Política de Stewards

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Stewards policy and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
Esta página descreve as políticas e as linhas diretrizes sobre os stewards. Para instruções e outra documentação, consulte o manual dos Stewards.
Stewards
Para Stewards
Quadro de avisos

Políticas

Não substituir o consenso

Os stewards não deverão sobrescrever o consenso, tais como, se um utilizador deverá ou não receber um direito de utilizador específico. A sua tarefa é implementar um consenso válido da comunidade dentro dos limites dos objetivos da Wikimedia. Se existirem dúvidas sobre se uma ação deverá ou não ser realizada, os stewards não deverão agir, a menos que seja uma situação de emergência que exija ação imediata ou não existam utilizadores locais ativos para o fazer.

Os stewards deverão atuar sempre de maneira imparcial. Eles podem votar nas eleições, mas quando implementarem o resultado da eleição, o mesmo deve agir de acordo com o resultado, mesmo que este não concorde com o resultado.

Corolário

Embora os stewards devam seguir a regra supracitada, não deixam de ser editores comuns independentemente de quaisquer outras posições que ocupem e, como tais, têm o direito de exprimir livremente as suas opiniões, expor seu ponto de vista e ser ouvidos pela comunidade, assim como qualquer outro utilizador.

Em poucas palavras: eles não perdem a capacidade de pensar e sentir apenas por terem acesso a mais botões.

Não promover utilizadores nos projetos com burocratas disponíveis

Os burocratas locais são os responsáveis por atribuir os direitos de administrador, burocrata e robô. Os stewards apenas devem atribuir essas permissões em um projeto se não houver burocratas ativos disponíveis localmente.

Se um steward também for um burocrata em determinado projeto, então deverá gerenciar os direitos de utilizador usando a interface local dos burocratas em vez da interface dos stewards no Meta-Wiki. Esta medida aumenta a transparência, uma vez que a ação será registrada na wiki local, e evita confusão acerca de qual estatuto foi utilizado na atuação do utilizador.

Evitar conflitos de interesse

Os stewards devem usar a sua discricionariedade de modo a evitar conflitos de interesse, em situações nas quais não são plenamente imparciais para a tomada de decisão. Tais situações devem ser deixadas a stewards neutros. Isto inclui:

  • utilizar o acesso de steward em qualquer wiki em que tiver sido bloqueado;
  • gerenciar direitos de utilizador em home wikis (wikis nas quais o steward é um membro ativo da comunidade), exceto em casos incontestes (como em remoções solicitadas pelos próprios utilizadores) ou emergências

Transparência

Os pedidos endereçados aos stewards devem ser feitos nas páginas de pedidos apropriadas. Quando um membro da comunidade solicitar a alteração de direitos de utilizador, deverá ser fornecida uma ligação para a página em que a decisão foi discutida e aceita pela comunidade. A atividade dos stewards é visível nos registos do Meta-Wiki. Quando uma solicitação é finalizada, os stewards devem marcá-la como concluída na página de pedidos no Meta e, preferencialmente, na página da solicitação local, se esta existir.

Preferencialmente, as discussões entre os stewards deverão ocorrer no Meta-Wiki ao invés de em locais privados, para que os editores possam compreender as suas decisões. Se um steward tiver dúvidas acerca de um pedido, deverá então comunicá-las aos demais stewards, a fim de que estes tomem ciência do problema e o pedido não seja inadvertidamente deferido por outro steward.

Verificar políticas locais

Se uma wiki tiver políticas vigentes relacionadas com a ação do steward, os stewards devem certificar-se que os pedidos submetidos estejam em conformidade com as respetivas políticas antes de atuar, ou se existe um consenso favorável à ação.

Processos

Eleições

Para critérios das eleições atuais, consulte: Stewards/Eleições 2024/Guidelines.

Perda do acesso de steward

Inatividade

Qualquer steward inativo (como um steward) terá as suas permissões de steward removidas. "Inativo" significa: nenhuma ação de steward computada nos últimos seis meses e menos de dez no último ano. Os stewards inativos poderão recandidatar-se nas próximas eleições.

Votação depois de um ano

O estatuto de steward não é um privilégio para o resto da vida. Os utilizadores o obtém se precisam dele, mantêm-no enquanto as pessoas confiarem neles, e o perdem se este não se fizer mais necessário ou caso não sejam mais considerados confiáveis. O estatuto de steward é mantido até as próximas eleições anuais, ocasião na qual os utilizadores são convidados a comentar a respeito da atuação do steward ou solicitar a remoção do seu acesso. No entanto, dado que o estatuto é tipicamente uma posição suscetível a causar problemas e como o grupo pode facilmente controlar a si mesmo, a confirmação em si é efetuada por outros stewards. Se a maioria dos outros stewards solicitar a remoção do estatuto de steward, o steward o perderá. Stewards terão o cuidado específico para reavaliar as situações em que a oposição da comunidade for registrada.

Consulte também