecer segurança e inclusão" nos deu uma direção clara para corrigir esse problema.
  • A fundação e o movimento da Wikimedia já estão trabalhando para corrigir algumas formas de lacunas de diversidade, especialmente a lacuna de gênero. Líderes dentro do movimento como User:Rosiestep estão trabalhando para corrigir a lacuna de gênero, estabelecer entidades de movimento para lidar com o problema, criar conhecimento de meta-nível para replicar esses modelos e assim por diante. Acredito que a fundação deveria, é claro, continuar investindo mais nisso e também usar esse conhecimento de meta-nível para trabalhar na correção de outros tipos de lacunas de diversidade.

--Pavan Santhosh Surampudi (talk) 14:51, 18 July 2021 (UTC)[reply]

Ravishankar Ayyakkannu (Ravidreams)

Diversidade no movimento da Wikimedia significa ter pessoas de todas as cores, raças, línguas, etnias, nacionalidade, gênero, orientação sexual, classe, nível de alfabetização, usando e contribuindo para nossos projetos e estando envolvidas em todos os níveis de tomada de decisões proporcionais a sua população.

A atual falta de diversidade no movimento, embora seja um reflexo das lacunas socioeconômicas e políticas que existem no mundo, também é agravada pelo design dos nossos projetos e pelas decisões do movimento. Embora seja altamente ambicioso e impossível eliminar as lacunas de diversidade devido a fatores que estão fora de nosso controle, devemos definitivamente trabalhar para melhorar a diversidade, consertando nossos caminhos.

Devemos melhorar

  • a experiência do usuário de nossos projetos para que pessoas de todos os níveis de alfabetização e classes econômicas possam usá-la e contribuir com ela.
  • nossa confiança e segurança apoiam grupos vulneráveis e minoritários não se sentem assediados ou ameaçados
  • financiamento, treinamento e suporte técnico para comunidades emergentes para que tenham uma chance equitativa de crescer e prosperar como suas contrapartes desenvolvidas.

Farah Jack Mustaklem (Fjmustak)

Diversidade é algo que a Fundação Wikimedia e a comunidade Wikimedia têm tentado alcançar. A diversidade que nos esforçamos para ter está na base de usuários e na cobertura do assunto. A paridade de gênero é uma questão muito importante a ser trabalhada. Isso pode ser ajudado ao acabar com o assédio e intimidação online, aplicando o Código de Conduta Universal e trabalhando com as comunidades para tornar a participação nos projetos mais convidativa e menos desagradável. Outro aspecto da diversidade é a diversidade cultural e linguística. Ao encorajar a participação nos vários projetos wiki, e pressionando por mais inclusão, uma base de usuários mais diversificada e, portanto, ideias mais diversas serão apresentadas. --Fjmustak (talk) 23:48, 31 July 2021 (UTC)[reply]