Política de fechamento de projetos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Closing projects policy and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
CPP
Esta página fora das linhas da política que governa o processo para fechar (e em algumas situações apagar) um wiki hospedado pela Fundação Wikimedia, como definido pelo comitê de idiomas.
Comité de idiomas
Comité de idiomas
Comité de idiomas
Para utilizadores que o solicitem
For members
Information
Closing projects (voluntarily)
Esta caixa : ver · discussão · editar

Esta política define o processo para fechar (e em algumas situações apagar) um wiki hospedado pela Fundação Wikimedia. Pedidos para fechar projetos, e.g. subdomínios, na maioria versões de idioma, são manipulados pelos membros do Comitê de Idiomas, que entram para tomar cuidado deste.

O Conselho de Curadores tem autoridade final sobre as decisões dos membros. Pedidos para fechar um projeto irmão inteiro raramente acontece, e não existe processo formal para manipulá-los.

Introdução

Pedidos anteriores de propostas de fechamento de projetos não tinham critérios claros. Diversas políticas foram apresentadas para esses critérios, mas nenhuma proposta foi adotada.

Devido a isso se propôs fechar muitos projetos pequenos e inativos. Certos usuários apoiaram a proposta com o argumento de que "o projeto se encontra inativo" entretanto que outros se opuseram com argumentos como "deixem-no crescer". Muitas vezes, os usuários tomavam as decisões, as quais podiam até ser contrárias ao consenso desenvolvido.

Esta política tenta corrigir este problema da seguinte maneira:

  • requerendo uma razão válida para o fechamento e definindo várias razões como razões válidas ou inválidas.
  • colocando o procedimento em mãos dos membros do comitê de idiomas e a decisão final nas do Conselho de Administração.

A comunidade não tem mais autoridade sobre o fechamento de projetos, mas apenas um papel consultivo. Este põe o procedimento em linha com a política para proposta de idiomas, que é também dependente no Comitê de Idiomas e aprovação de Conselhos. Isso significa que fechar um projeto não é mais fácil do que abrir um.

Embora a decisão seja feita por um membro do Comitê e já não através de uma decisão comunitária, a Junta Diretiva se reserva a decisão final. O Comitê está convencido de que este procedimento melhorará o processo decisório e de que o Comitê e a Junta Diretiva são os órgãos apropriados para gestionar o fechamento de projetos Wikimedia e não outros.

Política

Tipos de propostas

A fim de distinguir as situações de rotina das potencialmente mais complexas ou incomuns, os projetos que se propõem para ser fechados se classificam como um de dois tipos:

  1. Edições regulares de idiomas que não têm conteúdo ou o conteúdo existente é insignificante. (Tenha em conta que os wikis pequenos/inativos pelo geral não causam dano se ficam abertos: o spam automático sempre é bloqueado, a diferença do passado.)
    "Por exemplo: Wikcionário em afar, Wikiquote em irlandês, Wikilivros em guarani, ..."
  2. Outros wikis (com frequência relativamente mais ativos) que podem ser controversos, questionáveis ou pouco comuns de algum modo.
    "Por exemplo: Quality Wikimedia, Wikiquote em inglês simples, ..."

Definição de ações

  • Fechar uma wiki significa bloquear a base de dados tanto que não pode ser editado por ninguém, exceto burocratas, editores de interface, administradores de sistema, fundador e funcionários, mas todas as páginas ainda são visíveis ao público. Os privilégios de usuário (administrador de sistema, ...) são removidos e podem ser restaurados sobre o pedido do usuário quando a wiki for reativada.
    • Em um "fechamento suave", a página frontal é substituída por um anúncio que o projeto está atualmente inativo, mas essas pessoas são bem-vindas para tentar reviver o projeto se eles quiserem. Adicionalmente, algumas ou todas as páginas podem ser protegidas.
  • Apagar uma wiki significa apagar a base de dados tanto que é completamente indisponível na web. Um arquivo XML com o conteúdo wiki ainda serão disponíveis para uso externo.
  • Transferir ou importar conteúdo significa mover artigos/páginas úteis, junto com o histórico de contribuição, para o Wikimedia Incubator, Old Wikisource ou Beta Wikiversidade (ou um outro site quando explicitamente mencionado). Ver incubator:I:Importing para mais informações.
    • Os arquivos estão à esquerda na wiki devido à falta de uma função de exportação. Quando a wiki é apagada, os arquivos podem ser baixados manualmente se preciso. Quando esse recurso de software estiver disponível, os arquivos devem ser exportados.

Proposta

Qualquer pessoa pode propor o fechamento de uma wiki. Se deve fazer o seguinte:

  • A proposta deve ser categorizada sob o tipo 1 ou o tipo 2 (ver acima).
  • Se quem propõe quer que o wiki seja apagado também, deve mencioná-lo explicitamente na proposta original.
  • Quando se apresenta a proposta, o wiki local deve ser informado o mais rápido possível.
  • Também deve informar ao principal capítulo relevante do idioma, para que assim seus membros tenham a oportunidade de encontrar pessoas interessadas em contribuir ao projeto.

Ver capítulos da Wikimedia por idioma (contate ao capítulo principal e não aos que estejam entre parênteses). Uma boa razão deve ser dada por que isso deve ser fechado/apagado.

    • A inatividade em si não é "nenhuma" razão válida; problemas adicionais são. Quando o Wikimedia Incubator está a um estágio onde isso é utilizável até certo ponto como um wiki real[1], a inatividade pode chegar a uma razão válida.
    • Ausência de conteúdo desde a criação da wiki é uma razão válida (usualmente para o tipo 1).
    • Não encontrar os requerimentos da atual política para proposta de idiomas "não" é uma razão válida.
    • Manter em mente essa Wikimedia/Lang Com não define o que é um idioma e o que é um dialeto. Nós seguimos padrões internacionais ISO que podem algumas vezes ter uma ampla interpretação do idioma. Um não deve geralmente propor um projeto para o fechamento porque isso é alegadamente escrito num "dialeto" em vez de um "idioma."

Decisão

  • Por um período de pelo menos algumas semanas, a proposta é compartilhada com a comunidade para comentários e recomendações.
    No entanto, se um membro do LangCom considerar uma discussão prejudicial, sem uma chance razoável de decidir fechar o wiki, o membro pode encerrar a discussão imediatamente. Isso pode ser apelado ao membro final ou a outro membro da LangCom, que pode retomá-la se esse membro considerar a discussão valiosa. Qualquer outro usuário responsável pelos projetos da Wikimedia, que não seja afiliado ao wiki de encerramento proposto, também pode encerrar uma discussão que é considerada perturbadora, por razões justificadas, com revisão pendente e deve ser reaberta apenas com um membro LangCom.
  • Qualquer membro do Comitê de Idiomas que decidir lidar com o encerramento de minutas de propostas poderá submetê-las à lista de discussão. É discutido em cerca de uma semana (ou mais, se necessário), sem votação formal.
  • Posteriormente, o membro original do LangCom redige uma decisão e notifica a comunidade e o board-ul. A decisão será implementada uma semana após a notificação, a menos que os membros do conselho de administração, que detêm a autoridade final, desejem assumir a questão.

Proposta aprovada

  • Para as propostas de tipo 1, o conteúdo útil deveria ser transferido à Incubadora. Se o conteúdo é útil ou não é difícil de definir, mas o sentido comum pode ser de utilidade. Para as propostas de tipo 2, uma solução diferente para o conteúdo é geralmente mais apropriada.
  • Um "bug" terá de ser criado em Phabricator para solicitar o fechamento ou eliminação.
  • O "sitenotice" do projeto em questão deverá mostrar algo como isto:
    This wiki has been locked (see discussion). To contribute to a future wiki, see the Wikimedia Incubator project.
    Wikitexto:
    <div lang="en" dir="ltr" style="border: 3px solid #000; padding: 1em;">'''This wiki has been locked (see [[:m:Proposals for closing projects/Closure of WIKIPROJECT|discussion]]).''' To contribute to a future wiki, see the [[:incubator:Wx/xyz|Wikimedia Incubator project]].</div>
    
  • Reabrir projetos é feito através das solicitações para novos idiomas, que usa a política para propostas de idiomas que é muito mais estrito do que usado para estar no passado (quando a maioria das wikis, que estão agora propostas para fechamento, estava iniciada)

Proposta rejeitada

  • A Wiki segue aberta.
  • Uma nova proposta pode ser apresentada se existem novas condições. Uma proposta que seja exatamente igual a outra não pode se fazer no mesmo ano para reduzir as duplicações desnecessárias.

Pauta para os membros do Comitê

  • Dado que o fechamento de projetos não é nossa atividade principal, pelo geral deveria esperar quando se trata de solicitudes não controversas. Em seu lugar, trate de agrupar vários pedidos em um correio eletrônico para manter o volume de correio eletrônico baixo.

Retroatividade

Como isso estava feito quando a política para propostas de idiomas foi introduzida, todas as propostas que foram abertas ao tempo quando esta política foi introduzida têm sido feitas inválidas. Alguém pode começar uma nova proposta sob a nova política.

Referências

  1. No futuro, o Wikimedia Incubator está pretendendo funcionar como um local para wikis normais que não são grandes o suficiente para justificar seu próprio wiki (então nós não temos um grande número de wikis pequenas, mas em vez disso um wiki Incubator normal com "wikis virtuais").

Hiperligações