Afiliados do movimento Wikimedia/Princípios

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia movement affiliates/Principles and the translation is 100% complete.
Espera-se que os afiliados do movimento da Wikimedia, e as entidades que trabalham com eles, tais como o Comitê de Afiliados, sigam o Princípios da afiliação do movimento Wikimedia abaixo como desenvolvido pelo projeto de papéis de movimento.


Princípios das afiliadas do movimento Wikimedia
Expandir nossa rede
Grupos de apoio ao nosso movimento - informal e formal - que atendam aos critérios de reconhecimento devem ser incluídos em nossa meta-estrutura organizacional de forma a reforçar nossa rede global.
Flexibilidade
Deixe a porta aberta para que organizações ou grupos passem de um status para outro, para permitir a mudança e não forçar as pessoas a um modelo que talvez não caiba.
Puxe, não empurre
Disponibilizar informações sobre os princípios, parâmetros e processos para afiliar-se ao movimento da Wikimedia. Observe as vantagens, desvantagens, direitos e obrigações de cada modelo. Ajude os grupos a escolher a melhor opção adequada ao seu trabalho, mas deixe que eles decidam.
Sem hierarquias; cooperação
Priorizar a cooperação entre afiliados. Vários afiliados que coexistem em uma área não estão em uma hierarquia, mas precisam concordar sobre como coexistir em suas áreas, cooperar e evitar o trabalho duplicado.
A comunicação é fundamental
A consulta, o fluxo de informação e a comunicação são críticos, particularmente em áreas geográficas ou temáticas de sobreposição, tanto para trabalhar em colaboração como para evitar colisões ou conflitos. Compartilhe informações sobre projetos potencialmente sobrepostos entre todos os grupos afetados. Garantir que os relatórios públicos cumpram nossos padrões de responsabilidade.
Evite burocracia desnecessária
Os colaboradores devem tentar trabalhar com grupos existentes sempre que possível. Novas entidades não devem ser formadas apenas por causa de divergências pessoais.
Capacitar contribuidores
A principal razão para reconhecer afiliados é capacitá-los para obter mais reconhecimento e apoio dentro de suas comunidades e para identificar seu trabalho com os projetos.